Espelho lapidado: o que é, outros espelhos como bisotado e mais!

Espelho lapidado: o que é, outros espelhos como bisotado e mais!

Neste artigo você aprenderá tudo sobre espelhos lapidados e decorativos, seus estilos, utilidades e algumas dicas para você escolher o melhor para sua casa.


O que é espelho lapidado?

Mulher arrumando hijab sobre cabeça em frente a espelho lapidado

Os espelhos vem, ultimamente, sendo muito utilizado na decoração de casas e apartamentos. Eles trazem diversos tipos de benefícios para sua residência, como a impressão de que os espaços são maiores e um aspecto de delicadeza e refinamento para a decoração, por exemplo.

No que diz respeito a espelhos decorativos, nós temos os espelhos lapidados, que nada mais são que espelhos com as bordas laminadas a fim de evitar acidentes como cortes causados pelo vidro, sendo também espelhos muito bonitos. Este estilo é um dos mais utilizados na decoração de residências atualmente, juntamente com molduras específicas à escolha de cada um.

Além dos espelhos lapidados, também encontramos a opção dos espelhos bisotados, que são espelhos que possuem as bordas trabalhadas, para que tragam um aspecto mais elegante para as residências, também evitandos possíveis cortes causados pelos cantos e laterais do espelho.

Dentro dessas duas opções, existem diversos outros estilos de espelhos para decorar a sua casa de acordo com o seu estilo e, pensando nisso, vamos apresentar agora alguns exemplos de espelhos decorativos para você decidir qual o melhor para você e seu ambiente, não deixe de conferir!

Os tipos de espelhos decorativos

Como as decorações com espelhos vem crescendo e ganhando mais espaço na arquitetura, principalmente com a ideia de aumentar ainda mais os ambientes, os estilos de espelhos decorativos são diversos e podem surpreender. Existem muitos tamanhos e formatos e você deve escolher o melhor para sua casa de acordo com suas necessidades e estilo. Pensando nisso, separamos uma série de opções de espelhos decorativos para a sua casa, veja abaixo!

Espelho bisotado

Como explicado anteriormente, os espelhos bisotados são espelhos que possuem suas bordas trabalhadas e que aferem um visual mais elegante e moderno para a sua residência. Este estilo de espelho não causa riscos de cortes, o que diminui possíveis acidentes com espelhos dentro da sua casa.

Os espelhos bisotados são indicados para todas as áreas da casa, desde a sala até banheiros, e trazem um aspecto incrível para a decoração do seu ambiente, tornando-o mais moderno e sofisticado. Além disso, por não serem perigosos, podem ser utilizados em cômodos com circulação de crianças e pets sem problemas.

Espelho rentagular

Espelho retangular com moldura dourada encostada na parede

Os espelhos retangulares são os espelhos mais comuns que podemos encontrar no mercado e na decoração já existente dentro de casa, basicamente, todas as residências possuem pelo menos um espelho retangular instalado, seja no quarto ou até mesmo no banheiro.

Estes espelhos são versáteis e você poderá utilizá-los de diversas maneiras, pendurados, encostados ao chão, na horizontal ou vertical... Eles são ótimos para a utilização dentro de casa e ainda existem diversos modelos de molduras para este estilo, caso você procure algo mais despojado ou diferente.

Espelho facetado

Os espelhos facetados são uma ótima dica para quem busca um design moderno e único para a sua residência, eles são lapidados com bordas e acabamentos chanfrados de até quatro centímetros, dando um toque de sofisticação e modernidade para qualquer tipo de área dentro da sua residência.

Eles podem ser utilizados em qualquer cômodo, porém são mais indicados para os locais onde serão mais visíveis, como nas salas, cozinhas ou banheiros, já que este estilo de espelho traz uma elevação da modernidade e sofisticação do ambiente onde for instalado.

Espelho bronze

Os espelhos bronze são alguns dos mais comuns de serem vistos, porém são pouco notados em decorações e utensílios quando não são destacados da maneira correta. Este estilo de espelho possui uma camada metálica sobre o vidro que traz um aspecto dourado para o espelho, trazendo mais reflexibilidade e aumento nos ambientes.

Este estilo de espelho é melhor recomendado em decorações que sejam mais escuras e em tons terrosos, sendo assim a chave mestra que você precisava para trazer a modernidade e sofisticação que você busca para os seus ambientes.

Espelho veneziano

Espelho veneziano com moldura envelhecida

Os espelhos venezianos são muito populares e facilmente reconhecíveis graças a suas molduras, elas possuem um aspecto mais dramático e remetem a tempos antigos, trazendo um aspecto de nobreza e sofisticação aos ambientes a qual são incluídos.

O espelho veneziano pode ser encontrado em diversos tamanhos, formas e com molduras em diversos materiais, como madeira, gesso, plástico, o que pode ser escolhido de acordo com o seu gosto para dentro dos seus ambientes, além de também ser encontrado em diversas tonalidades.

Espelho vitoriano

Os famosos espelhos vitorianos se assemelham aos venezianos mas são bem característicos e fáceis de serem reconhecidos. Eles remetem a era vitoriana e prometem trazer um aspecto sofisticado e atemporal para dentro da sua residência, sendo perfeitos para salas e quartos.

Este estilo de espelho também pode ser encontrado com molduras em diversos materiais e geralmente possuem tons mais terrosos, como marrom ou dourado. São ovais e podem possuir diversos tamanhos, a depender de sua escolha.

Espelho provençal

Os espelhos provençais também são esteticamente muito semelhantes aos espelhos vitorianos e venezianos, entretanto o tamanho e o material de desenvolvimento da moldura são diferentes nesse estilo de espelho decorativo.

A moldura é feita em resina, da cor de escolha do comprador, e o espelho não ultrapassa o tamanho de 70 centímetros por causa do peso da resina, já que pelo peso elevado ela poderia acabar prejudicando o espelho dentro da moldura, além de se tornar muito frágil. Este estilo é perfeito para quem quer sofisticação dentro do banheiro de casa.

Espelho redondo

Espelho redondo com alça de couro

Os espelhos redondos vem ganhando mais destaque nos últimos anos dentro das residências e vem se tornando mais comuns em lojas e departamentos que vendem este estilo de espelhos para decoração. Eles podem ser incluídos em diferentes peças e deixar um aspecto único no seu ambiente.

Os espelhos redondos podem ser encontrados de diversos tamanhos e com diversas molduras, sendo mais utilizados em salas e banheiros em maior número para uma decoração mais despojada e moderna, porém o uso de uma única peça também pode deixar um aspecto incrível em ambientes fechados.

Espelho com moldura de madeira

Espelho em formato hexagonal com moldura de madeira clara

Os espelhos com moldura de madeira são os mais desejados por muitos donos e donas de casa quando o quesito é molduras em espelhos. Elas podem ser lapidadas de diversas formas e em diversos estilos diferentes, além de este estilo de moldura ser extremamente resistente e agradável visualmente.

Como a madeira é muito versátil, é possível encontrar molduras de madeira para espelho de diversas formas no mercado atualmente, com o tamanho, cor e estilo preferidos de moldura, e no estilo, tamanho e formato de espelho que você desejar.

Espelho jateado

Os espelhos jateados são um ótimo exemplo de espelhos decorativos para a sua casa, este estilo é muito característicos e eles são muito utilizados em caixas decorativas. Esses espelhos possuem um aspecto muito artístico e são ótimos para quem é mais atraído por esse tipo de decoração.

Os espelhos desse estilo são ótimos para a decoração de salas, quartos e banheiros e podem ser encontrados em diversos tamanhos e cores, sendo mais utilizados como complemento de decorações juntamente a outros espelhos, já que não possuem tanto reflexo por causa do trabalho artístico.

Espelho de camarim

Espelho retangular em estilo de camarim com luzes na moldura

Os espelhos em estilo de camarim vem ganhando grande destaque nos últimos anos, eles são perfeitos para serem utilizados em banheiros ou em penteadeiras e, como têm luzes em sua moldura, são ideais para locais onde você precisará de boa iluminação.

Este estilo traz um aspecto moderno e sofisticado para os ambientes e pode ser encontrado em diversos tamanhos, cores e formatos, as luzes também podem ser alteradas de acordo com a sua escolha, sendo ótimos até mesmo para auxiliar na iluminação de seus ambientes internos.

Espelho adesivo decorativo

Por último, mas não menos importante, temos os famosos espelhos em adesivo, que vem ganhando grande destaque nos últimos anos pela praticidade e economia. Os espelhos em adesivo podem ser de todos os tamanhos, formatos e desenhos possíveis a sua escolha, e você poderá achá-los facilmente em mercados.

Este estilo de espelho é ótimo para a decoração de paredes e até mesmo de móveis em todas os cômodos da sua casa. Além disso, eles também são facilmente instalados da maneira que você preferir, sendo muito resistentes e duradouros.

Como usar espelhos decorativos

Os espelhos decorativos são extremamente versáteis e você poderá utilizá-los em todos os cômodos da sua casa, da maneira que preferir, uma vez que eles trazem novos aspectos interessantes para as residências e também fazem os ambientes parecerem maiores do que realmente são.

Porém, existem estilos de espelhos decorativos que são mais indicados para alguns cômodos do que são para outros, por isso vamos te apresentar a seguir algumas dicas sobre os cômodos e os diferentes espelhos decorativos que você pode escolher para a sua casa.

Espelho para sala de estar

Sala de estar com espelho de camarim retangular

A sala de estar é um dos cômodos da casa que mais chamam a atenção, afinal, é onde você irá receber as suas visitas e também um local onde você passará muito tempo. Neste caso, alguns espelhos decorativos como os adesivos e os de camarim são os mais indicados para a decoração deste ambiente.

Como os espelhos adesivos são muito versáteis, são ótimos para a decoração de salas de estar, onde você poderá colocá-los da maneira que achar mais atraente, além de possuir muitos exemplares, e os espelhos de camarim são ótimos complementares para a decoração e iluminação da sua sala de estar.

Espelho para sala de jantar

Sala de jantar com espelho redondo na parede

Para a sala de jantar, que também é um dos cômodos mais utilizados, é indicado o uso de espelhos estilo veneziano ou vitoriano, estes dois estilos de espelho trazem um aspecto mais robusto e mais elegante para os ambientes, o que pode auxiliar na decoração da sua sala de jantar.

Além disso, os espelhos neste estilo podem ser encontrados em diversos tamanhos, estilos e cores, o que pode ser um ótimo componente para incrementar a decoração já existente da sua sala de jantar, mantendo-a mais moderna e agradável.

Espelho para quarto

Espelho retangular de chão ao lado de cama

O quarto é uma área pessoal de cada um e, por isso, merece receber espelhos de acordo com a personalidade de seus donos. Ainda assim, os espelhos mais indicados para estes cômodos são os espelhos de camarim, que são ótimos para a iluminação e também muito úteis para diversos fins.

Como os quartos são ambientes que precisam de uma iluminação mais agradável, os espelhos de camarim são perfeitos para este fim, já que são ótimos para estudar, maquiar ou realizar outras atividades que precisam de boa luz, além de também possuir uma iluminação agradável quando são ligados sozinhos no ambiente.

Espelho para banheiro

Banheiro com espelho redondo com moldura de madeira

Os espelhos de banheiro podem ser de vários estilos e formatos, porém existem dois tipos que são os mais indicados para a utilização nestes ambientes: os espelhos de camarim e o os espelhos facetados, ambos muito úteis para banheiros residenciais.

Os espelhos facetados são maiores e possuem grande reflexo, enquanto os espelhos de camarim possuem uma grande iluminação que auxilia muito nas atividades no banheiro, como escovar os dentes, passar fio dental e afins, além de auxiliar na iluminação do local.

Dicas de uso de espelhos

Espelho recobrindo parede toda e refletindo o resto da casa

Os espelhos de casa não precisam ser utilizados só como decorações, eles podem ser muito úteis quando colocados em pontos estratégicos dentro das residências, auxiliando em outros aspectos da casa. Assim sendo, confira abaixo algumas dicas de como utilizar espelhos dentro da sua residência para fins mais específicos e mais utilidades além da decoração.

Use espelhos para ampliar espaços

Um dos usos mais comuns para espelhos, quando incluídos dentro de espaços e residências, é para causar a impressão de aumento dos cômodos de dentro de casa. Com o uso correto e bem posicionado dos espelhos dentro dos ambientes eles podem trazer uma impressão do ambiente ser maior do que realmente é, algo causado pela impressão que o reflexo do espelho dá.

Espelhos com ou sem moldura

A utilização de molduras em espelhos pode ser ótima quando o ponto principal da aquisição deles é principalmente a decoração, mas como os espelhos possuem a função de demonstrar o reflexo e até mesmo ampliar os ambientes nas residências, algumas vezes o uso excessivo de molduras pode atrapalhar.

Nos estilos de moldes vitorianos, venezianos e com resina, sempre cuide para que as molduras não tirem a função principal de reflexo do espelho no seu ambiente, assim você estará auxiliando na decoração da sua casa e também na real função dos espelhos.

Por isso, sempre que tiver o foco em reflexo ou aumento do ambiente, busque por espelhos decorativos com molduras não muito grandes, ou espelhos laminados/ facetados que trarão um resultado melhor para dentro do seu ambiente.

Criatividade com espelhos

Como estamos falando sobre a decoração de ambientes, a utilização da criatividade é fundamental para você desenvolver um ótimo ambiente dentro da sua casa e demonstrar toda a sua personalidade nos ambientes. Neste caso, é indicado que você escolha uma moldura com espelho ou um adesivo que seja mais a sua cara e também busque espelhos de diferentes formatos e utilidades para seus ambientes, o que será melhor para o acabamento e decoração.

Como a decoração de casa visa a personalidade das pessoas que moram ali, use e abuse da sua individualidade e criatividade no momento da decoração da sua, assim você a deixará mais parecida com você (e com os outros moradores da casa, se assim desejar) e também irá impressionar os seus convidados.

Redecore sua casa com o espelho lapidado!

Os espelhos decorativos vem, cada vez mais, ganhando destaque dentro dos ambientes e também na própria arquitetura. Estes itens têm várias funções dentro dos ambientes, principalmente para que as pessoas utilizem de seu reflexo, mas também para dar a impressão de aumento dos cômodos da sua casa. Além disso, eles existem em diversos estilos, tamanhos, cores e formatos para você escolher e decorar a sua casa à sua maneira.

Como te mostramos, não faltam opções, só é preciso encontrar qual o certo pra você, seu estilo e sua casa. Por isso, aproveite estas dicas e use e abuse dos espelhos decorativos para auxiliar e fazer a diferença na decoração dos seus ambientes, impressionar os seus convidados e amigos e também tornar o seu lar o mais aconchegante e agradável para você e seus familiares.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto