Quilling: qual material usar para molde, quadro e muito mais!

Quilling: qual material usar para molde, quadro e muito mais!

Você conhece o quilling? Veja neste artigo, inspirações para fazer lindas peças, passo a passo e dicas de materiais para artesanatos e decorações!


Entenda a técnica de artesanato quilling:

Quilling de parede colorido com coruja

O quilling, também conhecido como filigrana em papel, utiliza rolinhos de tiras de papel colorido para montar desenhos e peças variadas. É uma técnica de artesanato muito versátil, pois você pode combinar rolinhos de diversas formas, tamanhos e cores.

Para quem vê uma composição com quilling pela primeira vez, pode ficar intimidado e achar que é muito difícil de se fazer. Mas, na verdade, é uma técnica bem simples e que pede por poucos materiais. Para fazer os rolinhos, basta você pegar uma tira de papel, de um centímetro de largura ou mais fina, e enrolá-la com a ajuda de um palito, por exemplo, e colar a ponta. Agora você já sabe o básico de quilling!

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa para começar a praticar o quilling, desde os materiais e ferramentas essenciais, até dicas mais avançadas para você que já sabe o básico. Confira a seguir:

Veja os materiais necessários e como fazer quilling:

Fazendo quilling com materiais

Para fazer quilling são necessários poucos materiais, que você já pode ter em casa. Vamos mostrar quais são esses materiais, além de alguns instrumentos básicos. E, caso você queira ir além, temos dicas de como tornar seus projetos de quilling ainda mais bonitos e sofisticados!

Não deixe de conferir!

Materiais para fazer o quilling

Com um palito de dente, papéis coloridos, cola líquida, estilete e régua, você começa a fazer rolinhos de papel para o quilling. É indicado usar papel com gramatura entre 110 g/m² e 180 g/m², para que os rolinhos mantenham seu formato.

Há uma ferramenta para quilling que possui uma fenda para prender a tira de papel e facilita muito a fazer os rolinhos. Não é essencial comprar, e você substitui essa ferramenta cortando uma fenda na ponta do palito de churrasco.

Dica: use folha de acetato para apoiar seu projeto de quilling, caso precise transferi-lo para outro lugar depois de pronto.

Fazendo o rolinho de muitos formatos

No quilling, existem dois formatos básicos de rolinhos: o círculo apertado e o círculo solto. Para o círculo apertado, basta fazer um rolo bem fechado e colar sua ponta. Para o círculo solto, você faz o rolinho e solta a tira, para então colar a sua ponta. O círculo solto é a base para fazer diversos formatos, como quadrado ou formato de lágrima e, a partir deles, novas variações podem ser feitas.

Uma dica é montar uma tabela com algumas formas e, assim, você pode voltar nela sempre que precisar se lembrar de um formato ou quando precisar de inspiração.

Régua para tamanho dos rolinhos

Para fazer quilling há réguas específicas, que são placas de plástico com buracos de tamanhos e formatos diferentes, como círculos, quadrados e triângulos, que vão auxiliar na hora de fazer um projeto. Esse gabarito é muito útil caso você queira fazer pétalas de flores de um mesmo tamanho, por exemplo. Assim, usando tiras de mesmo comprimento e largura, é possível criar rolinhos iguais da forma desejada.

A régua, ou gabarito, é uma ferramenta muito útil caso você queira vender seus trabalhos, pois os rolinhos de mesmo tamanho dão um visual mais limpo e profissional à peça criada.

Dicas e inspirações para criar o quilling:

Quilling de flor amarela e verde

Agora que você sabe o essencial para fazer quilling, chegou a hora de testar essa técnica de artesanato e experimentar formatos novos de rolinhos. Aqui, vamos trazer inspirações para o seu primeiro projeto de quilling e dicas de como você pode incrementar a sua peça de artesanato. Veja abaixo:

Sites de ideias para molde e quadros pra quilling

Na internet, há muitas inspirações para projetos com quilling. No instagram de @artepetrichor, além de mostrar projetos lindos, a autora dá dicas e faz lives para quem quer fazer quilling. No site The Spruce Crafts, você encontra algumas ideias para quadro, enfeite e até vaso decorado com quilling. No site The Papery Craftery, a autora disponibiliza alguns moldes de graça, que ela usa como base para tutoriais, também disponíveis no site. 

Não precisa de experiência

Um dos pontos positivos do quilling é que você não precisa de experiência com artesanato, nem precisa gastar dinheiro com aulas para começar a fazer os próprios rolinhos. A técnica básica é bastante simples, mas no começo é preciso de um pouco de paciência para se acostumar a enrolar as tiras de papel.

Com paciência e atenção a alguns detalhes, você aprende a fazer quilling em pouco tempo. Um ponto importante para prestar atenção é na quantidade de cola usada nos rolinhos. Use bem pouca cola e, se possível, utilize um palito de dente para aumentar a precisão.

Baixo custo para produção

Outro ponto positivo do quilling é o baixo custo com materiais e instrumentos para fazer os rolinhos. Se você está começando a fazer quilling agora, pode usar papéis, tesoura, estilete e régua que já tenha em casa. Para ajudar na hora de fazer os rolinhos, pode-se usar palito de dente, uma chave de fenda, ou até palito para unha.

Caso você goste muito de quilling e resolva vender seus trabalhos, iniciar um negócio com instrumentos que você já tem é ainda mais vantajoso. Mas, se for comprar materiais, dê preferência àqueles específicos para quilling, como o gabarito e tiras de papéis coloridos.

Use sua criatividade para fazer o quilling

Assim que você tiver aprendido o básico do quilling e se acostumado a fazer os rolinhos, use sua criatividade para criar lindos projetos! Mesmo que você utilize um desenho já pronto, as cores e formatos dos rolinhos podem ser diferentes e mudam completamente o visual da sua criação.

Além dos rolinhos fechados, você também pode ondular levemente a tira de papel no seu comprimento e enrolar apenas a ponta. Ajustando seu formato, é possível criar desenhos de nuvens, vapor saindo do café, ou a haste de uma flor. Essas são apenas algumas possibilidades, então use sua criatividade com o quilling.

Muitas cores, tamanhos e formas para criar o rolinho do quilling

Para fazer os rolinhos de quilling, é possível variar nos tamanhos e formas deles, além de poder usar diversas cores de papéis.

Na hora de montar seu projeto de quilling, experimente combinar mais de um formato de rolinho. Ou, então, crie uma peça usando um único formato e tamanho de rolinho, variando apenas nas cores. As diversas combinações de cores, tamanhos e formas dos rolinhos é que torna o quilling uma técnica de artesanato tão versátil e interessante.

Há lojas que vendem tiras de papéis coloridos nas dimensões desejadas, mas você sempre pode complementar seu trabalho com outros papéis que encontrar.

Misture o quilling com outras técnicas de artesanato

Existem algumas técnicas de artesanato em papel que combinam muito com os rolinhos do quilling. Se você gosta de encadernação artesanal, pode enfeitar a capa do seu caderno com uma composição de rolinhos, por exemplo. O quilling também combina com origami, que ajuda a incrementar e dar mais dimensão ao seu projeto.

Enfeitar uma caixa de papelão ou de MDF com decoupage de papel é uma ótima ideia, e você pode complementar o visual da caixa com o relevo e as cores do quilling. Experimente também pintar as laterais dos rolinhos, para dar mais cor e charme a eles.

Utilizando material reciclável

Como o quilling é um artesanato em papel, é bem simples criar projetos com material reciclável. É possível usar folhas de revistas, por exemplo. Se a folha for muito fina, você deve dobrá-la algumas vezes até atingir a grossura desejada, para só depois fazer os rolinhos do quilling. As cores da revista dão um efeito diferente para o projeto.

Rolos de papelão do papel higiênico e papel toalha, por serem mais firmes, podem ser usados para fazer moldes a serem preenchidos com rolinhos. Fitas e cordões coloridos de embrulho, botões perdidos e rolhas de cortiça também podem ser usados com o quilling.

Onde são utilizadas as técnicas do quilling:

Como o quilling é bem versátil, é possível usar suas técnicas para criar uma variedade enorme de projetos. Trouxemos aqui alguns exemplos de onde você pode usar o quilling, para servir de inspiração, confira:

Decoração

Quadro de decoração quilling

Para decoração, os quadros feitos com quilling são os mais populares. Desde mandalas, quadros com nomes ou apenas com uma letra, as composições com quilling alegram qualquer ambiente. Além disso, as cores dos rolinhos podem ser escolhidas de acordo com a paleta de cores da decoração do cômodo.

Os rolinhos de círculo apertado também podem ser usados para compor pequenas esculturas de quilling, ou então para criar travessas coloridas para enfeitar uma cômoda.

Presente

Artesanato quilling de coração para presente

Quando feito com carinho e atenção, qualquer projeto de quilling pode virar um belo presente. Mas, caso precise de inspiração, uma ideia é montar um potinho com tampa, usando rolinhos apertados para a estrutura. Decore a tampa com o desenho desejado de quilling e o pote vira um porta jóias.

Um porta retrato enfeitado com quilling também é um ótimo presente; e há ainda a opção de fazer um apanhador de sonhos. A dica para todas essas opções é de impermeabilizar as peças com verniz em spray, para que durem mais tempo.

Cartões

Cartão de presente quilling de dia dos namorados

Usando as técnicas de quilling é possível criar e enfeitar qualquer tipo de cartão, seja para dar de aniversário, no natal ou no dia dos namorados. Com pequenos desenhos feitos de rolinhos, os cartões já recebem um toque especial. Há exemplos também de convites de casamento que foram enfeitados com quilling. Portanto, você pode usar essa ideia para fazer convites para a próxima festa de aniversário, formatura ou de bodas de casamento.

Acessórios

Colar de quilling

Existem exemplos lindos de brincos e de pingentes de colar feitos de quilling. Há desde pingentes com formato de flor e de rodelas de laranja, até composições mais abstratas, utilizando apenas rolinhos e círculos. Para esses acessórios, você pode usar uma base de metal para colar os rolinhos e deixá-los mais estáveis.

Depois de prontos, não se esqueça de pincelar uma fina camada de cola branca e, depois de seco, passar verniz em spray, para impermeabilizar os rolinhos

Crie muitas decorações com a técnica de artesanato quilling!

Quilling de parede de forma de floco de neve

Neste artigo, trouxemos para você um guia de como usar as técnicas do quilling, o artesanato feito de rolinhos de papel. Demos informações detalhadas de todos os materiais e ferramentas que você precisa para começar a se aventurar no quilling, desde a gramatura e largura das tiras de papéis, até o palito de dente que você pode usar para fazer o primeiro rolinho de papel ainda hoje.

Para as pessoas que já têm o básico do quilling, trouxemos também dicas que facilitam o processo de fazer rolinhos, além de exemplos de onde decorar usando essa técnica. Desde brincos, até quadros, eles podem ser feitos usando os rolinhos de quilling.

São muitas as possibilidades de criação; basta deixar fluir a criatividade e brincar com as combinações de cores, tamanhos e formatos diferentes de rolinhos. Aproveite nossas dicas e crie projetos lindos de decoração com a técnica de artesanato quilling!

Autor deste artigo

Estudante de Letras da USP, amante do mar e da natureza!

Últimos posts


As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

Pensando em apreciar uma deliciosa tequila? Confira neste artigo as 10 melhores tequilas, os tipos de envelhecimento e como escolher a ideal para seu gosto.


Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Se você aprecia um bom whisky, confira aqui as opções mais recomendadas do mercado atual e aprenda a escolher a garrafa ideal para você!


As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

Em busca de uma chapinha? Neste artigo, confira os 10 melhores modelos de 2021, como escolher a ideal para o seu cabelo e outras dicas de compra.


Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Indecisa sobre qual matizador comprar? Confira aqui os melhores matizadores para as diversas cores de cabelo, quando usar, tempo de duração e dicas de compra!


Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Ciclismo