Kokedama: significado, como fazer, quais plantas e suporte usar?

Kokedama: significado, como fazer, quais plantas e suporte usar?

Venha ver o que é kokedama, como fazer e como usar para uma decoração natural da casa usando suculentas, orquídeas, peperômias e poucos materiais!


Já ouviu falar em kokedama?

Kokedamas juntas

Kokedama é um tipo de arranjo de plantas que consiste numa esfera de terra, revestida de musgo verde ou vivo, e que pode ser pendurada no teto ou no tronco de uma árvore, por exemplo. Costuma-se usar apenas uma planta em cada kokedama, substituindo um vaso comum. São utilizadas plantas de sombra ou meia sombra, com preferência por substratos úmidos, então as kokedamas são bastante utilizadas na decoração de espaços internos.

Além disso, se você tem pouco espaço na sua casa, mas quer uma planta para alegrar o ambiente, a kokedama é perfeita para você. Como ela pode ser pendurada, é possível usar espaços pouco acessados e, ainda, dar mais dimensão ao cômodo.

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre a origem da kokedama, os materiais e passo a passo de como montar a sua, além de diversas dicas de plantas ideais para decoração com kokedamas. Confira tudo a seguir!

Origem e significado de kokedama

Mulher arrumando kokedama

Agora que você sabe o que é kokedama, pode ter uma ideia sobre a origem desse tipo de arranjo de plantas. Vamos explicar para você um pouco mais sobre o significado de kokedama e de onde veio esse termo.

Origem de kokedama

Kokedama tem sua origem no Japão, em tempos bem antigos. Sabe-se que kokedama é prima do bonsai, outra técnica japonesa de cultivo de plantas, e é chamada de “bonsai dos pobres”, pela facilidade de cuidados.

As técnicas de kokedama e bonsai estão fortemente ligadas à filosofia de Wabi Sabi, que tem como um de seus princípios a valorização da imperfeição das coisas. Por isso, enquanto estiver montando sua kokedama, respire fundo, aproveite o processo e não se preocupe em atingir uma esfera perfeita para sua planta.

Significado de kokedama

Apesar de parecer uma única palavra, kokedama é composta por dois termos que, juntos, significam literalmente “bola de musgo”. Assim, “koke” é musgo, e “dama” significa bola, em japonês. Esse nome explica muito bem o que é kokedama, já que se trata de uma planta enraizada numa esfera de substrato, que fica coberta de musgo.

Apesar de ser uma técnica ligada à filosofia Wabi Sabi, atualmente a kokedama ressurgiu como alternativa e grande aliada na decoração de ambientes internos e com espaço limitado.

Materiais e como fazer o kokedama

Pessoa montando kokedama

Para montar a sua kokedama são necessários poucos materiais, e alguns você já pode ter em casa. Você encontra tudo num garden center e em loja de materiais para artesanato ou de materiais de construção. Veja a seguir tudo o que você precisa e como criar uma kokedama!

Materiais

Os materiais que você precisa para montar a kokedama são: substrato, musgo esfagno, musgo verde, algum tipo de fio ou corda, e uma tesoura. Quanto ao substrato, tradicionalmente utiliza-se o solo argiloso, pois permite modelar bem a esfera de terra. Para revestir a kokedama, você pode usar musgo verde, que é vendido em bandejas, ou o musgo esfagno úmido.

E, para finalizar a montagem da kokedama, use fio de nylon, para um visual mais limpo. A corda de sisal também é uma boa alternativa, que pode ser usada para criar desenhos na sua kokedama e dar um toque rústico à decoração.

Montando a bola

Agora que você já tem todos os materiais em mãos, chegou a hora de montar a bola da kokedama. Primeiramente, deixe o musgo esfagno na água por alguns minutos. Depois, retire bem o excesso de água do esfagno e misture-o, aos poucos, com a terra, até ela adquirir consistência suficiente para moldar. Você sentirá uma textura lamacenta, mas ainda assim firme.

Com essa terra, comece a moldar a sua bola de kokedama. Se você não conseguir formar uma bola de terra, acrescente um pouco mais de água ou esfagno; se a mistura de terra estiver muito líquida, acrescente mais substrato.

Colocando a planta

Depois de começar a moldar a bola, faça um buraco no meio ou divida a bola em duas partes, para então colocar a sua planta. Em seguida, modele mais um pouco a bola de terra, para começar a envolvê-la com pedaços de musgo verde. Esse processo é um pouco trabalhoso, então tenha um pouco de paciência.

Nesta etapa, não se preocupe se o revestimento do musgo verde não estiver dando a aparência de uma bola. Isso será acertado na próxima etapa de confecção de kokedama.

Amarrando e pendurando

Assim que terminar de revestir toda a bola com musgo verde, chegou a hora de amarrar a sua kokedama. Com cuidado, vá passando firmemente a corda ou o fio, para que o musgo fique bem fixado à bola. O importante é sentir que a planta e a bola de musgo estão firmes.

Depois de fazer um nó com o fio, sua kokedama está pronta! Você já pode pendurá-la na sua casa e, para isso, pode fazer um suporte com a corda de sisal ou fio colorido que tenha usado na finalização da kokedama.

Plantas utilizadas para fazer kokedamas e dicas

Flores em kokedama

Possivelmente, você já viu por aí kokedamas de suculentas, bromélias e orquídeas. Mas, você sabia que essas são plantas que exigem um preparo diferente para kokedama? Venha conferir as nossas dicas, além de descobrir como e quais outras plantas escolher para montar sua própria kokedama.

Preferências de plantas internas ou de sombra

As plantas utilizadas em kokedamas são, preferencialmente, de sombra. Também é bom dar preferência para plantas que gostam de umidade, pois o musgo verde, utilizado no revestimento de kokedama, é também uma planta de sombra e de ambiente úmido. Por causa dessas características, a kokedama é muito utilizada na decoração de espaços internos. Além disso, como pode ser pendurada, ela é uma ótima opção para decoração de espaços pequenos ou com poucas superfícies disponíveis.

Há várias plantas internas que se dão bem em kokedamas, como lírio da paz, antúrio, alocasia, peperomia melancia, zamioculca, e muitas outras.

Kokedama de orquídeas ou bromélias

Na sua maioria, orquídeas e bromélias são plantas que se dão bem em ambientes de sombra, por isso são ótimas alternativas para quem quer kokedamas com flores. São plantas que pedem por solo e ambiente úmidos, mas que não podem viver em substrato encharcado.

Por causa disso, o preparo de kokedama de orquídea e bromélia muda na hora de fazer a bola de substrato: no centro da esfera, onde ficam as raízes, coloque uma mistura de casca de pinus, casca de coco e carvão vegetal, para garantir que as raízes não encharquem. Pode-se acrescentar, também, pedaços de isopor ou pedrinhas.

Kokedama de suculentas

Assim como as orquídeas e bromélias, as suculentas pedem um preparo especial no substrato. Como as suculentas possuem estruturas mais carnudas, que retêm água, elas necessitam de muito menos regas e de um solo bem drenado. Para isso, acrescente areia ao substrato na hora de montar a kokedama de suculenta, e não coloque musgo esfagno, pois este deixaria o solo muito úmido.

A proporção máxima é de uma parte de terra, para duas partes de areia. Acrescente areia e água aos poucos, de modo que você consiga a consistência ideal para moldar a bola de substrato.

Plantas pendentes

Kokedamas têm grande fama por serem plantas que ficam penduradas, e sua beleza é realçada quando se utilizam plantas pendentes. Existe uma grande variedade de plantas pendentes e de sombra, e que possuem lindas folhagens para enfeitar o ambiente. Alguns exemplos desse tipo de planta são o filodendro-brasil, o aspargo pendente e a jibóia.

Você também pode optar por uma samambaia ou por uma avenca, que possuem folhas menores. E, caso queira uma planta pendente com flores lindas, a flor de maio é uma ótima opção para você colocar na kokedama.

Como cuidar da kokedama

Ferramentas de jardinagem

A kokedama não exige muitos cuidados para sua manutenção, mas existem alguns pontos chave para prestar atenção, como iluminação, rega e adubação ideias para kokedama. Confira a seguir as dicas para deixar sua kokedama forte e saudável por muito mais tempo!

Iluminação e rega da kokedama

Como são utilizadas plantas de sombra, certifique-se de não deixar sua kokedama receber sol direto, mas mantenha sua planta num local bem claro. Um bom lugar para a kokedama é perto de alguma janela, pois isso garante que ela receba iluminação indireta.

Para a rega, use regador comum; apenas tome cuidado para que não caia água num móvel ou no piso. Ou, a cada semana, mergulhe apenas a bola da kokedama em um pote ou recipiente com água, por alguns minutos. Deixe escoar o excesso de água e coloque a kokedama de volta ao seu lugar. Isso garante que a planta receba água suficiente para sobreviver.

Manutenção da kokedama

A manutenção da kokedama é muito simples. Além dos cuidados básicos, como iluminação, rega e adubação, fique atento caso sua planta apresente mudanças bruscas. Folhas queimadas, por exemplo, podem ocorrer por excesso de luz solar. Caso note folhas secas, retire-as da sua planta e fique atento para que ela não fique desidratada, principalmente se o clima estiver muito seco.

Lembre-se que o musgo também é uma planta e gosta de bastante umidade. Então, se notar que o musgo está seco, faça uma rega de emergência; ou, caso prefira, borrife água apenas no musgo entre uma rega e outra.

Adubação da kokedama

Para uma adubação fácil e simples da kokedama, utilize um fertilizante de liberação lenta, como o chamado cote. Ele vem em formato de grânulos ou pequenas esferas, que são adicionados ao substrato e garantem a adubação da sua planta por alguns meses. O cote é muito prático, e a sua dosagem depende do fabricante, então siga à risca as instruções da embalagem.

Uma outra maneira de adubar a kokedama é utilizando um fertilizante solúvel em água. Basta dissolver o adubo num pote com água e fazer a rega por mergulhamento, como já foi explicado acima.

Pragas e doenças da kokedama

Assim como qualquer outra planta, a sua kokedama está sujeita a sofrer com pragas e doenças. Para evitar ao máximo o adoecimento dela, é essencial realizar a adubação correta da planta. Mas, se você notar que ela está doente, o óleo de neem pode ser utilizado, já que tem ação fungicida e bactericida, além de combater outros tipos de pragas.

O óleo de neem também pode ser borrifado na planta, a cada mês, de modo preventivo. Assim, você garante uma proteção extra para sua kokedama.

Kokedama na decoração e suportes

Decoração feita com kokedamas

A kokedama é mais conhecida por ser pendurada, o que dá volume e dimensão na decoração. Porém, há diferentes tipos de suportes que podem ser utilizados, de acordo com o ambiente. Venha conhecer modos de enfeitar o banheiro, áreas de lazer e sala de estar com kokedama!

Banheiro

Como a kokedama necessita de bastante umidade para sobreviver, o banheiro é um bom lugar para usá-la na decoração. Além disso, como é um local de piso molhado, você não precisa se preocupar muito caso escorra um pouco de água das regas. Porém, use kokedama apenas em banheiros que tenham janela e que sejam bem iluminados.

Uma ótima opção é deixar uma ou mais kokedamas apoiadas em pratos, na própria janela do banheiro. Um exemplo é montar um trio de suculentas diferentes, que podem complementar a decoração com cores ou formatos de folhas distintas.

Áreas de lazer

O visual rústico da kokedama é uma ótima pedida para decoração de áreas de lazer, e uma composição com mais de uma kokedama pendurada dá um charme extra ao ambiente. Para isso, pendure cada kokedama numa altura diferente, para dar mais dinamismo na sua decoração. Comece com um trio de kokedamas e, se quiser, acrescente mais plantas à decoração.

Para complementar o visual rústico, faça suportes também com corda de sisal, que podem combinar com o acabamento das kokedamas.

Sala de estar

Para decoração de sala de estar, você pode optar por apoiar sua kokedama em pratos ou tigelas decorativas, a fim de evitar molhar o piso ou os móveis. Se você tem uma travessa grande e não sabe como utilizá-la na decoração, ela pode servir de base para uma dupla de kokedamas de orquídeas, por exemplo. Tigelas e canecas de cerâmica com rachadura também servem para decoração com kokedama, complementando com suas cores e texturas.

Mas, se você quer explorar a verticalidade na decoração, use suportes de vasos, pois acomodam facilmente kokedamas e iluminam um cantinho escondido da sala de estar.

Tipos de suportes utilizados

Como já mostramos, existem diversos tipos de suportes que podem ser usados para kokedamas. Além dos diversos suportes à venda, você pode usar um prato ou travessa que já tenha em casa e que está esquecido dentro do armário. Existem também suportes de metal ou de madeira, para serem deixados na mesa, nos quais você pode pendurar sua kokedama com fio de nylon, por exemplo.

O suporte também pode ser decidido de acordo com a planta: uma suculenta pode combinar com a cor de um prato, ou os ramos pendentes de uma planta podem ser realçados numa kokedama pendurada.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua kokedama

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como fazer kokedama, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore sua casa com kokedamas e tenha um vaso natural!

Kokedama com flores

Neste artigo, trouxemos para você tudo sobre kokedamas e explicamos seu significado e origem. Além disso, com o passo a passo em mãos e poucos materiais, como fio, tesoura e terra, já é possível fazer sua própria kokedama em casa!

Desde lindas folhagens a plantas com flores, não faltam opções para você escolher: orquídeas, suculentas, alocasia, peperomia melancia e até flor de maio se adaptam bem à kokedama. E, para realçar ainda mais a beleza das plantas, há muitas opções de suportes para usar na decoração, como corda de sisal, uma travessa de cerâmica e suportes de metal com formatos geométricos.

Se você se cansou dos vasos de plástico e quer uma opção natural, experimente fazer uma kokedama e decore sua casa!

Autor deste artigo

Estudante de Letras da USP, amante do mar e da natureza!

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos