Conheça a Tradescantia zebrina purpusii!
As clássicas Samambaias ficam lindas penduradas nas varandas das casas, assim como os belos gramados que os cultores dedicam tanto tempo para cuidar e mantê-los limpos. Mas você já pensou em sair um pouco do comum e substituir essas belas plantas verdejantes por uma beleza mais exótica e de coloração diferente?
Talvez você já tenha ouvido falar da planta Lambari, porém, se você ainda não conhecia hoje vou te apresentar ao menos uma das espécies chamada desta maneira, a Tradescantia zebrina purpusii, popularmente conhecida como Lambari-roxo.
Como o próprio nome sugere, o destaque dessa espécie, e a principal característica que a distingue de suas irmãs é a sua coloração que mescla o verde natural das plantas com o vermelho proporcionado pelas antocianidinas, dando uma tonalidade roxa para boa parte da planta.
Gostou dessa planta e quer saber mais? Fique conosco e conheça a sua versatilidade, entenda os cuidados necessários e descubra muitas curiosidades que farão você querer uma aí, na sua casa. Veja tudo isso e muito mais a seguir!
Informações básicas da Tradescantia zebrina purpusii
Nome Científico | Tradescantia zebrina purpusii |
Outros Nomes | Lambari-roxo, Judeu-errante, Onda-do-mar, Manto-de-viúva, Trapoeraba-roxa, Trapoeraba-zebra. |
Origem | México |
Porte | Cerca de 25 centímetros de altura |
Ciclo de Vida | Perene |
Floração | Ano inteiro |
Clima | Tropical, subtropical e equatorial |
Nativa do México, região de clima equatorial ao tropical, a Tradescantia zebrina purpusii se destaca das espécies do gênero por sua bela e inconfundível folhagem roxa. Motivo pelo qual se tornou mais conhecida pelos seus nomes populares, Lambari-roxo, Trapoeraba-roxa e, até mesmo, Manto-de-viúva.
Esta planta é considerada uma suculenta, porém a densidade de suas folhas e caule é menor que as demais. O Lambari-roxo cresce cerca de 25 centímetros de altura, mas seu comprimento é muito variável.
Visto que as ramificações quando em contato com o solo podem criar raízes a partir de seus nós, prolongando o seu tamanho. Ela é uma planta perene, rústica e, embora sua floração possa ocorrer durante o ano inteiro, suas flores possuem pouco impacto ornamental.
Como cuidar da Tradescantia zebrina purpusii
Embora as suculentas sejam de fácil cultivo, é necessário se atentar à alguns aspectos que podem impactar na saúde e beleza de sua planta. Confira a seguir, os principais cuidados a serem tomados com a sua Onda-do-mar.
■Iluminação ideal para Tradescantia zebrina
Essa é uma excelente planta para ser criada em sol pleno, nesse cenário as suas folhas se fecham, deixando a mostra sua parte inferior onde a coloração roxa predomina. Quando cultivada a meia-sombra suas folhas abrem em busca de mais luminosidade e a superfície fica amostra, com faixas prata, roxa e verde.
A diferença na luminosidade também pode impactar na intensidade de suas cores, a medida que a incidência de luz solar é maior ela predispõe a ficar com cores mais esverdeadas, do contrário o roxo se sobressai e ficará mais vibrante.
Apesar da Tradescantia gostar de bastante luminosidade, em alguns lugares é melhor que o seu cultivo seja realizado a penumbra ou até mesmo dentro de casa como veremos a seguir.
■Temperatura ideal para Tradescantia zebrina
Os climas tropical e subtropical, predominantes na maior parte do Brasil, são prefeitos para o cultivo dessas suculentas. Elas amam ambientes com temperaturas próximas aos 20° C e até superiores onde podem se desenvolver melhor. Porém, em lugares onde o sol escaldante predomina junto ao ar seco, o ideal é cultivá-la a meia-sombra, de modo que possa receber apenas o sol da manhã ou do final da tarde.
Ainda que seja uma planta resistente e versátil, a Tradescantia zebrina é extremamente sensível ao frio. Durante o inverno ela costuma sofrer muito, principalmente com o solo úmido e gélido, esse é o período em que demanda maior atenção com esta planta.
■Rega da Tradescantia zebrina
As suculentas são muito resistentes a seca, o acúmulo de água em sua estrutura permite que elas tenham um estoque para quando à terra ou o ar estiver a menos, algumas delas até mesmo necessitam de períodos de seca para se desenvolverem adequadamente. Embora o Lambari-roxo seja uma suculenta, ele não é tão resistente quanto as demais.
Ela prefere que o substrato esteja úmido e carece de irrigação frequente, mas evite encharcar o solo para que sua raiz não apodreça. Procure manter o solo úmido e deixe que ele esteja quase seco antes de regá-la novamente. Durante o inverno conduza as regas com menos frequência e de preferência com água levemente aquecida.
■Solo ideal para Tradescantia zebrina
Diferente dos cuidados proeminentes com a irrigação e a temperatura, o solo ideal para a Trandescantia zebrina não possui muitos segredos, o principal fator a ser considerado aqui é a eficiência do sistema de drenagem.
- Escolha uma terra fértil e porosa;
- Misture à terra com matéria orgânica, húmus ou esterco animal curtido;
- Acrescente casca de pinus e areia para aumentar a capacidade de escoamento;
- Procure manter o solo sempre úmido evitando encharcá-lo ou deixá-lo seco por muito tempo.
■Adubos e substratos para Tradescantia zebrina
Apesar de o Lambari-roxo não possuir muitas exigências, os adubos e fertilizantes são importantes elementos que contribuem para que o substrato permaneça fértil e rico dos nutrientes necessários para a sua planta. Confira os adubos e fertilizante mais indicado para esta planta:
- NPK 10-10-10: fertilizante equilibrado industrializado que contempla as principais vitaminas e nutrientes que toda planta precisa, faça a aplicação conforme indicado na embalagem.
- Casca de ovos: são ricas em cálcio, magnésio e potássio, lave-as, deixe secar e as triture para então misturar ao solo.
- Casca de frutas: são ótimas para suprir a necessidade de fósforo, potássio e outros nutrientes que sua planta tenha necessidades. Triture ou pique as cascas para então misturá-las ao solo.
- Vegetais: fonte de muito nutrientes e vitaminas, você pode triturar as cascas que sobrarem em sua cozinha e misturá-las ao substrato de suas plantas.
- Água de cozimento: utilize a água do cozimento de legumes para irrigar suas plantas e aproveite as vitaminas que ficaram nela, mas deixe que ela esfrie primeiro.
■Floração da Tradescantia zebrina
A floração da Tradescantia zebrina pode acontecer durante o ano inteiro, mas suas flores, tímidas e isoladas são de atrativo ornamental secundário. Elas surgem nas pontas de seus ramos, de maneira terminal, com pequenas pétalas brancas, ovaladas e delicadas.
Sua inflorescência se dá entre duas brácteas, onde essas delicadas flores desabrocham a partir de dois cincinos, uma disposição perpendicular e alinhada dos pecíolos em relação à haste da planta de maneira que seu arranjo só é visível em uma perspectiva.
■Manutenção da Tradescantia zebrina
A Tradescantia não possui grande necessidade de manutenção, é uma planta que se adapta muito bem aos mais diversos terrenos, todavia, ela é uma espécie intrusiva e competitiva, quando cultivada em terreno amplo os ramos forram o chão, criando raízes a partir de seus nós e tomando espaço dos demais cultivares.
Além disso, também deve-se atentar as podas de limpeza, retirando os ramos e folhas que possam estar doentes, contaminados ou até mesmo podres. Essa não é uma prática comum para esta planta, dado que elas possuem pouca incidência de pragas e doenças.
■Vasos para plantar a Tradescantia zebrina
É comum escolher vasos pequenos quando plantamos mudas ou sementes, porém a Tradescantia zebrina cresce e se ramifica rapidamente, então opte por vasos grandes que possam acomodar todo o seu desenvolvimento ou terá que fazer o replantio cedo, o que não é bom para nenhuma planta. Evite os vasos de plástico já que estes possuem maior capacidade de retenção de água e reduzem a eficiência da drenagem.
■Poda da Tradescantia zebrina
O Lambari-roxo não exige poda, com o devido cuidado ele crescerá e permanecerá com seus ramos saudáveis por muito tempo. No entanto, o seu rápido e acentuado crescimento pode prejudicar outros cultivares e cortar alguns ramos dele pode ser necessário, mas saiba que mesmo não sendo necessário ela suporta um podamento denso sem que isso interfira no seu desenvolvimento.
■Pragas e doenças da Tradescantia zebrina
Com os devidos cuidados relativos à irrigação, temperatura e drenagem, dificilmente a sua suculenta tera problemas com pragas ou doenças. Entretanto, separamos algumas medidas a serem tomadas, caso os principais problemas venham aparecer:
- Pragas: embora não seja comum nessa espécie, o surgimento de ácaros-aranha, cochonilhas e pulgões são as principais pragas que aparecem nas plantas. Para cuidar desses visitantes indesejados aplique uma mistura de sabão de coco, água e óleo vegetal sobre as suas folhas e ramos.
- Fungos: é muito difícil que fungos apareçam em suculentas e se eles surgirem é bem provável que elas estejam sendo mal cuidadas, já que eles costumam aparecer apenas quando o solo esta encharcado. Corte os ramos contaminados e faça o replantio da sua planta substituindo à terra velha.
- Raiz podre: além dos fungos, o solo encharcado também é responsável por danificar a raiz das plantas e até mesmo matá-las. Caso não haja indício de que sua planta esteja contaminada por fungos, basta interromper a irrigação até que o solo esteja completamente seco e depois realizar a rega com intervalos mais espaçados.
- Folhas queimadas: elas podem surgir devido a dois fatores, o primeiro é a exposição direta ao sol muito quente e a segunda é o clima, solo e ar, seco. Para que isso não aconteça procure cultivar sua planta a meia-sombra e se atentar a irrigação tanto do substrato como de suas folhas.
- Folhas pálidas: as plantas adquirem essa aparência quando recebem pouca ou nenhuma luminosidade. Mova-a para um local onde fique mais exposta aos raios solares, principalmente pela manhã ou final da tarde.
■Propagação da Tradescantia zebrina
A Tradescantia zebrina se propaga facilmente, seus ramos crescem demasiadamente e os nós de seu caule, ao entrarem em contato com o solo, desenvolvem raízes próprias. A separação e replantio desses ramos enraizados é o método mais eficiente de propagar esta planta, mas outro método comum e eficiente é através da criação de estacas.
■Como fazer mudas de Tradescantia zebrina
A criação de estacas, ou estaquia, é um dos principais métodos para criação de mudas de muitas plantas. Veja a seguir, em 3 passos simples, como criar mudas da Trapoeraba-roxa:
- Corte o ramo de uma planta saudável, pelo menos 10 centímetros, logo abaixo do nó;
- Coloque o ramo em um recipiente com água de modo que a parte cortada fique submersa;
- Em cerca de 10 dias ele terá criado raiz e estará apto para o plantio.
Curiosidades da Tradescantia zebrina purpusii
A Tradescantia zebrina purpusii não é apenas fácil de cultivar, ela também é repleta de curiosidades e sua utilização vai além dos vasos e jardins. Veja a seguir, algumas características curiosas dessa incrível suculenta.
■Água de Matali
A Água de Matali é uma bebida tônica, servida fria e preparada com as folhas do Lambari-roxo, rodelas e gostas de limão, e adoçada com açúcar ou mel. Embora as folhas da suculenta sejam o principal ingrediente o seu sabor é praticamente imperceptível e seria apenas um suco de limão se não fosse por sua aparência similar a groselha, mas principalmente por seus benefícios que contribuem no tratamento das:
- Doenças gastrointestinais;
- infecções urinárias;
- pedra nos rins;
- enxaqueca;
- dentre outros.
■Uso na medicina popular mexicana
Além da Água de Matali, a Tradescantia zebrina purpusii ainda apresenta muitas outras utilidades na medicina popular mexicana. Segundo o Horto didático de plantas medicinais da Universidade de Santa Catarina, o preparo de chás com as folhas dessa planta se destaca pelo uso no tratamento do vitiligo, mas ela também é utilizada para aliviar e tratar:
- Cistites;
- Dor na bexiga;
- Pressão arterial;
- Dor de cabeça;
- Infeção urinária;
- Problemas vasculares;
- Afecções no útero;
- Aumentar a produção de leite;
- Amenorreia;
- Tuberculose;
- Picada de escorpião.
■Pode ser utilizada como corante na indústria
Em sua composição foram encontrados 5 tipos de antocianidinas, substâncias presentes em frutas e flores, responsáveis pela coloração avermelhada. Este corante natural é utilizado tanto em medicamentos quanto alimentos e pode apresentar muitas outras qualidades, como auxiliar a manter a boa memória, prevenir o envelhecimento precoce da pele e combater os radicais livres.
■Uso na decoração de ambientes
Embora suas flores sejam modestas, a folhagem do Lambari-roxo é muito atrativa e vistosa, comumente cultivada para fins ornamentais. Seu acentuado crescimento, com inúmeros ramos que colorem o chão em tons de verde, cinza e roxo, encanta a todos que desfrutam de sua beleza incomum, mas não é apenas como forração que essa planta se destaca.
O cultivo dela como planta pendente é uma excelente alternativa se você deseja ir além das clássicas Samambaias e Avenca. O volumoso caimento de seus ramos encobre o vaso e destaca as cores de sua folhagem que paira sobre os olhos atentos de seus admiradores.
■Morfologia da Tradescantia zebrina
Seja como pendente ou rastejante, a Tradescantia zebrina desenvolve inúmeras ramificações que se estendem pelo chão ou caem sobre seus vasos, com folhas pouco espaçadas dando ainda mais volume a planta que cresce buscando ainda mais terreno para se desenvolver. Suas folhas são ovaladas e levemente lanceoladas, com curvas suaves destacadas por suas bordas roxas.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Tradescantia zebrina purpusii
Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de uma Tradescantia zebrina purpusii, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Tradescantia zebrina: está pronto para cultivar esta bela planta em casa?
Você acabou de conhecer a Tradescantia zebrina purpusii, uma linda suculenta que se destaca pela sua coloração incomum, principalmente em tons de roxo provenientes das antocianidinas., embora possua modestas flores que não possuem tantas qualidades ornamentais.
O seu cultivo é relativamente simples, devendo se atentar a umidade do solo, luminosidade e temperatura para ela poder se desenvolver adequadamente, decorando o seu jardim com sua exuberante forração ou suspensa, encantando a todos com o seu lindo caimento.
Agora que você já conhece as principais característica e cuidados necessários para cultivar a Tradescantia zebrina, separe um espaço em seu jardim ou um vaso na sua varanda e tenha essa linda suculenta em sua casa. Aproveita e compartilhe essa publicação para que mais pessoas conheçam essa planta magnífica!
Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.