Flores tropicais: nomes, características, descrição e mais!

Flores tropicais: nomes, características, descrição e mais!

Você sabia que as flores tropicais duram muito mais tempo do que as flores tradicionais? Confira este artigo para saber mais sobre elas!


Você conhece as flores tropicais?

Planta tropical amarela

As flores sempre foram objeto de admiração pela humanidade ao longo da história, e com as flores tropicais isso não seria diferente. Caracterizadas pelas suas cores vibrantes, de formatos diversificados e claro, de beleza inconfundível e exótica, essas plantas são muito apreciadas tanto em arranjos como em jardins.

Um país que consegue exemplificar um ambiente ideal para o cultivo dessas plantas é o Brasil. O clima quente e o solo fértil são os ingredientes primordiais para que o desenvolvimento das flores tropicais se dê se maneira saudável e produtiva. Mas, é totalmente possível plantá-las em jardins verticais, externos ou até mesmo em vasos na varanda.

Um dos aspectos que deve ser aclamado é a sua durabilidade. Enquanto uma flor tropical chega a durar cerca de 20 dias, enquanto as comuns apenas 5. Por isso, leia o nosso artigo a seguir que abordará as principais características das flores tropicais mais conhecidas.

Lista de nomes de flores tropicais

Uma particularidade que chama muita atenção sobre as flores tropicais é a sua diversidade. Saiba mais sobre as características essenciais de cada flor e como podem ser usadas na decoração.

Alpínia

Alpínia

Originária da Malásia, a Alpínia é uma planta que possui inflorescências muito belas e que chamam muito a atenção. Faz parte da família Zingiberaceae, é a flor nacional de Samona e pode ser encontrada na região do Pacífico tropical.

A Alpínia é uma flor de porte pequeno com cerca de 6 a 7 pés de altura, que pode ter a coloração branca, rosada ou vermelha escura. Essa planta rústica que combina muito bem com paisagens tropicais possui folhas ornamentais que são excelentes para colares tropicais havaianos e arranjos de flores.

Cana da índia

Cana da índia

A Cana da índia é uma planta nativa da América do Sul e Central, do oeste da índia e do México que é cultivada durante muitos anos pelos povos indígenas. Elas são classificadas como herbáceas e podem alcançar cerca de 1 metro de altura.

Essa planta possui folhagens muito vistosas e esverdeadas (muitas vezes, até arroxeadas) e folhas grandes que se assemelham com as de bananeira. Além disso, suas inflorescências possuem flores grandes de coloração rósea, vermelha, laranja e amarela. São plantas ótimas para decorar superfícies (muros, por exemplo) e servem de plano de fundo para plantas de pequeno porte.

Astromélia

Astromélia

A Astromélia é uma planta originária da Cordilheira dos Andes, do Chile e Peru. Ela é muito conhecida por simbolizar a amizade duradoura e por cada uma de suas grandes pétalas representarem seis componentes essenciais da nossa vida: compreensão, humor, paciência, empatia, compromisso e respeito.

Se trata de uma flor florífera, herbácea, de raízes grossas e profundas e caules eretos de cerca de 25 centímetros de altura. Suas flores que possuem uma variedade de cores são ótimas sinalizadoras para polinizadores. A Astromélia é uma flor que pode durar até 2 semanas em vasos e possui uma fragrância deliciosa a ser adicionada nas decorações de eventos.

Ave do paraíso

Ave do paraíso

Ave-do-Paraíso é o nome popular dado à planta Estrelícia. Originária da África do Sul, hoje essa espécie subtropical é cultivada no mundo inteiro, podendo alcançar até 2 metros de altura. Essa flor de caule e raízes grosas possui também folhagens esverdeadas, rústicas e elípticas, e em suas extremidades as inflorescência são de tom avermelhado.

Essa planta exótica e tropical possui suas cores vivas muito apreciadas pela arte da decoração. A ornamentação dessa flor é utilizada de arranjos em salas residenciais, escritórios e salões. Além disso, é uma boa escolha para decorar casas, estabelecimentos, locais públicos e entre outros.

Plumeria

Plumeria

Nativa da América Central, a Plumeria é uma espécie também conhecida como jasmim-manga e fragipani. Ela tem a aparência de um arbusto ornamental de cerca de 3 metros de altura, possui hastes grossas, folhagens rústicas e flores muito perfumadas, que variam nos tons de rosam vermelho, branco e amarelo.

A Plumeria é muito conhecidas por ser a escolhida para a confecção dos colares havaianos, chamados de "hawaiian leis". Estes são utilizados em diversas ocasiões comemorativa. Além disso, a flor pode servir como decoração em jardins externos, colocadas em árvores ou em vasos.

Bastões do imperador

Bastões do imperador

O Bastão do imperador é originário do sudeste asiático e possui outros nomes: flor-da-redenção, flor-de-cera e gengibre-tocha. Essa planta se destaca dentre as demais por ser uma espécie de gengibre de folhas longas e largas, tipicamente tropicais. Suas hastes podem ter de 2 a 6 metros de altura e inflorescências avermelhadas.

Essa planta chamativa e vistosa pode ser utilizada tanto para decorar jardins e ser dado de presente tanto isoladamente quando em conjunto com outras flores. Ademais, os seus arranjos servem como ótimas opção para decorações de diversos eventos.

Ciclame

Ciclame

Originária da região das Ilhas Gregas do Mar Mediterrâneo, pertence à família Primulaceae. Trata-se de uma planta com aproximadamente 15 variedades tendo cada uma 20 centímetros, e suas cores podem variar em tons branco, vermelho, lilás, rosa, salmão e até bicolores.

Nascida no verão, o Ciclame possui folhagens de tom verde escuro e em formato de coração, hastes em tons de rosa e lindas flores que se parecem com uma borboleta. A planta se adapta muito bem em canteiros, circundando caminhos ou em vasos dentro de casa (de preferência em locais que não recebam luz direta).

Trombeta de anjo

Trombeta de anjo

A Trombeta de anjo é uma planta oriunda da América do Sul, mas está presente no sul dos EUA, Porto Rico e algumas ilhas do Oceano Pacífico. Por mais que seja uma flor muito bonita e chamativa ela é uma das mais perigosas do mundo, já que contém um elevado nível de veneno em sua composição.

Essa planta que se classifica como arbustiva, possui folhagens robustas tropicais e grandes flores em formato de pêndulo que podem ser amarelas ou rosas. Hoje em dia, essa planta é muito utilizada para decorar jardins, mas isso deve ser feito com certa prudência levando em conta sua toxidade.

Rabo de gato

Rabo de gato

Também é conhecida como acalifa ou acalifa-asteira, essa planta é nativa do continente asiático e recebeu este nome por se parecer com o rabo deste felino. Trata-se de uma espécie que chega aos 40 centímetros de altura, é perene, herbácea e florífera.

As suas flores que possuem um aspecto de pelúcia normalmente são de um tom de vermelho muito vivo. As folhas dessa planta exótica são densas e com um formato denteado e textura aveludada. Ela é muito versátil na decoração, podendo ser utilizada como forração, em formação de maciços e bordaduras ou até mesmo em jardineiras e vasos.

Crisântemo

Crisântemo

De nome científico Chrysanthemum, essa flor tem origem na Eurásia (China, Japão e Nordeste da Europa). Possuindo mais de 100 espécies e 800 variações no mundo inteiro, essa flor simboliza a perfeição e a simplicidade de acordo com o Taoísmo.

Essa flor que pode chegar a ter 1 metro de altura é muito conhecida pelo formato variado de suas flores (simples ou dobradas) e de diversas cores, como roxo, azul, lilás, amarelo e branco. Ela é uma ótima opção para decorar vasos, seja elas sozinhas ou ao lado de outras espécies. A mistura de suas cores transmite um efeito incrível no ambiente.

Hibisco

Hibisco

Também conhecido como mimo-de-vênus e graxa-de-estudante, essa planta é originária da Ásia tropical e do Havaí, local onde é considerado a flor nacional. Hoje em dia possui cerca de 5000 variedades difundidas no mundo inteiro, de diversas formas, tamanhos e cores.

O Hibisco é uma árvore arbustiva de pequeno porte, perene, com folhas brilhantes e flores que variam de tom vermelho, rosa, lilás e amarelo. Florescem no verão e no outono e possuem cerca de 5 pétalas com anteras de tom vermelho alaranjado. O Hibisco é usado para decorar pratos, em infusões e como ingrediente em geleias artesanais.

Antúrio

Antúrio

O Antúrio é uma planta originária das áreas tropicais da América. Muito utilizada na ornamentação do interior de ambientes, se destaca dentre as demais pelas suas lindas e brilhantes folhas e flores diferenciadas.

Suas folhas são as típicas tropicais: largas, grossas, ovaladas em formato de coração e de um verde-escuro muito intenso. Já as suas "flores", que são mais para uma folha de tom avermelhado de aspecto parafinado possuem uma espádice amarela ou branca disposta no centro dela. Serve como um ótimo objeto de decoração em janelas e escadas no ambiente interno e em entradas de casas e condomínios.

Orquídea

Orquídea

As Orquídeas são denominadas todas as plantas que fazem parte da família Orchidaceae. Elas estão presentes em todas as regiões do planeta, com exceção da Antártida, mas só no Brasil há mais de 3.500 espécies nativas. São muito conhecidas em função da beleza diferenciada de suas pétalas, que variam formatos e cores.

O interessante dela é que podemos dizer que cada tipo de espécie possui uma "estampa" diferente em suas pétala, podendo misturar diversas cores em uma só. A maior parte das Orquídeas se dá muito bem em troncos de árvores, bordejando caminhos de sítios por exemplo, mas também podem decorar vasos se forem dispostas no local adequado.

Bromélia

Bromélia

Essa planta é nativa das regiões tropicais e subtropicais do continente americano, estando presente desde o sul dos EUA até o norte da Argentina. Compreendendo mais de 3.000 espécies distintas, ela é uma dentre outras flores tropicais que são capazes de produzir frutos, e no caso dela, o abacaxi.

As Bromélias possuem o caule curto e folhas verde escuro, longas, curvas, estreitas e espinhosas. Já as suas flores são simétricas e podem ser produzidas de diversas cores, como lilás, vermelho e laranja. Essas plantas são tanto cultivadas em jardins (normalmente presas em troncos) como em vasos no interior.

Primavera

Primavera

A flor Primavera tem origem do sul do Brasil e se desenvolve em regiões de clima subtropical, ou seja, ela suporta o frio e as geadas, principalmente em locais de grande altitude. Também chamada de Buganvília, trata-se de uma trepadeira lenhosa e ao mesmo florida.

Suas folhas são pequenas, delicadas e levemente brilhantes. Seguindo esse padrão, suas flores singelas podem sofrer variações de tons de rosa, laranja, amarelo e violeta. Além disso, elas podem decorar o ambiente externo em forma de arbusto, como trepadeira e em cercas. Mas se você deseja colocá-la dentro de casa, é possível plantá-la facilmente em vasos.

Protea

Protea

A Protea é uma planta que faz parte da família Proteaceae e tem origem África do Sul. Dona de uma beleza exótica, há registros que essa planta é uma das mais antigas do mundo, tendo recebido seu nome do Deus grego Proteus e portanto, representa os ideais "transformação, coragem e esperança".

A sua espécie possui relação direta com a alcachofra, e vamos combinar que ambas são bem parecidas visualmente. A Protea é uma flor que pode ser caracterizada com um adjetivo: robusta. Mas por outro lado, ela é muito utilizada em eventos muito especiais, como na decoração de casamentos e no buquê de noivas.

Helicônias

Helicônias

Essa planta recebe o nome dado ao gênero de plantas da família Heliconiaceae. Sabe-se da existência de cerca de 100 espécies e dentre elas, 40 são de origem brasileira. As Helicônias possuem a estrutura comprida, elegante e vigorosa e podem chegar a ter cerca de 12 metros.

A sua inflorescência é protegida pelas brácteas, que variar em cores tropicais. No momento que elas se abrem é uma festa de cores, já que a sua maioria nasce com tonalidades contrastantes. As Helicônias são muito utilizadas em jardins tropicais, revestindo muros e cercas, mas também podem ser plantadas em vasos e arranjadas para buquês.

Amarílis

Amarílis

A planta Amarílis faz parte da família Amaryllidaceae e tem origem na região de toda a América e do México. O vegetal que é originado do cruzamento entre diferentes espécies de Hippeastrum possui flores de formato cônico e simples, podendo ser dobradas ou semidobrados e uma grande variedades de cores.

Além disso, dispõe também de uma folhagem ornamental, de folhas grossas, carnosas, estreitas e que crescem apontadas para o alto. A Amarílis é uma ótima flor para decoração, podendo se adaptar tanto dentro de casas e apartamento como enfeitando o jardim externo.

Clivia

Clivia

A Clívia é uma planta que tem origem na África do Sul e possui apenas quatro espécies. Ela é classificada como um vegetal herbáceo, perene e rizomatoso (ou seja, suas raízes crescem horizontalmente). A Clívia pode atingir até 60 centímetros de altura mas sua flores podem chegar a 80 centímetros.

Essa planta de folhas verdes, longas e delgadas possui crescimento lento e uma floração duradoura de lindos cachos de flores em formato de sino, normalmente de cores vermelho e laranja. Se trata de uma ótima opção para ser plantada em vasos e para arranjos de buquês de noiva.

Jasmim

Jasmim

Essa planta possui origens nas Ilhas Canárias, na Índia, Himalaia, China, Malásia, Arábia e no Arquipélago Bismarck do Pacífico. Sua floração ocorre no verão e na primavera e a maior parte do seu perfume se origina nos botões, e este é muito utilizado pela indústria de perfumes.

A sua maioria são arbustivas, compostas por folhas simples ou compostas e as suas flores de cinco ou seis pétalas são em formato tubular, fato que atrai polinizadores como o beija-flor. Os seus usos são muito diversos, podendo ser cultivados em coberturas, cercas, canteiros e em vasos.

Gengibre magnífico

Gengibre magnífico

Essa planta pertencente à família Zingiberaceae consegue ser encontrada em florestas na região sul da Tailândia. Capazes de se desenvolverem em climas subtropicais, equatoriais e tropicais, se classificam na categoria dos arbustos e podem chegar a alcançar cerca de 2 metros de altura.

O Gengibre magnífico é uma planta de hastes fortes de 40 centímetros que sempre crescem eretas. Suas folhas longas, verdes e de textura aveludada acompanham flores amareladas ou brancas que são abertas paulatinamente entre as brácteas. Ele é uma excelente opção para ser cultivado em fileiras junto a muros.

Medinila

Medinila

A Medinilla é uma planta pertencente à família Melastomataceae e possui origem nas Filipinas. Ela é conhecida popularmente como "Uva-rosa" por causa de sua aparência que recorda um cacho da fruta. Essa planta se classifica como arbustiva e semi-lenhosa (ou seja, tem somente aspecto ou propriedade de madeira) e compõe um florescimento ornamental.

Esse vegetal possui os ramos eretos e pouco ramificados, e as folhas são grandes, cerosas, brilhantes e de um tom verde-escuro muito específico. Sua inflorescência cai como pêndulos, abrigando diversos grãos em tom rosado. Na decoração, são utilizadas para compor jardins tropicais e podem viver sobre árvores.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas flores

Neste artigo apresentamos dicas gerais sobre flores tropicais e seus tipos, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Use as flores tropicais para colorir e decorar seus ambientes!

Jasmim branco em jardim

Em resumo, a variedade de espécies dessas flores é enorme por conterem diversos formatos, tamanhos e cores, sendo capaz de agradar diversas pessoas. Além disso, essas flores se encaixam em diferentes ocasiões, seja para decorar ambientes caseiros, a fachada de condomínios e estabelecimentos, eventos de diversos tipos e até mesmo, o arranjo de buquês das noivas.

Elas são capazes de trazer personalidade ao local que habitam, seja pelas suas cores chamativas ou pelos seus formatos exóticos, com flores em formato de borboletas ou até mesmo de cachos de uva. Além disso, não são muito difíceis de cultivar, tudo o que se deve fazer é fornecer as condições necessárias: questão climáticas apropriada, solo fértil e alguns trabalhos de manutenção.

A partir disso, caso você procure adornar algum espaço, evento ou até mesmo o seu dia a dia, não esqueça das informações oferecidas no nosso artigo, já que ele pode te ajudar a escolher a flor que você procura.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos