Legumes na churrasqueira: grelhados, como fazer e muito mais!

Legumes na churrasqueira: grelhados, como fazer e muito mais!

Já pensou em fazer churrasco sem carne? Veja aqui as melhores dicas sobre como grelhar legumes na churrasqueira!


Você sabia que é possível preparar legumes na churrasqueira?

Vegetais sendo grelhados na churrasqueira

Quando pensamos em churrasco, é claro que a primeira coisa que vem em mente é uma peça de picanha. Mas hoje em dia, buscando uma alimentação mais saudável ou um estilo de vida mais sustentável, muitas pessoas passaram a adotar uma dieta vegana ou vegetariana.

É muito comum também acharmos que esse tipo de alimentação precisa necessariamente ser baseada em saladas e comidas sem graça. Isso está muito longe de ser verdade. Uma alimentação sem carne pode ser muito saborosa e é muito nutritiva.

Pensando nisso, reunimos algumas técnicas e sugestões para preparar um churrasco vegetariano.

Veja a seguir essas dicas e experimente esse jeito diferente de fazer um churrasco!

Quais legumes e vegetais usar para grelhar na churrasqueira?

Nem todos os vegetais são adequados para a churrasqueira, e cada um deles precisa de um preparo diferente antes de ser grelhado. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa assar seus vegetais na churrasqueira da forma mais adequada.

Confira a seguir alguns vegetais que combinam com essa forma de preparo e a melhor forma de assa-los.

Milho

Milho grelhado

Existem formas diferentes para preparar a espiga de milho na churrasqueira.

A primeira delas é assar o milho com a casca sobre a grelha por 15 a 20 minutos, virando a cada 5 minutos. A casca vai ajudar a segurar o vapor, permitindo que os grãos cozinhem por completo sem queimar. Depois de pronto, é só temperar da forma que preferir.

Se você não tiver milho sem casca em casa ou não achar para comprar, não se preocupe. Uma boa alternativa é embrulhar as espigas individualmente em papel alumínio e seguir aquele mesmo processo. Além disso, esse método permite temperar o milho antes de assar.

Cogumelos

Cogumelos grelhados

Queridinho dos vegetarianos, o cogumelo vai muito bem na churrasqueira. Mas é preciso escolher a variedade certa. Para esse tipo de preparo, é melhor usar cogumelos maiores e mais carnudos, como o cogumelo Paris, Portobello ou Shiitake.

Antes de colocar na churrasqueira, passe azeite, manteiga derretida ou algum óleo vegetal nos cogumelos e tempere da forma que preferir. Depois, coloque-os em um espetinho de churrasco; dependendo de seu tamanho, pode ser necessário cortar os cogumelos ao meio. Agora é só por os espetinhos na grelha e deixar por 10 a 15 minutos, virando os espetinhos na metade do processo.

Pimentões

Pimentão grelhado

Os pimentões são doces, refrescantes e muito fáceis de fazer na churrasqueira. Para isso, basta cortar o pimentão na metade ou em quartos, dependendo do tamanho, e envolvê-los em azeite de oliva ou algum óleo vegetal e salgar. Depois, coloque-os diretamente na grelha com a casca virada para baixo por entre 5 e 10 minutos. A casca fica um pouco queimada, mas isso é normal, é só tira-la antes de servir.

O pimentão grelhado pode ser consumido como acompanhamento ou como ingrediente em uma salada.

Cebolas

Cebola grelhada

Quando assada na churrasqueira, a cebola fica macia, suculenta e doce, com um toque defumado delicioso. E é super fácil de fazer.

É só cortar a cebola em rodelas não muito finas e colocar cada uma delas em um espeto de churrasco, de modo que as camadas não se separem. É importante temperar a cebola antes de assar: use sal, pimenta do reino e alguma erva fresca como tomilho ou orégano. Além disso, é preciso regar as rodelas com azeite.

As cebolas demoram em média 20 a 35 minutos, dependendo da altura do fogo. Lembre-se de virar as rodelas na metade do cozimento.

Tomates

Tomates sendo grelhados

Para grelhar tomates na churrasqueira, é muito importante escolher os tomates certos. Eles devem estar maduros, mas não muito maduros, pois isso pode fazer com que eles acabem amolecendo demais e escorram pela grelha. O ideal é escolher um tipo de tomate que não tenha muita água, como o tomate italiano.

O processo é bem simples, basta cortar os tomates ao meio ou em quartos, a depender do tamanho deles, e temperar com sal e pimenta do reino. Regue com azeite e coloque os tomates direto na grelha por aproximadamente 5 minutos de um lado e mais 3 minutos do outro, ou até estarem completamente cozidos.

Batatas

Batatas grelhadas

Batatas são um ótimo acompanhamento no churrasco. Para fazê-las na churrasqueira, é só rega-las com bastante azeite e temperar com sal e pimenta do reino e embrulhar as batatas individualmente em papel alumínio. Ao invés do azeite, você pode também colocar pedaços de manteiga junto, dentro do papel alumínio.

É possível tanto coloca-las na grelha como direto na brasa. De todo modo, elas demoram entre 30 e 40 minutos para ficarem prontas. Lembre-se de virar as batatas na metade do cozimento.

Aspargos

Aspargos grelhados

O aspargo é um vegetal um pouco mais caro e nem sempre é fácil de achar, mas tem um sabor único que vale a pena experimentar. Quando feito na churrasqueira, fica ainda melhor.

O método de preparo não tem muito segredo: primeiro quebre a parte do caule mais próxima de onde fica a raiz, essa parte é mais fibrosa e não é tão agradável de se comer. Depois disso, basta temperar com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Coloque os aspargos na grelha e posicione-os de modo que não caiam pelo vão da grelha.

Ele demora entre 6 e 10 minutos para ficar pronto. Não se esqueça de virar os aspargos na metade do processo de cozimento.

Berinjela

Berinjela grelhada

O sabor forte da berinjela, combinado com o toque defumado da churrasqueira, torna esse vegetal perfeito para o churrasco.

O processo é bastante simples: basta cortar a berinjela em rodelas, temperar com azeite, sal e pimenta síria ou pimenta do reino. Depois, coloque as rodelas sobre a grelha e deixe por aproximadamente 5 minutos de cada lado ou até que elas amoleçam.

Outra opção é assar a berinjela inteira por 25 a 40 minutos, de acordo com o tamanho, até que ela amoleça completamente. Quando ela já estiver cozida, tire a casca, acrescente iogurte, hortelã, sal, azeite e especiarias da sua preferência. A consistência deve ser mole, como um patê. Sirva com pão ou torradas.

Abobrinha

Abobrinhas grelhadas

A abobrinha é um vegetal muito saudável e fácil de fazer, e assá-la na churrasqueira confere um sabor especial para o legume.

Primeiro de tudo, é importante comprar abobrinhas de tamanho médio, pois as muito grandes costumam ter mais sementes e mais água. É possível cortá-las em fatias longitudinais ou em bastões, como batatas fritas. Depois de cortadas, tempere com sal, pimenta do reino e orégano e regue com bastante azeite de oliva.

As fatias podem ser dispostas diretamente na grelha, onde devem ficar por entre 5 e 10 minutos, lembrando de virá-las na metade do cozimento.

Brócolis

Brócolis grelhados

Tanto o brócolis ramoso como o brócolis ninja podem ser grelhados, além de combinarem muito com um churrasco.

Em ambos os casos, o processo é parecido. Para o brócolis ninja, é preciso separar os pequenos buquês do brócolis antes de grelhar. Já o preparo do brócolis ramoso consiste apenas em cortar o excesso dos talos caso sejam muito compridos. Então, tempere o brócolis com azeite de oliva, sal e alho picado. As duas variedades de brócolis levam em torno de 10 minutos para ficarem prontas.

Dependendo de como for a grelha da sua churrasqueira, pode ser necessário forrá-la com um pouco de papel alumínio para que os brócolis não caiam pelo vão.

Couve-flor

Couve-flor grelhada

Uma forma de preparo da couve-flor que se popularizou recentemente foi o chamado "filés de couve-flor". Esse método faz com que a hortaliça seja a verdadeira estrela do prato e é perfeito para o churrasco.

Para preparar esse prato, corte o maço inteiro de couve-flor em fatias de aproximadamente 2 cm de altura, de modo que os floretes não se desprendam do caule central, então tempere com sal, azeite, alho picado e as especiarias que preferir. Coloque os "filés" na grelha e deixe assar por mais ou menos 5 minutos de cada lado, preferencialmente em uma área menos quente da churrasqueira.

Palmito pupunha

Palmito grelhado

O palmito pupunha, quando preparado corretamente, é perfeito para assar na churrasqueira.

Primeiro é importante ressaltar que o palmito precisa estar in natura, o palmito em conserva que encontramos no supermercado não é adequado para esse tipo de preparo.

O palmito demora um pouco mais para ficar pronto, pois é bastante fibroso, mas vale a pena fazer mesmo assim. Para isso, basta embrulhar o palmito inteiro em papel alumínio e deixar por entre 1 hora e 1h30 na grelha. Quando ele já estiver mole, tire o papel alumínio, corte em tiras, tempere com sal e azeite de oliva e coloque-o de volta na grelha com a casca para cima por mais alguns minutos para que termine de dourar.

Cenoura

Cenouras grelhadas

Uma cenoura macia, docinha e defumada é um acompanhamento ideal para um churrasco. Seu modo de preparo não tem nada de complicado: primeiro descasque e corte a cenoura na metade longitudinalmente; se a cenoura for grande, corte em cada uma das metades em dois.

Regue a cenoura com azeite e tempere com sal, pimenta do reino ou com as especiarias que preferir. Então coloque as fatias na grelha por entre 20 e 25 minutos ou até que ela esteja macia, virando na metade do cozimento.

Como preparar legumes grelhados na churrasqueira

Churrasco vegano

Agora que você já viu como grelhar todos esses legumes, separamos também algumas dicas para garantir que eles saiam sempre perfeitos.

Confira a seguir técnicas importantes que vão te ajudar a fazer com que seu churrasco vegetariano seja um sucesso.

Fatie os legumes no mesmo tamanho

Pode ser difícil acertar o ponto do cozimento dos vegetais na churrasqueira, principalmente se essa é uma coisa que você nunca fez antes. Um passo crucial para isso é cortar os legumes em pedaços do mesmo tamanho.

Se você cortar o mesmo legume em tamanhos muito diferentes, cada um deles vai demorar um tempo diferente para ficar pronto. Isso faz com que fique muito difícil de administrar a churrasqueira, pois será necessário checar o ponto dos pedaços um por um.

Por isso, tente deixar os pedaços com tamanhos parecidos na medida do possível.

Use pinceladas de azeite nos vegetais

Diferente do que se faria com um pedaço de carne na churrasqueira, os legumes precisam de um preparo um pouco maior antes de irem para a churrasqueira.

Como eles não têm quase nenhuma gordura, os vegetais podem ficar muito ressecados e sem gosto. Por conta disso, é sempre importante regar os vegetais com um bom azeite de oliva, preferencialmente extra virgem. Essa adição de gordura aos vegetais vai conferir não só sabor, mas também ajuda a fazer com que os vegetais fiquem mais crocantes e suculentos.

Não use temperos complicados

Como nem todos os vegetais têm um sabor tão potente quanto o da carne, o primeiro impulso do churrasqueiro pode ser apostar nos temperos. No entanto lembre-se de que o excesso pode atrapalhar o paladar. Além disso, tenha em mente que o próprio método de grelhar na churrasqueira já confere bastante sabor aos vegetais.

Na hora de temperar seus vegetais, opte pela simplicidade: escolha dois ou mais temperos além do sal para que os sabores fiquem equilibrados. As ervas frescas também devem ser escolhidas com cautela. Ervas mais delicadas como coentro e salsinha queimam com facilidade na churrasqueira. Nesses casos, é melhor optar por ervas como tomilho, alecrim e orégano, que são mais resistentes ao calor.

Alguns vegetais demoram mais para grelhar

Como já vimos anteriormente, cada legume precisa de um determinado tempo para ficar pronto. É importante ter paciência e não apressar o processo, pois isso pode fazer com que seus vegetais não terminem de assar corretamente.

Procure checar os legumes ao longo do processo de cozimento e atente-se ao ponto correto. Outra dica importante é tentar usar as diferentes zonas de calor da churrasqueira, pois cada parte da grelha acaba ficando com uma temperatura maior ou menor. Se necessário, mude os vegetais de lugar enquanto eles estiverem assando, da mesma forma que você diminuiria ou aumentaria o fogo do fogão ou do forno.

Use as dicas e faça um ótimo churrasco de legumes e vegetais!

Vegetais variados na grelha

Nesse artigo, você pôde ver como um churrasco sem carne pode ser muito saboroso e muito diversificado.

Mesmo que você não adote uma dieta vegetariana, é sempre bom poder aproveitar um cardápio mais plural, além de incluir aquele seu amigo ou familiar que não consome carne. Sem contar que é um jeito delicioso de incluir mais vegetais na sua alimentação sem abrir mão de uma refeição prazerosa.

Que tal aproveitar essas dicas que reunimos e convidar seus amigos para um churrasco mais leve e colorido, mas com muito sabor e muita variedade? Com certeza é um cardápio que vai surpreender a todos!

Autor deste artigo

Sou estudante de letras, gosto de ler e escrever. Sempre que posso passo meu tempo cozinhando, cuidando das minhas plantas e andando de bicicleta.

Últimos posts


Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Interessado em comprar o iPad Mini 6? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, avaliações, design, indicações de uso e comparação com outros iPads!


Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Interessado em conhecer o Moto Tab G70? Confira neste artigo as especificações técnicas do aparelho, suas vantagens, desvantagens e para quem é mais indicado!


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

Está precisando adquirir uma geladeira que caiba numa cozinha pequena e no seu bolso? Veja neste artigo, os melhores modelo desse item imprescindível!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Pneus e rodas