Como plantar salsa: no vaso, na terra, manutenção, propagação e mais!

Como plantar salsa: no vaso, na terra, manutenção, propagação e mais!

Veja mais sobre a salsa, uma planta cheia de propriedades que pode ser usada como tempero, erva medicinal e até mesmo como cosmético, e aprenda a cultivá-la.


Você sabe o que é salsa?

Indivíduo com luvas de jardinagem cuidando do pé de salsa.

A salsa é uma planta que passou a ser muito utilizada na culinária por trazer um incrível sabor para os alimentos e fazer toda a diferença para realçar e enriquecer um prato. Muitas pessoas gostam de manter a planta em casa para sempre utilizá-la fresca no preparo das suas comidas.

O seu plantio é muito simples de ser feito, mas depende de alguns detalhes específicos para garantir o sucesso de cara. Em geral, a salsa é vista em jardins, quintais ou hortas. Mas também é possível realizar o plantio em vasos e jardineiras. Leia mais sobre a salsa a seguir!

Como plantar salsa em vaso

Salsa cultivada em um vaso de barro sobre a mesa.

Como muitas pessoas não possuem jardins, quintais ou hortas por viverem em apartamentos ou casas que não permitem esse tipo de cultivo devido à falta de espaço, uma excelente ideia é investir no plantio de salsa em vasos para tê-la sempre fresca em casa. Veja mais alguns detalhes a seguir!

Quais os tipos de vasos para a salsa?

Para os que não possuem quintal ou hortas para realizar o plantio da salsa, a melhor alternativa é o uso de vasos ou jardineiras. A escolha do vaso exige cuidados, pois a salsa pode crescer até 80 cm de altura e a sua raiz pode passar de 50cm de profundidade.

Portanto, a escolha do vaso deve ser condizente com isso. Assim, é preciso que se escolha um vaso mais profundo para que a planta possa continuar crescendo no seu máximo e de forma saudável. O ideal é que o recipiente escolhido para o plantio da salsa tenha pelo menos 30cm de profundidade.

Com qual frequência se deve trocar?

A salsinha tem uma duração de cerca de dois anos em média. A partir desse período, a planta começa a produzir as suas flores, o que não é interessante para quem está em busca de cultiva-la para fins culinários, por exemplo.

Quando as primeiras flores começarem a nascer, esse é o momento que se deve trocar as mudas que restaram de local, realizando o desbaste. As mais fortes e saudáveis podem ser replantadas e em seguida as sementes que surgirem das flores também poderão ser usadas para o plantio de mais salsa.

Como trocar o vaso?

Em geral, a salsinha não precisa de uma troca de vaso. O que acontece é que quando essa planta apresenta alguns ramos mais fracos estes são retirados do vaso para que ela permaneça crescendo e tenha força para tal por não precisar nutrir ramos que não irão para frente porque perderam a sua força.

Outro ponto a respeito dessa questão é que a salsa, ao florescer, também corre o risco de ficar fraca. Assim são usadas suas sementes para o plantio em novos vasos. Dessa forma, não é necessário que ela seja retirada do vaso caso este seja adequado para o seu crescimento.

Como cuidar da salsa

Ferramentas de jardinagem e flores sobre a mesa.

Para sempre manter a sua salsa bem cuidada e saudável, alguns cuidados são essenciais. Esses passos favorecerão o crescimento da planta, visto que ela não possui muitas restrições e desenvolve bem em vários ambientes e locais se as suas necessidades forem atendidas. Veja os principais cuidados com a salsa abaixo!

Iluminação ideal para salsa

O crescimento da salsa depende muito da quantidade de luz que a planta vai receber no local onde estiver plantada. Para que haja um bom desenvolvimento, não somente o recomendado, mas como o necessário para isso, é que a salsa fique pelo menos 4 horas exposta ao sol.

O desenvolvimento da salsinha pode até acontecer em locais com mais sombra, mas ela não terá o mesmo viço do que em locais ensolarados. Por isso, ao realizar o plantio, garanta que ela poderá ficar exposta ao sol durante esse tempo, em especial o da manhã e fim da tarde.

Temperatura ideal para salsa

A salsa consegue suportar uma grande variedade de climas e por isso pode ser cultivada em diversos locais distintos. Entretanto, o seu desenvolvimento será muito mais positivo em locais que tenham um clima mais ameno, com temperaturas entre 10 a 22°C pelo menos. As temperaturas muito altas podem favorecer o florescimento precoce.

Caso a salsa seja plantada em regiões que o clima pode atingir altas temperaturas, o ideal é que em alguns períodos do dia a planta fique em áreas mais frescas, nas quais o calor não é tão intenso. Mas sempre lembrando de que esses locais precisam contar com incidência solar.

Rega da salsa

A irrigação da salsa é essencial porque essas plantas não conseguem suportar longos períodos sem serem regadas. A água é extremamente necessária para o crescimento da salsinha e ela gosta e precisam disso. Mas é importante que você não exagere na quantidade durante as regas.

O solo para que a salsa possa crescer precisa estar constantemente úmido e não encharcado. Caso haja excesso de água, isso pode ser até mesmo prejudicial para a planta, podendo apodrecer as suas raízes. O ideal é que sejam feitas regras duas vezes ao dia, pela manhã e ao final da tarde, e três em dias quentes.

Escolha o melhor ambiente para plantar

A escolha do ambiente vai depender da disponibilidade de locais para que seja feito o plantio de salsa. Caso você viva em um local que permita ter canteiros ou até mesmo hortas, este definitivamente será um ambiente muito positivo para o crescimento da salsinha porque ela não ficará restrita ao espaço de um vaso.

O ambiente é essencial para o bom desenvolvimento, mas para que ele seja de fato positivo para o crescimento da planta precisa também contar com o auxílio de outras questões, como o clima, o solo e outros pontos. Na hora de escolher, priorize um local onde tudo isso poderá ser empregado.

Solo ideal e espaçamento

O solo ideal para o cultivo de salsa é o que conte com uma boa drenagem para que não haja acúmulo de água, pois o excesso pode causar muitos problemas para a saúde da planta. Além disso, também é necessário que se use um solo fértil e que conte com muita matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2.

Por mais que essas sejam as condições ideais, as salsas são muito resistentes e mesmo quando se encontram em solos pouco férteis conseguem prosperar, ainda que por algum tempo. Quanto ao espaçamento, as salsinhas não exigem muito nessa questão.

Adubos e substratos para salsa

A adubação não é uma prioridade para o cultivo da salsinha. Se esta estiver inserida em um vaso com condições adequadas e um bom solo, não é necessário que isso seja feito com certa constância, como algumas plantas exigem. Mas certamente será positivo para o processo de crescimento caso seja feito.

Nesse caso, para a salsa é mais do que suficiente que a adubação seja feita a cada dois meses e utilizando um bom adubo orgânico e natural. Isso acontece porque como não necessitam de adubação, é melhor que não se faça uso de produtos químicos quando o processo for realizado também.

Manutenção da salsa

Para a manutenção da planta, não é necessário que sejam feitos muitos cuidados extras além das exigências da própria, como a questão da luminosidade disponível. O processo de manutenção pode levar em consideração alguns aspectos que podem prejudicar a planta, como as flores.

O ideal é que, para o uso culinário, não deixe que as flores nasçam. Por isso, se a finalidade do plantio da sua salsa é essa, ao menor sinal de florescimento o ideal é que seja feita uma poda da planta. Outro ponto importante é a retirada de plantas invasoras, que podem surgir no vaso e prejudicar a salsa.

Poda da salsa

A poda é importante para que a salsa cresça e tenha mais vigor. Esse processo pode ser feito desde o momento que a salsinha atingir cerca de 10 a 12 cm. O recomendável é que o processo seja realizado retirando apenas as plantas que não aparentam estar mais em condições favoráveis de cultivo.

Dessa forma, ao notar folhas pouco saudáveis e que não estão com uma aparência tão verde quanto as demais, essas são as que precisam ser retiradas. A poda também pode ser feita no momento que as novas mudas estiverem surgindo no vaso, por exemplo, para garantir mais força.

Pragas e doenças comuns da salsa

Assim como várias ervas e hortaliças, a salsa também pode ser vítima de algumas pragas ou doenças muito comuns em plantas, que afetam o seu crescimento se não forem combatidas. É importante que haja uma verificação das folhas para identificar esses invasores e é recomendado que isso seja feito constantemente.

Durante as regas, busque observar detalhes que podem indicar invasão de pragas como pulgões, fungos ou conchonilhas. Em geral, eles aparecem de uma forma esbranquiçada nas folhas. Os fungos mais comuns são esclerotinia, septoriose e mofo-cinzento, que podem ser combatidos com misturas caseiras como água e detergente, que auxiliam no processo.

Propagação da salsa

A propagação da salsa, em geral, é feita através das suas sementes, mas também pode ser feita com pequenas mudas retiradas dos vasos principais. As sementes costumam aparecer quando as flores da planta surgem e podem ser usadas para essas finalidades após passarem pelo processo de secagem.

Para o plantio das sementes, elas devem ficar de molho por cerca de 24 horas. Esse processo ajudará na germinação da planta. Após esse tempo, elas devem ser retiradas da água para que sequem por pelo menos 1h. Ao fim do processo, as sementes podem, enfim, ser plantadas no solo escolhido.

Quando posso começar a colher?

A primeira colheita de salsinha deve ser feita somente após 90 dias do seu plantio. Como esta é uma planta muito resistente e que pode ser cultivada ao longo de muito tempo, não é necessário que a colheita seja feita totalmente. Esse é o período apenas uma possibilidade para que haja cortes das folhas.

Por isso, o recomendado é que a colheita seja feita aos poucos se não for a sua necessidade utilizar as folhas nesse momento. Retire sempre o que for necessário para o preparo de algum prato porque assim há a garantia de maior durabilidade da planta.

Como fazer mudas de salsa

Como as salsas são geralmente plantadas através de sementes, as mudas também serão preparadas dessa forma. Para esse preparo podem ser usados saquinhos plásticos para produção de mudas, copos plásticos, vasos menores, sementeiras padrões ou até mesmo materiais reutilizados, como caixas de ovo e garrafas pet.

O importante é que nesses recipientes seja colocada uma terra de qualidade e que eles contem com pequenos furos no seu fundo, de forma que haja uma drenagem de água. As sementes devem ser colocadas com cerca de 1cm de profundidade. Além disso, podem ser colocadas de 10 em 10 em uma área de 5cm por 5cm.

Variedades de salsa para cultivo

A salsa, que popularmente pode ser encontrada com o nome de tempero verde e possui algumas variedades que sofrem pequenas mudanças quanto ao tamanho e formato das suas folhas. Usadas na culinária, o sabor delas também pode variar um pouco de uma espécie para a outra. Leia mais a seguir!

Salsa lisa

Salsa lisa fresca na caixa de madeira sobre a mesa.

A conhecida salsa lisa conta com um sabor marcante e é ideal para o preparo de pratos que possuem essas características. Não somente as suas folhas, mas também o seu caule é muito utilizado para garantir um sabor mais forte à comida. Em geral, elas são colocadas em caldos e sopas, em ramos, para atribuir mais sabor.

Essa variedade de salsa é muito usada na culinária brasileira e pode servir como tempero e também é uma combinação perfeita para trazer mais sabor para saladas. Outra aplicação dessa salsa é em pastinhas, que podem ser servidas com pães como entrada.

Salsa graúda portuguesa

Salsa graúda portuguesa no vaso em um fundo branco.

O cultivo dessa variedade de salsa é muito maior na Europa, onde ela é muito encontrada em várias localidades. Já no Brasil, não é comum que se encontre essa espécie sendo cultivada e muito menos a sua utilização na culinária. As folhas da salsa graúda portuguesa são bem maiores que as da salsa lisa e possuem um sabor bem forte e marcante.

O seu uso na culinária, em geral, é feito em associação com carnes devido ao seu sabor forte. Mas também podem ser encontradas em outros pratos, até mesmo em saladas e como tempero, assim como a salsa lisa é usada no Brasil para diversas finalidades.

Salsa crespa

Salsa crespa cultivada no jardim.

A salsa crespa também é uma espécie muito usada no Brasil por possuir um sabor mais leve e menos marcante que as outras duas variedades. Ela normalmente é usada em preparos nos quais não será o destaque, para dar um pouco de sabor e cor. Por isso, geralmente é usada para temperar massas.

Outra utilização para essa espécie é em molhos, pelo fato de que ela possui um sabor menos marcante e forte como as demais, de forma que garante leveza para o prato. Devido às suas características, a salsa crespa pode ser usada até mesmo para preparo de molho pesto.

Curiosidades da salsa

Suco de salsa, almofadas de algodão, colher e recipiente com folhas de salsa.

A salsa é uma das ervas mais antigas cultivadas e usadas pelo homem para finalidades como a culinária. Desde os gregos ela já era usada e fazia parte do conhecimento herbal desses povos. Além disso, a salsa traz grandes benefícios para a saúde. Conheça mais sobre essa planta a seguir!

Uso medicinal da salsa

Por mais que a salsa seja muito mais usada como tempero e parte da culinária de diversos locais, ela também tem uma aplicação medicinal muito importante e pode ser usada para diversos contextos. Isso porque a salsinha também conta com ação diurética, emenagoga, galactofuga e é estimulante sedativa.

O seu uso é recomendado até mesmo para pessoas com retenção de líquidos porque ela facilita muito esse processo, garantindo uma sensação de desinchaço. A salsa também pode ser usada para regular a acidez estomacal, os problemas de rins, o fígado, a hemorragia nasal, a hipertensão, o intestino preso e a contenção de dores durante a menstruação.

Benefícios da salsa

Os benefícios da salsa são muitos porque essa planta conta com propriedades diversas, que garantem o bem-estar e fornecem vitaminas, nutrientes, antioxidantes e óleos essenciais. Por isso, pode auxiliar na prevenção de gripes, envelhecimento precoce, fortalecimento do sistema imunológico e também se destacam por auxiliar na prevenção do câncer, devido à sua capacidade de ativar a glutationa.

Outras tantas doenças podem ser combatidas e ou amenizadas pelos efeitos dos usos de salsinha, pois ela também fornece mais ácido fólico, que é excelente para pessoas que possuem anemia, ajuda no controle de diabetes e de outras doenças relacionadas ao sistema circulatório, como o AVC e a trombose.

Quando não se deve usar a salsa?

A utilização da salsa é muito ampla e ela praticamente combina com todos os tipos de pratos e refeições. Por isso, não necessariamente há um prato que não se deve utilizar essa hortaliça, visto que ela vai bem com a maioria dos preparos.

Essa questão vai mais do gosto das pessoas que estão preparando porque não há nenhuma aplicação incorreta e nem mesmo que possa trazer algum risco à saúde. Pelo contrário, como se trata de uma erva muito aromática e saborosa, além das suas tantas propriedades benéficas, ela pode ser usada em todos preparos culinários, a depender das preferências.

Uso cosmético da salsa

Além de todas as aplicações que a planta pode ter para a saúde e também na culinária, a salsa também conta com benefícios para a beleza porque pode ter um uso cosmético. Devido à sua capacidade antioxidante, a salsa é altamente indicada para depurar o organismo, o que garante a remoção de resíduos que podem provocar inchaços.

Também facilita para a retirada de excesso de oleosidade da pele, reduz manchas marrons, elimina cravos, diminui a aparição de acne e melhora a cicatrização de feridas. Geralmente para essas finalidades a salsa é usada para o preparo de máscaras que são colocadas na pele.

A salsa e o Feng Shui

Algumas plantas são indicadas para o Feng Shui pois possuem uma energia muito positiva. Por isso, é indicado que se tenha algumas em casa para atrair boas energias para o ambiente. A salsa pode ser considerada para essas questões porque é uma planta com muitas aplicações.

Em geral, ela é usada para esses destinos para ambientes como a cozinha. Nesses espaços, são colocadas outras ervas junto com a salsinha, que garantem a sensação de paz e de boas energias que é buscada pelo Feng Shui. Portanto, também é muito positivo utilizar as salsinhas para essa finalidade.

Como plantar salsa: aproveite os benefícios desse tempero maravilhoso!

Mulher sentada, regando a salsa dentro de casa.

A salsa, além de ser um tempero incrível e cheio de sabor, muito apreciado pela culinária, também é uma planta cheia de boas energias e pode ser usada para melhor o ambiente. Isso acontece porque assim como a maioria das plantas usadas pelo Feng Shui, ela tem a capacidade de filtrar as energias ruins, garantindo um ambiente muito mais positivo.

As suas aplicações são diversas e a salsa é importante para vários setores da vida, como a saúde e a beleza devido às suas propriedades de alto valor. Por isso, vale a pena investir no plantio dessa erva cheia de benefícios e positividade.

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos