Cerca viva com flores: descubra quais são as melhores plantas!

Cerca viva com flores: descubra quais são as melhores plantas!

Você está pensando em fazer uma cerca viva no seu jardim? Confira aqui as melhores opções de plantas para deixar o seu jardim ainda mais encantador e belo.


Descubra o que é cerca viva e seus usos!

Banco de jardim de madeira em frente a uma cerca viva com flores roxas.

A cerca viva é um muro formado por plantas ou arbustos que são plantados para delimitar determinada área. Existem diversos tipos de plantas que são voltadas para essa finalidade, já que tendem a se agarrar a uma superfície e cujas mudas crescem em conjunto, se unindo umas às outras.

As plantas para cercas vivas crescem na vertical e devem atingir uma altura mínima de cerca de 2 metros. Elas são muito usadas no paisagismo de casas, estabelecimentos comerciais e principalmente em áreas rurais, para delimitar o terreno de sítios e chácaras.

A cerca viva também é conhecida por sebe, e sua aparência varia bastante de acordo com a planta escolhida, já que durante o seu período de floração, ela pode assumir várias cores e aspectos diferentes. A seguir, confira dicas de plantas para cultivar e formar uma sebe ou cerca viva em sua casa.

Melhores flores e plantas para cerca viva

Existem plantas específicas que, devido ao sentido de seu crescimento (vertical), às condições necessárias para seu desenvolvimento e também ao seu porte, são consideradas as melhores espécies para montar a sua cerca viva. Veja logo a seguir, quais são elas e garanta a sua.

Amor-agarradinho

Flores da espécie Amor-agarradinho na cor rosa.

A Amor-agarradinho é uma ótima planta para compor uma cerca viva. Com belas flores cor de rosa, ela chama bastante atenção devido à sua beleza e também se adapta muito bem ao Sol pleno, o que ajuda muito na hora de cultivá-la como uma cerca viva.

Os cuidados com a Amor-agarradinho são bem simples: basta plantá-la em um solo bastante fértil, fazer a rega entre 1 e 2 vezes por semana (aumentando a frequência durante o verão) e podar a sua cerca quando a planta começar a crescer em demasia. Assim, você garante que a sua cerca viva fique sempre rosa, já que essa planta floresce durante todo o ano.

Primavera-arbustiva

Flores rosas da espécie Primavera-arbustiva dentro do resort.

Outra bela opção de planta para compor a sua cerca viva é a Primavera-arbustiva. Com flores cujas cores variam entre roxo, branco, rosa e vermelho, ela pode crescer na vertical, alcançando uma boa altura. Assim como a maioria das plantas usadas para cercas vivas, ela se desenvolve muito bem sob o Sol pleno e tolera a meia sombra.

Sua rega deve ser feita com pouca água, somente quando a terra estiver secando demais. Uma ótima característica da Primavera-arbustiva é que ela resiste muito bem ao frio. Por isso, se você quiser uma cerca viva em uma região mais fria, pode apostar nessa planta.

Murta

Flores da espécie Myrtus na cor branca, vista de perto.

Que tal uma cerca viva cujas flores brancas aparecem de vez em quando? Para um visual mais discreto e mesmo assim, muito bonito, invista na planta murta, que é uma das mais usadas para o paisagismo. A planta pode chegar a incríveis 9 metros de altura e forma uma cerca bem densa.

Seu fácil cuidado, característica que é comum a todas as cercas vivas, chama bastante atenção. O principal cuidado com essa planta é a rega, que deve ser feita com frequência, principalmente durante a primavera e o verão. Quanto ao solo, é suficiente que ele seja preparado com areia e matéria orgânica, já que deve estar sempre bem drenado e fértil.

Tumbérgia-arbustiva

Flor roxa da espécie Thunbergia erecta no jardim.

Para uma cerca viva com flores roxas, vale considerar investir em mudas de Tumbérgia-arbustiva. Suas flores nascem com frequência, o que garante mais cor para a cerca ao longo do ano. Ela atinge mais de dois metros de altura.

A Tumbérgia-arbustiva atrai muitas borboletas, o que é ideal caso você goste da presença delas em seu jardim ou quintal. Além disso, ela é uma planta de fácil cuidado, que deve ser regada todos os dias somente durante o período de desenvolvimento. Quando a planta já está adulta, a rega pode ser mais espaçada. Para a plantação, basta ter um solo fértil.

Laurotino

Flores da espécie Laurotino na cor branca, vista de perto em um dia ensolarado.

A Laurotino é uma planta arbustiva cujas flores se dividem entre tons de vermelho e branco. No verão, a planta produz frutos ovais, em tom azul escuro. No entanto, eles são tóxicos e não devem ser ingeridos.

Se você tem animais em casa, o cuidado deve ser constante durante essa época. O porte da Laurotino é ideal para compor cercas vivas, já que varia entre 2.5 m e 3 m. Ela precisa de regas todos os dias durante o primeiro mês de desenvolvimento.

Depois de adulta, a planta pode ser regada entre duas ou três vezes na semana. Para plantar o Laurotino, a terra deve estar bastante fértil. Além disso, vale reforçar a adubação a cada seis meses para que ela continue forte.

Camélia

Cerca viva de Camélias na cor rosa.

A Camélia é uma planta de definitivamente deve entrar em sua lista de considerações na hora de fazer a sua cerca viva. Com lindas flores que se assemelham a rosas, embora tenham muito mais pétalas, a Camélia pode ser rosa, vermelha, branca ou lilás.

Durante a época de floração, as belas flores nascem uma ao lado da outra, o que torna essa planta arbustiva ainda mais bonita. A Camélia exige regas mais frequentes, mas evite encharcar o seu substrato.

Além das regas, vale borrifar água pela sua extensão em alguns dias da semana (mas atenção: a Camélia não gosta de água calcária). O solo para o seu plantio deve ser úmido, mas bem drenado e rico em matéria orgânica.

Buxinho

O Buxinho é uma planta que exibe flores amarelas durante o período de floração, que ocorre entre janeiro e maio. No entanto, devido às podas frequentes, as suas flores não são muito vistas, e ele acaba sendo mais conhecido por produzir uma madeira dura, usada na fabricação de instrumentos musicais.

Além disso, essa planta é uma das mais comuns para a criação de cercas vivas, já que a sua floração é bem discreta, o que é ideal para quem quer uma cerca sempre verde. O Buxinho deve ser regado frequentemente, mas o seu solo nunca deve ser encharcado. Ele se desenvolve bem em Sol pleno e deve ser mantido longe de animais domésticos, já que suas folhas são tóxicas.

Podocarpus

Cerca viva de Podocarpos em um jardim.

Outra planta cujas flores não aparecem muito é a Podocarpus, que pode chegar a até 12 metros de altura e produz frutos roxos e vermelhos, muito atraentes para os pássaros. O Podocarpus prefere climas quentes e se desenvolve bem sob o Sol pleno. A rega deve ser frequente, mas a planta prefere um solo seco a um solo encharcado, o que pode fazer com que ela deixe de se desenvolver.

As regas moderadas e as exigências mínimas para o plantio tornam o Podocarpus uma planta de fácil cuidado, ideal para compor a sua cerca viva. Mantenha seus animais domésticos longe da planta, que pode causar diarreia e vômitos quando ingerida.

Azaleia

Azaleia florescendo em árvore (Rhododendron simsii Planch).

Com flores cujas cores variam entre tons de rosa e vermelho, a Azaleia é uma ótima opção para a sua cerca viva, já que sua beleza enche os olhos de qualquer um. A Azaleia pode atingir até 2 metros de altura quando cuidada corretamente.

Quando o assunto é o solo ideal para plantio, a regra válida para a maioria das cercas vivas é a que conta: a Azaleia se desenvolve bem quando o seu solo é úmido, mas bem drenado, e rico em nutrientes. As regas da Azaleia não precisam ser constantes. O ideal é observar as suas folhas: quando elas murcham, está na hora de regar. O solo nunca deve ficar seco demais.

Sansão do campo

Flores da espécie Sansão do campo na cor branca, vista de perto.

As flores da Sansão do campo (ou Sabiá) raramente são vistas, o que a torna uma opção para quem quer uma cerca viva que fique sempre bem verdinha. A planta não é muito exigente quanto aos cuidados: ela tolera bem o Sol pleno e pode ser plantada em qualquer tipo de solo, desde que ele seja bem drenado.

Ela aguenta bem os períodos de seca, mas o seu solo não deve ser encharcado durante as regas, que podem ser mais espaçadas. Uma das características dessa planta que mais a tornam apta para compor uma cerca viva é a capacidade de resistir a podas drásticas. Por isso, você pode alterar o formato ou tamanho de sua cerca quando quiser.

Viburno

Cacho de flores da espécie Viburno na cor branca.

O Viburno exibe folhas verdes escuras e flores branquinhas, que nascem em conjunto formando círculos grandes, que se espalham por toda a extensão da cerca viva durante o período de floração.

O solo ideal para o cultivo dessa planta deve ser fértil e rico em matéria orgânica, além de bem drenado. Um pouco de acidez é bem-vinda. Ao contrário das demais cercas vivas, o Viburno cresce melhor em ambientes mais frios. No final do inverno, a adubação deve ser reforçada.

A planta se desenvolve bem sob o sol pleno e também na meia sombra. As suas regas devem ser frequentes, mas sem deixar o solo encharcado. Quando adulta, as regas podem ser mais espaçadas.

Lilás

Flores da espécie Lilás na cor roxa, vista de perto.

A cerca viva formada pela planta Lilás é um verdadeiro charme, principalmente para quem gosta de tons de roxo. Com flores mais claras ou mais escuras, a planta é ideal para quem trazer beleza ao jardim.

A planta Lilás deve ser cultivada em um solo fértil e drenável, que também seja rico em matéria orgânica e que pode ser um pouquinho ácido. Ela se desenvolve muito bem no frio e até precisa dele para florescer por isso, não é recomendada para locais muito quentes.

As regas dessa planta devem ser suficientes para que ela se mantenha fresca e não devem encharcar o seu solo. Antes de regar, observe o estado das folhas para ver se estão murchas.

Buxus

Planta da espécie Buxus na costa do Mar Mediterrâneo.

O Buxus são pequenos arbustos de origem europeia, na qual tornou-se muito utilizada em jardins, por ser o principal instrumento da técnica de topiaria (que é a arte de podar plantas em formas ornamentais). Podendo deixar seu jardim com um toque clássico e único.

Esta espécie é muito resistente a pragas e doenças, mas não está isento de contrair e sofrer danos, tais como, Mofo branco, Cochonilhas, Mosca-das-frutas, podridão das raízes, entre outros.

Ela requer alguns cuidados específicos para se desenvolver da melhor forma, sendo preferível cultivá-las em zonas frescas e externas, podendo alcançar no seu habitat, entre 2 a 8 metros de altura.

Salgueiro

Pequeno salgueiro no campo, em um dia ensolarado.

Se você quer um arbusto vivo de aparência um pouco mais selvagem, o Salgueiro é uma planta bastante interessante. De porte grande, o tipo mais comum de salgueiro pode alcançar 25 metros, mas existem variações de arbustos (como o Holly Willow e o roxo) que são mais baixos.

O Salgueiro requer regas frequentes para se desenvolver. Além disso, ele é recomendado somente para locais onde possa ser mantido sob meia sombra, já que é sensível à exposição excessiva ao Sol. Além disso, a planta se desenvolve muito bem quanto mais fértil for o solo. Por isso, vale reforçar a adubação de vez em quando.

Loureiro

Loureiro prestes a florescer em um jardim, vista de perto.

As folhas de louro são comuns no Brasil e têm tudo a ver com um clima mais tropical. Por isso, vale considerá-las se você quer uma cerca viva que não exiba muitas flores e se mantenha sempre verdinho. O Loureiro se desenvolve melhor à meia sombra e é resistente a um frio de até -12ºC.

Por isso, se você mora em uma região fria, vale inclui-lo na lista de plantas para seu jardim. O solo para sua plantação deve ser fértil, úmido e bem drenado. Durante o verão, o Loureiro deve ser regado com frequência, principalmente se as folhas começarem a exibir um aspecto seco.

Euonymus alatus

Pequeno arbusto Euonymus alatus com folhagens avermelhadas.

Se você gosta de vermelho, vai amar a euonymus alatus. Embora ela seja mais popular fora do Brasil, a planta também pode ser considerada para compor a sua cerca viva.

A melhor época para essa planta é o outono, quando suas folhas exibem um tom de vermelho-alaranjado intenso. Para garantir o crescimento dessa planta, o solo deve ser bem drenado e fértil. A rega também não deve ser exagerada, já que o substrato dessa planta não deve nunca ser encharcado.

Os cuidados com essa planta são tão simples que ela nem ao menos requer podas - pelo contrário, pode enfraquecer caso elas sejam feitas. No entanto, ela continua bonita, mesmo sem essa manutenção.

Ligustrum

Flores da espécie Ligustrum na cor branca em um jardim.

O Ligustrum exibe belas flores brancas que se espalham entre as folhas resultando em um belo contraste. Esse arbusto pode chegar a até 4 metros de altura bem rapidamente, o que o torna uma boa opção para uma cerca viva. O Ligustrum se desenvolve muito bem sob o Sol pleno e atrai muitas borboletas.

Além disso, ele pode ser podado de várias maneiras diferentes. Ele deve ser plantado em uma terra bastante fértil e com manutenção esporádica do adubo. Assim como a maioria das outras plantas para cercas vivas, o Ligustrum deve ser regado moderadamente. Jamais encharque a terra.

Bambu

Cerca viva de Bambus em um jardim.

O Bambu é uma planta extremamente conhecida no Brasil e que pode ser muito boa para uma cerca viva sem flores coloridas. Isso porque a floração do Bambu somente dá origem a novas mudas de Bambu e ocorre em um período que varia entre 30 e 100 anos.

Diferente das demais plantas que são comumente usadas como cerca viva, o Bambu não se desenvolve bem sob o Sol pleno, mas sim sob a sombra ou na meia-luz. A sua rega deve ser espaçada e é necessário evitar o uso de água da torneira. A terra do Bambu nunca deve ficar muito seca, nem muito molhada.

Juniperus

Fruto roxo da planta Juniperus.

Outra planta arbustiva comumente usada como cerca viva é a Juniperus. Conhecida também como Junipero sueco, essa planta pode chegar a 15 metros de altura quando adulta.

Ela costuma se desenvolver melhor quando plantada em um solo fértil e rico em matéria orgânica, mas ela não é uma planta exigente e se adapta a solos pobres também. A rega da Junipero nunca deve ser excessiva. Essa planta exige um local bem luminoso, com bastante Sol.

Forsythia

Cerca viva de Forsythias no tom amarelo, em um jardim.

Que tal uma cerca viva que exibe um belíssimo tom de amarelo durante a sua época de floração? As flores da Forsythia são ideais para uma cerca que chama atenção. Por aqui ela é conhecida como sino dourado devido ao formato de suas flores.

Essa planta é bastante comum na Europa e na Ásia, mas pode se desenvolver bem no Brasil caso os devidos cuidados sejam tomados. O solo para a Forsythia deve ser fértil, rico em matéria orgânica e sempre bem drenado. As regas devem ser diminuídas durante o inverno.

Ilex

Planta da espécie Ilex cheia de frutos vermelhos no jardim.

O Ilex é uma planta que exibe pequenos e redondos frutos vermelhos, o que pode ficar bem bonito em uma cerca viva. Embora bonitos, esses frutos podem ser tóxicos e por isso, não devem ser comidos por humanos e nem por animais.

Essa planta é cultivada sob o sol pleno e também sob a meia sombra. Ela precisa de um local úmido para se desenvolver adequadamente. E também, é indicado cultivá-la em ambiente protegido de vento. O solo deve ser fértil, bem drenado e sempre úmido. Quanto mais matéria orgânica no adubo, melhor.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas cercas vivas

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre as cercas vivas com flores, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Tenha uma linda cerca viva em sua casa usando estas espécies!

Mulher sênior sorridente com óculos e cabelos grisalhos admirando uma cerca viva.

Agora que você já conhece tantas espécies diferentes de plantas para a sua cerca viva, que tal começar a cultivar a sua favorita? São várias cores e estilos diferentes para embelezar a entrada de seu quintal ou jardim.

Antes de plantar a sua cerca viva, no entanto, não se esqueça de considerar os cuidados necessários para cada tipo de planta, a relação custo-benefício e a necessidade ou não de poda para manter a boa aparência da cerca. Algumas plantas podem ser radicalmente podadas até ter formatos diferentes, outras não.

Sempre que necessário, mantenha a planta saudável reforçando a adubação, mas somente caso a espécie escolhida precise. Seguindo essas instruções, a sua cerca viva se manterá por muito mais tempo.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos