Como plantar cacau: com semente, cultivo, características e mais!

Como plantar cacau: com semente, cultivo, características e mais!

Neste artigo falaremos tudo sobre o cacau, desde o cultivo, particularidades, benefícios e curiosidades sobre esse fruto tão consumido no Brasil.


Como plantar cacau: fruta tropical nativa do Brasil!

Um fruto de cacau com várias sementes ao redor em uma planta

O cacaueiro, árvore da família das esterculias, é originária da América Central e do Sul e é a principal matéria prima da indústria do chocolate. O cacau tem o formato de uma amêndoa e possui cerca de 20 a 40 sementes. A maior parte das plantações está localizada nas regiões Norte e Nordeste, principalmente nos estados da Bahia e Pará.

Após o plantio, leva de quatro a cinco anos para o cacaueiro florescer, e apenas uma parte dele vai fertilizar e dar frutos. Estes frutos são colhidos pelo menos duas vezes ao ano, sendo a colheita tradicional de final de outubro a abril do ano seguinte, mas podem ser colhidos no decorrer do ano.

Após a colheita, os frutos serão cuidadosamente cortados para preservar as sementes. O cacau é muito benéfico para a saúde, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e de proteção cardíaca. Quanto maior o nível de cacau, maiores os benefícios.

Como plantar o cacau

As mãos de alguém tocando o fruto do cacau na árvore

O cacau é um dos produtos agrícolas fundamentais para a economia do país. Todavia, seu cultivo não é tão fácil quanto parece, pois requer certos cuidados para garantir uma boa produtividade e a qualidade final. Para saber mais sobre como plantar cacau, acompanhe o post a seguir.

Como plantar cacau por semente

Para plantar cacau por semente, primeiramente você deve remover as sementes de um cacau maduro, lavá-las e deixá-las secar na sombra. Em seguida, utilize um saco plástico para colocar as areia, substrato vegetal ou até húmus de minhoca.

Feito isso, adicione cerca de uma ou duas sementes por saco. Mantenha a areia sempre úmida. Após isso, dentro de um período de 15 dias, os brotos estarão aparecendo. Mantenha na luz natural indireta por cerca de duas a três horas. Por fim, aguarde o fortalecimento para poder transferir para o solo permanente.

Como plantar cacau por muda

No que diz respeito ao plantio, tem duas escolhas: iniciar a plantação com sementes ou com mudas. Caso você queira escolher plantar com as sementes, opte pelas sementes do fruto que consumiu, ou adquira em lojas de produtos naturais, de jardinagem ou até mesmo feiras, porém atente-se para a qualidade das sementes.

Já caso prefira plantar com as mudas, deve acompanhar o processo das sementes quando for selecionar as mudas, portanto, busque por um fornecedor confiável ou adquira em um viveiro ou lojas de jardinagem que possuam um selo de qualidade.

Melhor época para plantar o cacau

O período ideal para a plantação do cacau precisa ser no começo da estação das águas, ou seja, na primavera. Vale lembrar que o cacaueiro não tolera a ausência de chuva, visto que é um fruto de clima tropical, com altos níveis pluviométricos. Contudo, na plantação, é necessário abrir vários buracos com uma profundidade de aproximadamente um centímetro. Também necessitam muito de adubação antes do depósito das sementes ou das mudas.

Como cultivar o cacau

Ferramentas de jardinagem ao ar livre e ervas

O cacaueiro é semeado em pequenos lotes de terra sob a copa das florestas tropicais. São geralmente plantados com bananas, palmeiras ou seriguelas para que estes possam fornecer sombra e proteção contra o vento. Para saber mais sobre como cultivar o cacau, acompanhe o post a seguir.

Solo ideal para plantar cacau

A fim de assegurar os nutrientes indispensáveis ao crescimento robusto do cacaueiro, o solo precisa dispor de uma fertilidade elevada. Tendo em vista que o fruto cacau se desenvolve naturalmente em florestas tropicais, ele requer solos que estejam frescos, úmidos e sejam ricos em matéria orgânica. Há também uma outra sugestão referente ao solo, que é o seu pH, devendo ser básico, permanecendo por volta de sete, não podendo permanecer nem abaixo, muito menos acima desse índice.

Irrigação para o plantio do cacau

O melhor método de irrigação para a plantação de cacau é a irrigação por gotejamento. A irrigação por gotejamento tem obtido resultados favoráveis no aumento da produtividade do cacau. Ela possibilita uma economia considerável de água, de fertilizantes, de mão de obra e até de energia.

Além do mais, essa tecnologia de irrigação por gotejamento também facilita o controle de nutrientes através da fertirrigação, que nada mais é do que uma técnica que usa a água da irrigação a fim de levar fertilizantes até a plantação e da nutrirrigação, que também é uma técnica para fornecer soluções saudáveis através do gotejamento.

Adubo e fertilizantes para plantar cacau

Um adubo produzido a partir da casca do cacau, sendo, portanto, um adubo orgânico, auxiliando no crescimento do cacaueiro. A cada tonelada de ‘amêndoa’ seca, produz aproximadamente seis toneladas de casca, onde precisam ser bem lavadas e cortadas em tamanho pequeno.

Normalmente, depois de 120 dias as cascas iniciam a liberação do potássio junto com outros nutrientes. A produção de fertilizantes naturais para o cacaueiro é desenvolvida também através de excrementos bovinos, com o objetivo de deixar melhor a qualidade dos frutos aumentando assim a produtividade.

Pragas e doenças do cacau

No Brasil, as doenças fúngicas que mais afetam o cacau são a vassoura de bruxa, a podridão parda e a doença do facão. A vassoura de bruxa é bem severa, atingindo cerca de 90% da área de produção, resultando em produção reduzida e impossibilidade de cultivo. A sua propagação acontece sobretudo através do ar, como também através da chuva. Desse modo, caso haja dias chuvosos ou secos, sua disseminação será relativamente maior.

O controle dessa doença é realizado com a retirada das partes da planta afetada. Já se a podridão chegar a plantação do cacau e não for contida, pode ocasionar mais de 30% de perdas. A doença pode ser vista em qualquer posição e estágio de progresso do fruto. O controle da doença é realizado por meio de colheitas frequentemente, retirada de frutos contaminados, retirada de casqueiros, além de poda e drenagem do solo e diminuição de sombras.

Por fim, a doença mal do facão é propagada através de um inseto denominado de Xyleborus spp (coleobroca) e feridas deixadas durante a poda, desbrota e capinação. O controle da doença se dá com muito cuidado nas operações de poda e colheita a fim de evitar prejuízos mecânicos antes do cultivo.

Clima para o cacau

O cacau é produzido em climas quentes, como na região Nordeste do Brasil. A temperatura perfeita para o cultivo do cacau deve ser mantida entre 23º C e 25º C. Outro fator básico para um ótimo desenvolvimento da plantação é o nível pluviométrico, que precisa ser mantido por volta de 1250 mm por ano. Além do mais, a cultura do cacau precisa receber uma boa luz solar no decorrer do dia.

Luminosidade para o cacau

Em relação a iluminação, o ideal é plantar cacaueiros em um local onde haja pelo menos seis horas de luz solar diárias. Os cacaueiros necessitam de arborização para estarem protegidos da luz solar, ou seja, quanto mais jovem for a planta, mais sombra ela necessitará. Geralmente, as sombras podem ser temporárias ou até permanentes.

A sombra temporária e a permanente precisam ser implementadas em torno de seis meses a um ano antes da plantação do cacau. Aconselha-se a permissão de entrada de cerca de 25% a 50% da luz durante a primeira fase de desenvolvimento da muda. Conforme a plantação for se desenvolvendo, a quantidade de luz solar precisa ser ampliada para 70%, devendo ser realizada desbastando e podando as espécies utilizadas como sombra.

Poda do cacau

A poda é uma das práticas destinadas a modelar a estrutura do dossel do cacaueiro, aprimorando a ventilação e a iluminação e impedindo o auto sombreamento dos ramos do dossel, além da invasão do dossel ou alterações amplas na altura das plantas. Há três tipos de poda: de formação, de produção e a fitossanitária.

A poda de formação é feita nas plantas ainda novas, que são plantadas em locais novos, junto com as plantas férteis. Tem por objetivo formar a copa com três a quatro galhos principais, formando outras copas.

A pode de produção é feita já em plantas adultas, férteis, que tenciona deixar o formato da planta ideal para a produtividade, atentando para a altura e largura de forma que não haja cruzamento entre os galhos de plantas próximas ou até mesmo da próprias planta, impedindo o auto sombreamento.

A poda fitossanitária é fundamental para controlar pragas e doenças, visto que tem como intuito a remoção de galhos secos, doentes ou contaminados por pragas. É muito importante no controle da doença vassoura de bruxa, retirando os galhos atingidos, verdes ou secos.

Manutenção do cacau

A manutenção do local de plantação inclui principalmente corte manual quatro vezes ao ano e/ou corte químico duas vezes ao ano; controle de pragas quando preciso, somente durante os surtos e acompanhar o nível de perda econômica, a fim de impedir a utilização indevida de inseticidas.

Deve também realizar a poda de formação, ajustando o nível de área foliar, uma vez por ano, checando e retirando materiais contaminados com qualquer doença, durante o ano todo e realizando a colheita, que atenda as necessidades de cada plantação.

Características e curiosidades sobre o cacau

A fruta do cacau em uma árvore

O cacaueiro possui cerca de 6 a 12 metros de altura. Suas folhagens podem atingir por volta de 30 cm de comprimento. As folhas velhas são removidas de vez em quando e trocadas por novas folhas de tom avermelhado. Para saber mais sobre as características do cacau, veja mais a seguir!

Época da colheita do cacau

A época de colheita do cacau acontece a partir do segundo ano de cultivo. No entanto, o pico de produção inicia no quinto ano de plantação. Ainda assim, todos os requisitos pertinentes para o bom desenvolvimento dos frutos precisam ser respeitados, como a utilização de sementes e/ou mudas robustas. Além de boas condições de clima e solo, fertilização e irrigação corretamente, bem como outros tratamentos de cultivo. A safra do cacau ocorre duas vezes por ano, a cada cinco, seis meses.

Cacau na culinária

O cacau possui várias utilidades, incluindo o uso da polpa e das sementes. pode-se conseguir fazer suco e geleias da polpa, assim como também pode consumi-la diretamente. Possui um sabor adocicado e ligeiramente azedo, é necessário retirar as sementes ao consumi-lo.

As sementes também podem ser usadas, tanto que dela se origina o chocolate. Além do mais, há outras possibilidades, como a fabricação de nibs de chocolate na forma mais pura, assim como o cacau em pó que pode ser utilizado em receitas como o achocolatado.

Tipos de cacau

Há três tipos de espécies de cacau, que são: Forasteiro, Criollo e Trinitário. Forasteiro é um tipo de cacau que tem um elemento de nome cotilédones no tom púrpura, possuindo também na composição antocianina, sendo comercialmente o mais produtivo. O Criollo é um tipo mais suave, visto que não existe a presença de antocianinas, que é responsável pelo sabor intenso).

Além do mais, também tem cotilédones brancos, portanto é tido com qualidade superior ao forasteiro. O Trinitário é um tipo que possui cotilédones, os tons variam de branco ao púrpura, resultado do cruzamento entre os tipos forasteiro e criollo. Suas sementes variam de amarelo meio pálido ao roxo escuro.

Características do cacau

O cacau é um fruto do cacaueiro, sua árvore pode chegar a medir de cinco a oito metros de altura e de quatro a seis metros de diâmetro de copa. Contudo, essas medidas podem acabar sendo ultrapassadas em decorrência dos elementos ambientais.

Ele exibe uma forma alongada, possuindo sulcos. A coloração do cacau é diversificada, bem como as diferenças entre as espécies e no decorrer do amadurecimento. A coloração dos frutos muda do verde ao roxo e do amarelo ao laranja. As sementes são cobertas através de uma polpa muito mucilaginosa de coloração branca.

Origem do cacau

O cacaueiro é uma planta que tem origem na Região Amazônica, sendo plantada desde o século XVII. Os colonizadores espanhóis descobriram o cacau por entre as florestas chuvosas na América Tropical. Porém, quem verdadeiramente já havia descoberto esse fruto foram os índios, os astecas no México e pelos Maias na América Central. O cacaueiro era denominado de cacahuatl e era visto como sendo uma planta sagrada.

No México, os astecas pensavam que um profeta de nome Quatzalcault era quem havia ensinado o povo a como plantar e utilizar o cacau como um alimento, além de ser uma planta de ornamento a fim de deixar a cidade Talzitapec mais bela. Durante a plantação, eram realizados rituais religiosos.

Informação nutricional do cacau

O fruto cacau é rico em vários nutrientes, sendo muito benéfico para a saúde, e consumindo cerca de 100 gramas da fruta, estará ingerindo cerca de 19,4 g de carboidratos, 1,0 g de proteínas e de fibra alimentar 2,2. Há ainda 12,1 mg de cálcio, além da vitamina C 13,6 mg, fósforo 9,3 mg, magnésio 24,6 mg, lipídios 0,1 mg, ferro 0,3 mg, potássio 71,6 mg, zinco 0,6 mg, tiamina B1 0,3 mg e sódio 0,7 mg.

Benefícios do cacau

Uma senhora feliz e segurando alguns frutos de cacau em uma caixa

O cacau é um fruto que é classificado como um alimento funcional, pois se consumido de modo regular e controlado traz vários benefícios para a saúde. Acompanhe o post a seguir e saiba mais sobre os benefícios desse fruto tão brasileiro.

Faz bem para o intestino

O cacau auxilia na regulagem da flora intestinal, pois contém as substâncias flavonóides e catequinas, que juntas servem como um alimento para as chamadas bactérias probióticas, que são fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Os flavonoides e catequinas, quando alcançam o intestino grosso, aumenta a capacidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são as denominadas bactérias do bem e muito benéficas para a saúde.

Previne problemas neurais

Consumir o fruto cacau ajuda na melhora da memória e no combate de uma demência em um futuro distante, tudo isso porque esse fruto é extremamente rico em elementos que agem proporcionando a saúde dos nervos neurais, deixando muito melhor a circulação sanguínea, além da cognição e a memória.

O cacau por ser rico em flavonoides amplia a capacidade do fluxo sanguíneo na região cerebral, que é responsável pela memória, bem como o consumo desse antioxidante auxilia a tornar melhor as funções cognitivas, como o raciocínio por exemplo.

Combate o estresse e melhora o humor

O fruto cacau é rico em elementos que ampliam a produção de serotonina, que é um hormônio responsável no favorecimento do bom humor. Aliás, alguém ingeriu um chocolate e ficou mais feliz de modo instantâneo? Pois o cacau é responsável por essa sensação.

Além do mais, o cacau também é rico em magnésio, substância que é perfeita para combater o estresse, a ansiedade, a depressão e a insônia. Em vista disso, consumir cacau moderadamente é muito vantajoso na prevenção de várias doenças.

Combate o colesterol alto

Por ser um fruto rico em antioxidantes, auxilia a controlar os índices de colesterol circulante, ajudando assim a impedir a deposição de gordura nos vasos sanguíneos, atuando na prevenção de placas de ateroma, bem como no desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

O colesterol elevado pode acabar provocando diversos problemas cardíacos, desse modo, ao inserir o cacau na alimentação, o fruto auxilia na redução dos níveis elevados de colesterol no sangue. Além do mais, o cacau também contém um elemento chamado ácido oleico, que é encarregado no combate de doenças cardíacas e até mesmo radicais livres em abundância.

Previne a trombose

É um fruto que inclui um elemento na composição denominado flavonol, esse elemento ajuda muito na prevenção da doença de trombose, que nada mais é do que a constituição de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias nas pernas e nas coxas. Esse coágulo faz com que o fluxo de sangue fique bloqueado, provocando um inchaço e muita dor na região. Por conta disso, o fruto do cacau ajuda contra o desenvolvimento dessa doença.

Previne anemia e diabetes

O cacau é um fruto extremamente rico em ferro, atuando na prevenção da anemia, bem como também atuando na prevenção da anemia ferropriva, que é provocada pela carência de ferro no sangue. O cacau também age no organismo combatendo a resistência de insulina, por conta dos antioxidantes. Além do mais, grande parte das pessoas têm consciência de que a resistência à insulina se dá diretamente pelo desenvolvimento da doença diabetes.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do cacau

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar cacau, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Comece a cultivar cacau em casa e se beneficie do fruto!

Pessoa colhendo frutas de cacau

O fruto cacau é extremamente rico em vários componentes como vitaminas, sais minerais, antioxidantes e os fitoquímicos naturais, sendo muito benéfico para a saúde tanto do corpo quanto do cérebro. Neste artigo, você pode aprender como se cultivar a planta do cacau, além de dicas sobre o cultivo, solo, clima, irrigação e poda.

Além disso, também aprende sobre alguns benefícios que o cacau traz para a saúde. Assim como qualquer outra fruta, o cacau faz muito bem, portanto, pegue todas as dicas e informações dadas neste artigo e comece ainda hoje a cultivar o cacau em casa e se beneficie do produto, que é uma verdadeira joia rara.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto