Como limpar seu guarda-roupa: passo a passo, como tirar o mofo e mais!

Como limpar seu guarda-roupa: passo a passo, como tirar o mofo e mais!

Ter um guarda-roupa limpo é essencial para manter o bom estado de suas roupas, por isso, confira neste artigo dicas para uma boa limpeza e organização.


Por que limpar seu guarda-roupa?

Mulher de costas olhando seu guarda-roupa

Limpar o seu guarda-roupa é ideal para garantir não só a organização das roupas, tornando mais fácil encontrá-las, mas também para mantê-las em bom estado, já que a organização impede o acúmulo de poeira, mofo e sujeira.

Com a limpeza certa, você garante que as roupas que não usa mais sejam aproveitadas por outra pessoa, abrindo espaço para peças novas e deixando o móvel menos poluído visualmente. Se você demora muito para encontrar as roupas certas para sair, a solução pode estar em uma boa limpeza e organização de seu guarda-roupa.

Existem diversos jeitos diferentes de arrumar um guarda-roupa satisfatoriamente, mas o mais comum consiste em retirar as roupas do móvel para limpá-lo bem e, depois, recolocá-las organizando de acordo com a frequência de uso de cada uma. A seguir, confira dicas importantes para garantir a limpeza e a organização de suas roupas.

Passo a passo de como limpar o guarda-roupa

Amontoados de roupas com cabides no topo em frente a um guarda-roupa

Seguir um passo-a-passo para a limpeza do guarda-roupa pode facilitar muito o processo e deixá-lo mais rápido. Se você não dispõe de muito tempo, pode usar as dicas certas para deixar o local de suas roupas sempre organizado. Confira dicas bastante úteis logo a seguir.

Remova todas as coisas do guarda-roupa

Remover todos os itens do guarda-roupa é essencial para deixar o ambiente vazio e enxergar melhor o que precisa ser feito. Além disso, ao retirar as peças do guarda-roupa, você visualiza melhor o que tem e o que não tem, tornando a organização ainda mais fácil.

Além de visualizar melhor tudo o que tem, ao retirar as roupas do guarda-roupa você pode usar produtos específicos para fazer a limpeza das prateleiras, removendo poeira e mofo. Não se esqueça de retirar também os sapatos e os acessórios das prateleiras antes de fazer a limpeza.

Separe roupas e sapatos que você não usa

Separar as roupas e os sapatos que você não usa, além de abrir espaço no guarda-roupa, permite que você doe esses itens para que outras pessoas possam fazer bom uso deles. Você também pode vender as peças para algum brechó próximo de sua casa ou na internet, caso queira.

Ao fazer isso, você impede que as peças não usadas ocupem espaço em seu armário, o que pode melhorar bastante a organização e deixar as peças que são realmente usadas em seu campo de visão. Assim, você pode até reencontrar uma peça que gosta bastante, mas que acabou ficando esquecida debaixo das que você não usa. O mesmo vale para os sapatos.

Deixe organizadas as peças que vão voltar ao armário

Uma vez que você já tenha separado as roupas que não vai mais usar, está na hora de voltar as que são usadas para o armário – mas não se esqueça de fazer a limpeza das prateleiras e da parte interna das gavetas antes.

Comece dobrando as roupas uma a uma e pendurando no cabide as que devem ser penduradas. Você pode organizar por maior ou menor frequência de uso, por “roupas de sair” e “roupas de ficar em casa” ou até mesmo de acordo com a cor de cada uma das peças (peças escuras em uma gaveta e peças claras em outra, por exemplo). Fica a seu critério.

Tire as gavetas do seu guarda-roupa

Retirar as gavetas do guarda-roupa é uma boa maneira de garantir que elas sejam limpas corretamente. Além disso, você pode verificar se a gaveta está em bom estado, se existem cupins nela ou se elas estão mal posicionadas nos trilhos – o que pode deixá-los tortos a longo prazo.

Lembre-se de não guardar uma quantidade de roupas maior do que as gavetas suportam. Isso pode fazer com que elas fiquem mal posicionadas nos trilhos. Sempre que possível, distribua bem o peso das roupas em diversas gavetas e nos cabides.

Deixe separado o que você vai precisar

Existem roupas, sapatos e acessórios que precisamos usar com mais frequência, seja para ir ao trabalho, para estudar ou simplesmente porque eles são nossos favoritos. Por isso, é interessante que eles fiquem sempre à vista.

Mantê-los ao alcance permite que você os encontre facilmente, sem precisar mexer nas outras roupas ou nos outros sapatos, bagunçando-os. Além disso, deixar esses itens mais acessíveis ajuda a economizar tempo na hora de se arrumar para sair.

Como é a limpeza do guarda-roupa

A limpeza do seu guarda-roupa não precisa ser uma tarefa difícil. Você pode usar itens como flanelas úmidas e produtos perfumados para garantir que ele fique limpo e cheiroso – lembre-se que o cheiro usado para limpar o móvel pode ser o mesmo transferido para as roupas, já que elas ficarão fechadas nele.

Essa limpeza pode ser frequente ou acontecer apenas algumas vezes. O ideal é que ela ocorra toda vez que as roupas começarem a ficar com o popular “cheiro de guardado” ou que as prateleiras fiquem sujas e empoeiradas. Se você notar a presença de mofo, deve aumentar a frequência da limpeza.

Como limpar a parte interna

Para limpar a parte interna do guarda-roupa, use uma flanela macia. Materiais abrasivos ou a parte da frente da bucha de lavar louças podem arranhar as portas, gavetas e prateleiras. Além disso, existem produtos que devem ser evitados, como a água sanitária, que pode manchar as roupas.

O ideal é que a parte interna fique sem poeira. Por isso, use uma flanela ou um espanador para mandar todo o pó embora e, consequentemente, deixar a parte interna mais limpa.

Como limpar a parte externa

Já para a parte externa, vale usar uma flanela com um produto específico para lustrar a madeira do guarda-roupa. No entanto, se a parte externa do móvel tem espelhos ou vidro, evite usar esse tipo de produto, já que ele pode sujar ainda mais o vidro ao invés de limpá-lo.

Usar um pano macio reduz drasticamente a chance de errar na hora de limpar o seu guarda-roupa. Se ele for de madeira maciça, vale usar óleo de peroba para mantê-lo sempre brilhante. Já, se ele for de outra cor, mantenha produtos específicos para madeira, mas que não sejam necessariamente à base de óleo.

Como limpar as gavetas e prateleiras

Para limpar as gavetas e as prateleiras, vale usar um pano macio umedecido e um produto de limpeza para remover toda a sujeira. Vale lembrar, porém, que as gavetas devem estar completamente secas antes que as roupas voltem para elas. A parte externa das gavetas também deve ser limpa. Para isso, você pode usar uma flanela com o mesmo produto de limpeza usado para as portas da parte externa do móvel.

Como limpar guarda-roupa com espelho

A limpeza dos espelhos e da parte de vidro dos guarda-roupas não deve ser limpa usando óleos ou qualquer outro produto usado para limpar madeira e retirar a poeira das superfícies, já que isso pode sujar ainda mais os vidros ao invés de limpá-los.

Para fazer a limpeza dos vidros, use uma flanela úmida, seca ou passe um pouco de detergente neutro com água em temperatura ambiente e, com o auxílio de outra flanela úmida, retire completamente o produto. Deixe secar e, depois, remova o restante das manchas com uma flanela seca.

Como remover o mofo

Existem diversas opções de produtos para remover o mofo do guarda-roupa e de vários outros móveis. A mistura caseira mais usada consiste na mistura de aproximadamente 250 ml de vinagre branco e 1 colher cheia de bicarbonato de sódio. Depois, é só passar a mistura usando um pano macio, retirando todo o mofo.

Você também pode comprar um produto que já é feito para retirar mofo de superfícies. Eles são vendidos em supermercados, pet shops, lojas de materiais de construção ou pela internet. Os valores diferem de acordo com a marca e com a quantidade do produto.

Como organizar seu armário

Existem diversos modos de organizar o seu armário, que diferem de acordo com seu gosto pessoal e suas necessidades. Além da dica sobre deixar os itens mais usados sempre ao alcance da visão, você também pode usar outros métodos para garantir que o seu guarda-roupa fique bem arrumado.

Sempre use cabides. Eles são essenciais não só para roupas que amassam mais fácil, mas também para retirar o excesso de peças das gavetas. Além disso, separe as roupas íntimas e roupas de dormir das peças que você usa no dia-a-dia, que podem ser organizadas por cor, utilidade (calças em uma gaveta e saias no outro, por exemplo) ou frequência de uso.

Dicas para manter seu guarda-roupa limpo

Um balde com vários objetos de limpeza (luvas, esponjas, pano, recipientes)

Além de dicas para limpar o seu guarda-roupa, você também pode se beneficiar de instruções para manter o seu guarda-roupa sempre limpo. Confira algumas delas e deixe a sua rotina ainda mais fácil.

Use produtos que absorvem a umidade

A umidade pode ser uma inimiga na hora de manter o guarda-roupa limpo e as roupas cheirosas. Felizmente, existem produtos específicos que absorvem a umidade, que são feitos à base de minerais e cloreto de cálcio. Eles são vendidos em pequenos potes com buraquinhos na tampa e podem ser encontrados por cerca de R$ 10 em supermercados ou online.

Você também pode fazer um antimofo caseiro para colocar no seu guarda-roupa: comece furando um pote pequeno de iogurte ou outro recipiente do tipo (faça vários buraquinhos). Depois, coloque sal grosso e insira esse pote dentro de um maior. Finalize tampando o pote maior com um filtro de papel e insira o recipiente no seu guarda-roupa.

Limpe regularmente seu armário

Manter a regularidade da limpeza dos armários é importante para garantir que eles não acumulem a sujeira a longo prazo. Por isso, tente sempre limpar as prateleiras com um pano úmido e um produto com bom cheiro.

Outra dica interessante é deixar as portas do armário abertas de vez em quando, aumentando a ventilação do guarda-roupa. Isso ajuda a prevenir o cheiro de mofo e impede que você tenha que ficar lavando as suas roupas com mais frequência do que gostaria.

Evite produtos químicos

Evite o excesso de produtos químicos na hora de fazer a limpeza do seu guarda-roupa. Produtos como cândida, desinfetante e cloro devem ser evitados, já que podem manchar as suas roupas e, além disso, deixa-lás com um cheiro muito forte.

Quanto mais neutros forem os produtos, melhor. Isso permite que você use itens específicos para deixar o guarda-roupa com um cheirinho bom, sem que as roupas sejam manchadas ou fiquem com um cheiro forte de produtos de limpeza. Lembre-se: o guarda-roupa é um móvel que fica muito fechado e, por isso, qualquer cheiro diferente dentro dele irá consequentemente se espalhar pelas roupas.

Só use esponjas macias para limpeza

Evite o uso de superfícies abrasivas para limpar o seu guarda-roupa, já que isso pode danificar o móvel e arranhar a tinta ou o verniz da madeira. Use a parte de trás da bucha de lavar louças, flanelas ou outros panos macios ou até uma escovinha de cerdas macias caso seja necessário esfregar alguma sujeira.

Não coloque força excessiva na hora de limpar o seu guarda-roupa e nem encharque demais os panos na hora de limpar as prateleiras, portas ou outras partes do móvel. Use um pouco de sabão neutro caso seja necessário, mas remova depois e certifique-se de que a superfície está seca antes de guardar suas roupas novamente.

Só guarde suas roupas quando estiverem totalmente secas

Outra prática que pode prejudicar muito a manutenção das suas roupas é guardar as peças ainda molhadas. Isso pode fazer com que elas embolorem, além de deixar o guarda-roupa inteiro com um cheiro muito ruim – que com certeza será sentido por outras pessoas quando você usar uma roupa.

É essencial se certificar que as suas roupas estão completamente secas antes de pendurá-las no cabide ou dobrá-las. Peças que podem ser secas sob o Sol costumam ficar completamente secas ainda mais rápido, mas você também pode garantir que as roupas sequem na sombra, desde que o ambiente onde elas são penduradas seja bem arejado. Se você tiver uma secadora, vale considerar o seu uso em caso de urgência.

Deixe dentro do armário sachês aromáticos

Os sachês aromáticos são produtos muito interessantes para usar em seu guarda-roupa, já que são baratos e bastante práticos. Eles podem ser encontrados tanto em lojas específicas de utilidades quanto em supermercados ou na internet, em várias fragrâncias diferentes.

Deixar esses sachês espalhados pelas divisórias do guarda-roupa é uma boa forma de garantir que as suas roupas fiquem sempre cheirosas, especialmente se esses produtos forem usados ao mesmo tempo que um bom antimofo.

Deixe seu guarda-roupa sempre limpo com estas dicas!

Mulher sorridente e atrás dela um guarda-roupa

Agora que você já conhece uma série de dicas para limpar bem o seu guarda-roupa e garantir que ele fique sempre limpo, não hesite na hora de colocá-las em prática. Elas com certeza irão facilitar muito a sua rotina, além de evitar situações constrangedoras, já que as pessoas que moram em casas com mofo podem não sentir o cheiro de suas próprias roupas devido ao costume.

Mais do que garantir a limpeza, ter um guarda-roupa organizado promove o bem-estar e torna a sua rotina muito mais prática, uma vez que facilita o processo na hora de encontrar uma roupa, sapato ou acessório antes de sair. Ao se livrar das roupas que não usa mais, você também pode fazer uma boa ação e ajudar as pessoas que precisam.

Algumas dicas para a arrumação de seu guarda-roupa também podem ser aplicadas a outros móveis, ajudando a manter outras partes da casa limpas e melhorando a sua qualidade de vida.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Os 15 Melhores Monitores Gamers de 2022: AOC, BenQ, Acer, Dell e muito mais!

Os 15 Melhores Monitores Gamers de 2022: AOC, BenQ, Acer, Dell e muito mais!

Procurando um monitor gamer? Neste artigo, veja como escolher o monitor ideal para você e conheça nosso ranking com os 15 melhores monitores gamers de 2022!


As 15 Melhores Cadeiras Gamer de 2022: da ThunderX3, ELG e mais!

As 15 Melhores Cadeiras Gamer de 2022: da ThunderX3, ELG e mais!

Procurando a cadeira gamer que tenha o melhor custo-benefício do mercado? Veja aqui os melhores modelos da atualidade e como escolher o ideal para você!


As 10 Impressoras com o Melhor Custo-Benefício de 2022: HP, Canon e muito mais!

As 10 Impressoras com o Melhor Custo-Benefício de 2022: HP, Canon e muito mais!

Se você quiser aprender a como escolher uma impressora com melhor custo-benefício, acompanhe as dicas e o ranking com os 10 melhores produtos a seguir.


Os 10 Melhores Monitores 4K de 2022: ASUS, LG e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 4K de 2022: ASUS, LG e muito mais!

Procurando um monitor com boa qualidade de imagem? Neste artigo veja como escolher um monitor 4k para você e um ranking com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 12 Melhores Headphones Bluetooth de 2022: JBL, Sony E Muito Mais!

Os 12 Melhores Headphones Bluetooth de 2022: JBL, Sony E Muito Mais!

Em busca de um equipamento para turbinar a reprodução de sons? Neste artigo, te ajudamos a como escolher um entre os 12 melhores headphones Bluetooth de 2022!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação