Boldo chinês: benefícios, como cuidar e muito mais!

Boldo chinês: benefícios, como cuidar e muito mais!

Sabia que o boldo chinês é um remédio natural para problemas do estômago? Veja neste artigo os benefícios, precauções e como cultivar esta planta!


O boldo chinês traz benefícios para seu organismo!

Flores roxas de Boldo Chinês

O boldo chinês é uma planta medicinal com propriedades bastante benéficas ao seu corpo. Ele tem a capacidade de melhorar a digestão, contribui no tratamento de uma intolerância alimentar e até ajuda a emagrecer. Além disso, pode ser encontrado facilmente nos quintais e jardins brasileiros.

O cultivo do boldo chinês consiste numa tarefa simples e também não necessita de muitos recursos. Apenas alguns aspectos precisam ser observados para que você mantenha essa planta que cura na sua casa. Neste texto estão detalhados os benefícios e cuidados com o boldo chinês, por isso, continue lendo.

Informações básicas do boldo chinês

Arbusto de Boldo Chinês


Nome Científico

Plectranthus neochilus S

Outros Nomes

Boldinho, boldo-miúdo e boldo-rasteiro.

Origem
China e África
Porte

4 metros

Ciclo de Vida
Perene

Floração

Verão

Clima
Tropical, subtropical e mediterrâneo.


Plectranthus neochilus S é o nome científico do boldo chinês. Apesar disso, ele também é conhecido como boldo-rasteiro, boldinho e boldo-miúdo. O tamanho normalmente não ultrapassa 4 metros. Vive por várias décadas e embora forneça as folhas o ano inteiro, as flores aparecem somente no verão.

Benefícios do boldo chinês

Flor de Boldo Chinês em foco

Existem diversos tipos de boldos e algumas semelhanças entre eles geram equívoco quanto à espécie. Assim, o boldo chinês e o boldo do Chile, por terem as mesmas propriedades medicinais, são confundidos. Mais à frente será informado como diferenciá-los, porém, a seguir, você descobrirá alguns dos benefícios do boldo chinês.

Estimula o funcionamento do organismo

O boldo chinês tem propriedades medicinais e curativas para todos os tipos de distúrbios digestivos. Ele estimula a produção de bile (hormônio do fígado) e assim, favorece a eliminação de gorduras e redução do nível de colesterol alto. Evidentemente, isso tudo é extremamente bom para todo o corpo.

Além do mais, recomenda-se o consumo dessa planta principalmente para pessoas que sofrem de icterícia, cirrose e fígado gorduroso. A ingestão do boldo chinês ainda permite alterar a composição química da bile. Consequentemente, isso evita a formação de cálculos na vesícula biliar (doença hepática).

Ajuda na perda de peso

O boldo chinês contém vários componentes que promovem o emagrecimento como alcaloides, flavonoides e substâncias anti-inflamatórias. Esses elementos contribuem para o organismo acelerar o metabolismo, esvaziar o estômago, eliminar toxinas e diminuir o excesso de líquidos.

Melhora a digestão

O boldo chinês tonifica o aparelho digestivo e facilita a digestão. É um bom remédio para aliviar dores de estômago e combater cólicas intestinais. Por promover a expulsão de gases, é indicado em casos de distensão abdominal e flatulência ou meteorismo. Além disso, devido ao efeito laxante as folhas são úteis para problemas de constipação.

Ajuda com a gastrite

A ação dos alcaloides e propriedades adstringentes do boldo chinês estimula o equilíbrio da acidez do estômago, além de ainda ajudar a eliminar a azia. Por esses motivos, se torna um excelente remédio natural para reduzir os sintomas produzidos pela gastrite.

Alivia sintomas de intolerância alimentar

Existem alguns alimentos que devido à má digestão produzem excesso de gases, cólicas intestinais e, às vezes, dores. Graças às propriedades que o boldo chinês tem, tomar um chá dele quando esses sintomas da intolerância alimentar aparecem, diminui bastante o desconforto.

Melhora o intestino

O boldo chinês se trata de uma ótima solução natural para regular o funcionamento do intestino. Assim, quem sofre de prisão de ventre consegue controlar os episódios de constipação. Por outro lado, essa planta ainda é indicada no tratamento de flatulências e infecções intestinais.

Elimina fungos e bactérias

Além de infecções no estômago, o boldo chinês possui componentes que agem contra bactérias que afetam a garganta, pulmão, pele e ossos. Ele ainda consiste em um antisséptico natural antifúngico. Desse modo, contribui para o desaparecimento da micose de pele.

É antioxidante

O boldo chinês contém quantidades significativas de fenólicos como polifenóis e alcalóides. Isso é importante principalmente para evitar o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres. Entretanto, essas substâncias oferecem muito mais benefícios ao corpo.

Essas propriedades do boldo chinês têm vários efeitos positivos para a saúde como a proteção contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Além disso, também interfere no desenvolvimento de doenças relacionadas ao estresse oxidativo como, por exemplo, a diabetes e obesidade.

Melhora a ressaca

Após a ingestão excessiva de bebida alcoólica, o fígado produz substâncias que eliminam toxinas no corpo. Nesse processo aparecem os sintomas da ressaca como dores de cabeça, boca seca e mal-estar. O boldo chinês ajuda a remover essas substâncias do organismo mais rápido.

Sobre o boldo chinês

Close em folhas de Boldo Chinês

Será que a planta que você tem no seu quintal é boldo chinês? Como identificá-lo? Por ser um remédio natural tem efeito colateral? Pode ser consumido por qualquer pessoa? As respostas a essas questões estão nos tópicos seguintes, onde serão apresentadas as características e dicas de como ingerir essa planta.

Características da flor do boldo chinês

As flores do boldo chinês crescem em formato de espigas, algumas vezes com coloração rosa. No entanto, o mais comum é que sejam de cor roxa ou branca. Elas surgem mais no final do verão e resistem longos períodos até a haste cair ou perder todas as pétalas.

Diferente das folhas, as flores do boldo chinês não estão entre as opções de alimentos devido a substâncias tóxicas ao organismo. Apesar de toda beleza, elas também não se adaptam muito bem a ambiente com pouco sol como no interior das casas. Assim, o ideal consiste em apenas apreciar essas flores no seu jardim.

Como diferenciar dos outros boldos

A maioria dos boldos é bastante semelhante, porém não iguais. Então, para você saber que está diante de um boldo chinês observe primeiro as folhas. Elas devem ser pequenas e praticamente do tamanho da sua mão, levemente aveludadas e o contorno lembra um pentágono (figura geométrica de cinco lados).

As folhas do boldo do Chile são lisas e as flores são no formato de cacho, portanto é simples distingui-lo. O boldo brasileiro normalmente apresenta folhas largas que mal cabem na palma da mão e o formato lateral faz uma curva. Olhar essas características torna fácil identificar a espécie do boldo chinês.

Como usar o boldo chinês

A maneira mais comum de ingerir o boldo chinês é por meio do chá. Adicione uma pequena colher de sopa com folhas secas em uma xícara de água fervente. Cubra e deixe em repouso por cerca de 15 minutos. Por fim, coe e se não gostar do sabor, acrescente mel. Recomenda-se tomar essa infusão após as refeições, 3 vezes por dia.

Outro modo de consumo seria picar o boldo chinês e temperar leguminosas como feijão, ervilha ou pratos que, em geral, são de digestão difícil. Fora isso, você ainda pode experimentar fazer um suco. Misture uma colher de chá com um copo de água gelada e meio limão.

Efeitos colaterais do boldo chinês

Em doses excessivas, é possível que o boldo chinês cause sonolência, dor de cabeça, tontura ou vômito. Em grandes quantidades essa planta tem efeito narcótico, hipnótico e convulsivo. Então, nessas circunstâncias o boldo chinês gera o risco de o corpo sofrer de obstrução das vias biliares e possíveis diarreias.

Além disso, em pessoas sensíveis o boldo chinês, pode causar alergia na pele ou irritação da mucosa do estômago. Entretanto, se você consumir o equivalente a 3 xícaras de chá por dia e por menos de 4 semanas dificilmente sofrerá alguma reação adversa pela ingestão dessa planta.

Quem não deve usar?

Além de quem possui alergia, o consumo do boldo chinês é desaconselhável para aqueles que têm problemas de obstrução das vias biliares e doenças hepáticas graves. Também não se recomenda a ingestão dessa planta por pessoas que sofram de alguma doença renal.

Mulheres durante o período de gestação ou amamentação não devem engolir qualquer tipo de boldo, principalmente nos primeiros três meses de gravidez. Essa planta pode ocasionar problemas graves ao bebê. Além do mais, crianças menores de 12 anos devem evitar o consumo de boldo.

Como cuidar do boldo chinês

Jardineira cuidando de plantas em estufa

Num local com sol o boldo chinês praticamente se desenvolve sem a necessidade de cuidados. Basta o solo, o clima e a iluminação serem apropriados para isso acontecer. Contudo, algumas precauções ajudam no fortalecimento dele. Então, na sequência estão as melhores práticas para a sua planta se desenvolver com perfeição.

Luminosidade para boldo chinês

O boldo chinês adora receber muita luz, especialmente vinda diretamente do sol. Ele se desenvolve bem em jardins e quintais. Você até pode plantá-lo em vasos, no entanto terá de manter o recipiente em um local arejado como numa varanda, por exemplo.

O boldo chinês não tolera sombra e ambientes escuros, portanto não é possível cultivar essa planta dentro de casa. De qualquer maneira, ele fica muito bonito na entrada de residências e em canteiros de jardins. Principalmente, se o lugar onde estiver posicionado receber bastante sol.

Clima para boldo chinês

Temperaturas altas e amenas são as favoritas do boldo chinês. O máximo que consegue resistir no frio é até 10 graus Celsius. Ele apenas sobrevive em locais gelados, se houver uma estufa. Então, em invernos rigorosos, quando os termômetros marcarem em torno de 12 graus, você deve colocar o vaso dentro de casa.

Por outro lado, essa planta vive bem na seca e no calor com quantidades mínimas de água. Pode-se dizer que quanto mais quente o clima, melhor é para o boldo chinês. É por isso que você quase não terá que se preocupar tanto com manutenção depois que ele for semeado e começar a crescer.

Rega do boldo chinês

As regas devem ser espaçadas, elas apenas têm de conservar a umidade do solo. Assim, somente quando a estação estiver muito seca, a irrigação terá de ser aumentada. Em geral, umedecer o boldo chinês cultivado em vaso 3 vezes por semana durante o verão e entre 1 a 2 vezes por semana no resto do ano já é o suficiente.

Em caso de dúvida, verifique como está o solo inserindo, por exemplo, um pedaço de madeira fina ou um dedo na terra para comprovar se está seco. Caso seu boldo esteja em um local aberto como um jardim, a própria natureza deve fazer a rega. No entanto, se a chuva não aparecer por vários dias e o solo secar demais, molhe sua planta.

Solo ideal para boldo chinês

O boldo chinês prefere solos levemente úmidos, também requer terra ácida (pH 4 a 6) e pedregosa. O ideal é que a superfície tenha uma boa drenagem e seja rica em matéria orgânica. Ele ainda consegue crescer em solos calcários, porém as folhas ficam amarelas devido à falta de ferro.

Solos encharcados também não são adequados, pois o excesso de água causa apodrecimento das raízes. Quanto mais rica for a terra em resíduos orgânicos, melhor. Dependendo da fertilidade do local em que o boldo chinês está plantado, o desenvolvimento dele poderá ser mediano ou pleno.

Adubos e substratos para boldo chinês

Por se tratar de uma planta com propriedades medicinais, é aconselhável aplicar fertilizantes orgânicos durante todo o período vegetativo. Aliás, a adubação é essencial para que o boldo chinês forneça muitas folhas e bem poderosas. Entre os substratos naturais indicados estão esterco de boi curtido e esterco de aves.

Você encontra produtos com bons compostos orgânicos em lojas especializadas em jardinagem e agropecuária. Misturar o fertilizante na água de irrigação é o jeito mais prático de fortalecer essa planta. Uma vez por mês já é suficiente para você obter um boldo chinês bonito e saudável.

Manutenção do boldo chinês

Em geral, mesmo sem os devidos cuidados, o boldo chinês se renovará a cada estação. Desde que seja preservado em um local que o sol incida diretamente e o solo seja fértil. Essa planta é capaz de permanecer por um longo tempo sem que você conceda qualquer tipo de atenção a ela.

Contudo, as regas e a fertilização adequadas são alguns detalhes a serem utilizados para deixar essa planta mais resistente. Além disso, caso a região onde você mora as temperaturas costumam cair demais no inverno, nessa época é recomendável manter seu boldo chinês dentro de casa.

Poda do boldo chinês

O boldo chinês não necessita de podas profundas, basta você ficar atento ao crescimento e os cuidados necessários para ele se renovar ano após ano. Quando existe falta de ferro no solo, as folhas apresentarão cores amareladas. Nesse caso, fertilize a planta com esse mineral para que o problema não persista.

Essas folhas amareladas podem ser removidas com a mão, a partir da base do caule da folha. Se você não fizer isso com o tempo, essas partes danificadas cairão por conta própria. Essa queda das folhas também ocorre no outono, porém em pequenas quantidades, pois o boldo chinês se mantém com a folhagem por longos períodos.

Pragas e doenças comuns do boldo chinês

Entre as pragas e doenças mais frequentes de boldos em geral, estão os pulgões e alguns fungos como Phytophthora e Plasmopara viticola. Na presença deles, as folhas ficarão amareladas, murchas e com partes parecendo queimadas. Além disso, perderão o formato e terão buracos como se tivessem sido mordidas.

A Phytophthora pode ser removida com sabão de potássio, terra diatomácea ou armadilhas adesivas amarelas. Os fungos devem ser tratados com fungicidas misturados a água de irrigação do caule e do solo. No entanto, o regador deve ser controlado para evitar que a substância toque nas folhas e flores.

Propagação do boldo chinês

Para gerar um novo boldo chinês você precisará de apenas um galho. Use uma tesoura limpa para separar a haste da base. Feito isso, o próximo passo consiste em remover as folhas que estão perto da parte do galho que será enterrado na terra de um vaso ou jardim.

Após instalar a muda no solo, coloque uma estaca para sustentar a planta até que as raízes comecem a se desenvolver. Fora isso, não se esqueça de fertilizar e manter a rega principalmente se o solo estiver muito seco. A melhor época para o plantio é entre a primavera e o verão.

Não faça automedicação usando o boldo chinês!

Folhas verdes de Boldo Chinês

O boldo chinês é uma das plantas medicinais mais utilizadas, pois possui múltiplas propriedades benéficas para o corpo. Ele é útil, principalmente para o sistema digestivo, mas também contém várias qualidades que auxiliam na conservação da saúde do fígado e vesícula biliar.

Por outro lado, não é indicado para pessoas alérgicas, crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando e nem em doses altas. Cultivado em vaso ou na terra quase não necessita de cuidados e o plantio é mais simples ainda. Em resumo, se você for cuidadoso, o boldo chinês será um remédio natural valioso para você ter na sua casa!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas