Mussaenda rosa: como cuidar, características de sua flor e mais!

Mussaenda rosa: como cuidar, características de sua flor e mais!

A Mussaenda rosa é uma bela planta que pode ser usada para a decoração de sua casa. Veja neste artigo informações sobre a espécie, como cuidar e curiosidades!


Mussaenda rosa: um arbusto carregado de flores

Mussaenda rosa em foco

A Mussaenda rosa é uma planta arbustiva muito bonita, que pode ser usada para decoração da área externa de sua casa. Suas flores cor-de-rosa nascem abundantemente e se espalham pela extensão da planta, contrastando com as folhas em tom de verde escuro.

Essa planta pode chegar a dois metros de altura, o que a torna uma boa opção para formar pequenas árvores no jardim. Além disso, os cuidados com ela não são complicados: basta ter atenção à saúde das folhas para saber a hora certa de regar, adubar ou podar a planta.

A principal vantagem de ter uma Mussaenda rosa em seu quintal ou jardim é a beleza que ela pode trazer para a fachada da casa. As suas flores atraem borboletas e animais polinizadores, o que pode contribuir para o desenvolvimento das demais flores do jardim. A seguir, veja como ter a sua Mussaenda rosa e quais cuidados tomar para que o seu desenvolvimento ocorra de forma correta.

Informações básicas da Mussaenda rosa

Arbusto de Mussaenda rosa


Nome científicoMussaenda alicia
Outros nomesMussaenda-rosa, Mussaenda-arbustiva, Mussaenda-rosa-arbustiva
OrigemÁfrica, Ásia
PorteEntre 2.4 e 3 metros de altura
CicloPerene
FloraçãoVárias vezes no ano
ClimaEquatorial, tropical


A Mussaenda rosa é originária da África e de regiões da Ásia. Habituada aos climas equatorial e tropical, a planta não se desenvolve bem quando exposta em demasia ao frio e a geadas.

Essa planta floresce várias vezes ao longo do ano e, por isso, é ideal para uma aparência sempre bela em seu jardim.

Sobre a Mussaenda rosa

Mussaenda rosa florescendo

Se você se interessou pela Mussaenda rosa e quer ter essa pequena árvore em seu quintal ou jardim, existem algumas características e curiosidades a respeito dela que você precisa conhecer antes. Essas informações são importantes para a manutenção da planta.

A seguir, saiba mais sobre os possíveis usos da Mussaenda, o preço médio das mudas, sua época de floração e esclareça possíveis dúvidas antes de adquirir a sua.

Características da Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa foi gerada através de manipulações genéticas e é um híbrido das espécies Mussaenda philippica Aurorae e Mussaenda erythrophylla. As suas folhas são abundantes, de tom verde escuro e espessura aveludada. O mesmo vale para as flores, que exibem tons de rosa e amarelo.

Devido à sua estatura, essa planta é muito usada na fachada de residências e em jardins de estabelecimentos diversos. Ela pode ser plantada isoladamente ou em conjunto com outras árvores sem qualquer prejuízo.

A Mussaenda rosa requer cuidados extras durante o inverno, já que não é resistente ao frio. Por isso, durante essa época é necessário prestar bastante atenção ao aspecto de suas folhas e flores.

Época de florada da Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa floresce várias vezes por ano, mas a melhor época para sua floração é durante a primavera. A árvore arbustiva sempre exibe grande quantidade de flores, o que ajuda na hora de atrair borboletas e outros insetos que queiram polinizá-las.

A quantidade e a frequência das florações da Mussaenda podem aumentar ainda mais caso a planta seja bem cuidada e podada após a primavera. A atenção à rega e ao adubo da planta é fundamental.

Uso da Mussaenda rosa na decoração

A melhor decoração usando a Mussaenda rosa consiste no paisagismo dos jardins e áreas externas de sua casa. Você pode manter a planta próxima da área de entrada para garantir que as visitas tenham uma bela vista ao adentrar sua residência, por exemplo.

Combinar as flores da Mussaenda rosa com flores de outras cores também é uma boa forma de garantir que a decoração de seu jardim fique sempre colorida. Prefira árvores que floresçam em períodos próximos ao da Mussaenda para trazer mais cor ao jardim. Complemente a decoração com pedras e outros itens voltados para jardinagem, caso queira.

Preço médio da Mussaenda rosa

A muda da Mussaenda rosa custa, em média, R$ 40. A planta pode ser encontrada em lojas especializadas em materiais para jardinagem ou em sites da internet. Ela é uma planta um pouco mais cara, mas que floresce bastante - o que pode compensar o preço pago por ela.

Além disso, sempre é possível pegar uma muda da planta com um amigo ou conhecido que a tenha em casa. Isso ajuda a economizar na hora de compor o seu jardim com plantas bonitas e variadas.

Como cuidar da Mussaenda rosa

Jardineiro aparando plantas

A Mussaenda rosa não é uma planta muito exigente, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir que o seu desenvolvimento ocorra de forma adequada.

Se você quer adquirir uma muda da Mussaenda rosa para o seu quintal ou jardim, é importante seguir as dicas abaixo para evitar que ela murche ou se deteriore. Confira algumas instruções úteis logo a seguir.

Quando plantar a Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa deve ser plantada preferencialmente durante a primavera, época de temperaturas mais quentes, já que o seu desenvolvimento pode ser mais difícil em estações frias. É na primavera que a planta aproveita as melhores condições para o seu desenvolvimento e sua floração.

Prefira plantar a sua muda de Mussaenda em um ambiente mais quente, mas sem temperaturas extremas. É necessário que a muda recém-plantada receba cuidados mais atenciosos. Depois, vale verificar o aspecto das folhas caso haja alguma dúvida sobre o seu desenvolvimento.

Vasos para Mussaenda rosa

Os vasos para o plantio da Mussaenda rosa devem ser grandes, já que a planta forma uma árvore arbustiva e requer uma boa extensão para se desenvolver. Além disso, o vaso deve permitir que o substrato da planta seja bem drenado.

Quanto ao material, os vasos maiores tendem a ser feitos de barro. Por isso, o ideal é adquirir um vaso desse tipo para a sua Mussaenda rosa. Observe a parte de baixo para verificar se ele permite a drenagem.

Luz para Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa deve ser cultivada sob o Sol pleno. Locais com meia sobra podem permitir o desenvolvimento da planta, mas a sombra total pode atrapalhar ou até mesmo suspender o crescimento.

Essa necessidade de luminosidade faz com que a planta se desenvolva melhor em áreas externas da casa, como no jardim ou no quintal. Por isso, se você quer usar plantas para decorar as áreas internas da casa, escolha outra espécie, já que nem as necessidades nem o tamanho da Mussaenda rosa são fatores propícios para mantê-la em áreas internas.

Solo para Mussaenda rosa

O solo para plantação da Mussaenda rosa deve ser rico em matéria orgânica e regado continuamente, mas ao mesmo tempo bem drenado. A planta não se desenvolve bem em solo empobrecido ou em terras arenosas demais.

Uma boa dica é usar um fertilizante que pode ser encontrado em lojas de materiais de jardinagem ou enriquecer o solo com cascas de frutas e legumes. Não se esqueça de acrescentar adubo durante a primavera.

Rega da Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa não suporta crescer em uma terra encharcada. Por isso, a rega deve ser frequente, mas nunca excessiva. Certifique-se que a terra seja sempre bem drenada. Verifique o aspecto das folhas caso haja alguma dúvida a respeito da quantidade e frequência da rega: se elas estiverem amareladas ou secas, aumente a frequência.

Uma terra excessivamente molhada causa a propagação de fungos que podem prejudicar a saúde da planta, especialmente a longo prazo. Por isso, é importante manter os cuidados na medida certa.

Substratos e adubo para Mussaenda rosa

Existem substratos específicos para flores que podem ser bons para a Mussaenda rosa - e que contém diversos nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Já, se você quer fazer um substrato em casa para a sua muda de Mussaenda rosa, vale usar farinha de osso e esterco animal para enriquecer a terra, pelo menos a cada dois meses. Todos os anos, o substrato deve ser renovado para manter a saúde da planta.

Usando os ingredientes corretos e mantendo a periodicidade das regas, você não precisa de muito mais para garantir que a sua Mussaenda cresça bem.

Temperatura para Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa requer um ambiente de calor para crescer. Evite cultivar a planta em locais onde as temperaturas baixas sejam extremas, já que essa planta é de clima tropical e equatorial e, portanto, não está adaptada a regiões mais frias.

Ao final da primavera e antes do início do verão, quando as temperaturas começam a ficar mais altas, vale reforçar os cuidados da Mussaenda para que ela se desenvolva melhor. Isso porque essa temperatura é ideal para o seu crescimento.

Se você mora em uma região mais fria, pode tentar proteger a sua Mussaenda do clima usando garrafas PET e também cobrindo as flores com uma mistura de folhas secas e lenha. Você também pode cobrir a sua plantação usando uma lona de TNT, um lençol e até uma cortina de box.

Poda da Mussaenda rosa

A Mussaenda rosa aceita podas. Elas devem ser feitas após o principal período de floração da planta, que ocorre na primavera. Use uma tesoura de jardinagem para remover as folhas e flores que cresceram demais ou que não estão em bom estado.

As podas também podem ajudar na hora de evitar a propagação de fungos e pragas: é necessário retirar todas as partes da planta que tenham sido tomadas por eles.

Propagação da Mussaenda rosa

A propagação da Mussaenda rosa não é complexa: ela pode ser feita usando alporque e estacas. A melhor época para essa atividade é entre os meses de novembro e março.

O local onde a propagação acontece deve estar protegido por estufas. Você pode improvisar com uma estufa caseira para que a planta comece a se desenvolver, usando materiais simples como garrafas plásticas e cortando-as de modo que o calor possa se propagar dentro delas.

É possível encontrar vários tutoriais de DIY ensinando como fazer mini estufas caseiras usando materiais que você já tem em casa, o que permite economizar de forma inteligente a ainda garante a boa saúde das plantas durante os seus primeiros estágios de desenvolvimento.

Doenças e pragas da Mussaenda rosa

A Mussaenda é prejudicada pelo excesso de adubo, que pode ocasionar em fungos e doenças. Nessas casos, o ideal é podar as plantas e usar fungicidas específicos para plantas, que podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem.

Não se esqueça de que, caso as folhas e flores contaminadas não sejam removidas, os fungos podem alcançar a raiz da planta, fazendo com que ela apodreça. Além disso, tente manter a sua Mussaenda rosa afastada de outras plantas caso ela esteja contaminada.


Manter flores com fungos, pragas ou outros problemas perto das demais flores do jardim pode fazer com que elas também fiquem prejudicadas e morram. Por isso, é importante sempre se atentar a esse fator.

Problemas comuns com a Mussaenda rosa

Você não terá grandes problemas para o cultivo da Mussaenda rosa, desde que ela não seja plantada em um local frio. Caso isso ocorra, seu aspecto poderá ser bem prejudicado.

Além disso, a planta pode ser tóxica para passarinhos e atrair abelhas, que podem ser perigosas caso alguma pessoa da casa seja alérgica a elas. Fora esses, não existem grandes problemas para a plantação dessa espécie, que não é tóxica para cães, gatos ou humanos, e que também não apresenta problemas para outras plantas, desde que não esteja contaminada com alguma praga ou doença.

Manutenção da Mussaenda rosa

Não existem grandes segredos para a manutenção da Mussaenda rosa além dos cuidados com o solo, que deve ser adubado e fertilizado com certa frequência. Se você não se importa em ter certa rotina de cuidados, no entanto, pode cultivar a planta sem problemas.

A Mussaenda também requer podas periódicas e pode ser trocada de lugar caso o ambiente em que ela está localizada não recebe luz suficiente ou seja mais frio do que deveria. Por isso, se você pretende mudar a planta de lugar para garantir a sua saúde, tente plantá-la em um vaso grande, que poderá ser movido sem problemas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da mussaenda rosa

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da mussaenda rosa, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A Mussaenda rosa é um ótimo arbusto ornamental para seu jardim!

Mussaenda rosa no jardim

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Mussaenda rosa, que tal cultivar essa bela planta em casa e aproveitar os seus benefícios? As mudas podem ser adquiridas no Brasil com facilidade, já que a planta está habituada ao clima quente da maioria das regiões do país.

A Mussaenda é a planta ornamental ideal para decorar o seu jardim, mas também pode ser usada para formar uma bela cerca viva – mas você precisará de um número maior de mudas para tal. Uma boa dica para melhorar o custo-benefício consiste no uso de outras plantas, que são parecidas com a Mussaenda ou que não dão flores com frequência, para completar a cerca.

A Mussaenda também pode ser encontrada nas cores vermelho, branco, amarelo e dourado. Você pode plantar mudas de cores diferentes para aumentar ainda mais a beleza e o charme de seu jardim.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos