Como limpar filtro de barro: vela, dicas de limpeza e mais!

Como limpar filtro de barro: vela, dicas de limpeza e mais!

Tem um filtro de barro e quer limpá-lo de um jeito fácil? Confira neste artigo dicas para limpeza e manutenção, cuidados, curiosidades e benefícios dele!


Quer limpar seu filtro de barro? Saiba como!

Um filtro de barro na pia de mármore da cozinha.

Limpar o filtro de barro é sempre um evento muito marcante. Isso porque, sua composição o faz não necessitar de uma limpeza semanal, como outras partes da casa, e portanto não faz parte da rotina de todos. Porém, quem opta por ter um filtro de barro em casa sabe que, com o tempo, ele apresenta algumas impurezas na parte de fora ou mesmo em seu interior.

Por isso, é muito importante se atentar não apenas ao fato de é preciso limpar seu filtro de barro, mas em como fazer essa tarefa doméstica sem dificuldades e, o mais importante, da forma que mantenha o papel purificador do seu filtro, garantindo saúde e qualidade de vida para você e sua família.

Dicas de como limpar o filtro de barro

Indivíduo segurando uma esponja amarela de cozinha.

Para saber como limpar seu filtro com qualidade, é preciso entender primeiro quais são as principais características do filtro, a fim de entender melhor o que utilizar para cada problema que esteja ocorrendo no seu filtro.

Isso se dá porque, a depender da impureza ou mesmo decorrente das características da água da sua região, será necessário limpar o seu filtro de uma forma, ou de outra. Por isso, separamos abaixo tudo que você precisa saber para essa tarefa!

A limpeza da vela do filtro

A vela do seu filtro é o principal agente na purificação diária da sua água. Por ser feita de propriedades minerais específicas, como caulin mineral, filito, Poliestireno, policioreto de vinila e silicato de sódio neutro. Algumas velas contém até mesmo carvão ativado, material que auxilia a retirar odores desagradáveis que podem se manter na água, mesmo após filtrada.

Por isso, a limpeza dessa parte é muito importante. Por ser composta de materiais porosos, é essencial não utilizar materiais muito difíceis de retirar do seu interior, e isso inclui o sabão. É isso mesmo, para limpar a sua vela, apenas a esponja é necessária. As impurezas presentes nos minerais são fáceis de se retirar apenas com uma boa esfregada embaixo da água.

Caso você coloque sabão na esponja que vai lavar a vela, esse sabão demorará muito para sair do interior, sendo necessário passar ao menos 10 litros de água pela vela e jogá-los fora por conta do sabão. Afinal, em nenhum momento é recomendável o consumo dessa água contaminada.

Como limpar a estrutura do filtro

A estrutura do filtro é também o material que dá nome ao objeto: o barro. E assim como os minerais da vela, o barro também é um material poroso e que necessita de uma atenção especial para sua lavagem. Por isso, nada de lavar a estrutura do filtro da mesma forma que se lava a louça, ok?

Isso porque o barro também pode acumular em si resíduos de sabão, detergente ou mesmo de substâncias como sal e açúcar, que frequentemente se utilizam para lavar o filtro de barro. Para a lavagem da estrutura, seja no interior ou exterior, utilize uma esponja nova apenas com água, de modo a não contaminar o seu filtro de forma desnecessária.

Uma vez contaminado, a estrutura demora ainda mais tempo para se purificar com a passagem de água, já que diferentemente da vela, por onde a água passa frequentemente, o contato da estrutura com a água é superficial.

É necessário limpar o filtro de barro novo?

O filtro de barro novo também merece uma pequena atenção na hora de começar a utilizá-lo. Isso ocorre porque os materiais de decoração do filtro, como a tinta ou os adesivos colocados no seu exterior podem acumular na estrutura do barro, e a depender da frequência com que você utilize a água, poderá seu contaminada.

Porém, não é recomendado lavar logo de início. O ideal é apenas deixar esse filtro na beira da pia com a torneira aberta, e passar água por ele de forma contínua, despejando os primeiros litros de água filtrada pelo ralo. Após 3 passagens da capacidade completa do filtro, já é possível consumir a água sem problemas.

Aliás, muitas pessoas reclamam que o filtro de barro novo fornece uma água com gosto terroso. Não há problemas no consumo dessa água, mas caso você não goste, é possível passar ainda mais água pelo filtro até que o gosto de barro pare por completo.

O mofo do filtro de barro

O mofo do filtro de barro é uma característica comum, e não há muito o que se preocupar com o seu aparecimento, já que é um material orgânico oriundo do acúmulo de água, principalmente na base do filtro. Por isso, é natural que aconteça algumas vezes, e não há muito o que se fazer para que ele não surja. O mais importante é limpar sempre que esse mofo surge, e cuidar para que cada vez menos se acumule água na base.

Para limpar o mofo, é possível utilizar a parte amarela da esponja diretamente no seu local e nos arredores. Se preferir, descarregue toda a água e faça uma limpeza por completo, apenas com água.

Para dificultar o surgimento do mofo, busque não encher o filtro acima da sua capacidade. Isso porque, quando não há para onde a água da parte superior escoar, ela vaza pelas beiradas e se acumula na base. Assim, se atente à quantidade de água o filtro já tem para inserir mais.

Use o lado macio da esponja e evite o uso de produtos de limpeza

Como já sabemos acima, não é necessário o uso de produtos de limpeza para a limpeza do filtro. Ele é preparado para filtrar água e os sedimentos que ela contém sem necessitar de uma lavagem pesada com esses produtos geralmente destinados para retirar a gordura ou a oleosidade de diversos objetos.

Assim, como tratamos apenas de água, e que já vem tratada, ela não produz oleosidade ou gordura, mesmo com o passar do tempo. Um cuidado importante é deixar o seu filtro de barro longe do fogão, esse sim pode engordurar a parte exterior do filtro, que por ser poroso, pode passar para o interior e contaminar a água.

Tome cuidado com filtros decorados com pintura

Como sabemos, é muito comum os filtros virem com uma pintura decorativa, geralmente alguma linha vermelha para marcar a base da parte superior, ou mesmo alguma marcação da empresa que fabricou. Isso tudo é prejudicial para a qualidade de água e, se houver em excesso, poderá continuamente prejudicar a sua água potável.

Por isso, opte sempre pelos filtros menos decorados com tintas. É possível utilizar alguma capa de crochê para decorar, ou mesmo algum pano ao redor. Porém, a tinta é um material tóxico e deve ser evitado.

Cuidados com o filtro de barro

Refil de vela para filtro e copo de vidro com água, em um fundo branco.

Além das principais características, é preciso agora entender os cuidados que se deve ter para limpar o seu filtro de barro. Por isso, saiba abaixo qual a periodicidade, os métodos e as maneiras de se realizar essa limpeza, sem perigo para a sua saúde.

Troque a vela do filtro a cada 6 meses

A vela do filtro é um material que, como já sabemos, deve ser limpa apenas com água. Assim, mesmo que você goste de limpar com açúcar, essa substância entra pelos poros dos minerais e prejudica sua qualidade, ainda reduzindo a vida útil da vela.

Ainda que seja plenamente possível limpá-la com água, é também necessário trocar esse vela por outra nova a cada 6 meses. Essa é uma estimativa para uma casa de ao menos 3 ou 4 pessoas, com um consumo saudável de água. Por isso, lembre-se que, se a sua família for composta por mais pessoas, o uso mais frequente da água demandará uma troca mais frequente da vela.

Com qual frequência deve se limpar o filtro?

Além disso, a estrutura do filtro também demanda uma limpeza rotineira. Porém, a periodicidade pode variar a depender do local em que o filtro fica e também da composição da água tratada que chega até a sua casa.

Isso porque, ao deixá-lo por exemplo próximo à janela, esse filtro ficará mais exposto aos sedimentos trazidos pelo vento. E a composição da água pode acarretar em manchas brancas na estrutura, que não têm uma boa aparência.

Assim, prepare uma limpeza mensal para o filtro de barro, ao menos em sua parte exterior. A cada dois meses é necessário lavar também o seu interior, já aproveitando para passar uma esponja com água também na vela. Caso você perceba que seu filtro fica mais sujo que o usual, reduza o tempo entre as lavagens.

Como tirar o gosto do filtro de barro

Para retirar por completo o gosto de barro do filtro novo, bastante passar a água por ele e jogá-la fora. Para evitar desperdícios, é possível utilizar essa água para regar as plantas. Filtrando 3 ou 4 vezes a capacidade total do filtro, o gosto já desaparecerá. Repita o processo até deixar de sentir o gosto de barro na sua água.

Sobre o filtro de barro

Local de venda de filtros de barro, ao ar livro.

Agora que você já conhece as principais maneiras de lavar o seu filtro, saiba um pouco mais sobre sua composição, características e curiosidades. Confira a seguir, essas informações que podem auxiliar no manejo do filtro da sua casa.

O que é a camada branca que se forma do lado de fora do filtro de barro?

Aquela típica camada branca que se forma em volta do filtro nada tem a ver com o mofo. O filtro apenas mofa se houver acúmulo de água na sua base, e por ser na parte inferior, isso não atrapalha na qualidade da água.

Já essa camada branca é causada pela porosidade da argila. Assim, quanto mais sais minerais compuserem a água tratada, mais essa camada branca será visível. Esse fenômeno é chamado de eflorescência e não há dano nenhum para a saúde. Ainda sim, é possível retirá-la apenas com uma esponja com água.

O que causa pontos verdes ou pretos na cerâmica do filtro?

Os pontos verdes e pretos também aparecem devido à composição da água que chega até a sua casa, e são formados por fatores diferentes. Os pontos verdes surgem geralmente nos últimos dias para a lavagem da vela, e resulta do acúmulo de materiais orgânicos naturais presentes na água, como algas.

Já os pontos pretos são oriundos dos minerais que a água traz, por exemplo manganês. Para limpá-los, troque a vela do filtro com frequência e utiliza água na parte exterior do filtro.

O que são partículas pretas na parte debaixo do filtro de barro?

Como já havíamos dito, as partículas pretas na parte inferior do filtro sim podem resultar em problemas para a sua saúde, porque é ali que o mofo se acumula e se prolifera. E ainda que a parte inferior não tenha contato direto com a água, apenas por respirar o ar que tem contato com o mofo pode acarretar em problemas de saúde. Sendo assim, não deixe acumular água no seu filtro e limpe o mofo com água sempre que ele aparecer.

Como o filtro de barro purifica a água?

O filtro de barro purifica a água pois ela entre em contato com os minerais da vela, além da própria argila da estrutura. Ao passar por esse processo, diversos resíduos que não são detectáveis no tratamento da água pelo serviço público são retiradas, tornando-a própria para o consumo. Os minerais têm propriedade de atraírem para si as impurezas da água, resultando na sua limpeza.

Meu filtro está vazando pela torneira. Como arrumar?

A torneira do filtro de barro é um dos principais componentes que aparentam problemas com frequência. Isso porque o filtro é um material simples, mas o uso constante da torneira a desgasta.

Para arrumar, adquira uma nova torneira e esvazie o filtro. Retire a velha e rosqueie a torneira nova no mesmo lugar. É necessário inserir a torneira pelo lado exterior e, no seu interior, rosquear o fixador com uma pequena borracha para evitar vazamentos.

As principais vantagens de se usar um filtro de barro

Mulher bebendo água em um copo de vidro.

O filtro de barro tem diversas vantagens para o consumo humano. Suas características purificadoras, unidas ao seu visual elegante e clássico, o tornam um ótimo objeto de decoração. Confira a seguir, os benefícios de utilizar este maravilhoso filtro.

Água gelada

A argila é um material natural e que funciona como isolante térmico da água que é filtrada. Além disso, o lento processo pelo qual a água passa pelos minerais da vela proporcionam um água sempre fresca, saudável e gelada. Por isso, diferentemente do galão de água que vem no plástico, o seu filtro proporcionará uma experiência muito mais agradável.

Maior pureza

O filtro de barro é uma das maneiras mais indicadas para purificar a água que você consome diariamente. Sua propriedades de purificação natural via minerais se assemelha ao processo natural de filtragem da água em bicas, e configuram um dos métodos mais eficazes e que produzem as águas mais potáveis. Por isso, para quem se preocupa com a saúde, o filtro de barro é uma ótima opção.

Mais economia

Não é de se espantar que o preço da água que vem pela sua torneira diretamente da estação de tratamento é muito menor que o valor da água comprada via galões. Além disso, o filtro de barro funciona apenas pela ação da gravidade, e filtra com rapidez a sua água. E mais importante, o valor da vela e da torneira é bastante acessível, tornando esse objeto uma economia e um investimento de longo prazo para a sua saúde.

Pode ser usada como decoração

Além disso, seu visual vintage contribui para a saúde dos usuários de filtro de barro mais exigentes. Isso porque existem diversos tipos de filtro, de diversos tamanhos e visuais diferentes. Além disso, ao invés de tinta, muitos vêm com materiais decorativos que não contaminam a água, sendo esses os ideais para você.

Use as dicas e deixe o seu filtro de barro sempre limpo!

Filtro de barro e um copo de vidro, em um dia de sol.

Agora que você já sabe de todas as especificidades do filtro de barro, como limpá-lo, trocá-lo e manter o seu uso da melhor forma possível na sua casa, não deixe esse oportunidade passar e adquira o seu filtro de barro. Além de um visual muito bonito, ele apresenta o melhor custo-benefícios dentres as opções de consumo de água.

Todos esses fatores fazem do filtro de água um dos utensílios mais comuns e presentes na casa dos brasileiros, principalmente no interior. Porém, ele vêm tomando espaço também nas capitais, com seu fator econômico em alta. E você, o que está esperando para adquirir o seu?

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo