Flor beijinho: como cuidar, características e muito mais!

Flor beijinho: como cuidar, características e muito mais!

Você sabia que a flor beijinho é comestível? Confira neste artigo outras curiosidades, as principais características e como cultivar essa linda planta!


Flor beijinho: conheça essa maravilhosa flor!

Três flores beijinho no jardim

A flor beijinho também conhecida popularmente como “maria-sem-vergonha", é uma planta nativa do leste da África, trazida para o Brasil por escravos de uma região próxima da Quênia, Tanzânia e Moçambique, no qual adaptou muito bem ao clima tropical do nosso país, que rapidamente se espalhou invadindo as matas e reservas florestais, cobrindo mudas de espécies nativas impossibilitando o seu desenvolvimento, tornando-se uma daninha, em razão disso, muitas cidades brasileiras proibiram o cultivo desta flor africana.

Porém, é uma planta ornamental cultivado amplamente no mundo todo, principalmente para decoração e paisagismo, utilizados em vasos, bacias, jardineiras, canteiros e bordaduras de jardim, disponibilizando uma grande variedade de cores como, brancas, rosas, roxas, laranjas, vermelhas e bicolores, dando um efeito visual muito atraente. Leia nos próximos tópicos e conheça as principais características dessa planta encantadora!

Informações básicas da flor beijinho

Duas flores beijinho floridas


Nome científicoImpatiens
Outros nomes Maria-sem-vergonha, Flor beijinho, Beijo-turco 
OrigemLeste da África
PorteAté 50 cm de altura
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoAnual
Clima
Equatorial, Tropical e Subtropical

Seu nome científico é Impatiens, conhecida popularmente aqui no Brasil como flor beijinho, maria-sem-vergonha ou beijo-turco. É uma planta herbácea, da família Balsaminaceae, muito ramificada que pode atingir até 50 centímetros de altura. Seus caules são suculentos e suas folhas são verde escuras, as flores possuem uma grande variedade de cores e tamanhos, no qual é muito utilizada para compor projetos paisagísticos.

Uma planta ornamental com uma alta capacidade reprodutiva e se adapta facilmente a diversas condições climáticas da região sul e sudeste brasileiro, por isso, muitos a consideram como daninha, crescendo em áreas indesejadas e inibindo o crescimento de outras plantas.

Seu florescimento é anual e de fácil cultivo, crescem espontaneamente em solo fértil e bem úmido. Seu cultivo pode ser em sol pleno ou à meia sombra, como também em lugares sombreados com bastante luminosidade.

Como cuidar da flor beijinho

Ferramentas de jardinagem e um vaso com floras roxas

A flor beijinho é uma espécie de fácil reprodução. Existem mais de 1000 espécies diferentes de Impatiens, no qual a mais conhecida é a Impatiens Walleriana. Possui flores lindas e delicadas, encontradas em regiões úmidas tropicais e subtropicais. Leia a seguir e descubra as principais características da planta, curiosidades e os cuidados essenciais para mantê-la sempre bonitas e saudáveis.

Iluminação para flor beijinho

Assim como toda planta, a flor beijinho necessita de uma boa iluminação para se desenvolver. Essa espécie pode receber luz solar direta, porém, não é recomendado que fique exposta por muito tempo, pois suas flores podem queimar ou murchar. O ideal é deixá-la em local à meia sombra, mas caso seja cultivada em sombra total, a planta poderá ter dificuldade de florescer, portanto se optar em deixá-la em ambientes internos, coloque próximo a uma janela ou varanda no qual a planta consiga receber uma boa iluminação natural.

Temperatura ideal para flor beijinho

Por ser nativa de clima tropical úmido, ela se desenvolve bem em climas temperados com temperaturas acima dos 20° C e com alta umidade no ar. São sensíveis ao calor e em dias quentes será necessário realizar uma irrigação frequente. Não suportam climas extremamente baixos, portanto, em época mais frias transporte a planta para um local protegido de ventos e geadas, assim ela permanecerá durante os meses de inverno.

Melhor solo para flor beijinho

É uma planta muito versátil que se adapta a diversos ambientes, seu cultivo pode ser em vasos, bacias, canteiros, jardineiras ou diretamente no chão. Porém, antes de plantar a sua mudinha em seu local definitivo, prepare o solo com uma mistura de matéria orgânica e o vaso com uma boa drenagem.

Elas se desenvolvem em solos úmido, principalmente no verão e dias quentes, pois elas murcham em solo seco e podem apodrecer suas raízes com o substrato encharcados, além de motivar a doença do Míldio ou doenças fúngicas, portanto, ao realizar o plantio, certifique-se de que o solo seja rico em matéria orgânica com uma boa drenagem no vaso, para que a planta cresça e se desenvolva sempre saudável.

Adubação da flor beijinho

A planta beijinho é uma planta muito simples, de fácil cultivo que não exige cuidados especiais, mas se você optar em acelerar a sua floração, poderá aplicar uma adubação rico em fósforo ou adubos orgânicos como, esterco de gado ou galinha curtido, bokashi e húmus de minhoca, são ótimos para fortalecer e acelerar o desenvolvimento da planta.

Se preferir, poderá aplicar fertilizantes químicos diluídos em água a cada duas semanas, durante a estação da primavera e do verão. Porém, a utilização de fertilizante em excesso poderá impulsionar o surgimento de ramos compridos, se isso ocorrer, corte-os com uma tesoura aparando para estimular novas brotações e melhorar a aparência da planta, deixando-o mais uniforme.

Se busca os melhores adubos para suas plantas, não deixe de conferir também nosso artigo sobre os 10 Melhores Adubos para Flores, e escolha os melhores para sua flor beijinho.

Substratos para flor beijinho

Ao realizar o plantio, dê preferência ao substrato à base de turfa de boa qualidade, pois garantirá a retenção de água por mais tempo do que as terras pobres. A drenagem apropriada é fundamental para plantas em vasos, portanto utilize uma mistura de terra com perlita para aumentar a drenagem, evitando o acúmulo de água em suas raízes.

Durante os dias quentes e secos, a planta precisará ser regada com mais frequência. Se notar que a superfície do solo está seca, molhe-os para que não murchem e morram. Para um bom desenvolvimento, faça a irrigação sempre na base do solo para que as folhas e flores permaneçam secas.

Floração da flor beijinho

A floração pode durar o ano todo em regiões de clima quente, mas geralmente em épocas de inverno, a floração ocorre antes do verão. Apesar da planta se dar bem em ambientes internos, pode ocorrer da planta não estar florindo, a causa é exatamente o local onde ela está sendo cultivada. Experimente posicionar a planta em uma área que receba uma iluminação natural, isso irá encorajar o seu florescimento.

Outro motivo que poderá inibir o florescimento é a desidratação, a falta de água pode fazer com que a planta murche, portanto, lembre-se de sempre manter a umidade no solo. Ao plantar suas mudas, evite colocá-las próximas umas das outras, pois isso impossibilita o seu desenvolvimento, pois elas necessitam de espaço para crescer.

Pragas e doenças da flor beijinho

São plantas que podem ser infectadas pelo Míldio, uma doença causada por um grupo de patógenos chamada oomicetos (Oomycota), no qual existem vários gêneros que causam o míldio. Esses hospedeiros atacam principalmente as folhas das plantas, mas podem infectar os ramos e as flores.

O sintoma da doença é o aparecimento de manchas de coloração verde-claro ou amarela na parte de cima da folha, que depois necrosam e ficam secas e quebradiças. Outras doenças como, fungos e podridões são comuns aparecerem na flor beijinho, provocados por condições úmidas onde as plantas estão muito próximas umas das outras.

Pragas como pulgões, cochonilhas, mosca-branca, lesma, caracol e ácaros-aranha podem afetar gravemente a planta, no qual deverá ser removida. Infestações menores podem ser tratadas com pesticidas ou óleo de neem.

Poda da flor beijinho

Geralmente a planta não necessita de podas excessivas, elas são autolimpantes, no qual a própria planta removerá as plantas mortas e continuará desenvolvendo flores ao longo da temporada. No entanto, nos meses de julho a agosto é a época em que elas começam a ficar finas, então, corte os caules de aproximadamente 10 centímetros acima do solo, logo após o primeiro nódulo.

Como já mencionamos anteriormente, o excesso de fertilização poderá impulsionar o crescimento das plantas, fazendo com que elas fiquem “compridas”, isso irá estimular o seu crescimento antes do caule se desenvolver adequadamente, então corte na parte superior para melhorar sua aparência deixando-a mais uniforme. Uma outra dica muito interessante é fazer um beliscamento no ponteiro da planta, auxiliando no rompimento da dormência do ápice, no qual irá incentivar a sua ramificação.

Propagação da flor beijinho

A planta se auto semeia, pois elas possuem uma cápsula muito sensível que, quando maduras, com apenas com um leve toque se explodem, espalhando suas sementes e lançando-os para longe, logo, se propagam rapidamente em solos úmidos e férteis. Alguns jardineiros coletam as sementes das plantas no final do verão e iniciam a plantação no final do inverno, levando meses para começar a surgir as primeiras flores. Porém, o método de plantio de mudas por estaca é mais rápido e se propagam facilmente.

Plantio por estaquia

As mudas por estaquia é um método muito fácil para reproduzir novos exemplares da planta. Escolha os galhos mais altos e corte-as utilizando uma tesoura comum ou uma de poda, devidamente esterilizada com álcool, os galhos deverão ter aproximadamente de 10 a 15 centímetros de comprimento, abaixo das interseções de ligamentos, pois é neste local que ficam as gemas, região onde a planta irá tentar enraizar.

Com a estaca já cortada, retire as folhas inferiores, pois irão ficar enterradas no solo ou na água, como também as flores e os botões florais para que a planta não gaste muita energia, faça um picotes nas folhas superiores, induzindo e influenciando o enraizamento das estacas. Deixe em um recipiente com água aproximadamente de 20 a 25 dias e irá surgir raízes, então plante-a em vasos com substrato ricos em matéria orgânica e mantenha sempre úmido.

Características da flor beijinho

Várias flores beijinho lilás

A flor beijinho é uma planta muito versátil, se adapta facilmente em diversos ambientes, uma ótima opção para cultivar em jardins e locais à meia sombra. Conheça a seguir as principais características dessa planta.

As cores da flor beijinho

A flor beijinho possui uma variedade incrível de cores, desde tonalidade pastéis a cores mais vivas como, o branco, rosa, laranja, vermelho, roxo, amarelo, coral e até bicolores. Existem três variedades diferentes da espécie, sendo diferenciado pela cor e tamanho. É uma das plantas mais queridas pelos jardineiros, pois florescem o ano todo com milhares de variedades disponíveis para criar combinações infinitas ao jardim.

Morfologia da flor beijinho

As flores possuem pétalas macias, comummente solitárias em pedículos alongados com espora, cuja principal finalidade é para auxiliar na polinização. Apresentam 5 pétalas de aproximadamente de 2 a 5 centímetros de diâmetro, que podem ser de diversas cores. Algumas espécies possuem flores dobradas, muito bonitas semelhantes a uma mini rosa, porém são mais sensíveis em decorrência ao peso das flores. 

O uso da flor beijinho no paisagismo

Uma planta ornamental muito utilizada para compor projetos paisagísticos. Em comparação com outras plantas anuais, a flor beijinho tem um rápido crescimento. Com uma grande variedade de cores disponíveis para criar combinações em bordaduras de jardins, canteiros de flores, maciços e forrações. Uma planta cultivada amplamente no mundo todo, pelo fácil cultivo e propagação.

A flor beijinho na decoração

A flor beijinho é uma das variedades de plantas anuais mais populares para aquisição, por ser de fácil cultivo e baixa manutenção. Possuem flores brilhantes e alegres que iluminam qualquer ambiente. Você pode utilizá-las em floreiras, canteiros, bacias e vasos suspensos, colocando em varandas ou lugares à meia sombra protegidos do sol. São ótimos para enfeitar janelas, terraços e jardim que enriquecem o ambiente trazendo um clima de paz, alegria e harmonia.

Curiosidades da flor beijinho

Duas impatiens brancas no jardim

É uma espécie que possui cores vivas e vibrantes, além de serem ornamentais que decoram lares e jardim, também são plantas muito utilizadas na culinária. Descubra nos próximos tópicos algumas curiosidades interessantes da planta!

Significado do nome flor beijinho

Seu nome “Impatiens” é derivado do latim que significa “impaciente”, no qual, se refere ao modo explosivo que a planta espalha os seus frutos: ao amadurecer, o fruto se rompe arremessando suas sementes de maneira bem intensa, como um “beijo”, arremessando-os para longe e espalhando pequenas sementes de coloração amarronzada.

Com um pequeno toque a sua cápsula se rompe bruscamente espalhando os seus frutos, originado outro nome popular “não-me-toques". Essa plantinha é impaciente para ser tocada e finalmente explodir num “beijo” para florir e invadir outros espaços.

Flor beijinho é comestível?

Embora muitas pessoas não saibam, a flor beijinho é comestível, que pode ser consumida cruas ou cozidas, mas suas folhas devem ser evitadas, pois possuem ráfides de oxalato de cálcio que podem machucar a boca. Muito utilizada em saladas, bebidas, geleias, mousses e outras variedades gastronômicas. Suas sementes também podem ser consumidas cruas ou torradas, geralmente utilizadas na fabricação de pães ou saladas.

Flor beijinho floresce o ano todo?

É uma planta que pode florescer durante o ano todo em regiões quentes, em regiões frias florescem no final da primavera e no início do outono. É considerado uma planta anual, pois conforme passam os dias suas flores perdem a beleza, portanto, deve ser replantada frequentemente devido a essa limitação. Sendo possível realizar novas mudas através dos caules das plantas e replantá-las novamente.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor beijinho

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar de uma flor beijinho, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Flor beijinho: aproveite as floradas e embeleze seu ambiente!

Impatiens floridas em um vaso

A flor beijinho está presente no mudo todo, compartilhando sua beleza com flores lindas e delicadas muito utilizadas para decoração de lares e enfeitando jardins. Crescem espontaneamente em quase toda Serra Mar e se desenvolvem facilmente em solos férteis e úmidos. Se adapta naturalmente a diversas condições ambientais, porém não resiste a temperaturas extremas, o ideal é cultivá-la em ambientes com temperatura moderada.

Se você deseja obter uma planta anual, florindo o ano todo, com certeza a flor-beijinho é uma das melhores escolhas, pois é uma planta muito simples e encantadora. Possui uma grande variedade de cores, disponibilizando tons pastéis a cores vivas e vibrantes, sendo possível criar diversas combinações e deixar seu jardim com efeito visual muito mais atraente. Que tal iluminar seu jardim com essa linda plantinha? Escolha suas cores preferidas e faça combinações, certamente você terá um resultado incrível!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo