Cola para madeira: tipos como PU, termoplástica e muito mais!

Cola para madeira: tipos como PU, termoplástica e muito mais!

Está em dúvida de qual cola de madeira escolher? Veja neste artigo os diferentes tipos de colas e como você pode fazer a escolha correta.


Cola para madeira: como escolher?

Carpinteiro colocando cola em uma pedaço de madeira

Quando tratamos sobre como podemos unir pedaços de madeira, existem diferentes maneiras de execução, como o uso de pregos, tarugos de madeira e cola para madeira, comumente usado na carpintaria quando se busca uma maneira forte e uniforme para união de diferentes peças de madeira, não deixando pontos vulneráveis no ponto de junção.

Nesse artigo, vamos falar sobre a colagem de madeira. Dentro do mundo da carpintaria existem muitas siglas e nomes não presentes em nosso cotidiano que podem confundir quem procura utilizar a cola de madeira. A seguir vamos comentar sobre as colas mais comumente utilizadas e qual você deve utilizar para diferentes situações.

Tipos de cola para madeira

É essencial conhecer os principais tipos de cola para madeira disponíveis, pois cada projeto requer um material com características diferentes, utilizar a cola errada pode prejudicar o resultado final do seu projeto. Dito isso, vamos ver a seguir as colas mais utilizadas e em quais situações elas podem ser utilizadas da maneira correta.

Cola de Poliuretano (PU)

Um trabalhador usando uma cola de poliuretano para colar algo

Primeiramente vamos falar da cola de poliuretano, uma cola multiuso muito conhecida no mercado como Gorilla Glue, podendo ser utilizada para materiais como cerâmica, pedras, tecidos e madeira. Devido ao alto poder de aderência desta cola, devemos utilizá-la quando a preocupação principal do usuário é a resistência das juntas das peças de madeira.

Uma característica do poliuretano é sua resistência à água, podendo ser utilizado em peças que são expostas a umidade e chuvas. Outra característica da cola é sua expansibilidade, assim sempre tenha atenção que a cola pode sujar a suas peças de madeira, assim é recomendado a utilização do poliuretano quando a madeira não estiver na sua forma final, podendo em seguida lixar ou retocar a madeira.

Acetato de Polivinila (PVA)

A acetato de polivinila ou PVA é a cola para madeira uma das mais populares que existem, muito fácil de encontrar em qualquer loja de construção e que provavelmente você a possua em sua casa. A forma mais comum dessa cola é sua coloração amarelada com um aspecto de resina. Existem algumas variações do acetato de polivinila que podem ser úteis dependendo do seu objetivo.

Umas das marcas mais conhecidas da PVA é a Titebond, possuindo diferentes variações, a original não possui resistência a água, sendo mais recomendada para uso em espaços internos. Temos também a Titebond II e III, onde a diferença entre elas é apenas o nível de resistência à água, a II indicada para projetos que são expostos à água e a III indicadas para madeiras que podem ser submergidas em água.

Uma característica da PVA que pode ser considerada negativa para muitos é que a cola não é absorvida pela madeira, assim qualquer excesso de cola na superfície, pode ser visível caso a peça não seja polida.

Cianoacrilato

A cola de cianoacrilato ou cola instantânea é conhecida por ter um curto tempo de colagem e ser capaz de colar diversos materiais como vidros, cerâmicas, plásticos, borrachas e madeira, apesar disso, é indicado para peças menores ou lascas que não precisem de prensa para garantir uma maior aderência. Tenha em mente que por secar muito rápido, é difícil remover a cola após a aplicação, mas facilita bastante colar lascas, pedaços de madeiras menores que não precisam de pressão para assegurar a junção das madeiras.

Epóxi

Dois tubos de cola Epóxi

Outro produto que é muito conhecido é a Epóxi, uma cola que é uma combinação de dois produtos, uma resina e uma catalisador, uma mistura que solidifica a resina, assim quando misturadas, elas formam uma massa sólida, podendo ser utilizada tanto para unir ou até mesmo preencher espaços indesejados na madeira que estão danificadas.

Uma característica da Epóxi é sua resistência à água, ao calor e até mesmo raios ultravioletas, além de ser uma cola que possui alto poder de aderência, sendo aplicável para materiais como plásticos e metais. Tenha cuidado na hora da aplicação da cola, com as superfícies de aplicação secas e limpas e atenção na quantidade de cola, após a mistura da resina e do catalisador o processo de cura é irreversível.

Hide Glue

Como a própria tradução sugere, a Hide Glue é uma cola que tem a fabricação de origem animal. A cola normalmente vem em pequenos flocos, onde a embalagem pode ser aquecida em banho-maria, assim podemos utilizá-la quando a cola está em uma consistência mais pastosa e ainda quente.

Pelo fato da cola ser de origem animal e amolecer quando exposta ao calor, podemos separar as regiões coladas. Essa característica da cola pode ser útil e recomendado para projetos que você possa desmontar futuramente, realizar reparos e substituir peças de madeira.

Cola Termoplástica

A cola termoplástica, mais conhecida informalmente como cola quente, é um produto que tem diversas aplicações no dia a dia e é muito fácil de ser utilizada. É necessário primeiro adquirir uma pistola de cola quente, usada para derreter a cola, que é comumente encontrada em sua forma sólida e cilíndrica.

Como o próprio nome sugere, por ser uma cola que pode amolecer em temperaturas mais altas, tenha em mente não expor a sua peça a temperaturas altas na utilização da cola quente.

Cola de origem animal

Um tubo de cola em um fundo azul

Por fim, vamos comentar sobre uma cola tradicional, fabricada a partir do couro animal que é utilizada a séculos. Uma das suas principais características é sua capacidade de desfazer a cola apenas na aplicação de calor, o que pode ser um atributo muito útil para móveis em que temos a intenção de desmontar ou reconstruir no futuro, comumente usado na restauração de móveis antigos.

A cola de origem animal podemos achá-las em duas formas, líquida em tubo de cola e a outra versão mais tradicional é seu formato em grânulos, onde podemos aquecer o recipiente em uma panela de água, onde a cola derrete no seu aquecimento, sendo aplicável com um pincel em suas peças de madeira.

Sobre a cola para madeira

Um tubo de cola em uma madeira

Agora que vimos os diferentes tipos de colas de madeira, cada uma com suas respectivas características que podem ser utilizadas de acordo com o objetivo do usuário. Vamos identificar a seguir alguns pontos que podem melhorar a performance da adesão da cola e como determinar a cola ideal para o seu projeto de acordo com o seu objetivo e seu orçamento.

Não aplicar em madeira úmida

Para que a cola tenha o desempenho adequado para a fixação na madeira um cuidado especial que devemos ter é com a umidade que influencia fortemente no tempo de secagem da cola. Por exemplo, caso apliquemos a cola em madeira úmida, ou até mesmo uma madeira seca, porém está num ambiente com umidade alta, a fixação da madeira será mais lenta, prejudicando o resultado.

O processo de colagem na presença de umidade pode resultar em empenamentos e deslocamentos das peças de madeira. Assim, um cuidado simples, porém muito importante que devemos ter é no próprio armazenamento das suas peças de madeira, evitando um resultado indesejado na colagem de seu projeto.

Tempo para secar

O tempo de secagem pode variar muito de acordo com o tipo de cola e com a umidade do tempo e da própria madeira, como comentamos acima. Entretanto, aqui vamos desconsiderar a variável de umidade, considerando apenas o tempo de cura individual de cada tipo de cola.

Por exemplo, a cola instantânea tem um rápido tempo de secagem a poliuretano tem um tempo de colagem de 24 a 48 horas. Já as colas termoplásticas e a cola epóxi tem um tempo de secagem de 10 minutos. Um cuidado que devemos ter em colas que demoram para secar é a pressionar a madeira com fitas ou presilhas, garantindo o posicionamento da madeira e maior adesão.

Validade e qualidade da cola para madeira

Para garantir uma maior qualidade e durabilidade da sua cola, devemos prestar atenção na quantidade que vamos utilizar durante o nosso projeto, caso você compre uma quantidade de cola maior que a necessidade de seu projeto, com o passar do tempo, a cola armazenada pode secar dentro ou até mesmo perder sua capacidade de aderência.

Assim, o ideal é mensurar a quantidade de cola que vamos precisar para o projeto, ou adquirir colas que não passem da validade rapidamente até a sua próxima utilização de acordo com as características individuais e com as instruções do fabricante.

Resistência à água e dilatação

A resistência à água é uma característica da cola que devemos levar em conta de acordo com nosso projeto, por exemplo caso o nosso objetivo seja montar peças de madeiras que são expostas a úmida e chuva, vamos dar preferência a colas que tenham maior resistência a água, como as colas termoplásticas, epóxi, poliuretano e polivinila, que possuem os diferentes níveis de proteção à água.

Já referente a dilatação da cola, podemos comentar aqui sobre as colas de poliuretano, gorilla glue, na qual devemos ter um cuidado especial sobre a peça de madeira a ser aplicada. Pelo fato da cola dilatar, podemos sujar e manchar a madeira que estamos trabalhando, assim o ideal é aplicá-las em peças que possam ser lixadas ou retocadas após a colagem.

Como escolher a cola para seu projeto?

Como vimos anteriormente os diferentes tipos de colas e suas características, cada cola possui sua peculiaridade que pode ser utilizada de acordo com o objetivo de seu projeto. Como por exemplo em projetos em que a madeira é exposta a umidade e a água é recomendado utilizar colas que possuem resistência à água como as colas termoplásticas, epóxi, poliuretano e a polivinila.

Já uma cola que é comumente utilizada na restauração de móveis antigos é a cola de origem animal, onde a adesão pode ser desfeita na aplicação de calor para futuros reparos. Outra cola muito utilizada para adesão e para reparos em caso de danos a madeira é a epóxi que tem seu uso para preenchimento de espaços indesejados.

Outra que pode ser utilizada para consertos de lascas e pequenos danos é a cola instantânea, que além de ter um tempo de secagem rápido tem um alto poder de adesão.

Preço médio da cola para madeira

Por fim, mas não menos importante, vamos comentar sobre os preços das colas, um fator importante para um projeto de marcenaria que costuma ser muito custoso. Como cada cola tem seu propósito específico, diferentes quantidades são usadas para a aderência das peças de madeira, não conseguimos comparar de forma objetiva o preço entre os tipos de colas que vimos.

Mas vamos ver o preço médio das colas no mercado para organizar o orçamento de seu projeto. As colas de poliuretano e polivinila são acessíveis mesmo em grandes quantidades, custando em média respectivamente 20 reais com 400 gramas e 30 reais num frasco de 1 quilo. Já a cola instantânea tem o preço médio de 15 reais numa embalagem de 5 gramas, pode ser considerado caro, apesar da pequena quantidade que utilizamos em cada aplicação.

A cola hide de origem animal tem o preço médio de 50 reais, numa embalagem de 500 gramas, a cola epóxi, um pouco menos acessíveis, custando em média 40 por 200g. Já a cola termoplástica, apesar de ser necessário possuir a pistola de cola, não é muito cara, custando 20 reais e o refil com a cola termoplástica custando em média 15 reais contendo 10 bastões.

Cada cola para madeira tem suas próprias funções!

Alguém colocando um pouco de cola em um pedaço de madeira

Neste artigo tentamos facilitar parte de seu projeto apresentando os diferentes tipos de colas para madeira que podemos utilizar. Assim, antes de comprar a sua cola para madeira não se baseie apenas no poder de adesão para cola, como por exemplo, apesar das colas instantâneas possuírem um tempo de cura curto e um forte poder de adesão, não é adequado para peças maiores.

Assim, dependendo da peça que vamos colar e de acordo com o objetivo do uso da madeira, seja no uso em ambientes outdoor ou para restauração, escolhemos a cola de acordo com a sua própria função. Além disso, tenha sempre em mente os fatores que podem influenciar na colagem da madeira como a umidade da madeira ou a conservação da cola.

Com as informações deste artigo, esperamos que consiga fazer a escolha correta da cola de acordo com o objetivo de seu projeto.

Autor deste artigo

Sou estudante de contabilidade e gosto de fazer qualquer tipo de esporte, atividade física e me interesso também sobre temas relacionados a natureza e ao meio ambiente.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos