Pão de alho para churrasco: como fazer, receita, cremoso e mais!

Pão de alho para churrasco: como fazer, receita, cremoso e mais!

Você sabe como fazer um delicioso pão de alho? Veja neste artigo receitas desse acompanhamento para churrascos e as mais saborosas combinações para fazer.


Conheça a origem do pão de alho para churrasco!

Pão de alho em um recipiente

Devido ao sabor dado pelo alho e a textura macia do pão, o pão de alho é ideal para ser servido como entrada, acompanhamento de sopas, lanches e principalmente como acompanhamento de carnes e espetinhos em churrascos.

O que poucos sabem é que o pão de alho tem como receita original na Itália, sendo consumido como brusqueta em diversas refeições, com fatias de pão cobertas por uma pasta de alho e azeite. No entanto, essa receita chegou ao Brasil por meio dos imigrantes e ficou tão famosa a ponto de possuir inúmeras combinações.

Seja com queijo, tomate, frango, presunto, bacon ou linguiça, é possível variar o sabor do pão de alho por meio de ingredientes diferentes. Assim, com uma boa brasa de churrasqueira ou no forno, você terá um belo complemento para seu churrasco com os amigos e familiares.

Para saber mais sobre as diferentes receitas, ingredientes e modo de preparo que é possível fazer com o pão de alho, não deixe de ver este artigo.

Como fazer pão de alho

Pão de alho sobre tábua

A princípio, o pão de alho possui um conceito bem simples, do qual necessita de poucos ingredientes fáceis de localizar no mercado. No entanto, seja com pão tipo baguete, francês ou de leite e diferentes tipos de complementos, você obterá distintos resultados.

Veja abaixo o melhor tipo de pão, queijo, temperos e alho para usar em sua receita.

Como escolher o tipo de pão

Apesar de simples e com ingredientes básicos como o pão e uma pasta de alho, ele pode ser preparado de diferentes tipos, tamanhos e sabores. Como mais tradicionais, temos os tipos de pães: francês e baguete, pois naturalmente eles formam uma crosta na superfície e mantém a maciez no lado interno.

Se preferir outras variações, você também pode optar por massas macias, como o pão de leite, ou com casca mais grossa, como o pão italiano. Para os mais saudáveis, também é possível usar pão integral e de grãos. Independentemente do tipo de pão, lembre-se que o ponto ideal para deixar o seu pão de alho gostoso é deixar com que ele fique bem crocante por fora e macio por dentro.

Qual tipo de queijo usar

A depender da forma de preparo, é possível oferecer diferentes texturas para o queijo no pão de alho. Assim, você pode misturar ele na pasta de alho, deixando o recheio mais derretido e saboroso. Ou então, colocando ele sobre a superfície do pão para criar uma camada adicional com maior crocância.

Muito mais do que as texturas que podem ser criadas utilizando o queijo, você pode inovar no tipo dependendo do gosto de seus convidados. Para os mais tradicionais, use os queijos: mussarela, requeijão, prato ou parmesão. Já para sabores mais arrojados, combine seu pão com cheddar, blue cheese, provolone ou então com o gorgonzola.

Temperos para usar junto

É possível acrescentar uma série de ingredientes à pasta de alho que vai no pão, como tomate, orégano, manjericão, entre outros. Essas variações de temperos podem ser encontradas no mercado ou até feitas em casa.

Com um toque diferenciado no sabor, você pode fugir dos ingredientes tradicionais e ousar nos temperos. Como exemplo, o pão de alho picante, leva pimenta na receita e é incorporado na pasta de alho. No entanto, você pode acrescentar tranquilamente esse elemento, sem fazer com que o sabor do alho desapareça.

Qual tipo de alho usar

Como um dos principais elementos do pão de alho, o alho pode ser feito tanto em casa quanto comprado no mercado. Bem saborosas e ideais para quem busca maior praticidade na cozinha, você certamente irá encontrar diversas opções de pastas de alho industrializadas.

Se preferir fazer caseiramente sua própria pasta, basta utilizar alguns dentes de alho picados ou amassados, em tamanhos pequenos. E assim, misturar com algum outro ingrediente cremoso de sua preferência, como maionese ou manteiga. De qualquer modo, lembre-se de não usar uma pasta de alho muito líquida, pois isso irá sujar os convidados ou até mesmo dificultar o consumo.

Receitas de pão de alho para churrasco

O pão de alho é um alimento muito versátil e que combina facilmente com qualquer tipo de carne em um churrasco. Por isso, para conferir os mais saborosos temperos e ingredientes que podem ser feitos com esse pão, veja abaixo.

Receita de pão de alho simples

Pão de alho em churrasqueira

Simples porém muito saboroso, esta receita com o pão de alho é ideal para ser feita de forma rápida e fácil em um churrasco. Para tanto, será necessário os seguintes ingredientes: 2 pães franceses, 2 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sopa de manteiga amolecida e 3 dentes de alho espremido.

Como modo de preparo, misture a maionese, a manteiga e os alhos em uma vasilha. Em seguida, corte os pães em fatias até a metade do pão, de forma a conseguir passar a mistura entre os espaçamentos. Feito isso, enrole o pão com a pasta de alho em papel alumínio por 15 minutos no forno baixo. Por fim, retire o alumínio e deixe no fogo até dourar o pão.

Receita de pão de alho com requeijão

Pão de alho com requeijão

Para esta deliciosa receita usando requeijão, separe: 4 pães franceses ou 2 mini baguetes, 3 colheres de sopa de manteiga derretida, 4 dentes alho, 4 ramos de salsinha (apenas as folhas), 1 pote requeijão cremoso com 200 gramas, meia xícara de maionese, 150 gramas de mussarela ralada e meia colher de sopa de chimichurri.

Ao preparar a receita, tempere a manteiga com o alho amassado, a salsinha picada e reserve a mistura. Em seguida, faça uma pasta cremosa com o requeijão, a maionese, chimichurri e parte da mussarela. Feito isso, retire o miolo dos pães, recheie com a mistura anterior e finalize com a manteiga temperada e mais uma camada de queijo. Assim, finalize no forno por 10 minutos.

Receita de pão de alho com parmesão

Pão de alho com parmesão

A combinação de alho com parmesão no pão oferece um sabor marcante e diferenciado no churrasco. Para realizar esta receita, primeiro faça uma pasta de alho com: 1 colher de sopa de manteiga amolecida, 1 colher de sopa de maionese, 1 colher de café de pasta de alho ou essa quantidade de alho bem picado e 1 colher de café de salsinha.

Como forma de preparo, separe um pão e faça cortes quadriculados sem chegar até o final. Em seguida, passe em grande quantidade a pasta de alho nos espaçamentos do pão e coloque o parmesão ralado por cima. Com a mistura, coloque no forno ou churrasqueira até dourar.

Receita de pão de alho com manjericão

Pão de alho e manjericão

Com um toque leve e aromático, o pão de alho combina muito bem com o manjericão. Por isso, para fazer essa receita, você precisará de: 4 pães francês ou 1 baguete, 3 colheres e meia de manteiga, 2 dentes de alho amassado, uma mão cheia de folhas de manjericão, pimenta e sal a gosto.

O primeiro passo para fazer essa receita é misturar em um recipiente a manteiga, alho, manjericão, pimenta e sal. Em seguida, faça cortes no pão sem chegar ao final, apenas na parte de cima. Depois disso, espalhe a mistura de manteiga em todas as partes do pão, embrulhe cada um no papel alumínio e leve ao forno por 8 minutos. Se desejar crocância, tire o alumínio e deixe no fogo até dourar.

Receita de pão de alho com dois queijos

Pão de alho recheado com queijo

Nesta deliciosa receita com queijos, separe os seguintes ingredientes: 1 pão italiano grande, 8 dentes de alho picado, 100 gramas de manteiga com sal em temperatura ambiente, 150 gramas de mussarela fatiada, 150 gramas de queijo prato fatiado, cebolinha picada e sal a gosto.

Como preparo, tempere a manteiga com alho, sal, cebolinha e reserve. O segundo passo é cortar o pão em fatias, sem chegar até a base. Entre os espaçamentos, coloque as fatias de queijo mussarela e prato e sobre o pão, faça uma camada com a mistura de manteiga. Ao final, leve no forno por cerca de 15 minutos ou até que o pão fique corado.

Receita de pão de alho com crosta de queijo

Pão de alho com crosta de queijo

Com uma crosta crocante, esse pão de alho se torna muito diferente e atrativo quando comparado com as outras receitas. Para tanto, você precisará de: 4 pães tipo bisnaguinha, 1 colher de sopa rasa de manteiga amolecida com sal, 1 colher de sopa rasa de maionese, 1 dente de alho amassado ou triturado e um terço de xícara de chá de queijo mussarela ralado.

No preparo, misture bem a manteiga, maionese e o alho. Em seguida, espalhe um pouco da mistura no fundo de uma assadeira, coloque as bisnaguinhas cortadas ao meio e recheadas com o restante da combinação de maionese. Por fim, adicione o queijo no recheio e sobre a superfície dos pães, deixando no forno em 220ºC graus por cerca de 10 minutos.

Receita de pão de alho e tomate

Molho de tomate

Esta receita com tomate é ideal para variar no tempero do seu pão de alho. Para fazer essa deliciosa combinação, separe: 1 pão francês, 1 fatia de queijo mussarela, 2 colheres de sopa de molho de tomate, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de creme de leite, 1 colher de sopa de cebola ralada, 1 dente de alho amassado, orégano, sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma frigideira, doure a cebola e o alho na manteiga. Em seguida, acrescente o molho de tomate, creme de leite, orégano, sal e pimenta até ferver a mistura. Depois disso, corte o pão ao meio e coloque o molho feito anteriormente com uma camada de queijo por cima. Por fim, leve na churrasqueira ou forno por 10 minutos ou até dourar.

Receitas de pão de alho para churrasco com recheio

Com recheios deliciosos, é possível preencher o pão com diferentes complementos e obter sabores únicos em seu churrasco. Para tanto, adiante você encontrará quatro tipos de receitas para variar no seu pão com alho e fugir dos cremes e temperos tradicionais.

Receita de pão de alho com recheio de frango

Peito de frango para rechear pão de alho

Nesta combinação, você irá precisar de: 2 filés de peito de frango cortado em bifes, sal e pimenta do reino a gosto, óleo, 5 dentes de alho picados, 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente, um terço de maço de salsinha picada, pão francês, 150 gramas de queijo mussarela, 100 gramas de queijo parmesão. E, para empanar, utilize: farinha, ovo batido e farinha de pão.

Primeiro, tempere os bifes de frango com sal e pimenta-do-reino. Em seguida, empane os frangos na farinha de trigo, ovo batido e farinha de pão, frite em óleo quente até dourar e reserve. Após esfriar, enrole as tiras de frango em fatias de queijo mussarela.

Em uma vasilha, macere os dentes de alho com uma pitada de sal até formar uma pasta. Depois disso, acrescente a manteiga e a salsinha. E, então, corte os pães ao meio e adicione a pasta de alho por dentro. Por fim, complemente com os frangos e queijo parmesão e leve ao forno ou churrasqueira por 10 minutos ou até dourar.

Receita de pão de alho com recheio de presunto

Tábua com presuntos para pão de alho

Para esta receita, utilize um pão baguete e faça uma pasta de alho misturando: 100 gramas de manteiga, 2 dentes de alho picado, meia xícara de chá de queijo parmesão, meia xícara de chá de cheiro verde e 2 colheres de sopa de azeite.

Além da pasta, faça o recheio do pão juntando: 200 gramas de requeijão, 200 gramas de presunto fatiado, 200 gramas de mussarela fatiada, meia xícara de chá de cheiro verde e salgue a gosto. Feito isso, coloque essa mistura no miolo do pão e cubra com a pasta de alho. Finalize a receita levando no forno ou na churrasqueira por aproximadamente 15 minutos.

Receita de pão de alho com recheio de bacon

Tábua com pedaços de bacon e ervas

Com um sabor incomparável, o bacon irá dar um toque extra em seu pão de alho. Para fazer essa receita, separe: 2 cebolas, 3 dentes de alho, 1 caldo de carne, 250 gramas de mussarela, 2 ovos, 1 litro de óleo, 3 pães franceses e fatias de bacon.

Misture em um liquidificador o alho, cebola, caldo de carne e os ovos. Aos poucos, acrescente o óleo até a mistura atingir o ponto de creme. Depois, transfira o molho para uma vasilha com a mussarela e reserve. Corte os pães em tiras, sem chegar até o final, recheie com a mistura anterior e coloque por cima as tiras de bacon. Por fim, leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.

Receita de pão de alho com linguiça

Pedaço de linguiça em uma tábua

Por último, faça essa receita de pão de alho com linguiça utilizando: 1 quilo de linguiça da sua preferência, 2 pimentas dedo de moça picadas, 2 pães baguetes, 50 gramas de manteiga, 2 dentes de alho picado, 100 gramas de queijo parmesão, salsinha a gosto, 100 gramas de maionese, meio limão, 15 mililitros de mostarda e 15 mililitros de mel.

Inicie o modo de preparo abrindo a linguiça, retirando o recheio dela e, com a carne, misture a pimenta. Em outra vasilha, junte: a manteiga, o alho e reserve. Para montar o pão, corte ao meio e recheie com uma camada da manteiga, seguida com queijo e finalize com a linguiça de forma a preencher todo o pão, inclusive nas bordas.

Com o pão recheado, leve ele virado com o recheio para a brasa na churrasqueira, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Enquanto isso, misture em uma vasilha a maionese, mostarda, mel, limão, salsinha. Com essa última mistura, coloque sobre o pão já dourado e, assim, estará pronto para servir.

Escolha o melhor pão de alho para o seu churrasco!

Pão de alho com mussarela derretida

Embora tenha origem italiana, o pão de alho se tornou um acompanhamento muito presente em churrascos brasileiros. Seja com uma receita tradicional, recheada ou com temperos diferentes, certamente esse alimento irá agradar os mais diversos tipos de paladar.

Como vimos, o pão de alho possui um preparo simples, rápido e é bem versátil como acompanhamento nas refeições. Como muitos acabam se prendendo à receita tradicional com o pão e alho, acabam não experimentando as diferentes formas possíveis para fazer esse pão.

Por isso, aproveite as receitas e dicas desse artigo para fazer um incrível pão de alho para você, seus amigos e familiares em um bom churrasco!

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto