Flores verdes: descubra as plantas com essa floração e mais!

Flores verdes: descubra as plantas com essa floração e mais!

Você sabe o significado das flores verdes? Conheça algumas plantas que possuem essa cor tão incomum mas natural!


Qual o significado das flores verdes?

Close em flores verdes

Os formatos e os perfumes das flores são capazes de estimular sensações e sentimentos variados em cada pessoa, além disso, as cores também simbolizam características e desejos diferentes.

O significado mais relevante da coloração das flores se relaciona com o fato de alguém comprar e presentear um arranjo para demonstrar a importância e o carinho com um amigo, a namorada, um familiar e até mesmo um cliente.

As floriculturas costumam enviar as flores como buquês e arranjos, procurando sempre combinar a simbologia e as cores conforme a situação ou algum evento especial. As flores verdes representam sorte e esperança, além de representarem dinheiro, prosperidade, crescimento e fertilidade. Nesse artigo vamos conhecer as lindas flores verdes que possuem a sua própria simbologia e beleza.

Plantas com suas flores verdes

Todas as cores contêm um significado individual em cada flor. E apesar das flores verdes possuírem a mesma cor das folhas, elas não deixam de ser simples e muito menos monótonas. Confira algumas plantas e as suas flores esverdeadas que combinam tanto para presentear alguém como também para decorar o seu jardim.

Bromélia

Bromélia

A bromélia é uma planta de vegetação tropical com cerca de 3000 espécies diferentes, conhecida pelo seu conjunto de folhas em forma de roseta, um visual bem exótico e com uma variedade de cores vibrantes. Boa parte das bromélias possuem uma função muito importante no ecossistema, já que essas plantas contém a capacidade de armazenar água em uma estrutura parecida como um tanque que formam com suas folhas.

As folhas das bromélias são estreitas, longas e em formato de fita, a sua margem é serrada e possuem espinhos em suas bordas. Já as flores têm pétalas carnudas que se desenvolvem em conjuntos, em uma panícula curta ou em eixo. As inflorescências são bem atraentes e contém muitos tamanhos, formas e cores.

É muito popular em ornamentar canteiros e jardins, mas também é possível cultivá-la em vasos menores para decorar lugares internos e jardins verticais. Algumas das espécies mais conhecidas são: Bromélia-Imperial, Abacaxi-ornamental, Caraguatá-do-mato, Neoregélia, Guzmania, Bromélia-zebra, Vriésia e entre outras.

Rosa

Rosa

As rosas são uma das flores mais populares no mundo todo, sendo cultivada desde a antiguidade. Há relatos da sua primeira aparição na Ásia, em torno de 5000 anos atrás, em seguida, ela se dispersou pelo planeta e hoje em dia possui uma enorme relevância na floricultura e no paisagismo em todas as culturas.

Atualmente, as rosas possuem uma variedade de pétalas densamente agrupadas, resultado de criações, já que antigamente elas tinham apenas cinco pétalas. Porém, todas as flores continuam mantendo o formato redondo, sendo bem simétricas e uniformes ao redor de seu centro.

Até o momento, as rosas são divididas em cinco grupos, são esses: Bravas, Trepadeiras, Arbustivas, Canteiro e Rugosas. São facilmente diferenciadas pela sua altura, galhos, flores e pétalas. Apesar de ser conhecida pela sua beleza, a rosa também é uma planta medicinal cheia de propriedades terapêuticas. Além disso, algumas espécies são comestíveis, ricas em proteínas e vitaminas.

Flor do lúpulo

Flor do lúpulo

O lúpulo é uma planta do tipo trepadeira, por isso, costuma crescer sustentada por alguma estrutura, podendo ser capaz de alcançar grandes alturas. Com um sistema radicular bem ramificada, consegue apresentar cerca de 4 m de profundidade.

As fêmeas de lúpulo contêm uma floração capaz de gerar uma boa quantidade de lupulina, uma substância usada para fabricar cerveja que possui compostos que garantem aroma, amargor e propriedades antioxidantes. Nesse produto, podemos encontrar resinas, proteínas, óleos essenciais, polifenóis e ceras.

A quantidade de ácidos costuma variar de uma planta para a outra, dependendo do lugar ou da idade para o plantio. Uma curiosidade sobre essa planta é que ela pertence à família Cannabaceae, a mesma família da maconha.

Crisântemo

Crisântemo

O crisântemo é uma flor tradicional asiática, o seu nome é de origem grega e significa flor de ouro. Possuindo mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades no mundo todo, essa planta é herbácea e costuma alcançar 1 m de altura, florescendo durante o ano inteiro. As suas flores contêm um estilo campestre, podendo ser dobradas ou simples, com diversos formatos e cores.

Existem festivais para celebrar essa flor na China e no Japão no ano todo, inclusive, no Japão, é comemorado o dia nacional do crisântemo com o Festival da Felicidade. Além de ser uma planta muito linda para decorar ambientes internos e jardins, essa flor também possui vários benefícios medicinais.

O crisântemo geralmente é utilizado como remédio para combater a dor de cabeça. O chá da sua flor é muito saudável para a pele, os olhos e o fígado, além de tratar varizes, músculos doloridos, dor de garganta, inchaço e febre.

Hydrangea

Hydrangea

A Hydrangea, mais conhecida como hortênsia, são arbustos bem floríferos e rústicos, de origem asiática e com a capacidade de alcançar em torno de 2,5 m de altura. As suas folhas possuem uma coloração verde e bordas denteadas, já a sua floração é caracterizada por suas flores bem grandes, densas e numerosas.

Existem diversos tons naturais dessa planta, geralmente sendo mais azul ou rosa, mas um fato interessante é a possibilidade de manipular a cor de suas flores, já que a coloração é muito influenciada pela acidez, o pH do substrato e a concentração de alumínio na terra.

A hortênsia é muito usada para compor jardins e parques, além disso, também ficam lindas cultivadas em maciços, bordaduras, renques, cercas-viva e em vasos.

Asclepiadaceae

Asclepiadaceae

Asclepiadaceae é uma família de arbustos muito popular por causa de seus benefícios e propriedades medicinais. As suas folhas são bem ramificadas, macias, lisas e afiladas, com ramos que soltam uma seiva leitosa quando são cortados.

As flores são verdes e pequenas, bem ornamentais, e nascem na primavera e no verão. Podem ser cultivadas em grupos ou isoladas, muito utilizadas para o paisagismo.

Essa planta possui certas substâncias que agem dentro do organismo e mudam o paladar, usada geralmente para impedir o desejo de comer. Portanto, algumas espécies são consumidas para combater a diabetes e a obesidade.

Sino-irlandês

Sino-irlandês

O Sino-irlandês, também chamado de flor de concha ou bálsamo de moluca, é originado da Ásia Ocidental. É uma planta que chega alcançar em torno de 50cm de altura, envolvida por sinos verdes compensados e cálices.

As suas folhas são bem simples e circulares, com longos pecíolos, margens serrilhadas e nervuras salientes. A floração do sino-irlandês contém longas espigas em torno de 30cm de comprimento, de onde nascem as flores modestas e perfumadas, mas abrigadas por elegantes cálices em formato de sino, com coloração verde-esmeralda.

Essas plantas costumam ser cultivadas para uso decorativo, em uma horta, canteiros ou em um jardim ornamental. Além disso, os seus ramos floridos são ótimos para criar arranjos e buquês frescos ou secos.

Euphorbia characias

Euphorbia characias

A Euphorbia characias é uma planta que se diferencia pela altura que os seus arbustos alcançam, chegando em torno de 1,5m de altura e 1m de largura, criando uma folhagem densa a partir de sua base.

Possuindo um crescimento bem rápido, apresenta folhas estreitas e azul-esverdeadas, organizadas em espiral ao decorrer de suas hastes. Já as flores são bem menores, quase insignificantes, mas rodeadas por brácteas em formato de taça, com uma coloração amarelo-esverdeado. Florescem durante a primavera e atraem abelhas.

Além disso, a Euphorbia é totalmente tóxica, por isso, é indicado usar luvas na hora de manusear, em razão da seiva leitosa que irrita a pele e os olhos. Essa planta é muito utilizada sozinha ou em conjunto em jardins contemporâneos e também em jardins de pedras.

Dianthus Green Ball

A planta Green Ball é do mesmo gênero do cravo, e assim como ele, também é conhecida como Dianthus em relação às flores dos Deuses. Originada da Europa, essa flor é uma das mais antigas cultivadas pelo homem, possuindo registros do seu cultivo em culturas gregas e romanas, há cerca de 2000 anos atrás.

A Green Ball é uma diversidade única da espécie Dianthus barbatus, popularmente conhecida como Sweet William, sendo muito admirada pela realeza inglesa. No entanto, essa planta teve um melhor desenvolvimento no Japão e se tornou uma das flores favoritas dos floristas americanos e europeus, em razão de sua aparência esférica e felpuda.

É utilizada em arranjos florais como preenchimento ou como um componente principal, a Green Ball é uma flor muito bonita, exótica e diferente, além de ser bem durável e resistente.

Zantedeschia

Zantedeschia

Zantedeschia é um gênero de plantas com flor que possui em torno de 8 espécies de herbáceas; podem alcançar de 1 a 2,5m de altura. São muito usadas como plantas ornamentais e para flores de corte, sendo conhecidas como copo-de-leite, cala ou jarro.

As suas folhas nascem alternadas sobre um ponto vegetativo e se desenrolam conforme vão crescendo em uma coloração verde bem brilhante. As flores, na verdade, são uma bráctea, ou seja, uma folha modificada e curva, chamada de espata, sua missão é proteger as flores unidas em um tipo de espiga amarela, mais conhecida como espádice.

A sua floração acontece na primavera e no verão, mas depende muito do solo e das condições climáticas de onde a planta for cultivada. Além disso, as espécies de Zantedeschia são bem tóxicas, podem causar irritações na pele, nos olhos e queimaduras.

Craveiro

O Craveiro é uma planta herbácea que consegue alcançar até 80cm de altura, possuindo em torno de 300 espécies e centenas de híbridos. As suas folhas são verde-acinzentadas e contém flores de variadas cores, como rosa, branco, vermelho, amarelo, laranja e verde.

Algumas espécies emanam um aroma bem delicado, em razão disso, são muito utilizadas para fabricar perfumes. Geralmente, o cravo é uma flor que representa o romance, mas também pode expressar o amor de amizade para alguém.

Sendo uma flor de corte, é bastante usada em vasos e canteiros ou nas varandas e quintais, também é possível colocá-la em estruturas armadas.

Celosia

Celosia

A Celosia é uma planta florífera e herbácea que alcança em torno de 40cm, possuindo uma folhagem ereta, marcada por nervuras da face superior e de coloração verde ou levemente avermelhada, chegando de 5 a 15cm de comprimento.

As suas inflorescências são em formato de espiga e com uma textura felpuda e plumosa, completa por diversas flores que contém cores bem fortes, como vermelho, roxo, rosa, amarelo e laranja. No entanto, o melhoramento genético e a seleção possibilitam várias variedades que podem obter flores com cores e formas bem diferentes.

Em razão de sua aparência singular, a celosia é muito utilizada para o paisagismo, dando um aspecto diferenciado nas jardineiras e nos jardins. Além disso, também é usada como flor de corte por causa da sua durabilidade, sendo um atrativo ornamental mesmo depois que morrem.

Cymbidium

Cymbidium

Cymbidium é um gênero de orquídea que possuem em torno de 69 espécies e mais de 11 mil híbridos espalhados ao redor do mundo, é uma planta muito famosa e admirada por muitos floristas, podendo crescer tanto em árvores como no solo.

A sua floração geralmente acontece no inverno, formando longas hastes cheias de flores de diversas cores, como o amarelo, vinho, rosa e verde. É uma planta bem resistente e toleram climas mais frios e amenos, mas não ao calor extremo.

A orquídea Cymbidium costuma crescer verticalmente, mas também é possível cultivá-la como uma planta pendente, criando uma ótima decoração na sala de jantar, terraços, varandas ou também em jardins externos.

Dália

Dália

As Dálias são plantas herbáceas com cerca de 3000 variedades de diferentes formas, tamanhos e cores, podendo alcançar de 30cm até 1,8m de altura. Essas plantas possuem uma raiz tuberosa debaixo do solo, que serve para reservar nutrientes.

As suas inflorescências são elegantes e suaves, bem semelhantes com os crisântemos e as margaridas, já que compartilham da mesma família. As flores dobradas e singelas florescem entre a primavera e o verão, contendo pétalas volumosas e de várias cores, como amarelo, vermelho, laranja, lilás, rosa e verde.

Conhecidas pelos bulbos e pelo tamanho pequeno, é uma opção perfeita para enfeitar todo o tipo de ambiente, principalmente nos jardins.

Fumo-de-jardim

O Fumo-de-jardim é uma planta herbácea e muito florífera, as suas folhas inferiores são verdes e espatuladas, apresentando pecíolos alados, já as folhas superiores são menores e sésseis. É uma planta que costuma florescer na primavera e no verão.

As suas flores são delicadas e em formato de trompete, que lembram estrelas pequenas. Possuem um maravilhoso perfume de jasmim no fim da tarde e à noite, além disso, atraem borboletas e beija-flores. A sua coloração mais comum é branca, porém, também há diferentes cores, como rosa, vermelho, salmão, roxo e verde-limão.

O fumo-de-jardim é bastante utilizada em bordaduras e maciços em jardins, mas também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras, envolvendo varandas e pátios.

Gerbera

Gerbera

A Gerbera é um gênero de plantas herbáceas rústicas que possuem em torno de 30 espécies, com folhas basais e flores com cerca de 20 colorações diferentes. Caracterizada por um caule longo e um miolo redondo rodeado por pétalas, é bem semelhante com as margaridas, pertencendo a mesma família.

A sua floração costuma acontecer durante o ano todo, no entanto, o auge desse florescimento ocorre especialmente na primeira e no verão. Além disso, ela é muito popular em qualquer tipo de decoração, sendo muito cultivada em jardins, floreiras, canteiros e em vasos.

A flor gerbera é bem comum para presentear em forma de reconciliação, mas ela também simboliza harmonia, paz, inocência e pureza. É muito conhecida para buquês de noivas, em razão de sua forte presença e a enorme variação de cores.

Gladiolus

Gladiolus

O Gladíolo é uma planta herbácea ornamental com bulbos cormos ou sólidos, chegando a alcançar até 1,5m de altura. Foram criadas a partir do cruzamento de espécies do mesmo gênero, possuindo mais de 10.000 híbridas que se separam em três grupos: Nanus, Primulinus e Grandiflorus.

As folhas são longas e estreitas, que nascem direto de cormos e crescem desde um talo curto basal, em formato de um leque. As suas inflorescências surgem no alto de caules longos, que reúnem as flores em uma forma de funil, contendo diversos tamanhos e cores, como branco, amarelo, salmão, laranja, vermelho, rosa, azul, lilás e verde.

É utilizada em jardins formando maciços coloridos através de gramados e ao longo de caminhos, cultivadas geralmente em jardineiras e em vasos. Também são muito usadas como flor de corte, buquês e arranjos.

Helleborus

Helleborus

A Heléboro é uma planta de crescimento lento, mas que pode durar por um longo tempo se for cultivada adequadamente. As suas folhas são grandes, serrilhadas e com uma coloração verde, geralmente não possuem hastes, chegando a alcançar em torno de 25 cm.

As inflorescências são mais coloridas assim que florescem, possuindo hastes em cima das folhas e diversas cores, como branco, roxo, rosa e amarelo, mas depois de duas semanas, as flores mudam para um tom mais esverdeado. A sua floração costuma acontecer no fim do inverno e durante a primavera, atraindo borboletas e abelhas.

A heléboro é usada para decorar canteiros e vasos suspensos, também utilizada como flor de corte para arranjos florais. É uma planta muito tóxica, já que as suas raízes, folhas e caules são venenosas e podem causar irritação.

Alchemilla

Alchemilla

A Alquemila é uma espécie de arbusto e erva bem resistente e duradoura, muito popular para o tratamento de doenças ginecológicas. É uma planta que se prende ao caule, por isso, costuma ser muito invasiva em determinadas áreas.

As suas folhas são bem macias e com uma cor verde-acinzentada, expondo nervos marcados em sua parte inferior e superior. As suas inflorescências possuem um formato de cacho e são conectados por hastes em tons avermelhados, as suas flores surgem na primavera e no verão, com uma coloração verde amarelada que dão um lindo contraste.

A alquemila possui muitas propriedades medicinais, servindo como antipirético, antirreumático e analgésico. É muito utilizada para tratamentos contra a gripe, obesidade, diarreia, gota e cólica, além de auxiliar na digestão e regular o ciclo menstrual.

Ranunculus

Ranunculus

A Ranunculus é uma planta herbácea, ornamental e muito florida, possuindo em torno de 600 espécies distribuídas no mundo todo. Contém raízes tuberosas, folhas simples e caules bem longos.

As suas flores tem várias diversidades de cores e camadas de pétalas em forma de roseta, geralmente surgindo da primava até o outono. As plantas desse gênero são muito utilizadas para decorar ambientes e casamentos, mas também ficam lindas em vasos e em jardins.

Cypripedium

Cypripedium

O Cypripedium é um gênero de orquídeas terrestres que possuem em torno de 57 espécies, gostam de se desenvolver em pântanos com temperaturas bem baixas, chegando até mesmo a crescer no Alasca.

O caule costuma ser ereto com várias folhas de formas diversas distribuídas ao longo de seu comprimento, porém, algumas espécies possuem uma haste muito curta, fazendo com que as folhas brotem diretamente da terra.

As flores surgem na primavera e possuem sépalas laterais parcial ou completamente fundidas e um labelo criando uma estrutura saquiforme. As pétalas e as sépalas são da mesma cor, mas o labelo tem uma coloração diferente, causando um belo contraste.

Tulipa

Tulipa

As Tulipas são plantas bulbosas e exóticas, caracterizadas por crescer a partir de um bolbo. As suas folhas costumam ser ovais, oblongas ou em formato de lança, mas o destaque principal está em suas flores.

A única flor solitária se desenvolve no centro da folhagem em um caule ereto, sendo bem grande e colorida. A floração costuma acontecer na primavera e podem ser simples, contendo seis pétalas, ou duplas com uma diversidade de formas e cores, como branco, vermelho, rosa, amarelo, azul e verde.

A Holanda possui o maior mercado de tulipas do mundo, sendo cultivadas geralmente em vasos, mas também podem ser plantadas em maciços e canteiros.

Zinnia

Zinnia

A Zínia é uma planta muito florífera, resistente e duradoura, bem popular aos jardineiros pela a sua enorme quantidade de pétalas. As suas folhas são bem vistosas, possuindo uma haste ereta que alcança entre 60 a 80 cm de altura.

As suas inflorescências são pequenas e aglomeradas em capítulos únicos e grandes, podendo ser dobrados, semidobrados ou simples. As suas flores contêm diversas cores bem fortes, como o vermelho, rosa, roxo, amarelo, branco e verde, além de também existir variedades listradas ou bicolores.

A zínia é muito utilizada para formar maciços e bordaduras no jardim, mas também ficam lindas decorando floreiras, vasos e como flor de corte para arranjos.

Tenha em sua casa uma destas maravilhosas plantas com flores verdes!

Flor de Gladiolus verde em foco

Cultivar plantas em sua casa ou em jardins trazem muitos benefícios para a sua vida, além de estimular a criatividade e aumentar a produtividade, um lugar com uma boa quantidade de plantas aumenta a sensação de tranquilidade e paz, filtram o ar para uma respiração melhor e podem até aprimorar o funcionamento de todo o cérebro.

É bem comum que as pessoas tenham uma preferência maior por flores com cores mais vibrantes e chamativas, no entanto, apesar das flores verdes serem vistas como comuns e até mesmo monótonas, elas também entregam ao ambiente elegância e sofisticação.

Podendo possuir um ótimo contraste com as folhas em tons verdes monocromáticos, também são perfeitas para balancear a coloração do seu jardim e deixar qualquer ambiente muito mais natural. Mais do que uma decoração, as flores verdes têm um simbolismo muito importante que com certeza vale a pena ter por perto.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos