O que levar para um piquenique: entre amigos, romântico e com crianças!

O que levar para um piquenique: entre amigos, romântico e com crianças!

Pensando em fazer um piquenique? Veja neste artigo dicas do que levar em um piquenique romântico, familiar e com amigos para que todos aproveitem ao máximo.


Saiba o que levar para um piquenique!

Mulher em um piquenique na primavera.

Piquenique é uma atividade de entretenimento, que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, é ideal para passar uma tarde agradável em família, amigos ou a dois, em meio à natureza, reservando um momento para estar somente com as pessoas que realmente importam, que você ame!

Com a pandemia, se não todos nós, acredito que a maioria sentiu a necessidade de ir para fora, respirar um ar limpo, entrar em contato com a natureza que é fundamental para a saúde física e mental e isso também contribui para o resgate da relação das pessoas com espaços públicos e com a natureza.

Piquenique definitivamente é uma atividade bem gostosa de se fazer, afinal, você reúne três ótimas coisas da vida: as pessoas que ama, comida e muita diversão, o primeiro passo é escolher o local do seu passeio, deve pensar nisso antes mesmo de ir às compras.

Pois, a partir do lugar definido fica mais fácil optar pelo que deve levar, outro aspecto importante é consultar a previsão do clima para ter surpresas. Então vamos falar mais detalhes sobre qual tipo de piquenique, se for entre amigos, romântico ou com as crianças e dicas, sugestões do que levar em cada um.

Itens que não podem faltar em um piquenique

Piquenique com alimentos doces e salgados, em uma toalha xadrez.

Um dos mais importantes aspectos dessa atividade, é o planejamento para que tudo seja o mais agradável possível, tenha o mínimo de imprevistos, então faça uma lista de verificação, para que seu piquenique seja tão divertido quando imagina ser.

Pode fazê-lo em um bosque ou parque arborizado debaixo de uma linda árvore, ouvindo os pássaros cantarem, com frutas fresquinhas, num parque, ou no jardim de casa, desde que seja um local onde se possa ter tranquilidade.

Sair da rotina e organizar um piquenique com os amigos, a família ou até com o seu par, pode ser o que você esteja precisando e nos próximos tópicos vamos falar sobre cada item essencial, anote todos para que não esquecer nada, ok?

Comidinhas - Salgados e doces

Essa é uma sugestão importante, biscoitos doces e salgados fazem sucesso em atividades como essa, então considere comidas fáceis de preparar e de comer sem garfo e faca, abaixo vamos deixar algumas opções para você:

Um clássico dos piqueniques, é o bolo de cenoura que fica ainda mais delicioso com cobertura e recheio de brigadeiro trufado e para deixar o bolo mais fofinho, troque a farinha de trigo por amido de milho.

Mais um clássico dos clássicos, é o bolinho de chuva, este é o tradicional bolinho que as vovós faziam para seus netos comerem à tarde e uma dica: se você quiser fazer bolinhos bem redondos, a dica é colocar um pouco mais de farinha, para deixar a massa bem firme.

Salgadinhos fritos, tradicionais, assados, integrais de vários sabores, os mais comuns são coxinha, risole, bolinha de queijo, croquetes e também outros tipos de itens salgados como o cachorro-quente, o pastel e o mini-hambúrguer são boas sugestões também. Você pode encomendar o kit de festa ou providenciá-los em casa, pois são simples de fazer.

Por último, mas não menos importante, dê também preferência aos alimentos naturais, como as frutas, pois além de saborosas, possuem nutrientes que geram saciedade e escolha frutas que não precisam ser descascadas, para facilitar. Sendo assim, frutas como pêra, banana, uva, maçã, morango, cereja, amora, jabuticaba e pitanga são boas opções.

Lancheira térmica

Como sugerimos no tópico anterior, levar alguns doces e salgados para o piquenique, mas os salgados precisam estar quentinhos para comer, não é mesmo? Portanto, é importantíssimo levar uma lancheira, uma bolsa térmica para mantê-los quentinho na hora de comer.

Requentar os salgadinhos, os alimentos momentos antes de sair de casa é uma boa estratégia. Assim, você consegue comer tudo quentinho na hora do piquenique. Outra dica é colocar os alimentos dentro dessa lancheira, para mantê-los em uma temperatura ambiente. Logo, evitando que estrague com o superaquecimento devido o calor.

Bebidas refrescantes

Manter-se fresco é importante para apreciar o momento no piquenique, principalmente se estiver muito calor, então a sugestão é levar sucos, água de coco e chás gelados, coloque as bebidas em garrafas térmicas junto com gelo.

Como falamos no tópico acima, é importante uma bolsa térmica. Os sucos ajudam nosso corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos, não economize nesse quesito, escolha vários sabores.

Toalha de mesa

Leve uma toalha grande para servir de base às comidas e às bebidas e para vocês sentarem em cima, então seja em um jantar mais descontraído, em um belo café da tarde, a toalha de piquenique é ideal para complementar de forma descontraída e divertida a decoração do local.

Uma peça simples e que faz muita diferença no momento de organizar o piquenique, recomendamos que providencie uma com cores mais fortes que vai dar um contraste com a grama/terra ou mesclas xadrez e em tecidos como, algodão, poliéster que vai unir funcionalidade e beleza na decoração ok?

Almofadinhas para sentar

Não esqueça as almofadinhas, elas podem ser confortáveis tanto para sentar quanto para deitar em cima e relaxar, mas é imprescindível levar pela menos uma para cada pessoa que for participar do piquenique, ok? As almofadas, vão dar aquele up no conforto durante o piquenique.

Protetor solar e repelente

Por ser um ambiente aberto, estará mais em contato com a natureza, em contrapartida você ficara também mais exposto a luz solar e aos insetos, então é preciso tomar alguns cuidados, como o uso de um protetor solar, para que todos fiquem bem protegidos contra os raios UV.

E o uso de repelentes se faz necessário, porque com isso vai manter os mosquitos afastados da pele, evitando, assim, os males causados pela picada, como coceira e reações alérgicas, que tornaria uma atividade tão divertida quanto ao piquenique em algo muito desagradável.

Itens descartáveis

As opções descartáveis são as mais recomendadas, pois os vidros podem ser perigosos e fáceis de quebrar, por ser não ser um ambiente comum, mas lembre-se de calcular a quantidade de talheres descartáveis para cada um.

O que levar para um piquenique romântico?

Casal curtindo o piquenique romântico ao pôr do sol.

Os piqueniques têm uma aura toda especial, principalmente se for planejado com muito carinho e romance para seu par, estar com a pessoa que você ama, num lugar bonito e em contato com a natureza, comendo coisinhas deliciosas preparadas com todo o carinho.

Todos os itens citados acima, são importantes no planejamento de qualquer piquenique, mas vamos ver alguns itens essenciais nos próximos tópicos, para deixar o ambiente ainda mais agradável e romântico. Confira!

Champanhe ou vinho

Quando falamos de encontro a dois a sugestão mais clássica de bebida é um Vinho ou Champanhe, afinal depende do gosto do casal. Se a escolha for o Vinho, recomendamos o tinto se o piquenique for no final da tarde/noite apesar de Cabernet Sauvignon provavelmente ser o primeiro nome que surge na cabeça de todos, é bem conhecido, talvez ele não seja o melhor vinho para esse momento.

Então pense em selecionar um Pinot Noir, Barbera, Dolcetto, ou Tempranillo espanhol, de preferência por Vinhos leves, para bebericar, acompanhar a comida e uma boa conversa. Se o piquenique for a tarde em sol pleno, escolha um vinho branco leve com as mesmas características do tinto.

Também, pode optar por Champanhe, mas de qualquer forma onde tiver uma bebida quente, tem ideia, marota, boa conversa e muita diversão. Aproveitem e não esqueça as taças e o saca-rolhas, ok?

Frutas

Como sugerimos um vinho ou champanhe para acompanhá-los nessa aventura, não leve comida pesada ou que exija grande esforço para ser consumida e nesse caso, a dica é se alimentar com coisas leves, como as frutas, e o morango é uma das frutas mais românticas, não só pelo seu charmoso formato em coração, mas também pelo seu grande poder afrodisíaco.

E outras frutas vermelhas como, a amora, framboesa, mirtilo, que também são visualmente atraentes, os frutos vermelhos são afrodisíacos. Por último, mas não menos importante, não deixe a uva de fora, por ser uma excelente opção para compor a cesta de frutas, pois ela vai fazer uma combinação perfeita com o vinho.

Cupcakes e muffins

Os dois são bolinhos pequenininhos, bonitinhos, simpáticos e deliciosos, embora visualmente pareçam ser a mesma coisa, não são, os Muffins são bolinhos de preparo rápido onde os ingredientes secos são misturados em um recipiente e os úmidos em outro e depois tudo é misturado, já os cupcakes são bolinhos feitos com técnicas de bolo confeitado.

Aproveite essa aventura romântica, levando ao invés de bolos essa sugestão que vai deixar a decoração muito mais bonita e elegante, além claro, de serem deliciosos. E uma dica prática, se optar por fazê-los em casa, não bata a massa demais, pois a massa não é lisa e homogênea como massa de bolo e se você misturar demais os muffins ou cupcakes ficarão duros.

Fotos do casal para decorar

Ah, essa dica não pode faltar! Escolha algumas fotos de preferência aquelas que marcaram o relacionamento, para relembrá-los e invista em quadros das fotos para decorar com a cor vermelha, que lembra o amor e paixão.

Com todas essas dicas, você agora está preparada para realizar um piquenique romântico, então aproveite os finais de semana ou feriados para fazer este programa super gostoso com seu namorado ou marido!

O que levar para um piquenique com amigos?

Piquenique entre quatro amigos em um local magnífico.

Fazer um piquenique com os amigos é uma ótima oportunidade de reunir as pessoas de quem você mais gosta num programa leve e bastante inclusivo que permitirá incluir aqueles que não gostam de programações mais agitadas e reunir todo mundo e passar um tempo gostoso com aqueles que as vezes não temos muito tempo de ver.

Um clima agradável, seja em parques, ou até mesmo no quintal onde tem área grande, podem ser uma opção perfeita pra você reunir com os amigos e compartilhar novos momentos juntos. Veja abaixo, algumas sugestões do que levar e não esquecer, nada importante, ok?

Bebidas alcoólicas de que os amigos gostam

Um pouco de bebidas alcoólicas, pode deixar tudo mais animado, desde que vocês sejam maiores de idade, ok? Bebam moderadamente e adote aquela ideia de levar bebidas engarrafadas em plástico ou enlatadas para evitar que quebre e torne o lugar perigoso. Ou você pode optar por bebidas quentes como Gin com tônica, Vodka com energético, neste caso, não esqueça de levar as taças para servir os drinks.

Para ser algo que todo mundo goste, converse com seus amigos e verifique quais são os gostos em comuns e veja se todos concordam. Pois, nada mais chato de que alguém chegar na hora e perceber que algum amigo não gosta da bebida, não é mesmo?

Escolha um tema

Para escolher um tema, antes é necessário analisar primeiro a infraestrutura do local que você vai montar ele, mas tenha em mente que a ideia é transformar o ambiente em um lugar com aquela sensação de estar em casa, que deixe vocês confortáveis.

Alguns temas para você, sugerimos o Star Wars é uma ótima opção e agrada tanto meninos quanto meninas de todas as idades, cenários dos filmes apresentam diversos elementos que você pode aproveitar na hora de fazer a decoração, a cor principal do tema Star Wars é o preto, mas você pode utilizar elementos decorativos nas cores azul, cinza, amarelo e prata.

Outra sugestão é o tema Game Of Trones, excelente ideia trazer todo esse universo lúdico e surpreendente para seu piquenique e tem várias possibilidades. Então, inspire-se na Idade Média para montar a decoração perfeita, use panos escuros, móveis rústicos e acessórios clássicos nas cores mais fortes como o preto, vermelho e marrom.

Seja qual for o tema da escolha, na hora de fazer a decoração do ambiente é fundamental que você use os elementos que fazem referência ao tema, como as cores e os personagens, ok?

Jogos e brincadeiras

O piquenique além de proporcionar um excelente momento de bate-papo ao reunir os amigos, você pode também usar essa atividade para criar brincadeiras, jogos que vão fazer vocês ficarem mais empolgados, se envolverem mais e levar a aventura para outro patamar de diversão.

Algumas sugestões de jogos: jogo de Star Wars ou Game of Trones, de preferência para jogos que fazem sentido com a decoração e o tema escolhido no tópico anterior, que será um sucesso, tem o baralho, UNO, xadrez, tabuleiro e entre outros.

Opte por um em que seus amigos gostem e saibam jogar para ser mais divertido. Se preferir jogos com mais ação, desde que local tenha espaço, leve uma bola de futebol ou uma corda, vocês poderão escolher vários tipos.

O que levar no piquenique com crianças?

Mãe e filhos fazendo piquenique no parque.

Fazer piquenique é ideal para levar também as crianças, para apreciar ao ar livre, envolvidas pelo contato e os aromas da natureza, além de aproveitar a iluminação natural, esse contato direto com a natureza e com as coisas simples da vida faz qualquer pessoa valorizar o que realmente importa: a família.

Além disso pode ser feito com poucos recursos, basta soltar a criatividade! Este é um cenário ideal onde a brincadeira pode começar um pouco antes do horário do almoço e seguir durante a tarde. Já pensou em proporcionar toda esta experiência com as crianças? Mas anote algumas dicas importantes nos próximos tópicos.

Brinquedos e brincadeiras

Onde tiver crianças, precisa ter momentos lúdicos, pois além do espaço para correrem a vontade, providencie brincadeiras e brinquedos, você pode alugar ou pode ser criativa nas atividades para as crianças se divertirem durante o piquenique.

De qualquer forma, as brincadeiras vão muito além de um simples passatempo, na verdade, elas são uma forma incrível de aprendizado, aproveite para se divertir com a criançada e aqui vai algumas sugestões de brincadeiras criativas:

Bambolê - É um brinquedo de malabarismo formado por um aro que deve ser girado na cintura, pescoço, braços ou pernas. Super fácil de fazer com um pedaço de mangueira em casa ou você encontra fácil em lojas.

Caça ao tesouro- É um tipo de jogo em que os participantes devem resolver os enigmas das pistas para encontrar a sua recompensa. Cada mistério revelado indica o lugar em que o próximo está escondido até chegar no grande prêmio.

Futebol- Esse é um clássico, nesse caso então é usado uma bola e o objetivo principal do jogo é a marcação de pontos, que consiste em fazer a bola atravessar a trave adversária, encontrada na extremidade do campo, leve em consideração se o local terá espaço para jogar.

Amarelinha- Precisa ensinar as regras para elas, então cada jogador precisa de uma pedrinha e quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu. Essa precisa de energia, aproveite para gastar a das crianças que tem de sobra.

E temos outras opções como bolhas de sabão, que dá para levar o brinquedo na bolsa para quando as crianças quiserem se divertir, desenho e pintura levando alguns livros ou folhas em brancas, mímica que vão fazê-los se divertirem muito.

Roupas extras

Como sugerimos no tópico anterior, algumas brincadeiras e brinquedos para fazer as crianças se divertirem muito, com isso, naturalmente poderá sujar as roupas delas e não tem nada mais desconfortável do que os deixar sujos ou molhados, não é mesmo? Separe algumas peças extras e coloque na bolsa, melhor se prevenir.

Lenços umedecidos

Além de ser prático, pode ser levado na bolsa, item essencial quando o assunto envolve crianças! O importante é a higienização da pele da criança, especialmente a região da fralda, os lenços são importantes para manter a proteção cutânea e remoção dos resíduos de fezes e urina. É de fundamental importância que o pH do produto seja semelhante ao da pele.

Saiba o que levar em um piquenique e aproveite ao máximo!

Cesta de piquenique com toalha xadrez em um lindo campo de flores.

Quando você decide reunir com amigos, com seu parceiro ou com as crianças num piquenique que é sempre uma atividade ao ar livre, você deve pensar no conforto dos convidados e ao longo do texto nos deixamos várias sugestões importante para isso.

Aproveite nossas dicas, solte sua imaginação e transforme a decoração do seu ambiente, afinal piquenique é um dos passeios mais divertidos e relaxantes para curtir com quem você ama, no verão ou primavera, é importante consultar a previsão do clima antes de ir para não ser pego de surpresa com chuva ou frio, ok?

Reserve um momento na sua agenda, para estender uma toalha em um local tranquilo para curtir à vista e saborear as comidinhas, um vinho ou uma bebida fresca com quem você mais ama e o contato com a natureza é fundamental para a saúde física e mental de qualquer pessoa.

O piquenique se encaixa perfeitamente em uma atividade com um formato simples, natural e com todo o charme que a ocasião pede, pois pode transformar qualquer lugar em uma aconchegante área, então esperamos que você tenha gostado das dicas e sugestões e aproveite muito!

Autor deste artigo

Sempre gostei de leitura tanto quanto de escrever, a comunicação é uma habilidade pra mim, e através dela consigo transmitir informações, idéias, dicas...

Palavras-chave relacionadas


Dicas do cotidiano

Artigos relacionados


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como acabar com o mato na calçada? Saiba como cuidar e prevenir!

Como acabar com o mato na calçada? Saiba como cuidar e prevenir!

Mato crescendo na calçada pode ser um incômodo, mas existem maneiras de livrar-se desse problema, veja quais são elas!


Como organizar o guarda-roupa: dicas para arrumar e muito mais!

Como organizar o guarda-roupa: dicas para arrumar e muito mais!

Pensando em deixar seu guarda-roupa organizado? Confira neste artigo, várias dicas de como arrumar aproveitando cada espaço, com cabides, ganchos e divisórias.


Últimos posts


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Veja aqui os melhores binóculos de 2021, como escolher o mais adequado para você, principais marcas, vantagens e desvantagens e mais curiosidades.


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!