Dracena-vermelha: como cuidar, seu nome científico e mais!

Dracena-vermelha: como cuidar, seu nome científico e mais!

A Dracena-vermelha é uma planta de folhagem ornamental muito atraente. Descubra neste artigo o seu significado, as variedades e como cultivá-la!


Significado da Dracena-vermelha

Dracena vermelha em foco

A Dracena-vermelha é um arbusto tropical, que se adapta muito bem em ambientes internos, é muito simples de ser cultivada, sendo considerada uma planta eficaz em melhorar a qualidade do ar, que filtra e purifica o ambiente. Além de ser utilizada para fins ornamentais, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade trazendo paz, tranquilidade e positividade ao ambiente.

A origem do seu nome Dracena, vem da antiga palavra grega “drakaina” que significa, “dragão feminino”, devido a planta possuir uma resina vermelha retirada das hastes, no qual foi comparada ao sangue de um dragão. Alguns séculos atrás, a resina da Dracena era utilizada para a fabricação de pasta de dente, corantes e outros medicamentos. Atualmente, a resina é extraída da planta para fabricação de verniz e fotogravura.

Porém, são plantas tóxicas, que se ingeridas, podem apresentar sintomas como vômito, perda de apetite e aumento da salivação. Portanto, deve-se ter cuidado ao cultivar a planta em ambientes próximos a crianças e animais de estimação. A seguir apresentaremos algumas dicas de cuidados e as principais variedades de Dracenas.

Informações básicas da Dracena-vermelha

Dracena vermelha em jardim


Nome científicoCordyline terminalis
Outros nomes
Dracena vermelha, Cordyline, planta de boa sorte
Origem
 Ilhas do Pacífico e Sudeste Asiático
Porte1,5 à 3 metros
Ciclo de vida
Perene
FloraçãoPrimavera e Verão
 Clima
Tropical, Subtropical, Equatorial, Temperado


As Dracenas são plantas tropicais originárias das Ilhas do Pacífico e Sudeste Asiático. Pertencem à família Asparagaceae, no qual o gênero dracena alcança mais de quarenta tipos de variedades, um arbusto perene que pode chegar a atingir até 3 metros de altura, possui caules eretos e semi-lenhoso, as folhas são coriáceas e espessas que medem aproximadamente 60 centímetros de comprimento.

A folhagem da planta quando jovem apresenta uma coloração de carmesim-clara e quanto atinge a maturidade, dependendo da variedade, podem adquirir tonalidades de verde, bronze ou vermelho rosado. Existem três principais variedades de Dracenas: a tricolor, borda vermelha e verde claro.

As Dracenas são plantas ornamentais muito utilizadas em ambientes internos, no qual a mais popular é a de borda vermelha, por possuir uma beleza única nas folhagens coloridas. São muito resistentes a áreas mais frias, tornando uma planta muito versátil para o cultivado em locais internos ou externos.

Como cuidar de uma Dracena-vermelha

Close em uma Dracena vermelha

As Dracena-vermelha são plantas que possuem uma folhagem extravagante e muito atraente, que se adaptam em qualquer ambiente, além de serem classificadas entre as plantas mais eficazes que purificam o ar. Veja a seguir os principais cuidados e como cultivá-la.

Luz solar para Dracena-vermelha

São plantas que necessitam de bastante iluminação, as Dracenas que possuem folhas verdes estão mais habituadas a receber luz solar direta, enquanto as de folhas coloridas preferem luz solar indireta, sendo mais indicado para o cultivo em ambientes internos bem iluminados, como residências, escritórios e shopping centers.

As Dracenas que possuem coloração mais escuras, precisam receber mais luz solar para realizar a fotossíntese, pois elas não conseguem penetrar a luz com muita facilidade como as de folhas mais claras. Há uma grande variedade de espécies de Dracenas com diversas colorações diferentes.

Existem as mais escuras, tricolores, mais claras, rosadas ou avermelhadas. Portanto, ao escolher qual tipo de Dracena, observe o local em que ela será cultivada, pois algumas espécies se adaptam bem em áreas livres e outras à meia sombra.

Solo para Dracena-vermelha

Ao cultivar a planta, prefira obter um substrato enriquecido com matéria orgânica. As mudas destinadas ao plantio em vasos deverão ser altas, devido ao sistema radicular ser bem desenvolvido. Prepare a terra, misturando esterco de animal bem curtido com areia e terra de boa qualidade, todos com a mesma proporção.

Lembrando que, a planta necessita de solo úmido, mas não encharcados, sendo assim, prepare o vaso com uma boa drenagem, para garantir o escoamento da água.

Rega da Dracena-vermelha

A irrigação deverá ser feita assim que você observar que a terra estiver seca, mas não deixe secar por completo: por mais que sejam plantas muito resistentes e suportam climas quentes, é importante realizar uma rega adequada, para que assim a planta fique não somente bonita, mas também saudável.

Sempre que você observar que o solo está seco, faça uma irrigação abundante e dê um intervalo até a próxima rega, o suficiente para que o solo seque. As Dracenas são muito sensíveis ao flúor presente na água das torneiras, portanto, procure irrigar sempre com água destilada ou utilize a água da chuva.

Fertilização da Dracena-vermelha

As Dracenas não são muito exigentes quanto à fertilização, porém elas precisam de nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. Na primavera e no verão aplique um fertilizante líquido diluído em água, uma ou duas vezes por mês.

Nos meses da estação de inverno e outono, não é necessário aplicar a fertilização. Sempre que possível observe a planta, caso ela não esteja se desenvolvendo ou seu crescimento esteja muito lento. Provavelmente ela está precisando ser nutrida.

Temperatura e umidade para Dracena-vermelha

Não há muitos segredos em relação à temperatura, são plantas que se adaptam bem em diversas situações climáticas. Inclusive, são muito resistentes ao ar seco de ambientes com ar condicionado. Elas se desenvolvem em climas quentes e secos, mas preferem ambientes úmidos.

O ideal é cultivar em temperatura entre 12° C a 30° C. Porém, suportam temperaturas de até 10°C, mas caso o clima da região onde você mora seja muito baixa, procure colocar a planta em um espaço onde receba luz solar indireta.

Poda da Dracena-vermelha

Durante a estação da primavera a Dracena entra no modo de descanso e começa a se preparar para o seu florescimento. Faça a poda neste período, pois favorece e estimula o seu crescimento, mantendo sempre saudável, como também facilita para preservar o formato ideal em sua planta.

Durante os meses de inverno, a planta entra novamente em período de descanso e não produz mais folhas. Para ajudar a planta conservar a sua energia, retire os caules e folhas compridas, dessa forma ela conseguirá guardar nutrientes para se manter saudável durante os meses de inverno.

Propagando uma Dracena-vermelha

A propagação é muito simples, geralmente é feita por estaquia. O processo é bem fácil, você deverá cortar o caule maduro de aproximadamente 20 centímetros, retirando todas as folhas. Em seguida, coloque em uma mistura de areia e perlita úmida para criar raízes. Coloque em local semi- sombreado e mantenha a umidade na areia até iniciar a brotação.

Após a inicialização dos brotos, as estacas já estão com o sistema radicular parcialmente desenvolvido, no qual poderá ser transplantada em vasos com substrato enriquecido com matéria orgânica. Esse processo poderá ser realizado em qualquer época do ano.

O cultivo com sementes de Dracena-vermelha

É possível plantar a Dracena por sementes compradas ou colhidas de frutas maduras de plantas que você já possui. As sementes são encontradas nas bagas e precisam ser exprimidas para fora.

Limpe-as e deixe secar por alguns dias antes de plantar. Assim que as sementes já estiverem prontas para o plantio, semeie em um composto arenoso que possua uma boa drenagem. Geralmente a germinação começa de 4 a 6 semanas, porém podem demorar um pouco mais.

Como funciona o transplante da Dracena-vermelha

São plantas que se habituam muito bem em vasos, principalmente se a região que for cultivada não seja de clima tropical, pois nas estações de inverno, a planta poderá ser transportada para um local fechado protegido de geadas e ventos e, quando chegar a época do verão, deslocá-la novamente para fora.

As Dracenas não necessitam ser replantadas, a menos que o vaso esteja ficando muito pequeno para a planta, o que pode ocorrer durante alguns anos. Ao realizar o transplante escolha um vasilhame alto que possua orifício de drenagem, coloque uma camada de argila expandida ou pedra brita, o suficiente para cobrir os buracos no fundo, e cubra com terra enriquecida com matéria orgânica.

Mantenha a terra sempre úmida sem encharcar o solo, o tamanho do vaso será importante para acomodar a planta e garantir o desenvolvimento da raiz.

Como cuidar da Dracena-vermelha no inverno

As Dracenas-vermelhas não gostam de temperaturas muito baixas, por serem de climas tropicais, portanto, ao chegar o inverno, transporte a planta cultivadas em vasos para locais fechados bem iluminados e proteja a planta amarrando-a com um barbante natural, mantendo segura durante os meses de frio.

Certifique-se de as folhas estarem secas antes de amarrar, para evitar o apodrecimento e surgimento de fungos. As Dracenas que são cultivadas em jardins ao ar livre também devem ser protegidas de ventos, pois podem tombar com ventos fortes.

Doenças e pestes da Dracena-vermelha

São plantas suscetíveis a pragas e doenças. Caso identifiquem folhas doentias, pode ser sinal de estarem infectadas por ácaros fitófagos. São sugadores de seiva que atacam as folhas provocando mosqueado ou clorose, perda de vigor, murchamento e atrofiamento, podendo levar a planta à morte.

Outra praga muito comum nas Dracenas são as cochonilhas que podem ser eliminadas com a aplicação de óleo de nim. A presença de coloração marrom-acinzentada em áreas ao redor da planta, podem ser indício de fungos. Caso identifique, verifique se há podridão na raiz.

Problemas comuns com a Dracena-vermelha

Um dos problemas mais comuns em plantas domésticas é o excesso de água, de fertilização, podridão na raiz e o ar extremamente seco. As Dracenas são muito sensíveis ao flúor presente na água da torneira, portanto, sempre regue com água filtrada ou colete água da chuva para regar as plantas.

Outro problema comum que pode ocorrer são as folhas ficarem amareladas. A maioria das plantas domésticas naturalmente perdem suas folhas quando ficam velhas e amareladas, porém nas Dracenas podem ser um sinal de que há um problema na irrigação ou ela está recebendo muita luz solar direta. Elas necessitam de bastante iluminação, mas que não agridem diretamente as folhas.

Outro sinal de folhas amareladas é o local onde estão sendo cultivadas, a oscilação de temperatura pode influenciar em deixar as folhas murchas e amarelas, portanto experimente posicionar em outro local. Observe se as folhas inferiores estão ficando amarelas, pois podem indicar que há podridão na raiz, causado pelo excesso de água, verifique se as raízes estão encharcadas.

Se houver vestígios, infelizmente não será possível salvar uma Dracena com a doença da podridão de raiz.

Algumas variedades de dracenas

A dracena é um gênero botânico que engloba mais de 60 espécies. Em alguns lugares do mundo a planta está relacionada à sorte, boas vibrações e a vida longa. Conheça algumas variedades dessa planta exótica, frequentemente utilizadas para decoração de ambientes internos. Confira a seguir.

Red Sister

Red Sister

É uma variedade que se destaca pela folhagem avermelhada brilhante, geralmente cultivada em lares, mas podem sobreviver ao ar livre, porém é preciso alguns cuidados para que a planta mantenha a boa aparência.

A luz solar influencia na coloração da folha em variedade multicoloridas, como o “Red Sister”. Se o cultivo for em ambientes internos, busque locais em que a planta fique próxima a uma janela que receba uma boa iluminação. Já em locais ao ar livre, procure cultivar em canteiros com sombra ou meia sombra. Nunca exponha a planta ao sol do meio-dia, pois as folhas irão queimar.

Cordyline australis

Cordyline australis

É uma planta nativa da Nova Zelândia, um arbusto subtropical semelhante a uma palmeira, conhecida popularmente como “árvore de repolho” ou "palma-dracena". Possui um tronco robusto e ereto, ramifica-se em tufos de folhas estreitas e pontiagudas, com ramos densos de pequenas flores. Amplamente cultivado no mundo todo, na Europa, Grã-Bretanha e EUA são muito populares.

São muito resistentes e toleram a maioria dos solos e o clima quente, mas não gostam de longos períodos de seca. A planta adulta floresce a cada dois anos, com panículas de flores perfumadas, o que atrai muitos insetos que fazem a polinização.


Cordyline fruticosa

Cordyline fruticosa

Também conhecida como coqueiro-de-vênus, caracterizada por possuir apenas um tronco com poucas ramificações, possui uma textura lenhosa de porte arbustivo. Suas folhas são brilhantes, coriáceas e largas com cores sólidas de verde, roxo, vermelho ou variegadas de branco, rosa, vermelho e amarelo.

Seus frutos são em forma de baga, que quando maduros se tornam de cor vermelha. A inflorescência surge na fase adulta, em qualquer época do ano, com pequenas flores delicadas de cor amarelas ou róseas com aroma suave.

Uma curiosidade muito interessante é que os polinésios e os hawaianos, desenvolveram diversas formas de utilizar a Cordyline fruticosa. Além de serem ornamentais, a planta possui rizomas que são ricos em amido, que eram muito utilizados como alimento. Enquanto as folhas, usavam para coberturas de casas, confecção de vestimentas, corantes e bebidas alcoólicas.

Calypso Queen

Possui caule ereto, semi-lenhoso. Uma planta ornamental que apresenta folhas coriáceas, vermelhas acobreadas e espessas. As regas devem ser regulares, sem encharcar as raízes, em dias quentes e secos pulverize as folhas com água para mantê-las sempre com aspecto bonito e brilhante. Devem ser cultivados em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e bem drenado.

Oahu Rainbow

O Oahu Rainbow possui folhas variegadas com cores verde claro ou escuro, alguns são cremes e listras rosa. Suas folhas são longas, lineares e brilhosas. É uma excelente planta para interiores e deve ser posicionada em local com boa iluminação natural, de preferência em direção ao leste ou oeste, pois assim, a planta receberá a quantidade de luz necessária por dia. Podem ser cultivadas em sol pleno ou parcial com solo fértil e irrigações periódicas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua dracena vermelha

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da dracena vermelha, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Desfrute estas dicas cultivando a Dracena-vermelha em sua casa!

Canteiro de Dracena vermelha

As Dracenas-vermelhas são utilizadas para compor jardins ao ar livre, formando renques e maciços, podendo ser isolada ou em conjuntos com outras espécies. Comumente utilizados em lares e escritórios, por sua alta resistência ao ar condicionado, que retiram a umidade do ar, tornando o local mais seco.

Em decoração de interiores, são muito requisitadas por suas folhagens ornamentais que adornam o ambiente com suas cores variadas, uma ótima opção para quem não possui muita experiência com jardinagem, pois são muito resistentes a falta de água e sobrevivem em ambientes com ausência de luz, embora necessitem de uma boa iluminação para se manterem saudáveis.

São consideradas excelentes para interiores, pois filtram e purificam o ar. Aproveite todos os benefícios dessa planta e cultive em seu lar! Além de serem ornamentais trazem bem-estar e elegância ao ambiente.

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas