Cozinha externa: simples, barata, gourmet, com churrasqueira e mais!

Cozinha externa: simples, barata, gourmet, com churrasqueira e mais!

Você quer ter uma cozinha externa perfeita? Veja neste artigo algumas dicas para montar, suas vantagens e opções de modelos das simples às mais luxuosas.


Cozinha externa: dicas para montar o ambiente!

Cozinha ao ar livre com churrasqueira a gás embutida em um deck.

Muitas pessoas acreditam que a cozinha é o coração da casa e, por isso, não poupam esforços para alcançar o sonho de uma cozinha perfeita para receber amigos e familiares. A cozinha externa é uma ótima opção para quem gosta de atividades ao ar livre e deseja um espaço amplo para preparar e comer refeições, ou até mesmo organizar uma festa.

Já pensou na sensação de liberdade ao cozinhar em um ambiente aberto? Nesse artigo, você irá conhecer os diferentes tipos de cozinha externa, os pontos positivos e negativos de investir em uma, além de conferir dicas essenciais para montá-las do melhor jeito para você e sua família. Leia a seguir alguns tópicos para você se atentar.

Conheça opções de cozinhas externas

Mesmo se já tiver o interesse em possuir uma cozinha externa na sua casa, você pode ter algumas dúvidas sobre como poderia adequar esse projeto ao seu orçamento, espaço disponível e estilo da sua casa. Existem projetos simples e baratos, gourmet, para áreas grandes e pequenas, com forno a lenha, ou junto com a lavanderia. Logo em seguida, você confere os principais modelos para montar a cozinha externa que seja a sua cara.

Cozinha externa com churrasqueira

Pai e filho em uma cozinha ao ar livre com churrasqueira.

Ter uma cozinha externa com churrasqueira vai facilitar muito a sua vida se você gostar de fazer aquele churrasco especial no fim de semana. Além do espaço diferenciado, há o benefício da fumaça ficar do lado de fora da casa, não deixando cheiros fortes dentro do seu lar. Até mesmo os mais simples dos espaços podem ser bastante funcionais, já que o essencial é ter uma pia e bancadas para o preparo das refeições.

Além disso, você também pode adicionar nichos ou prateleiras para o armazenamento de utensílios, panelas e eletroportáteis, como liquidificador. Não será necessário um grande investimento para adquirir os itens funcionais para a sua cozinha externa com churrasqueira.

Cozinha externa Gourmet

Exterior luxuoso da cozinha do pátio ao ar livre, com eletrodomésticos de inox.

Por ser um espaço mais sofisticado, a cozinha gourmet externa é uma ótima opção para eventos ou refeições mais informais. Para esse modelo, você precisará investir em móveis de cozinha que sejam funcionais, ou seja, facilitem a sua vida e deixem o espaço ágil e prático.

Uma bancada gourmet e um cooktop são alternativas que se encaixam perfeitamente em um espaço gourmet, por exemplo. Para melhorar o espaço, você pode incluir uma mesa de jantar para deixar os seus convidados mais à vontade.

Além disso, também é possível acrescentar alguns eletrodomésticos para auxiliar na rotina, como micro-ondas, forno, geladeira e outros utensílios de cozinha. Plantas na decoração vão dar um toque de natureza para esse espaço e também são ótimos elementos para se ter na sua cozinha externa.

Cozinha externa pequena

Quintal com churrasqueira ao ar livre embutidos na parede da cozinha.

Caso você deseje aproveitar um espaço menor para criar um ambiente especial e aconchegante, você pode apostar em uma cozinha externa pequena. Esse modelo de projeto deve incluir apenas eletrodomésticos essenciais, como um fogão, uma geladeira e uma mesa pequena, por exemplo.

Uma outra dica bastante importante também, é separar uma área para o preparo da comida e outra para a socialização dos seus convidados. Para isso, faça uma passagem entre as duas áreas, de modo que as pessoas consigam transitar facilmente.

Cozinha externa simples e barata

Cozinha externa simples coberta e ao redor floresta.

Ao contrário do que se possa pensar, não é necessário um grande investimento para fazer uma cozinha externa, já que simples e pequenos detalhes á podem transformar o ambiente em um espaço bonito e pronto para todas as suas atividades de rotina. Na cozinha externa simples e barata, o ponto crucial para se investir são nichos e prateleiras no lugar nos armários aéreos.

Esses itens te auxiliam a decorar a cozinha com os próprios eletrodomésticos que você já possui, como batedeira, liquidificador e micro-ondas. Outros elementos de decoração são os adesivos para azulejos, que darão um acabamento sofisticado ao ambiente, sem grandes investimentos ou reformas.

Lembre-se que a sua cozinha externa deve ser funcional, portanto, você também pode investir em uma mesa de jantar ou banquetas em um balcão como um diferencial para o ambiente e receber convidados. Mas caso você não tenha a pretensão de receber visitas, utilize bons armários de cozinha para armazenar tudo que você precisará para cozinhar.

Cozinha externa com forno a lenha

Cozinha externa de madeira e com forno a lenha bem rústico.

O forno a lenha é um dos mais antigos que existem, mas continua sendo usado na atualidade e com certeza trará um toque rústico para a sua cozinha externa e um sabor diferenciado para as suas refeições.

Por ser geralmente feito de tijolos refratários, argamassa ou barro, o forno a lenha combina com decorações que tenham a mesma pegada rústica. Mas também há jeitos de dar um toque mais sofisticado, para combinar com outras roupagens. Alguns exemplos são revestimentos em pedras, ferro ou alguma pintura diferente.

Você pode deixar a criatividade fluir e combinar com alguns elementos já existentes na sua cozinha, para que haja uma ordenação adequada. Um fator muito importante para se levar em consideração, é o espaço para o armazenamento da lenha, que precisa ser protegido da chuva e da umidade.

Por ser em uma área externa, é um pouco mais difícil de conseguir um área que atenda essas demandas, mas um armário pode dar conta do recado. Além disso, é necessário comprar lenha certificada como madeira de reflorestamento.

Cozinha externa junto com a lavanderia

Cozinha externa simples com eletrodomésticos em um pátio coberto.

Para as pessoas que moram em casas pequenas, a cozinha integrada com a lavanderia é uma realidade. E mesmo que você não goste muito dessa disposição de cômodos, com organização e planejamento é possível dar um toque bonito e decorativo à sua cozinha externa com lavanderia.

Uma boa dica é usar divisórias de ambiente, como cobogós, painéis de vidro ou placas de madeira para delimitar os espaços da cozinha e da lavanderia. Além disso, você também pode investir em móveis planejados para integrar os dois ambientes com uma decoração personalizada.

Por último, lembre-se de sempre deixar o cômodo bastante organizado, afinal de contas, você não quer misturar produtos de limpeza com a sua comida, não é mesmo? Por isso, a organização é essencial para passar maior sensação de limpeza.

Dicas para cozinha externa

Cozinha moderna ao ar livre no Texas, recém-construída.

A decisão de planejar uma cozinha externa pode gerar algumas inseguranças, não é mesmo? A partir de agora, separamos algumas dicas para você levar em consideração no seu projeto. Confira a seguir, algumas recomendações, tais como: o mapeamento de espaço, orçamento, escolha de materiais, eletrodomésticos, organização e mais.

Pense bem no orçamento

É importante pensar em um orçamento que seja cabível para você planejar o seu projeto dentro dele. A primeira consideração para mapear os investimentos é a durabilidade da sua cozinha.

Você vai investir em uma cozinha externa apenas para um evento específico? Planeja que ela faça parte da sua rotina? Essas são as primeiras perguntas que você deve responder. Depois disso, no momento de montar a sua cozinha externa, é importante investir mais no espaço, para que o cômodo fique confortável e funcional.

Para o começo, escolha equipamentos que possam ser melhorados ao passar do tempo. Mas se o seu orçamento for mais folgado, invista em eletrodomésticos potentes e incríveis para que a sua experiência seja a melhor possível.

Mapeie o espaço

Apesar de parecer óbvio, é importante ressaltar a importância de entender muito bem qual espaço você gostaria de criar para a sua cozinha externa. O primeiro passo é mapear o espaço disponível, de maneira a esclarecer o como ele poderá ser aproveitado com conforto.

Lembre-se que nem sempre é necessário um espaço amplamente aberto e descoberto. O ideal é que haja uma cobertura existente, ou que uma seja providenciada, especialmente porque os eletrodomésticos não devem ficar expostos ao sol, chuva e vento. Leve esses fatores em consideração quando estiver fazendo o planejamento da sua cozinha externa.

Pense em um formato ‘L’

Uma bancada em formato ‘L’ é bastante comum em todos os tipos de cozinha externa. Isso porque ela promove uma dinâmica maior, integrando o ambiente. Além disso, esse estilo de bancada permite que você possa aproveitar a presença da sua família e convidados ao mesmo tempo em que prepara a comida.

Escolha o revestimento adequado ao seu estilo

Por ser em um ambiente aberto, é interessante investir em cores alegres e fortes, para que a luz solar deixe tudo com um visual esplêndido. Além disso, as cores trarão um toque descontraído para o ambiente, que será perfeito para passar tardes e noites com a sua família e amigos, deixando o local bem personalizado.

Para equilibrar a distribuição de cores, você pode escolher uma parede só para acrescentar um tom diferente, ou então apostar em pontos de cor nos eletrodomésticos e outros objetos de decoração da cozinha, de forma que o ambiente não fique “cansativo” aos olhos. Porém, se você preferir um visual mais rústico, escolha peças de madeira, que possuam o acabamento mais natural.

Aposte em itens à prova d’água

Caso a sua cozinha não fique em um espaço totalmente coberto, é importante que você invista em móveis e eletrodomésticos à prova d’água.

Dependendo de como o espaço for planejado, mesmo que a sua cozinha tenha uma cobertura, é importante que os itens sejam resistentes à água, porque o vento e a chuva podem afetar esses utensílios. Além disso, é importante que os eletrodomésticos sejam protegidos do calor, que também pode danificá-los.

Separe uma área específica para o lixo

Também é importante pensar em uma área específica para o lixo na sua cozinha externa, já que você nunca sabe quando vai precisar de um lixo à mão, tanto para descartar restos de alimentos, ou para limpar a área devido à exposição ao clima, como pólen, folhagens ou teias de aranha. Por isso, sempre tenha um lixo por perto em uma área reservada somente para ele, para jogar o que for preciso em um local exato.

Escolha um espaço que fuja do comum

Ao invés de dar preferência há uma área óbvia, busque um ponto da sua casa que está negligenciado e esquecido, como um canto do quintal que ninguém usa. Além de dar uma maior liberdade para a ambientação, esse fator também pode trazer mais privacidade ao ambiente, para você e sua família.

Faça um teste primeiro

Antes de começar a dar vida para o seu projeto de cozinha externa e colocar a mão na massa, faça um teste. Como exemplo, você pode começar colocando uma mesa e uma churrasqueira portátil no local que você quer transformar em uma cozinha externa.

Dessa maneira, você poderá sentir como poderia organizar os utensílios da melhor maneira e como será a experiência de levar os alimentos para esse ambiente. Sendo assim, na hora de fazer o planejamento será mais fácil escolher quais móveis e utensílios usar e como organizar o local da melhor maneira possível.

Possibilidade de separar áreas com Blindex

Geralmente em ambientes abertos, o que delimita o espaço é a disposição dos móveis e utensílios de decoração. Porém, você pode utilizar Blindex para separar as áreas, já que é um material de custo relativamente baixo, traz uma sensação de amplitude, devido à transparência e é de fácil manutenção de limpeza.

Além disso, o Blindex é neutro e não irá atrapalhar ou modificar a sua decoração, independentemente de qual estilo você escolha seguir.

Escolha bem os materiais

A cozinha externa está vulnerável aos fatores climáticos, como chuva, vento e calor. Por isso, é muito importante que você escolha bem quais materiais serão usados para o revestimento, decoração e eletrodomésticos.

O aço inoxidável é bastante resistente à ferrugem e ao clima, portanto, prefira utensílios que sejam compostos por esse material. Já o chão, bancada e armários devem ser feitos com materiais resistentes à água.

Móveis especiais para áreas externas

Áreas externas estão suscetíveis a fatores climáticos, portanto, se você não fizer uma boa escolha de móveis, eles podem ter uma vida útil muito menor a acabar estragando com o tempo. Invista em materiais resistentes à água, calor e vento, como inox, alumínio, madeira, fibra sintética e até mesmo plástico.

Você deve sempre se atentar à resistência dos móveis escolhidos para a sua cozinha externa, para que eles durem bastante. Além disso, procure móveis que sejam de fácil manutenção de limpeza.

Mas claro, sempre se atentando ao estilo de decoração que você escolheu para a sua cozinha externa. Nesse tipo de espaço, você vai precisar primordialmente de uma mesa ou ilha, armários, bancada e algumas banquetas para os seus convidados e familiares.

Não se esqueça da decoração da cozinha externa!

Uma dica que será um diferencial para a sua cozinha externa, é adicionar plantas à decoração, assim, o espaço terá um toque natural. Mas preste atenção para que o ambiente não perca a sua funcionalidade.

Prefira plantas que se adaptem bem às cozinhas e que combinem com o resto da sua decoração. Além disso, uma parede de tijolos é uma ótima alternativa para imprimir personalidade ao cômodo, mesmo que ele seja pequeno.

Além de ser muito usado para compor estilos rústicos, os tijolos estão muito presentes nas decorações industriais e contemporâneas também! Por último, você pode trazer itens de decoração e eletrodomésticos coloridos para trazer alegria e personalidade para a sua cozinha externa.

Vantagens de uma cozinha externa

Indivíduos felizes fazendo churrasco na cozinha ao ar livre.

Ter uma cozinha externa na sua casa, proporciona algumas vantagens na sua rotina, afinal, você vai ter um ambiente diferente para cozinhar, receber amigos e familiares e também separar a sujeira e fumaça do resto da casa.

Além disso, esse cômodo é perfeito para se usar em ocasiões especiais, como festas, aquele almoço de domingo que reúne muita gente, ou o churrasco de aniversário ou final de ano. Confira os detalhes de várias outras vantagens, a seguir:

Isolar a sujeira

Umas das primeiras vantagens que a cozinha externa proporciona é a possibilidade de isolar a sujeira que é muito comum na cozinha, para a área externa de casa. Isso caso você opte por cozinhar com mais frequência na cozinha externa e não na principal.

Em casos de grandes eventos, essa vantagem aumenta, porque a sujeira da preparação de comida em grande quantidade e dos convidados não entrará em casa. Além disso, toda a gordura também ficará do lado de fora.

Sem cheiro de gordura e fumaça dentro de casa

Aproveitando o gancho do tópico anterior, o isolamento da cozinha em relação ao restante da casa, permite que o cheiro de gordura e fumaça não entre em casa, possibilitando manter a casa mais limpa. Porém, tudo irá depender de como a sua cozinha foi feita e se realmente há uma separação entre a parte interna e a externa.

Uma boa solução para que essa divisão ocorra, é uma porta dupla de correr separando os dois ambientes. Lembrando, é claro, que você deve fechar a porta durante o uso da cozinha externa, para que ela não se integre aos demais cômodos da sua casa.

Sensação de liberdade

Ter uma cozinha externa bem aberta, com certeza trará uma sensação de liberdade muito intensa, principalmente se você conseguir ter uma visão do restante da área externa do seu lar, ou uma vista para uma paisagem natural.

É uma alternativa bacana para apreciar outras belezas enquanto cozinha ou reúne os amigos e familiares para uma refeição. Com certeza, seus amigos também se sentirão muito livres e à vontade nesse espaço.

Fogão, forno a lenha e fogão tradicional

Todas essas opções são excelentes para uma cozinha externa. O fogão tradicional pode ser usado para preparar refeições básicas do dia a dia e utilizar o forno a lenha para ocasiões especiais, já que ele cozinha os alimentos mais rápido e dá um sabor diferenciado à comida. O ideal seria escolher a opção que mais se adequa ao seu perfil, ou ter as três opções disponíveis.

Desvantagens de uma cozinha externa

Amigos se preparando para um churrasco na cozinha externa.

Assim como tudo na vida, ter uma cozinha externa também possui as suas desvantagens. Seja o maior custo para construir duas cozinhas, a manutenção desses dois espaços, ou fatores climáticos externos, como acúmulo de sujeiras, vento, chuva e o acesso de pássaros e outros animais. Separamos alguns detalhes sobre essas desvantagens, confira!

Maior custo de construção

Umas das desvantagens de ter uma cozinha externa, é o maior custo de construção. Isso acontece porque você deverá investir em utensílios e móveis para os dois ambientes, seja com fogões, pias, bancadas, entre outros fatores. Por isso, é necessário avaliar o seu orçamento e se será possível arcar com os custos de manter duas cozinhas dentro de casa.

Duas cozinhas, dois trabalhos

Além do custo de construção, você também terá dois trabalhos caso decida utilizar as duas cozinhas simultaneamente. Basicamente você terá que lidar com duas pias de louças para lavar, dois fogões para limpar e dois espaços para fazer a manutenção de limpeza, como organização dos armários, passar pano no chão, entre outros afazeres domésticos.

Acumula mais sujeira

Por estar localizada em um espaço aberto, outra desvantagem da cozinha externa é o acúmulo de sujeira. Em cozinhas muito abertas, é natural que o acúmulo de poeira, folhas e outros resíduos se juntem durante um curto período de tempo. Portanto, a limpeza do local é um fator que demanda atenção para que o local esteja sempre impecável e com boa aparência e condições para receber convidados.

Acesso de pássaros e outros animais

A visita de pássaros em busca de água e alimento com certeza será frequente se a sua cozinha for muito aberta, por isso, esse é um fator a ser levado em consideração. Até porque esses animais costumam deixar presentes não muito agradáveis de se ter na sua cozinha.

Além disso, outros animais, como baratas, aranhas e mosquitos, também podem acabar fazendo uma visita. Para evitar que isso aconteça, evite deixar alimentos expostos e água acumulada. Por último, faça uma limpeza regularmente para manter essas visitas longe da sua cozinha externa, principalmente ratos ou outros animais peçonhentos, como cobras.

Cozinhar com vento

Uma desvantagem muito grande na cozinha externa é cozinhar em dias de muita ventania. Além da possibilidade de trazer poeira e folhagens para as suas refeições, o vento também acaba apagando o fogo frequentemente. Durante essas ocasiões, dê preferência à cozinha interna, para evitar acidentes e frustrações.

Além disso, o vento acaba trazendo o frio junto com ele, o que pode ser desagradável na hora de preparar as refeições, principalmente o café da manhã, ou a janta, que são feitos em momentos do dia onde a temperatura costuma estar naturalmente mais baixa.

Chuva, vento e folhagens

Fatores climáticos, como chuva e vento, podem atrapalhar a experiência na cozinha externa. Chuvas muito fortes irão provavelmente trazer água para dentro da área externa, o que pode acabar molhando você ou a sua comida. Além disso, o vento traz sujeiras, como poeira e folhagens, que também poderão cair na sua comida.

O ideal é que nesses momentos você utilize a cozinha interna e, quando esses fenômenos naturais passarem, você faça a limpeza do local para evitar o acúmulo de sujeira, que pode acabar atraindo animais e também causando uma má aparência para a sua cozinha.

Cozinha externa: já pensou em cozinhar em um ambiente super arejado?

Mulher preparando comida saudável em sua cozinha ao ar livre.

A cozinha externa é uma ótima alternativa para os dias de calor, já que possui um arejamento maior, evitando o acúmulo de calor no ambiente. Além disso, cozinhar em um ambiente aberto pode ser muito libertador e quando você experimentar, provavelmente não vai querer outra vida.

Nesse artigo, você conferiu várias dicas sobre decoração para cozinha externa, como fazer um planejamento para montá-la, diversos estilos para seguir e se inspirar, além de algumas vantagens e desvantagens em adotar esse modelo de cozinha para sua casa.

Não se esqueça de levar em consideração as dicas para um melhor funcionamento da cozinha externa, como investir em revestimentos e móveis à prova d’água e de outros fatores climáticos e fazer um bom planejamento de orçamento.

Autor deste artigo

Jornalista, podcaster, social media e redator. Sou carioca, taurino e vegano. Apaixonado pela natureza, pelos animais e por música.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos