Como plantar gengibre: em vaso, na terra, benefícios e muito mais!

Como plantar gengibre: em vaso, na terra, benefícios e muito mais!

Você sabia que o gengibre é muito saudável e pode ser facilmente cultivado? Descubra dicas para o plantio ideal e os benefícios dessa incrível raiz aqui!


Saiba mais sobre o gengibre!

Raiz de gengibre sobre tábua

O gengibre é uma planta tropical que pode ser facilmente cultivada dentro de casa ou em um jardim. Essa planta aromática possui uma raiz que é usada na culinária indiana e chinesa desde os tempos antigos, já que possui um sabor doce e picante.

É considerado um ingrediente popular e muito versátil na cozinha que pode ser usado em todos os tipos de receitas, desde pratos asiáticos a saladas picantes ou até mesmo sobremesas, como deliciosos pães e biscoitos de gengibre caseiro. Confira neste artigo as principais informações de como cultivar o gengibre, suas informações básicas e seus principais benefícios para a saúde!

Informações básicas do gengibre

Raiz de gengibre em cesta


Nome Científico
Zingiber officinale
Outros Nomes
Mangarataia, mangaratiá, gengivre.
Origem
Ásia, China, Japão, Índia
Porte
Médio a grande
Ciclo de Vida
Perene
Floração
Ocorre principalmente no verão
Clima
Equatorial, Subtropical, Tropical


O gengibre, também chamado como Zingiber officinale, é uma espécie muito encontrada no Brasil, especialmente no Paraná. O gengibre é uma planta rizomática originária do sudoeste da Ásia, muito popular no Japão e na China. Possui diversos tipos, como o gengibre-concha e gengibre-magnífico, que produzem flores que podem ser utilizadas como ornamentos, mas a parte para consumo é a raiz.

O plantio do gengibre necessita do clima tropical, isto é, quente e úmido, com períodos bem definidos de calor e umidade para favorecer um acelerado e eficiente desenvolvimento da cultura. Deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra e não tolera geadas.

Como plantar o gengibre

Ervas plantadas em vasos

Aprenda aqui as diversas formas do plantio de gengibre no vaso, na terra, a irrigação, iluminação e clima ideal, qual é o melhor tipo de solo e adubação e muito mais!

Como plantar gengibre em vaso

O plantio de gengibre no vaso é relativamente fácil, devendo estar em um recipiente entre 30 a 35 centímetros para acomodar bem a raiz. Para isso, escolha o recipiente desejado e faça um furo na parte interior e componha uma camada de brita ou argila para a drenagem da água.

Escolha também o substrato adequado para o plantio, podendo ser feito com uma mistura de compostos orgânicos e areia de construção. Regue para verificar se a água está escoando com facilidade pelo furo interior do vaso. Após o preparo do vaso com o substrato, abra um buraco de 3 cm de profundidade e coloque os rizomas de gengibre, bastando cortar um pedaço de um gengibre.

Enterre os botões voltados para cima. Quando o vaso/ pote de gengibre estiver empurrando vários talos, é hora de expandir o cultivo em um outro recipiente.

Como plantar gengibre na terra

Para plantar o gengibre na terra, basta preparar um bom composto orgânico, que pode ser emendado também com estrume envelhecido. Corte as partes do gengibre, certificando-se de que cada pedaço do rizoma tenha de 2,5 a 5 centímetros de comprimento com pelo menos um botão.

Deixe as peças secarem por 24-48 horas antes do plantio, pois isso ajuda a controlar a possível podridão das raízes. Plante cada parte do gengibre pelo menos 30 cm de distância. Para o cultivo comercial, o gengibre é geralmente plantado em fileiras duplas de 30 cm de distância, com um caminho de trabalho entre as fileiras. Regue bem após o plantio. As folhas irão emergir após cerca de 1 semana.

O melhor solo para o gengibre

O melhor tipo de solo para a raiz gengibre é solto, argiloso e rico em matéria orgânica. Os solos argilosos permitem que a água escorra livremente, o que ajudará a evitar que os rizomas fiquem excessivamente encharcados. A cobertura de composto orgânico oferece nutrientes, ajuda a reter água e controla ervas daninhas.

Se você for plantar gengibre diretamente no solo, este deve ser fértil, com pH entre 5,5 e 6,0 e boa drenagem. Embora a cultura necessite de muita água para se desenvolver, ela não suporta o excesso de água. Troque de local a cada safra, para evitar queda nas próximas produções.

Clima para o gengibre

O gengibre se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos. Escolha um local que forneça muita luz, de no mínimo 2 a 5 horas de luz solar direta. Os locais ideais também devem ser protegidos de ventos fortes, pois as folhas do gengibre chegam a ter até 1 metro de altura, sendo bastante suscetíveis aos danos do vento.

Se você mora em uma área de inverno rigoroso, é recomendado plantar dentro de casa ou em qualquer ambiente que esteja protegido de temperaturas abaixo dos 10°C. Basicamente, o gengibre é uma planta de clima subtropical e tropical, podendo ser cultivada em temperaturas entre 17 ° C a 35 ° C. A raiz do gengibre prefere também muita umidade do ar.

Luminosidade para gengibre

De todas as plantas comestíveis, as plantas de gengibre têm algumas das necessidades mais baixas de luz - mas ainda precisam estar em um local muito claro, pois o gengibre se desenvolve melhor em locais que oferecem muita luz. A raiz do gengibre deve receber, no mínimo, 2 a 5 horas de luz solar direta.

As lâmpadas de cultivo podem ser utilizadas especialmente durante o inverno, podendo estar expostas a essa luz por pelo menos 14 horas por dia.

Irrigação do gengibre

A irrigação para o crescimento saudável do gengibre é relativamente simples. Não permita que as plantas sequem enquanto estão crescendo ativamente e, durante o inverno, reduza a irrigação. Isso vai fazer com que a planta forme rizomas subterrâneos. Em regiões secas, é necessário vaporizar ou borrar as plantas regularmente, mas sempre evitando regar em excesso.

As plantas de gengibre se dão bem em condições de solo úmido. Se o solo secar completamente, as raízes morrerão e será difícil para a planta se recuperar. Por outro lado, se as raízes forem expostas à água parada por muito tempo, elas podem apodrecer. Caso esteja plantando em um vaso normal sem autorregulação de cerâmica, ele deve conter furos de drenagem para evitar que seja regado em excesso.

Plantio do gengibre

Para o plantio do gengibre e preparação da muda, você poderá encontrar a raiz de gengibre a partir de lojas online ou ir a um supermercado ou lojas de jardinagem local e comprar uma raiz de gengibre. Escolha uma raiz de gengibre saudável (cor próxima ao bege claro e sem muitas rugas e fissuras escuras) e com aparência rechonchuda, com cerca de 10 a 13 cm de comprimento.

Se possível, encontre uma raiz de gengibre onde as suas extremidades sejam esverdeadas. Para facilitar o processo de germinação, é possível deixar o gengibre submerso em água morna durante duas noites.

Adubação para gengibre

O fertilizante é um dos elementos mais importantes para o cultivo eficiente e saudável do gengibre, pois a fertilização pobre pode afetar negativamente no crescimento do gengibre e na formação de rizomas. Se o solo estiver aquém do ideal, adicione um fertilizante orgânico de liberação lenta no plantio. Por exemplo, as raízes do gengibre se beneficiam de fertilizantes contendo altos níveis de fósforo (P).

Essas correções de solo são especialmente necessárias em regiões de chuvas intensas, onde a chuva pode retirar nutrientes essenciais do solo. Você também pode adicionar composto, que fornecerá nutrientes e também irá reter a água no solo.

Como propagar o gengibre

O gengibre é propagado pelo plantio de mudas de caule de raiz. A colheita pode ser feita simplesmente levantando os rizomas do solo, limpando-os e secando-os ao sol. Os rizomas de gengibre secos têm forma irregular, ramificada ou palmada.

Em aproximadamente um mês, as mudas estarão prontas para o transplante em local definitivo ou prontas para o plantio no vaso. Os rizomas do gengibre devem ser cobertos com uma camada de pelo menos dez centímetros de substrato após o plantio, sendo necessário cobrir periodicamente por causa do crescimento vertical

Os tratos culturais do gengibre

Os tratos culturais são os principais processos e aspectos necessários para que as plantas se desenvolvam melhor. Nesse sentido, o gengibre conta com três principais aspectos: irrigação, sombreamento e adubação correta. O gengibre necessita da quantidade ideal de água durante todo o seu ciclo, não suportando grandes secas ou solo encharcado.

O gengibre de cultivo orgânico deve ser exposto aos raios solares, mas evitando o molhamento foliar durante a irrigação para não ter as suas folhas queimadas, sendo necessário sombrear o local. Por fim, a adubação deve ser feita em cobertura, cerca de sessenta dias após o plantio definitivo.

A colheita do gengibre

A planta de gengibre estará pronta para a colheita na primavera, podendo também ser deixada para crescer mais até o próximo verão para uma colheita em maior quantidade, embora possa ser colhida em qualquer estágio de maturação.

A melhor época é quando a planta está com 8 a 10 meses de idade. Após a colheita, escolha rizomas para o replantio. O gengibre pode ser colhido apenas desenterrando a planta inteira e coletando a raiz. Enxágue a sujeira em água corrente e ela estará pronta para ser usada em suas receitas.

Você pode ainda escolher um pedaço que esteja a pelo menos 5 cm de distância do caule e corte a parte externa do rizoma com uma faca afiada. Utilize este pedaço para novos plantios, fazendo com que a planta continue a crescer sob o solo, proporcionando suprimento infinito de gengibre.

Benefícios do gengibre para a saúde

Propriedades benéficas do gengibre

Saiba aqui os principais benefícios que o gengibre traz à saúde, incluindo perda de peso, redução da pressão arterial, o combate da azia, gases intestinais e doenças do estômago, e porquê é considerado um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Ajuda na perda de peso

Algumas evidências sugerem que o gengibre pode ajudar na perda de peso. O gengibre é geralmente seguro de usar e as pessoas podem incluí-lo em bebidas e receitas ou tomá-lo como suplemento que geralmente é vendido em farmácias.

De acordo com estudos científicos, os compostos encontrados no gengibre podem ajudar na perda de peso. Esses compostos podem ser benéficos nos processos corporais complexos que queimam e armazenam gordura. Mas lembre-se de sempre consultar a orientação médica.

Combate azia e gases intestinais

Muito utilizado na medicina tradicional chinesa, o gengibre possui uma longa reputação como carminativo, uma substância que promove a eliminação do excesso de gases do sistema digestivo e é conhecida por acalmar o trato intestinal. Pessoas que sofrem de cólicas e dispepsia respondem particularmente bem ao gengibre.

Você pode desfrutar de uma xícara de chá ou água preparada com a raiz de gengibre até duas vezes ao dia para ajudar a aliviar a azia. Lembre-se de que o gengibre deve ser usado ocasionalmente como um tratamento natural para o alívio da azia e não deve ser uma solução permanente.

Ótimo antioxidante e anti-inflamatório

Muitas das propriedades curativas do gengibre estão relacionadas às suas altas quantidades de substâncias anti-inflamatórias. Esses efeitos parecem ser relevantes também para o uso tópico, com estudos apoiando o uso de uma compressa de gengibre para aliviar os sintomas da osteoartrite. As aplicações tópicas também podem estimular a circulação e acalmar queimaduras.

A raiz, a parte da planta mais usada em formas alternativas de medicina, é rica em óleos voláteis que contêm componentes ativos como o gingerol. Acredita-se que esse potente composto anti-inflamatório explica o porquê das pessoas com osteoartrite ou artrite reumatóide que consomem gengibre regularmente experimentam reduções em seus níveis de dor e melhorias em sua mobilidade.

Ajuda com náuseas e vômitos

A raiz de gengibre também foi relatada de forma anedótica para reduzir os sintomas associados ao enjoo, incluindo tonturas, náuseas, vômitos e suores frios. Isso pode se estender a pessoas submetidas a cirurgia e náuseas relacionadas à quimioterapia, embora mais estudos sejam necessários.

Nesse sentido, o gengibre tem sido mais amplamente usado para tratar náuseas e vômitos associados ao enjoo leve da gravidez. Verifique com o seu médico para garantir se o uso é apropriado para você.

Protege o estômago de úlceras

Por causa de seus efeitos gastroprotetores, o gengibre pode ser uma das ervas úteis para úlceras. De acordo com estudos científicos, o gengibre tem potencial no tratamento de uma série de doenças gástricas, sendo um componente eficaz na prevenção de úlceras gástricas.

O uso de gengibre proporciona os efeitos anti-inflamatórios dos não esteróides, de modo que você pode reduzir sua dependência deles e reduzir o risco de desenvolver úlcera. O gengibre em si pode não proporcionar um alívio rápido da dor da úlcera, mas pode ajudar a prevenir úlceras recorrentes.

Regula a pressão arterial

O gengibre pode ser uma alternativa mais saudável em relação aos aditivos como o sal, que podem aumentar o risco de hipertensão quando utilizados em excesso. Em diversos estudos científicos, o gengibre demonstrou reduzir a pressão arterial elevada de forma significativa, o que impacta positivamente o fluxo sanguíneo.

Mais estudos demonstram que aqueles que consumiram mais gengibre, quantidades de aproximadamente 2 a 4 gramas por dia, tiveram o menor risco de desenvolver pressão alta.

Cultive facilmente o gengibre desfrutando destas dicas!

Raiz e pó de gengibre em recipientes

O gengibre pode ser cultivado como planta ornamental, pois resulta em uma planta muito bonita e até mesmo em belíssimas flores, dependendo da espécie. O crescimento saudável do gengibre é propício em ambientes quentes, sendo ideal em praticamente todas as regiões do Brasil.

Além disso, pode ser também cultivado dentro de ambientes fechados durante o inverno, apresentando grande versatilidade e praticidade. O gengibre é carregado com antioxidantes, entre outros diversos benefícios e nutrientes. Eles podem ajudar seu corpo a combater doenças crônicas como hipertensão, doenças cardíacas e doenças pulmonares, além de promover o envelhecimento saudável.

Agora que você sabe como cultivar a raiz de gengibre, desfrute de seu sabor incrível em suas receitas favoritas!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos