Churrasco de cupim: como fazer, dicas para ter uma carne macia e mais!

Churrasco de cupim: como fazer, dicas para ter uma carne macia e mais!

Veja neste artigo as mais deliciosas receitas de como preparar o cupim no churrasco e confira também dicas de como manter essa carne tenra e com muito sabor!


Quer saber como fazer cupim para o churrasco?

Peça de cupim

Localizado atrás do pescoço do boi, o cupim é um corte rico em gorduras e nervos. Devido ao seu aspecto extremamente marmorizado, essa carne possui dois pontos bem distintos de cozimento: tenra e saborosa ou seca e dura. Por isso, para obter uma carne bem agradável, é preciso de alguns cuidados na preparação e modo de cozimento.

Quando preparada em churrascos, esta proteína combina com diversos tipos de ingredientes e é fácil de ser preparada na brasa. Com algumas horas de cozimento e uma boa finalização da carne, você irá agradar a qualquer tipo de paladar.

Seja com cerveja, mostarda e mel, chimichurri, queijo ou apenas sal e pimenta, veja a seguir uma seleção com as mais saborosas e apreciadas receitas para se fazer em churrascos.

Como fazer churrasco de cupim?

A carne de cupim harmoniza com diferentes tipos de temperos e ingredientes. Para saber mais como aproveitar o sabor e suculência desse corte, veja a seguir uma lista com dez receitas para se fazer em uma boa brasa de churrasqueira.

Cupim na churrasqueira com tempero caseiro

Cupim com tempero caseiro

Para essa receita, faça o tempero caseiro com: 2 cebolas brancas e 2 cebolas roxas picadas, 2 cabeças de alho, 5 folhas de louro, 1 pimenta de sua preferência, 100 mililitros de óleo de milho, 1 colher de chá de sal, 10 gramas de cogumelo shimeji e 1 pitada de ácido cítrico. Com esses ingredientes, misture tudo no liquidificador.

Após feito o tempero, separe: 1 peça de cupim, suco de 2 laranjas, um quarto de xícara de tempero caseiro e 1 colher de sopa de sal fino. Como primeiro passo, misture todos esses ingredientes em uma tigela e deixe a peça marinando na geladeira por 4 horas.

Depois de deixar a carne marinar, espete o cupim em um espeto de churrasco, embrulhe com várias voltas no papel celofane junto com o líquido da marinada e feche bem as pontas. Em seguida, leve para a parte alta da churrasqueira por 3 a 4 horas. Por fim, retire o celofane e deixe a carne na brasa até dourar.

Cupim na churrasqueira com manteiga

Carne grelhada com manteiga

A manteiga é ideal para manter a carne tenra durante o cozimento e garantir a suculência do cupim após o cozimento. Por isso, para preparar essa receita, separe: 1 peça de cupim, papel alumínio, manteiga, sal de parrilla e pimenta do reino a gosto.

Primeiro, coloque o cupim em uma grelha com brasa forte e sele toda a superfície da carne. Feito isso, posicione a peça sobre o papel alumínio, misture com a manteiga e embrulhe o conjunto com várias camadas do alumínio. Em seguida, deixe assar por 5 horas na parte mais longe da brasa. Por fim, deixe a carne descansar por 10 minutos, desfie e tempere com sal e pimenta a gosto.

Cupim na grelha

Carne de cumpim desfiando

O cupim na grelha é o modo mais simples, rápido e tradicional de fazer essa deliciosa carne na churrasqueira. Para fazer essa receita, você precisará de: 1 peça de cupim e tempero a gosto. Se atente em escolher uma carne bem fresca e com uma capa de gordura de cor clara, sem estar amarelada.

Como modo de preparo, retire o excesso da capa de gordura ao redor do cupim. Em seguida, corte a carne em fatias finas e espalhe o tempero por toda a superfície. Feito isso, coloque as fatias em uma grelha e leve na churrasqueira até dourar os dois lados. Corte em tiras e sua carne estará pronta para servir.

Cupim enrolado no celofane e no papel alumínio

Peças de carne enroladas em alumínio

Embora seja uma receita simples e que necessita de poucos ingredientes, ela irá atingir o sabor natural da carne e destacar o cupim no churrasco. Então, para a preparação, separe: 1 peça de cupim, azeite e sal a gosto, papel alumínio e celofane.

Coloque o cupim em cima do celofane e tempere a carne com azeite e sal. Em seguida, espete a carne em um espeto próprio para churrasqueira e dê algumas voltas no papel celofane. Depois disso, enrole o conjunto em papel alumínio, fechando bem as pontas. Por último, leve na parte superior da churrasqueira por 3 a 4 horas, finalize retirando os papéis e deixando a carne para dourar.

Cupim recheado com queijo na churrasqueira

O queijo é ideal para oferecer mais sabor e cremosidade para a carne do cupim. Para tanto, separe nesta receita: 2 quilos de cupim, 5 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de páprica, 200 gramas de manteiga em temperatura ambiente, meia xícara de molho shoyu, suco de 1 laranja, pedaços de mussarela, sal a gosto e papel celofane.

Primeiramente, fure todo o entorno da carne com uma ferramenta pontiaguda e reserve. Em seguida, faça uma mistura com os alhos, cebola, páprica, manteiga, shoyu, laranja e sal. Com esse molho, despeje no cupim e embrulhe ele bem no celofane, amarrando fortemente as pontas. Depois, coloque no nível alto da churrasqueira por 3 horas.

Após o período de cozimento da carne, retire o papel celofane e faça cortes ao redor da superfície do cupim. Entre os espaçamentos da peça, coloque o queijo de forma a preencher todas as lacunas. Por fim, finalize a carne próxima da brasa até dourar e os queijos se derreterem.

Cupim na churrasqueira com manteiga e chimichurri

Carne com chimichurri

O chimichurri irá oferecer um tempero diferenciado e toque único para o seu cupim. Para realizar essa receita, separe os seguintes ingredientes: 1 peça de cupim, papel celofane, sal de parrilla, manteiga e chimichurri a gosto.

Como modo de preparo, espete o cupim em um espeto largo para churrasqueira e tempere com sal. Em seguida, dê algumas voltas na carne, feche bem as pontas e leve para assar na parte mais afastada da brasa, por 2 horas e meia.

Depois de assado o cupim, em uma frigideira derreta manteiga e chimichurri na quantidade desejada. Com esse molho, pincele por toda a superfície da carne e volte para a churrasqueira até dourar todos os lados. Se precisar, você pode acrescentar mais da manteiga temperada na carne, conforme for cortando e servindo ela.

Cupim com cerveja na churrasqueira

Copo de cerveja ao lado de churrasqueira

Como ingrediente muito presente em churrascos, utilize a cerveja para variar nessa receita de cupim. Para tanto, separe: 1 peça de cupim de 1,5 a 2 quilos, pimenta do reino e sal a gosto, 1 copo de cerveja, 1 bandeja de alumínio descartável e papel alumínio.

Primeiro, remova o excesso de gordura na superfície da peça, tempere com sal e pimenta do reino. Em seguida, leve o cupim na brasa de forma a selar ao redor da carne. Feito isso, em uma bandeja coloque a peça e despeje a cerveja, então embrulhe a mistura no papel alumínio buscando manter o líquido junto com a carne. Para finalizar, deixe o cupim para assar por 2 horas e meia na parte alta da churrasqueira.

Cupim com mostarda e mel na churrasqueira

Molho de mostarda e mel

Para quem gosta de um sabor agridoce, essa receita é ideal para ser feita em churrascos. Assim, os ingredientes necessários para fazer o cupim com mostarda e mel são: 1 peça de cupim, 1 cabeça de alho picada, 100ml de mostarda, meia xícara de molho shoyu, meia xícara de mel, suco de 2 laranjas, sal grosso a gosto e papel alumínio.

Como modo de preparo, retire o excesso da capa de gordura do cupim e faça furos ao redor da carne com uma ferramenta pontiaguda. Depois disso, misture todos os ingredientes na peça e enrole com papel alumínio, de forma a manter os líquidos dentro do embrulho. Após estar bem fechada as pontas, deixe no nível mais alto da churrasqueira por 4 horas.

Cupim na churrasqueira com limão

Espremendo limão

Com um toque levemente cítrico e como forma de obter uma carne suculenta, para fazer essa receita, separe: 1 peça de cupim, 2 limões, sal a gosto e papel celofane. Neste caso, use uma peça inteira e fresca da carne para ser assada na churrasqueira.

Primeiro, faça vários furos ao redor do cupim utilizando uma ferramenta afiada. Depois disso, espete o meio da peça com um espeto comprido para a churrasqueira. Em seguida, sobre o papel celofane, tempere a carne com o limão e sal a gosto. Após temperado, embrulhe com várias voltas a carne no celofane e amarre bem as pontas. Por fim, deixe na churrasqueira por 3 horas.

Cupim na churrasqueira com sal, pimenta, alho e manteiga

Carne sendo temperada

Por último, essa receita possui ingredientes simples e fáceis de localizar em um supermercado, que oferecerão um belo tempero para o cupim. Para tanto, utilize: 1 peça de cupim, meia xícara de manteiga em temperatura ambiente, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de sal, pimenta-do-reino a gosto e papel celofane.

Separe o cupim, faça furos na superfície da carne com uma ferramenta pontiaguda e espete o meio dela com um espeto de churrasco. Depois disso, faça um molho misturando: manteiga, pimenta, cebola, alho e sal. Com esse tempero, despeje sobre a carne e envolva ela no papel celofane, amarrando bem as pontas para não sair o líquido.

Com a carne embrulhada, leve-a para a churrasqueira em brasas leves por 4 horas. Após esse período, retire o celofane com cuidado para não perder o tempero. Banhe a carne com o molho e, novamente, volte para a churrasqueira por 20 minutos ou até o cupim dourar.

Dicas para uma carne macia e saborosa

Homem preparando churrasco para a família

Com um ótimo custo benefício, o corte de cupim pode ser tão saboroso quanto às carnes mais nobres. Por isso, para evitar que ele fique duro e seco, é fundamental conhecer melhor sobre esse corte e cozinhar de forma que ele mantenha a suculência e maciez natural.

Veja abaixo mais informações sobre o corte, o processo de hidrólise e dicas durante o cozimento.

Conheça a hidrólise

Em primeira instância, a hidrólise se refere a um processo químico no qual ocorre a quebra do colágeno e resulta em gelatina e água. Para a carne de cupim, essa fase é ideal para que ela fique com maior maciez e um sabor agradável na boca. Além do gosto, a cor da peça altera de vermelho intenso para tons de castanho dourado, quando é assada.

Como forma de deixar a carne macia e agradável, a hidrólise é realizada no cozimento, por meio do calor. Assim, como esse processo elimina água, envolva o cupim em algum local que mantenha a hidratação, como por exemplo: papel alumínio ou celofane.

Pode colocar mais gordura no cupim?

Tendo em vista que o corte do cupim é uma carne muito marmorizada, a melhor forma de manter a peça tenra e saborosa é aproveitando a própria gordura presente entre as fibras da proteína. Por isso, o ideal é fazer com que ela passe pelo processo de hidrólise em um local abafado e bem lacrado.

Mesmo o cupim sendo uma carne com uma grande camada adiposa, isso não impede que seja adicionado outros ingredientes gordurosos nele. Uma vez que, além de oferecer um sabor a mais dependendo do produto, como a manteiga, isso irá adentrar ainda mais entre as fibras da carne, fazendo com que o cupim fique com uma consistência mais macia.

O papel alumínio e o defumado

O papel alumínio é importante para o cupim, pois ele irá certificar que a carne cozinhe dentro de sua própria gordura. Assim, ela ficará mais suculenta e macia na hora de servir. Por esse motivo, é importante dar várias voltas com o papel ao redor da carne e não deixar qualquer tipo de abertura nela.

Para fazer o cupim defumado, primeiro deixe a carne na churrasqueira de bafo por 3 horas, até ela cozinhar e selar toda a superfície. Feito isso, enrole ela várias vezes no papel alumínio de forma a embalar toda a peça. Por fim, volte a carne na churrasqueira pelo menos 2 horas ou até que o interior dela atinja uma temperatura de 90ºC graus.

Preste atenção na altura da carne e sal

De modo a obter um cozimento homogêneo ao longo de toda a peça, busque utilizar um tamanho menor do corte de cupim, de até 2 quilos. Caso contrário, durante o cozimento, as bordas da carne podem ficar mais ressecadas que o meio da carne. Por isso, se necessário, corte a peça ao meio e cozinhe elas separadamente.

Para salgar a carne, o tipo de sal ideal é o entrefino ou também chamado de parrilla. Ele servirá para temperar a peça e adentrar entre as fibras sem se acumular em excesso. Caso você não tenha esse ingrediente, é possível triturar o sal grosso no liquidificador em modo pulsar por alguns segundos.

Saiba como cortar o cupim

Quando o cupim estiver ainda fresco, para cortar ele em bifes, separe uma faca bem afiada para fazer cortes limpos. Em seguida, retire o excesso de gordura que estiver presente ao redor da peça e corte ela no sentido transversal da carne, para ela obter parte da camada externa adiposa.

Caso você opte por manter a peça inteira na churrasqueira, ao cortar o cupim assado, a melhor forma de fazer os cortes é de modo “casqueirada”, isto é, retirando lascas finas ao redor da peça. Assim, você irá servir a parte mais dourada e poderá voltar a carne para a churrasqueira até que a parte interna atinja o ponto desejado.

Amacie o cupim com leite

Para amaciar o cupim com leite, você precisa se atentar em dois pontos: o frescor da carne e o tamanho dela. Neste segundo caso, o ideal é que a peça de cupim esteja cortada em tamanhos médios para pequenos. Assim, é possível aumentar a zona de contato da carne com o leite e expor as fibras da proteína para serem amaciadas no líquido.

De forma a amolecer a carne, após limpar, cortar e remover excessos de gordura do cupim, deixe os pedaços marinando no leite por pelo menos 6 horas na geladeira. Utilize a proporção de 2 quilos de carne para 1 litro de leite. Caso deseje, você também pode temperar a combinação com sal e pimenta do reino. Em seguida, ela estará pronta para ser utilizada.

Saiba a distância certa da brasa

Ao posicionar a carne na churrasqueira, a melhor distância para manter o cupim é na parte mais alta, longe da brasa forte. Desse modo, ela será cozida lentamente e conseguirá passar pelo processo de hidrólise, eliminando a gordura e água de forma uniforme ao longo de toda a carne. Como consequência, você terá uma peça mais tenra e menos seca.

Além da altura certa, deixe o cupim assando na brasa por um longo período, de aproximadamente 3 a 4 horas no fogo. Depois disso, você pode finalizar a carne na parte mais baixa da churrasqueira, como forma obter uma carne dourada nas superfícies.

Aproveite as dicas e faça um churrasco de cupim!

Peça de cupim preparada na churrasqueira

Presente próxima ao pescoço bovino, o corte de cupim está em uma das áreas com grande adiposidade. Dessa forma, com uma carne mais marmorizada, é possível deixá-la mais macia e saborosa durante quando comparada com outros cortes bovinos, com um bom custo benefício.

Para evitar que seu cupim fique duro e seco, é fundamental se atentar com algumas dicas simples, como: fazer com que a carne passe pelo processo de hidrólise, tomar cuidado com a altura da carne e quantidade de sal quando colocada na churrasqueira e preparar a carne com temperos antes do cozimento.

Com uma boa versatilidade, o cupim na brasa é ideal para ser compartilhado com os amigos e familiares durante um churrasco. Por isso, siga as dicas deste artigo e aproveite as receitas para você mesmo fazer um delicioso cupim.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação