Orçamento para projeto de interiores: modelo, o que é e para quem solicitar

Orçamento para projeto de interiores: modelo, o que é e para quem solicitar

Arcar com o orçamento de um projeto de interiores requer planejamento, por isso, saiba aqui como fazer e veja vantagens e desvantagens de realizar o orçamento.


Orçamento para projeto de interiores: veja dicas para se preparar para esse momento!

Ter um orçamento de projeto de interiores pode ajudar muito na hora de buscar um profissional adequado para trabalhar na decoração de sua casa. Contar com o auxílio de um especialista é essencial para garantir a harmonia, o estilo e o melhor aproveitamento possível do espaço para uma decoração que combine com a casa.

Embora muitas vezes o seu bom gosto seja um ótimo aliado na hora de escolher a decoração adequada, ainda assim pode ser necessário pedir ajuda. Sendo assim, vale a pena se planejar financeiramente para contratar um profissional responsável por garantir a melhor decoração possível para a sua sala de estar ou de jantar, para o seu quarto ou para a cozinha.

Com o auxílio de algumas dicas fundamentais, você garante um bom planejamento financeiro e ainda consegue contratar um bom profissional para obter a melhor organização possível. Confira algumas delas logo a seguir.

Como criar um modelo de orçamento para projetos de interiores

Casal fazendo orçamento de casa

Criar um modelo de orçamento de projeto de interiores não precisa ser uma tarefa difícil. No entanto, é necessário ter certeza de suas necessidades, gostos e também se organizar financeiramente. Confira algumas dicas bem importantes logo abaixo e garanta o seu orçamento.

Defina suas necessidades

Definir as suas necessidades é o primeiro passo para obter um bom orçamento de projeto de interiores. Verifique quais são os móveis imprescindíveis para a sua rotina, bem como o espaço que você tem disponível e o que gostaria de ter nele.

Não deixe nenhuma necessidade passar despercebida. Caso preciso monte uma lista com as atividades que você exerce no dia a dia e confira quais móveis e espaços são fundamentais para que elas sejam realizadas corretamente. Não se esqueça de considerar também o seu tempo de lazer e descanso. Definir essas necessidades é essencial para ter um bom resultado.

Faça um planejamento financeiro

Nenhum tipo de planejamento pode ser feito sem que antes você tenha se planejado financeiramente. Por isso, ao pensar em seu projeto de interiores, é fundamental considerar esse aspecto. É necessário ter uma base de quanto você irá gastar no total.

Esse tipo de planejamento é ideal para que você saiba quanto terá que poupar para investir em seu projeto de interiores e garantir que a sua casa fique como você sempre sonhou. Além dos gastos com o profissional, será necessário gastar com móveis e itens de decoração. Por isso, certifique-se de que você tem uma boa reserva.

Contate um profissional

Se você já se certificou de que tem - ou em breve terá - o dinheiro necessário para dar andamento no seu projeto de interiores, está na hora de contatar um profissional. Caso necessário, peça ajuda a amigos e familiares para encontrar alguém de confiança.

O profissional responsável pela organização e decoração das áreas internas de sua casa será responsável por comandar o processo e verificar as suas necessidades. No entanto, por ser um especialista, ele também irá lhe dizer quais de seus desejos são possíveis e quais não combinam com a estrutura de seu imóvel. Esteja preparado para acatar as dicas.

Alinhe as expectativas

Nem tudo o que você espera para sua casa de fato irá combinar com ela. Por isso, ao fazer o seu projeto de interiores, é importante alinhar as suas expectativas com a realidade da residência na qual você vive. Para essa etapa, o papel do profissional de design de interiores é fundamental.

Se você, por exemplo, tem uma casa grande, pode sonhar com móveis maiores e mais distribuídos pelo espaço. Se, no entanto, a sua casa é menor, esteja ciente de que nem sempre você poderá escolher qualquer móvel para ela.

Peça um moodboard (referências visuais)

O moodboard é um painel formado por imagens, vídeos e ilustrações que mostra diversos tipos de design diferentes. Ele é uma ferramenta bastante usada por arquitetos e designers de interiores.

Se você está na dúvida sobre quais cores, móveis e decoração escolher para a sua casa, com toda certeza um moodboard poderá facilitar a sua escolha. São diversas opções de paletas de cores, móveis e acessórios para os cômodos de sua casa.

Verifique o projeto

Verifique o projeto quantas vezes forem necessárias. Isso pode lhe ajudar a se manter mais seguro durante o planejamento e, ainda, a dar opiniões pessoais que podem ajudar a decoração a combinar melhor com o seu gosto pessoal.

Não há mal algum em pedir para ver o projeto. Ao fazer isso, você garante que os cômodos terão móveis e decoração que combinem com você. Sempre que achar necessário é possível dar a sua opinião e pedir para que alguns itens sejam alterados. Não se esqueça, porém, de sempre ouvir o especialista.

Acompanhe a execução

Acompanhe a execução de seu projeto de interiores. Essa é, sem dúvida, uma das melhores partes, já que permite que você se mantenha inteirado no processo de mudança de sua residência e saiba exatamente o que esperar ao final dele.

Não hesite em pedir para o profissional lhe mostrar a execução do projeto. Você pode saber como a casa está sendo modificada e aprovar ou não a mudança. Evite deixar a surpresa para a última hora – já que você pode não gostar muito do que viu (e, aí, será tarde demais para mudar novamente).

Dicas para o orçamento do projeto

Projeto de casa

Para fazer o orçamento do projeto logo após a compra de seu imóvel, busque um arquiteto cujo estilo seja agradável para você. Não hesite em buscar boas referências para o melhor resultado. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar na sua busca.

Comprei um imóvel, quando posso buscar um arquiteto?

Buscar um arquiteto logo no início do processo, após a compra da casa, pode ser bastante prático. No entanto, isso não significa que esse seja o melhor momento. Isso porque planejar a decoração dos interiores é uma tarefa que requer organização e planejamento.

Por isso, se você acabou de adquirir o seu imóvel, mas não sente que dispõe de dinheiro suficiente para começar um projeto de decoração, espere mais um pouco. Enquanto isso, vá se organizando e buscando boas referências na área. Assim, você pode garantir o melhor resultado. Lembre-se: a pressa pode ser inimiga da perfeição.

Localize um arquiteto que tenha um estilo de que você goste

O estilo de decoração do arquiteto também é um item importante para o planejamento de seu projeto de interiores. Sempre que achar necessário, peça ao profissional que lhe mostre o seu portfólio antes da contratação de seus serviços. Nele você poderá encontrar decorações já feitas e ver se o estilo do arquiteto combina com o que você quer para a sua casa.

É importante ter em mente, porém, que o estilo não é o único fator importante na hora de um projeto de interiores. É necessário ser realista e avaliar se a sua casa realmente comporta qualquer tipo de decoração. Além disso, o orçamento é importante.

Busque referências e faça comparações

Na hora de fazer o seu projeto de interiores, todas as referências contam. Por isso, compare diferentes estilos em sites específicos de design, busque dicas de profissionais na internet e, quando necessário, peça a opinião de amigos e familiares a respeito de estilos diferentes para a sua decoração.

Não se esqueça: quanto mais opções diferentes você puder visualizar, mais fácil será na hora de escolher um design para a decoração de sua casa. Você também pode escolher um determinado estilo e alterar a paleta de cores para outros tons, garantindo a inspiração, mas deixando o ambiente mais com a sua cara.

Faça uma reunião preliminar com o profissional

É importante sempre organizar uma reunião com o arquiteto ou designer de interiores antes de decidir por um estilo específico. Nela, você pode consultar diferentes tipos de decorações já feitas por ele, além de falar sobre preços e garantir o seu planejamento financeiro.

Ter uma conversa com o profissional é fundamental para garantir que nenhum imprevisto atrapalhe o andamento da decoração dos cômodos de sua casa. Caso necessário, peça que ele explique mais sobre como o processo de decoração é feito e lhe mostre algumas opções de designs que lhe agradam. Assim, você garante que ele conheça o seu gosto.

Mantenha o limite do orçamento

Ao dar continuidade ao seu projeto de interiores, lembre-se de que você tem um orçamento já estabelecido – que deve ter sido planejado no início do processo, quando você pensou em contratar um profissional. Evite ultrapassar esse orçamento, já que isso pode prejudicar o planejamento e o resultado final da decoração, além de causar aborrecimentos.

Se surgir algum imprevisto e você precisar gastar mais dinheiro, certifique-se de que já arcou com o pagamento do profissional e, caso necessário, use opções de crédito para facilitar a compra de artigos de decoração ou móveis para a sua residência.

Veja quais cômodos serão necessários para seu projeto

Ao começar a fazer o seu projeto de interiores, verifique quais cômodos farão parte dele. Se você pensou em uma decoração para a sala de estar, considere também a sala de jantar, por exemplo, e se viu algum quarto que gostou, pense se deve incluí-lo ou não no orçamento final.

Cada cômodo que você escolher para compor o seu projeto de interiores irá afetar diretamente o seu orçamento. Por isso, o ideal é pensar nas áreas que serão decoradas logo no início da ideia, ao fazer o orçamento aproximado dos gastos que você terá ao longo da decoração.

Reaproveite itens quando possível

Uma boa dica para economizar no seu projeto de interiores consiste em reaproveitar móveis que você não pensaria mais em utilizar. Veja se é possível reforma-los: assim, você garante que eles estejam em bom estado ao serem reutilizados. Muitas vezes, uma pintura é suficiente para dar vida nova a um móvel que estava esquecido no canto da casa.

O mesmo vale para itens de decoração que você muitas vezes nem pensa em usar novamente. Aqui, a palavra do profissional também é importante: verifique a possibilidade de reutilizar alguns objetos com ele e garanta que as mudanças necessárias sejam feitas para obter o melhor resultado possível.

Vantagens ao realizar um orçamento para projeto de interiores

Engenheiro e homem apertando as mãos

Existem diversas vantagens em realizar um projeto de interiores antes de começar a decorar a sua casa, como a economia, a valorização do imóvel e a garantia de que todos os espaços serão bem aproveitados. A seguir, confira cada uma dessas vantagens - que irão lhe auxiliar na hora de decidir se você deve ou não contratar um profissional.

Economia

Economia é a palavra-chave na hora de considerar se algo vale ou não a pena. Ao contratar um profissional para fazer a decoração de sua casa, você pode economizar, pois irá garantir que os itens corretos para a decoração de sua casa sejam escolhidos.

Fazer escolhas certas significa não ter que comprar alguns itens novamente, mas em modelos ou tamanhos diferentes. A experiência de um profissional pode lhe ajudar a aproveitar bem o espaço, sem ter que mudar constantemente a disposição dos móveis no ambiente. Assim, você evita o risco de ter que comprar móveis toda vez que precisar mudar o espaço.

Valorização do imóvel

Ter um ambiente bem decorado pode ajudar até mesmo a valorizar o móvel, principalmente se você tiver que vender ou principalmente alugar o seu imóvel no futuro. Isso porque a venda ou o aluguel de uma casa com móveis planejados e decoração pode custar bem mais caro do que se a casa não estivesse decorada.

Por isso, alugar ou vender um imóvel já mobiliado pode ser uma vantagem. Não é por acaso que essa opção cresce cada vez mais em imobiliárias e sites dedicados para a divulgação de anúncios de imóveis na web.

Melhor aproveitamento de espaço

Uma das principais vantagens em contratar um projeto de interiores consiste no aproveitamento do espaço – e isso principalmente se você tiver uma casa menor, já que poderá contar com a ajuda de um profissional na hora de posicionar bem cada um dos móveis.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, espaços pequenos também podem ser bem aproveitados e ganhar decorações incríveis. Móveis planejados costumam fazer bastante sucesso quando o assunto é a mobília de apartamentos, por exemplo. Por isso, se você não pretende mudar os móveis de lugar, vale a pena considerar um bom planejamento.

Mais conforto

O conforto é um fator fundamental na hora de decidir pelo melhor projeto de interiores. A depender da disposição dos móveis, o ambiente pode ficar mais ou menos propício para uma boa organização. Por isso, é importante considerar esse fator na hora de optar pelo melhor planejamento.

Organização, conforto e preferências pessoais andam lado a lado. Por isso, converse com profissionais quantas vezes for necessário até chegar a uma escolha que seja boa tanto para você quanto para o andamento do projeto como um todo.

Praticidade

Outra característica muito importante é a praticidade do planejamento de seus cômodos. Por isso, evite móveis muito difíceis de limpar, que sejam muito altos ou muito baixos. Além disso, sempre que possível coloque armários na parede. Assim, você economiza espaço e pode deixar o chão mais livre para transitar e também para fazer a sua limpeza.

Evite itens de decoração que sejam difíceis de limpar na hora da faxina, ou que possam quebrar com muita facilidade. Sempre que possível, escolha móveis que não sujem com facilidade, o que envolve optar por tons mais escuros.

Espaços com identidades

A decoração dos seus cômodos e a escolha dos móveis pode refletir um aspecto bastante pessoal: a sua identidade e o seu gosto pessoal. Por isso, vale a pena contar com a ajuda de um profissional para fazer escolhas que harmonizem bem com as suas preferências e que, ao mesmo tempo, sejam possíveis de acordo com o tamanho de casa e com suas necessidades.

Sempre que possível você pode optar por uma determinada configuração de móveis e adaptá-la de acordo com suas preferências e necessidades. Isso vale para o tamanho do móvel, para as cores escolhidas e até para o espaço que ele irá ocupar.

Adequação de interiores para suas necessidades

Se você possui necessidades especiais, um bom planejamento para os móveis é ideal para garantir que todas elas sejam atendidas. Fatores como o alcance de pessoas cadeirantes ou mais baixas do que a média da população, móveis mais altos para pessoas maiores e uma disposição que evite acidentes podem ser fundamentais para garantir o seu conforto.

Por isso, se você quer móveis que sejam feitos de acordo com o que precisa, vale a pena consultar um profissional que saberá exatamente como lhe atender. Assim, você evita surpresas com móveis comprados pela internet, por exemplo, e garante um resultado satisfatório.

Desvantagens ao realizar um orçamento projeto de interiores

Embora existam muitas vantagens na contratação de um profissional para um projeto de interiores, também existem algumas desvantagens que devem ser analisadas. Ao fazer isso, você pode avaliar bem os pros e os contras na hora de determinar a sua escolha, evitando aborrecimentos durante ou no final do processo de decoração.

Pode impor estilos de design que fogem do orçamento

O profissional muitas vezes pode optar por estilos de decoração que fiquem fora do orçamento que você planejou inicialmente. No entanto, essa é uma desvantagem que pode ser facilmente contornada: basta explicar a situação para que outras escolhas sejam feitas.

O mesmo vale para caso o profissional escolha uma decoração e móveis que não combinem com o seu estilo ou gosto pessoal. Nessas horas, é necessário pedir para que ele avalie outras opções, garantindo que vocês cheguem a um resultado que seja satisfatório para ambos.

Os serviços podem ser caros

Alguns profissionais costumam cobrar mais caro por seus serviços, seja pela experiência que possuem ou por suas recomendações. Novamente, você pode contornar essa desvantagem procurando por profissionais cujo orçamento seja próximo ao que você planejou inicialmente.

Lembre-se: é indelicado impor um preço pelo trabalho de outra pessoa. Por isso, se você gostou de um profissional, mas não pode pagar o que ele pede, explique delicadamente o motivo de não seguir com a contratação e busque por outras recomendações.

Orçamento para projeto de interiores: deixe seu ambiente lindo e funcional com as dicas de um arquiteto!

Pessoas em reunião

Agora você já pôde ter acesso a algumas dicas que irão lhe ajudar a começar o seu planejamento para um projeto de interiores. Basta coloca-las em prática para garantir que o processo seja bem mais tranquilo do que parece – e divertido, já que você pode ver várias opções de cômodos decorados e sonhar com o seu enquanto contrata um profissional.

Não se esqueça de que boas recomendações contam bastante na hora de contratar o melhor arquiteto ou designer de interiores para a sua casa. Sempre que necessário, converse com clientes que já tiveram suas casas decoradas pelo profissional que você escolheu. Além disso, faça uma lista de dúvidas que você tenha antes da primeira reunião com o profissional de sua escolha.

Seja sempre claro sobre as suas intenções, orçamento e o que você espera do projeto. Isso ajuda o profissional a trabalhar da melhor maneira possível e, consequentemente, permite que o projeto fique pronto mais rápido.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos