Fruta lichia: em pé, como plantar, benefícios, características e mais!

Fruta lichia: em pé, como plantar, benefícios, características e mais!

Veja neste artigo as principais dicas de cultivo, características, benefícios e muitas outras informações da lichia, uma fruta tão saborosa e nutritiva.


Lichia: a deliciosa fruta natalina

Lichias em um cesto de palha sobre um fundo branco.

Apesar de muito comum nas casas brasileiras na época do Natal, a lichia é uma fruta típica do sul da China. A semente de sua planta chegou nas Américas em 1850, primeiramente no Havaí. A inserção do pé de lichia no continente americano foi possível porque o clima necessário para que ela se desenvolva é muito parecido com a temperatura tropical.

Hoje em dia, a fruta e a planta da lichia já são comuns em grande parte dos países. O que impulsionou o consumo de sua fruta foi seu sabor adocicado e leve, perfeito para combinar com chás e sobremesas. Já a sua plantação foi impulsionada pela facilidade de manutenção do cultivo.

Para conhecer mais sobre os benefícios da lichia para a saúde e maneiras de consumir essa fruta, bem como para aprender técnicas de plantio e de cultivo de pé de, confira as dicas dos tópicos a seguir!

Características da planta lichia

Árvore de lichia repleto de frutos maduros.

A lichia é uma arvorezinha que pode atingir até doze metros de altura e é uma das espécies recomendadas para realizar ações de reflorestamento e de preservação ambiental. Além disso, seu fruto é um aliado da boa saúde. Leia adiante as características principais dessa planta incrível.

Características físicas do pé de lichia

A lichia é uma árvore que possui uma copa arredondada e produz uma fruta vermelha em forma de globo. Em seu habitat natural, o pé de lichia pode crescer até 33 metros de altura, mas, quando cultivada domesticamente, cresce em um ritmo lento e atinge apenas nove metros de altura ao longo dos primeiros 25-30 anos.

Sobre sua folhagem, as folhas da lichia são verde-lima brilhantes, sua estrutura é comprida e pende do caule. Já suas flores são amarelas (possui separação entre flores fêmeas e flores machos), pequeninas e dispostas em cacho. Costumam florescer durante a primavera.

Fruto do pé de lichia

Logo após o período de florescimento da planta, o pé de lichia dá início à etapa de produção de frutos. A árvore dá cor e sabor à lichia, esta é uma fruta arredondada doce e de carne transparente, sua casca é vermelha e possui textura que imita as escamas de um dragão.

A lichia tem apenas uma semente em seu interior, então é uma fruta fácil de consumir. É tipicamente entre os meses de dezembro e janeiro que a lichia amadurece, por isso é mais comum encontrar a fruta in natura na época do Natal.

Ciclo de vida da lichia

Antes de se aprofundar neste assunto, é importante ter em mente que a lichia é uma planta perene. Isso quer dizer que sua vegetação é duradoura, então suas folhas não caem e a árvore floresce com frequência (todos os anos ou a cada dois anos).

O período de florescimento ocorre entre junho e julho e é tão curto quanto o período de colheita: ambos duram apenas cerca de dois meses. Quanto a esse último aspecto, as frutas costumam brotar após os primeiros cinco ou dez anos de vida da planta, sempre entre dezembro e janeiro.

Uso da lichia na economia

Internacionalmente, em países subtropicais onde o cultivo da lichia é mais intenso, sua planta é usada para comercialização tanto da fruta in natura, quanto da fruta processada em forma de geleia, chá, compota e até mesmo como aromatizante natural.

No Brasil, onde o cultivo é mais trabalhoso devido ao clima tropical (um tanto atípico para a planta), a lichia é comercializada apenas in natura, pois não há empresas nacionais que façam o processamento da fruta. A lichia é considerada exótica em território brasileiro, por isso não há produção o suficiente para o uso industrial.

A lichia pode matar?

Há alguns anos atrás, houve um caso na Índia de crianças com mal estar grave devido ao consumo de lichia e, desde então, rumores de que a fruta pode matar foram espalhados pelo mundo. Isso é um mito, pois o que proporcionou o mal estar foi a condição em que as lichias foram consumidas.

A fruta possui hipoglicina, uma substância que faz o nível de glicose no sangue cair e, consequentemente, causa desconforto. Mas isso só será grave se a pessoa já tiver um nível insuficiente de glicose no sangue e se consumir a fruta em larga quantidade.

Formas de consumir a lichia

Além de ser consumida in natura, a fruta da lichia também pode ser saboreada em outros formatos, os mais comuns são: sucos, chás e drinks. Cada bebida é preparada de um modo diferente, mas em todas é possível usar tanto a polpa, quanto a casca da lichia.

Os formatos menos comuns de consumo, mas tão saborosos quanto, é usar a fruta como ingrediente para inovar receitas tradicionais. Por exemplo, é possível fazer brigadeiro de lichia, sorvete, bolo, lichia em calda e até molho para carnes (a lichia dá um toque agridoce ao assado).

Benefícios da lichia

Bebida e fatia de lichia fresca descascadas com folhas verdes.

Apesar de ser uma fruta tão pequenina, a lichia guarda em sua polpa muitas propriedades que auxiliam na manutenção de uma boa saúde, pois este fruto é rico em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Descubra a seguir, quais os benefícios do consumo de lichia.

Protege contra doenças cardiovasculares

Um dos benefícios mais conhecido da lichia é o seu poder antioxidante, tanto que é uma das frutas preferidas para o preparo de sucos detox. As propriedades responsáveis por isso são os flavonóides, proantocianidinas e antocianinas, todas encontradas abundantemente na lichia.

O efeito antioxidante é responsável por auxiliar no controle do colesterol ruim e aumento do colesterol bom, porque ajuda a impedir a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo o risco de doenças cardiovasculares fatais (como infarto e derrame).

Previne doenças do fígado

O efeito antioxidante da lichia não só protege contra doenças cardiovasculares, como também previne doenças do fígado. A hepatite ou o fígado gordo podem ser evitados a partir da ingestão de compostos fenólicos, como a epicatequina e a procianidina, propriedades presentes na lichia.

Essas substâncias são importantes para o metabolismo porque concentram uma alta ação antioxidante, resultando em uma redução dos danos de radicais livres nas células do fígado. Logo, o ideal é consumir as lichias logo após as refeições.

Combate a obesidade

A lichia é ótima no combate à obesidade por vários motivos. É uma fruta que, embora tenha carboidrato em sua composição, é rica em fibras, possui baixo índice glicêmico e pouquíssimas calorias (apenas seis calorias por unidade). Logo, seu consumo é altamente recomendado como substituto de sobremesas calóricas.

Ademais, a lichia possui propriedades que auxiliam na redução de absorção e acúmulo de gordura no corpo, porque inibe enzimas do pâncreas cuja função se aplica a digestão de gorduras durante a alimentação.

Ajuda a controlar a glicemia

A lichia é realmente uma fruta completa, e esse título vem graças a suas inúmeros propriedades! Uma delas é a hipoglicina, substância que auxilia na diminuição da produção de glicose do sangue, o que ajuda no controle da glicemia (quando em níveis altos, essa causa a temida diabetes).

Além disso, compostos da fruta como o oligonol são ótimos auxiliares no tratamento da diabetes. Essas substâncias agem como reguladoras do metabolismo da glicose e ainda reduzem a resistência do corpo à insulina.

Melhora a aparência da pele

Para melhorar a aparência da pele, a ingestão de água é fundamental. Como a lichia é composta basicamente apenas por fibras e uma alta quantidade de água, ela é uma fruta aliada da busca por uma pele saudável, principalmente quando a pessoa não bebe água o suficiente.

Outro fator fundamental para quem quer manter uma pele saudável é a ingestão de vitamina C, propriedade presente na lichia. Essa vitamina estimula a produção no metabolismo de colágeno e este é essencial para combater a flacidez e as rugas da pele

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por defender e proteger o corpo contra agentes patogênicos (fungos, bactérias e vírus) e infecciosos. Essa defesa ocorre por meio da ação dos glóbulos brancos (ou leucócitos), células de defesa do corpo cuja produção é estimulada pela ingestão de vitamina C e folato, nutrientes fornecidos pela lichia.

Outras substâncias benéficas presentes na polpa da lichia que também impulsionam a produção de glóbulos brancos e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico são a epicatequina e a proantocianidina. Para potencializar esse efeito, consuma a planta in natura.

Auxilia no combate ao câncer

Muitos dos benefícios do consumo de lichia já são conhecidos há algum tempo, mas recentemente estudos descobriram uma nova vantagem: auxiliar no combate ao câncer. Foram feitos testes com células do câncer de mama, fígado, colo de útero, pele, pulmão e próstata que deram resultados positivos.

Isso aconteceu porque os compostos fenólicos presentes na polpa da lichia (os flavonóides, as antocianinas e o oligonol) cooperaram com a destruição de células cancerígenas, além de terem diminuído a proliferação delas no organismo. Ainda não há registro de testes em humanos, mas é um efeito promissor!

Como plantar e cuidar da lichia

Mulher colocando sementes de lichia em vasos de turfa para o cultivo de mudas.

Se a fruta comprada no mercado já é gostosa, imagine o sabor da fruta cultivada em casa, que se desenvolverá sem o uso de pesticidas e químicas agressivas do tipo. Para descobrir o sabor da lichia plantada em casa, leia os conselhos abaixo sobre como plantar e cuidar da planta!

Como plantar lichia em vaso

A lichia, apesar de ser uma árvore, pode ser cultivada em vaso. Para isso é importante que o vaso seja grande, de no mínimo quarenta litros, pois é apenas com um espaço adequado que a planta poderá se desenvolver, crescer de forma saudável, florescer e dar frutos.

Como o clima do Brasil não é um dos mais favoráveis para o cultivo de lichia, é essencial que o solo da planta seja rico em matéria orgânica. Outro fator importante é a drenagem, a terra precisa ser drenada para facilitar o escoamento da água e reter os nutrientes do solo.

Como fazer mudas de lichia

A lichia necessita de um cuidado delicado, o mesmo ocorre com a produção de mudas da árvore. O método mais eficaz para fabricar mudas é a alporquia, técnica que estimula o crescimento de raízes no caule da própria planta, a partir de um anelamento no ramo.

Após tirar a casca do anelamento feito no caule, basta espalhar musgo umedecido (que pode ser encontrado em floriculturas) nessa abertura e cobri-la com um pedaço de plástico. Em cerca de dois a três meses raízes já terão nascido no anelamento, basta retirar o plástico e plantá-las.

Luminosidade para lichia

Apesar da lichia ser uma árvore adaptada ao clima subtropical, em que as temperaturas no verão não passam de 22º C, é muito importante que ela seja diariamente exposta ao sol direto. O pé de lichia deve receber luminosidade solar direta pelo menos por quatro horas e todos os dias.

Portanto, caso a árvore esteja plantada em um jardim, é essencial posicioná-la em um espaço onde bata sol, sem que haja outros objetos em volta que atrapalhem a chegada da luz solar na planta. Por causa disso, também é bom plantá-la um tanto afastada de outras árvores.

Clima para lichia

A lichia é uma planta originária de regiões de clima subtropical, do sul da China e da Tailândia especificamente. Porém, quando trazidas para o continente americano, muitos agricultores conseguiram adaptar a planta ao clima tropical, por isso a lichia consegue se desenvolver em terras brasileiras.

As condições climáticas ideias para um desenvolvimento rápido e saudável de uma árvore de lichia são: 1) tempo seco e frio no período anterior ao florescimento (junho e julho); 2) tempo quente e úmido durante e após o florescimento (principalmente em dezembro e janeiro, meses de produção de fruto).

Rega da lichia

A lichia é uma plantinha que adora água, tanto que a polpa de seu fruto é composta basicamente apenas por água. Logo, é necessário realizar regas frequentes no pé de lichia, pois a planta enfraquece rapidamente caso a terra fique seca, mesmo que por um período curto de tempo.

É preciso um cuidado especial com a lichia quanto esta está em seu período de produção de frutos e quando a árvore ainda é nova, momentos em que a frequência de rega deve ser intensa para garantir o desenvolvimento da planta.

Solo ideal para lichia

Como já comentado, a lichia não é uma planta nativa de climas tropicais, então quando seu cultivo está se dando nesse tipo de temperatura é necessário incrementar o solo com matéria orgânica e nutrientes e se atentar sempre aos períodos de adubação.

Outro fator essencial é preparar para a planta um solo bem drenado, eficiente no escoamento de água. Isso irá impedir o acúmulo de líquido na terra e ainda reforçar a absorção dos nutrientes pelas raízes, já que eles não ficarão parados no fundo do vaso junto com a água remanescente.

Adubos e substratos para lichia

A adubação é uma das partes mais importantes do cultivo da lichia, porque ela é capaz de influenciar no sabor dos frutos. Recomenda-se que a árvore de lichia receba adubo a cada três meses, principalmente quando a planta é nova e ainda não atingiu seu comprimento médio.

É possível utilizar tanto adubo químico, quando o adubo orgânico para o processo de adubação de lichias, a preferência entre um e outro cabe a quem a está cultivando. Outra dica é intensificar o adubo nos períodos de produção de fruto (de julho a dezembro).

Manutenção da lichia

A lichia é uma planta que exige um manejo mais trabalhoso, porém o resultado é satisfatório: além de ficar linda, pois também é uma árvore ornamental, a lichia produz frutos saborosos e que possuem alto valor no ramo de hortifruti (tanto por sua suculência, quanto por sua exoticidade)

O pé de lichia necessita de regas frequentes e de ao menos quatro horas de exposição à luz solar direta, outros cuidados como ser adubada intensamente conforme cada período de crescimento e podada regularmente também são necessários. Além disso, a lichia também precisa ser protegida de ventos fortes, pois seu caule é frágil.

Poda da lichia

A poda lichia é um processo necessário que ajuda no desenvolvimento saudável da planta por dois motivos: o primeiro, quando a poda periódica das folhas é realizada para permitir a entrada de luz na parte interna da planta. Desse modo, é possível mantê-la arejada.

O segundo motivo é porque, ao tirar o excesso de folhagem, sobra mais energia para a lichia auxiliar o sistema radicular (parte da planta responsável pelo crescimento dos ramos), de forma que a árvore se desenvolverá mais rapidamente, já que a planta não estará sobrecarregada com o excesso de folhagem.

Pragas e doenças comuns da lichia

As pragas que mais atingem a lichia são os pequenos roedores, como ratos e esquilos. Apesar dos esquilos serem uma gracinha, eles consomem todos os frutos que nascem na árvore e atiram as lichias no chão, de forma que impedem a colheita da fruta para consumo. Para evitar esse transtorno, o ideal é instalar armadilhas de captura e depois soltar o esquilo na natureza.

Ademais, a lichia também pode ficar doente pela ação de ácaros. O ácaro da erinose, tipo que ataca a lichia, adoece as folhas da árvore, pois provoca o enrugamento da planta e seu sufocamento por cobri-la com uma espécie de veludo amarronzado.

Propagação da lichia

Existem três modos de realizar a propagação da lichia, sendo que o mais eficiente é o método de alporquia. Este consiste na técnica de criação de novas raízes no próprio caule da árvore, em que depois basta retirar o ramo com as raízes e plantá-lo em um vaso ou trincheira.

As outras duas práticas de propagação não são muito recomendadas, mas também dão certo. A propagação via semente é desencorajada porque as sementes da lichia rapidamente perdem seu poder germinativo; já a propagação vegetativa apresente baixo nível de sucesso.

Espécies de lichia

Indivíduo na lichieira colhendo o fruto no jardim.

Você sabia que existem várias espécies de lichia, mas no Brasil apenas três variedades são plantadas? Isso acontece porque não são todos os exemplares que se adaptaram ao clima e solo nacionais, tanto que alguns exemplares foram modificados. Portanto, descubra nos tópicos seguintes, quais as espécies mais cultivadas no Brasil!

Lichia Bengal

A lichia Bengal é o tipo mais cultivada em São Paulo e no Paraná, principalmente em plantações destinadas à venda da fruta. Isso porque essa variedade, que é originária da espécie de lichia indiana (a Purbi), apresenta maturação precoce.

Os frutos pendem em cachos e se assemelham a morangos, alguns agricultores dizem até que possuem forma de coração (por causa da casca avermelhada), e costumam pesar 21 gramas. A polpa é firme, gelatinosa e translúcida, considerada de boa qualidade devido a sua suculência.

Lichia Brewster

A Lichia Brewster é uma variedade originária da província Fujian, na China. A Brewster também produz frutos em cacho como a Bengal, porém a polpa da lichia desta espécie apresenta 74% de sabor ácido, por isso não é tão apreciada para consumo quanto é a Bengal.

O gosto ácido do fruto da Brewster só estará mais ameno caso a fruta esteja bem madura, mas quando está nesse período precisa ser consumida em poucos dias ou logo irá apodrecer. Apesar disso, a Brewster é uma planta vigorosa e chega rapidamente à maturação.

Lichia Americana

A lichia Americana é uma espécie desenvolvida em solo nacional a partir de sementes selecionadas do exemplar No Mai Tsze, variedade importada dos Estados Unidos. Por já estar adaptada ao clima brasileiro, a produção da lichia Americana é de excelente qualidade.

A árvore dessa espécie é uma das mais baixas, cresce apenas até três metros, mas mesmo assim produz frutos com cerca de dezoito gramas. É possível encontrar mudas para comprar da lichia Americana em lojas virtuais e sites de compras.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da fruta lichia

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como plantar a fruta lichia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A lichia é uma fruta que possui muitos benefícios!

Indivíduo segurando várias lichias nas mãos.

O sabor da lichia é leve e adocicado, o que a transforma em uma das frutas preferidas do momento. Além disso, sua casca e polpa são recheadas de nutrientes e propriedades benéficas para o corpo, sendo cada vez mais usadas no mercado culinário das comidas fitness e em dietas de emagrecimento e de condionamento saúdavel.

Embora a lichia produza frutos apenas nos meses de Natal, que são dezembro e janeiro, quando o cultivo é bem planejado é possível consumir a fruta durante todo o ano: basta reservar uma parte da colheita para o consumo in natura e imediato e outra parte para consumir em forma de compotas, chás e sucos (alimentos de maior durabilidade).

Agora que você já sabe sobre todos os benefícios da lichia e suas variadas formas de preparo, bem como cultivá-la em casa para colher a fruta direto do pé, experimente inserir o consumo dessa frutinha em sua rotina de alimentação!

Autor deste artigo

Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos