Como deixar o ambiente cheiroso sempre: dicas, receitas e muito mais!

Como deixar o ambiente cheiroso sempre: dicas, receitas e muito mais!

Que tal deixar o seu ambiente com aquele cheirinho delicioso? Veja aqui uma série de dicas, receitas e curiosidades sobre aromatizadores para perfumar sua casa!


Saiba como deixar o ambiente cheiroso sempre!

Mesa com vaso de flores e jogo de chá

Estar em um lugar cheiroso nos traz uma sensação de paz e limpeza. Assim, invista em técnicas e receitinhas simples para deixar o seu ambiente sempre com um cheirinho delicioso. Além de causar boa impressão para as outras pessoas, esses cuidados elevarão ainda mais o seu bem-estar.

Neste artigo, apresentaremos as principais dicas e informações que você precisa saber para aplicá-las no seu dia a dia. Como você verá, há diversas formas e variedades para perfumar o seu ambiente. Assim, você pode combinar as técnicas que gostar mais e que forem mais viáveis para o seu estilo de vida.

Além disso, se você estiver interessado em obter uma renda extra, também é possível aplicar o que lhe foi ensinado juntamente com empreendedorismo e criatividade. Não deixe de conferir.

Como deixar o ambiente cheiroso

Há inúmeras opções para deixar o seu ambiente com aquele cheirinho divino, o melhor é que elas são super econômicas. Veja a seguir algumas das principais variedades muito utilizadas.

Receita para deixar o ambiente cheiroso com amaciante

Pilha de toalhas com amaciante

Essa receita é extremamente prática, pois você provavelmente já possui os ingredientes na sua casa: álcool e amaciante. O modo de preparo consiste em misturar 50ml do seu amaciante preferido com 150ml de álcool 70% e 150ml de água.

Se você preferir um cheiro mais forte, pode reduzir 50ml das quantidades de álcool e água, fica de sua preferência. Depois de pronto é só colocar em uma embalagem com spray e borrifar no ambiente. Uma dica é utilizá-lo nas roupas depois de passadas, fica um cheirinho de roupa lavada maravilhoso!

Receita para deixar o ambiente cheiroso com limão

Tigela com limões

Para realizar essa receita em casa, você precisará de um limão, amaciante concentrado e sal grosso. Faça quatro cortes no limão, mas não o abra totalmente, deixe-o como se fosse um vasinho. Depois, coloque-o em um recipiente da sua preferência e preencha o interior do limão com sal grosso. Por fim, adicione uma colher de sopa de amaciante concentrado.

Uma observação importante é que essa receita dura cerca de 2 a 3 dias, depois você precisa descartá-la para que não haja apodrecimento e vinda de mosquitos.

Grãos de café são uma boa opção

Grãos de café em colher de madeira

Se você é fã do bom e velho café, há a opção de deixar a sua casa com o melhor aroma da manhã: o de café no fogão. Para ter essa fragrância é super fácil, você só vai precisar comprar os grãos de café e depois escolher potes ou bandejas para colocá-los, pode utilizar os modelos que já estão na sua casa. Para potencializar o aroma, recomenda-se acender uma vela no meio dos grãos.

Além disso, se você gosta de decoração, use a sua criatividade e monte arranjos lindos com os grãos de café e com a vela.

Potes com cascas, flores e folhas secas

Vaso com folhas secas

Esse pot porri é muito utilizado para aromatizar ambientes e também são perfeitos para a decoração. Para produzi-lo em sua casa, você precisará de um pouquinho de paciência, mas vale super a pena o resultado.

O primeiro passo é selecionar os materiais que você deseja. Cascas, flores e folhas secas são as principais opções. Além disso, você pode aproveitar os arranjos da sua casa que já secaram ao invés de jogá-los fora. Depois, é só misturar tudo em um recipiente e aplicar um fixador. Se você quiser, pode aplicar algumas gotinhas de óleo essencial.

Por último, remexa o conteúdo a cada 2 dias durante 1 mês. Ao fim desse período, você terá um enfeite lindo e decorado para o seu ambiente.

Arranjos de canela

Canela empilhada

Os arranjos de canela são muito utilizados para espantar as energias negativas do ambiente e também para atrair prosperidade, sobretudo nas festas de final de ano. Contudo, se você não acredita em energia, ainda é válido ter um arranjo desse em sua casa, pois o cheiro é uma delícia.

Para produzir um arranjo de canela, você pode abusar da sua criatividade. O único material obrigatório é a canela. De resto, você pode fazer combinações com outros cheirinhos da sua preferência, como o cravo e os grãos de café. Ou, se você quer potencializar o efeito energético, pode selecionar outros materiais conhecidos por afastar o mau-olhado. Por exemplo, o sal grosso.

Por se tratar de um arranjo, a apresentação é o diferencial. Então, lembre-se de escolher um vaso ou pote bem bonito. Além disso, flores são super bem-vindas!

Velas perfumadas

Vela perfumada

O uso das velas perfumadas está super em alta. Elas podem ser acessas em momentos especiais, como em uma noite relaxante, ou também na hora de estudar e trabalhar, pois o aroma ajuda a se manter concentrado.

Há inúmeras marcas disponíveis no mercado, com uma grande variedade de aromas. Contudo, você também pode optar por fazer em casa e por incrível que pareça é um processo bem simples.

Você vai precisar de parafina e um óleo essencial da sua preferência. Depois, é preciso derreter a parafina e aplicar algumas gotinhas do óleo essencial, a quantidade varia conforme a concentração. Por fim, é só colocar em um molde, adicionar o pavio e esperar secar.

Incensos naturais

Incensos coloridos

Os incensos naturais não servem somente para perfumar o ambiente, muitas pessoas acreditam que eles são capazes de fazer uma limpeza energética. Então, se você acredita na força das boas ou más energias, os incensos naturais são ótimas opções.

Você pode comprá-los, pois há diversas variedades no mercado. Contudo, é bem prático produzi-los em sua casa. Para isso, só é preciso reunir ervas da sua preferência e deixá-las secar. Um exemplo clássico é o alecrim. Depois desse primeiro passo, você deve juntá-las e deixá-las do mesmo tamanho. Por fim, é só amarrar bem e acender um dos lados.

Uso de flores cheirosas

Vaso com flores

Por fim, não poderíamos de deixar de recomendar o uso de algumas flores específicas que, além de embelezar o ambiente, também podem mantê-lo extremamente cheiroso.

As melhores opções para cumprir com esse obtivo são os lírios, as rosas e a jasmim. Contudo, você pode optar por outras flores que exalem um aroma da sua preferência.

Como fazer aromatizadores naturais para deixar o ambiente cheiroso

Veja agora algumas receitas de aromatizadores naturais que você pode produzir na sua própria casa. Uma dica que vale para potencializar todas elas é o uso de varetas quando o produto já estiver no recipiente:

Receita com frutas cítricas

Mesa de madeira com frutas cítricas

Nada melhor que o aroma cítrico para deixar sua casa perfumada e com cheirinho de frescor e limpeza. Para essa receita, você vai precisar de cascas de frutas críticas da sua preferência. As de abacaxi, de limão e de laranja são boas escolhas. Além disso, também será necessário o uso de uma laranja e um limão em rodelas.

O modo de preparo é padrão, você vai colocar os ingredientes junto com a água para ferver. A quantidade de água necessária varia, mas, para ter uma noção, os ingredientes precisam estar cobertos por ela. A hora de desligar o fogo e transferir o conteúdo para uma peneira é quando o cheiro delicioso de frutas citrícas ficar bem forte.

Por fim, é só passar todo o conteúdo pela peneira e colocar em um recipiente de vidro da sua preferência. Não se esqueça das varetas, que são muito importantes para a potencialização do cheiro no ambiente.

Receita com café e especiarias

Xícara com café em pó com grãos de café em volta

Para essa receita você vai precisar de aproximadamente um copo (modelo americano) de borra de café, três pauzinhos de canela, uma colher de chá de cravo e extrato de baunilha a gosto. Ferva aproximadamente 500ml de água em uma panela.

Quando ela começar a borbulhar coloque os ingredientes citados. Depois, é só deixar no fogo até o cheiro começar a exalar. Aí sim, você poderá desligar e colocar o produto em um recipiente.

Receita com cravo e laranja

Laranjas com cravos

Essa receita é super simples e para realizá-la você só vai precisar de uma colher de chá de cravo e uma laranja. Ferva 500ml de água e coloque os ingredientes. É preferível que a laranja seja cortada em rodelas. Quando o aroma começar a exalar, você já pode desligar o fogo e esperar esfriar para transferir o produto para o recipiente.

Uma dica extra é que você pode adicionar 2 pauzinhos de canela, se quiser.

Receita com lavanda

Flores de lavanda

Para essa receita, será necessário a própria planta para que tenhamos um aromatizador natural. Coloque-a em um recipiente e preencha com álcool de cereais, até que ela fique coberta. Deixe esse conteúdo fechado e em repouso por 7 dias.

Depois, passe o líquido resultante em uma peneira e, para potencializar ainda mais o cheiro, adicione algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda. A quantidade fica a seu gosto. Além disso, se você quiser uma aparência mais bonitinha, pode adicionar também corante cosmético na cor lilás. Por fim, misture tudo e coloque no recipiente escolhido.

Receita com óleos essenciais

Óleos essenciais com flores ao redor

Por fim, temos também a receita com óleos essenciais. Primeiro, você vai precisar de 100ml de álcool de cereais, que é menos agressivo do que o álcool tradicional. Coloque-o em um recipiente com tampa e adicione de 15 a 30 gotas do óleo essencial da sua preferência. Essa quantidade não é exata na receita, pois depende da intensidade do aroma do óleo escolhido e também da sua preferência por um cheirinho mais suave ou mais forte.

Depois desse processo, chacoalhe o recipiente para que o álcool e as gotinhas se misturem e deixe-o em repouso por 2 dias. Quando completado os dias, adicione 100ml de água e mecha bem para que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Por último, é só colocar no recipiente e adicionar as varetas.

Como fazer aromatizadores com cheiros diferentes

Neste tópico, apresentaremos opções para quem gosta de cheiros diferenciados. Assim, é só seguir as dicas abaixo e abusar da sua criatividade.

Escolha uma essência de que você goste

Essências de ervas naturais variadas

O primeiro passo é escolher o cheiro de sua preferência. A variedade no mercado é ampla, então há opções para todos os gostos. Na hora da compra, você vai se deparar com óleos essenciais e essências. Apesar dos dois terem aromas deliciosos, apenas os óleos possuem ações terapêuticas e podem ser considerados como uma farmácia natural.

Dessa forma, se você acredita nesse tratamento natural para o corpo e a mente, os óleos essenciais são a melhor escolha. Se não possui essa crença, apenas as essências são o suficiente. Nesse último caso, você também encontrará opções com aromas artificiais, que são obtidos através de processos químicos.

Uma boa opção: Coala

Coala é um produto que, além de ser utilizado para limpeza, também é aromatizante. Ele é facilmente encontrado nas redes de supermercados. Assim, se torna uma ótima opção devido ao seu aroma marcante e a sua acessibilidade. O valor do produto varia de 12 a 15 reais uma embalagem com 12Oml.

Você não encontrará dificuldades para realizar essa receita em casa. Os ingredientes são 150ml de álcool de cereais, 30ml de água e 25ml de coala. Misture todos os produtos e coloque em um recipiente com varetas. Está pronto.

Além disso, há diversas fragrâncias de coala disponíveis. Algumas delas são: algodão, floral, talco, capim limão, lavanda e pinho. Então, você ainda tem a possibilidade de escolher o cheiro que mais te agrada.

Receita base com aromas artificiais

Pote com aroma artificial

Por fim, está é uma receita base para você usar com qualquer aroma artificial da sua escolha. O lado positivo de utilizá-la é a maior variedade de fragrâncias. Além disso, você pode fazer combinações com aromas da sua preferência. É só abusar da criatividade e terá um cheirinho só seu, que vai impressionar todas as visitas.

Os ingredientes necessários são 300ml de álcool de cereais, 85 ml do aroma artificial da sua escolha e 45ml de água. Misture primeiro o álcool com o aroma. Depois, acrescente a água e misture de novo. Está pronto.

Se você quiser deixar o seu aromatizante mais bonito esteticamente, é só acrescentar um corante que remeta aos cheiros dos aromas escolhidos.

Dicas e curiosidades sobre como deixar o ambiente cheiroso

Difusor de aromas

Agora que você já aprendeu as principais receitas de aromatizadores para deixar a sua casa ou escritório com um cheiro maravilhoso, apresentaremos dicas de onde encontrar os materiais necessários, de armazenamento e de aromatizadores.

Onde comprar essências e embalagens

Com a difusão do uso de aromatizadores, atualmente existem lojas próprias que vendem as essências e também as embalagens necessárias. Caso não exista uma loja própria na sua cidade, procure as farmácias de manipulação, é bem comum a venda de essências nesses estabelecimentos. E para as embalagens, você pode procurar lojas de R$1,99.

Também há a possibilidade de comprar pela internet, o ponto positivo é que existem inúmeras variedades. Por fim, se você gosta da ideia da aromaterapia, pode ter certeza que terá algum vendedor independente na sua cidade, para a compra dos óleos essenciais, pois é uma prática que está sendo muito difundida.

Onde armazenar meu aromatizador depois de pronto?

Para o armazenamento do aromatizador, é mais comum o uso de frascos de vidro com as varetas, que podem ser próprias ou podem ser improvisadas com palitos de churrasco. No último caso, é só cortar as pontinhas do palito. Há outras possibilidades que vamos tratar no próximo tópico.

Caso você esteja começando a empreender com os aromatizadores, e queira vender refils, opte por sempre armazenar o produto em embalagens de vidro, e não de plástico, pois é melhor para a conservação da fragrância.

Qual o melhor tipo aromatizador?

Como já colocado no tópico anterior, há inúmeras formas de armazenamento e aplicação do aromatizante no ambiente. Os frasquinhos de vidro com as varetas de madeira são mais utilizados em razão do custo benefício. Contudo, você pode optar por outras formas.

O spray também tem um custo baixo e a diferença dele para as varetas é que você aplica o aromatizante diretamente nas superfícies e ambientes que deseja. Assim, o ponto positivo é que o cheiro fica mais potencializado no lugar específico da sua preferência, mas o ponto negativo é que você tem que ficar lembrando de aplicar.

Há a possibilidade de utilizar os potinhos com conteúdos, que ficam super charmosos no ambiente. E, por fim, você também pode optar por um aromatizador elétrico, que tem um dos efeitos mais potencializadores e deixa o ambiente uniformicamente cheiroso, além de ser bem simples de usar no dia a dia.

Deixe seu lar mais aconchegante e cheiroso sempre!

Sala de estar com flores e vela perfumada

Você aprendeu neste artigo as principais dicas e informações necessárias para deixar a sua casa, ou então o seu escritório, sempre cheiroso e com a sensação de conforto. Cuidar desses pequenos detalhes no dia a dia é um sinônimo de autocuidado. Além disso, você com certeza vai impressionar as suas visitas.

Como você viu, as dicas são práticas e acessíveis. Dessa maneira, você não vai precisar gastar muito para deixar a sua casa com cheirinho de lar doce lar. Agora é sua vez de colocar a mão na massa e escolher as opções que mais te atraíram. E quem sabe depois disso você não pode colocar sua alma empreendedora em jogo e fazer uma renda extra? Fica a dica!

Autor deste artigo

Sou estudante de Letras e, quando estava no Ensino Médio, fiz o curso técnico de meio ambiente. Assim, é um prazer poder relacionar essas duas áreas nesse projeto incrível. Além disso, eu me interesso por assuntos de decoração e estilo de vida. Obrigada por dedicar o seu precioso tempo lendo minhas descobertas.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos