Como cultivar samambaia: rega, iluminação, dicas e muito mais!

Como cultivar samambaia: rega, iluminação, dicas e muito mais!

Saiba como manter sua Samambaia grande e saudável! Confira neste artigo, os principais cuidados com a espécie como a rega, adubação e suas curiosidades.


Como cultivar uma samambaia?

Planta Samambaia de Boston cultivada em um vaso.

Ao lado dos musgos, fungos e líquens, as Samambaias são uma das plantas mais antigas em nosso planeta, aparentemente frágeis, são uma espécie que tem conseguido se adaptar de forma bem eficaz durante os milénios na natureza.

Esse grupo de planta possui espécies com folhas de várias formas e tons de verde que variam muito. Por suas folhas serem muito bonitas e com formatos muitas vezes exóticos, se tornaram muito requisitadas nos lares e ambiente internos. 

Uma   curiosidade   é   que   as   Samambaias   não   se   reproduzem   por sementes ou polinização de flores, mas sim através de esporos contidos em capsulas localizadas na parte inferior das folhas.

Os cuidados com essas plantas não são difíceis, mas requerem muita atenção no dia a dia, pois são plantas que gostam de umidade, então se esquecer de regar alguns dias elas vão sentir muito e podem até morrer.

Lembre-se sempre de regar todos os dias ou então sempre manter o substrato levemente úmido, cuidado na hora de adubar, pois qualquer excesso de adubo podem  lhes   causar   grandes   danos   nas   folhas.

Siga sempre as recomendações de dosagens dos fabricantes, uma dica de adubo que trás grandes resultados deixando as folhas sempre nos melhores tons de verde é o FORTH Samambaias, versão farelada ou a líquida mesmo.

Quanto   ao   lugar   em   que   elas   devem  ser   cultivadas,   devem   ser sempre sombreados, sem exposição direta a luz solar, se ocorrer elas vão ficar com folhas amareladas e secas. Mas também não precisa manter elas em lugares escuros, deixe em ambientes bem iluminados.

Outra dica é não manter elas em locais que tem muito vento, pois pelos seus ramos serem finos, ventos um pouco mais fortes podem quebrar eles facilmente. Elas se adaptam muito bem em todas as regiões do Brasil, porém é sempre bom prestar atenção a fim de evitar baixas temperaturas.

Nos períodos mais quentes, uma boa dica é pulverizar as folhas e caules usando sprays de água fresca, com o efeito de reduzir os efeitos da evaporação. Pois o habitat natural dessas plantas é perto de cachoeiras, pântanos, cavernas ou córregos.

Quanto a substratos, deve ser sempre utilizado aqueles bem aerados e com drenagem muito boa, para que não ocorra acumulo de água, pois como vai precisar regar todos os dias, caso ocorra acúmulo de água a planta pode começar a morrer por falta de oxigenação nas raízes, uma sugestão é utilizar o substrato FORTH Samambaias.

Acesse o site da FORTH Jardim, empresa especializadas em nutrição e cuidados para plantas ornamentais, Clique Aqui. Venha apaixonar-se por cuidar de plantas. 


Autor deste artigo

João Pedro Moura Leal - Engenheiro Agrônomo da FORTH Jardim

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos