Peixe Barracuda: pesca, habitat, características e mais!

Peixe Barracuda: pesca, habitat, características e mais!

Sabia que a barracuda é uma espécie agressiva? Veja neste artigo informações sobre este grande predador, suas características e dicas para pescá-lo.


Barracuda: peixe agressivo e carnívoro!

Close-up da barracuda na água salgada.

As barracudas são peixes do gênero Sphyraenidae, no qual estão contidas diversas espécies de peixes comumente conhecidas como barracuda. As espécies são de água salgada e podem ser encontradas em oceanos tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

De forma alongada e com uma boca grande e com dentes afiados, esse animal tem fama de ser um predador agressivo e voraz. Por ser um peixe bom de briga que ataca tudo o que aparecer em seu caminho, a barracuda é muito apreciada pelos entusiastas da pesca esportiva.

No entanto o consumo desse peixe não é muito indicado, ainda que seja possível, com os devidos cuidados. Para saber mais sobre a barracuda e aprender como pescar. Confira as informações reunidas no artigo a seguir!

Pesca da barracuda

A barracuda é um peixe considerado agressivo e que tem dentes afiados. Além disso, ela é pesada e forte. Por conta disso, é importante levar em consideração algumas especificidades na hora de realizar a pesca do animal, atentando-se ao tipo de equipamento e à técnica apropriada para tal.

Confira a seguir, algumas dicas para que você consiga pescar a barracuda com segurança e sem grandes dificuldades.

Equipamentos para barracuda

Fundo de madeira de equipamento de pesca.

É sempre muito importante atentar-se ao tipo de equipamento adequado para a pesca de diferentes espécies de peixes e com a barracuda isso não seria diferente. Por ser um peixe mais pesado, além de ser um tanto hostil, é indicado o uso de materiais do médio ao pesado, sendo que a libragem das linhas deve ser entre 20 e 30.

Quanto à vara, o ideal é utilizar um equipamento de ação média que tenha entre 7 e 7½ pés de comprimento. Além disso, é recomendável o uso de luvas de proteção para manusear o peixe quando retira-lo da água.

Iscas naturais

Várias sardinhas sobre pedras de gelo.

Existem diferentes formas de atrair a barracuda na hora da pesca. Uma delas é com o uso de iscas naturais. Pequenos peixes são as iscas mais recomendadas para a pesca da barracuda.

Como esse peixe localiza suas presas pela visão, é recomendado o uso de peixes de escamas prateadas como a sardinha e a tainha, pois eles brilham com o reflexo solar e ajudarão a chamar a atenção da barracuda.

Ao usar iscas naturais, lembre-se de que a barracuda tem o hábito de tirar o rabo do peixe antes de comer o restante, então, quando sentir que o peixe pegou a isca, espere mais um pouco antes de puxar a vara.

Como atrair a atenção da barracuda

Barracuda abocanhando uma isca de pesca.

Ao pescar a barracuda, é primeiramente muito importante atentar-se à distância que você se encontra do animal. O ideal é se manter longe do peixe que pretende pegar, pois, caso você e seu barco sejam vistos pela barracuda, ela irá fugir imediatamente.

Além disso, outro fator relevante é a forma como a isca é arremessada na água. Procure fazer movimentos rápidos e irregulares com a isca a fim de atrair a atenção do peixe. Iscas com cores chamativas também podem ajudar nesse momento.

Sobre a barracuda

Antes de colocar essas dicas em prática, é também importante entender um pouco melhor sobre a barracuda e seus hábitos para garantir maior sucesso na pesca. Veja a seguir, algumas características dessa espécie de peixe, bem como informações sobre seu comportamento.

Close-up de uma barracuda no fundo do mar próximo de uma rocha.

O que é o peixe barracuda?

A barracuda é um gênero de peixes ósseos e carnívoros composto por diversas espécies. A espécie Sphyraena barracuda, conhecida como barracuda-gigante, é a espécie mais comumente encontrada, embora existam em torno de vinte diferentes espécies dentro do gênero Sphyraena.

Outra espécie catalogada desse gênero é a Sphyraena flavicauda, ou barracuda-de-cauda-amarela, que habita principalmente o Oceano Indo-Pacífico. Ela leve esse nome por conta da coloração amarelada do rabo do animal.

Já a Sphyraena argentea pode ser encontrada no Oceano Pacífico, desde o litoral do Alasca até a região da Baixa Califórnia. A Sphyraena borealis, por sua vez, habita apenas o Oceano Atlântico, podendo ser encontrada no Canadá, em Massachusetts até o Sul da Califórnia.

Características físicas do peixe barracuda

A barracuda é um peixe de corpo comprido e arredondado, chegando a ter até dois metros de comprimento. Seu corpo é coberto de escamas grandes de cor prateada com manchas pretas na parte inferior do corpo e tem barbatanas nas regiões do dorso e do ventre.

A cabeça da barracuda é pontuda, e sua boca é grande e o maxilar inferior é maior que o superior. Seus dentes são afiados e distribuídos em duas fileiras. Uma das fileiras é composta por pequenos dentes afiados, e a outra por dentes grandes em formato triangular. Podendo pesar até 50 quilos, esse predador também é bastante ágil e alcança uma velocidade de até 55 quilômetros por hora.

Habitat e onde encontrar a barracuda

A barracuda é um peixe de água salgada que habita quase todas as regiões de águas quentes. Há registros da espécie nos Oceanos Indo-Pacífico e Atlântico, além de estar também no Mar Vermelho, Golfo do México e nos mares do Caribe.

No Brasil, esses peixes podem ser encontrados principalmente nos arquipélagos de Abrolhos na Bahia, Trindade no Espírito Santo e Fernando de Noronha em Pernambuco, além de estar presente em Cabo Frio no litoral do Rio de Janeiro.

Essa espécie costuma ser encontrada em regiões costeiras próximas de recifes de corais. É possível também encontrar o peixe em alto mar, geralmente próximo à superfície. Quando em estágio larval, a barracuda habita regiões estuarinas e mangues até atingir a fase adulta.

Reprodução da barracuda

Não se sabe ao certo qual o período de desova da barracuda, alguns estudos dizem que ele ocorre próximo da primavera, enquanto outros indicam uma correlação entre o ciclo reprodutivo e as fases da lua.

É possível que a diferença entre os dados sobre a reprodução da barracuda na verdade indique que esse ciclo varia em diferentes regiões do mundo. A desova ocorre em regiões de água rasas como estuários e mangues, onde as larvas nascem e vivem até alcançar a fase adulta, o que leva em média dois anos.

Alimentação da barracuda

A barracuda é um peixe carnívoro, cuja dieta se baseia no consumo de peixes. Graças a seus dentes afiados e a sua boca grande, esse predador consegue se alimentar de peixes maiores do que ele, cortando-os ao meio antes de comê-los.

A barracuda também preda peixes pequenos, dentre as espécies consumidas por ela estão a tainha, a anchova, o arenque e a sardinha. A espécie tem hábitos de caça diurnos e identificam as presas pela visão, atacando qualquer coisa que se mova.

A barracuda ataca os seres humanos?

A barracuda não parece muito amigável e tem fama de ser um predador feroz, mas isso não quer dizer que seja uma ameaça aos humanos. Existem poucos registros de ataques de barracudas contra humanos, e quase nunca são fatais, deixando apenas ferimentos.

Acredita-se que esses ataques tenham ocorrido porque o mergulhador provocou o animal, ou porque a barracuda confundiu o humano com um presa. É comum também que as barracudas confundam humanos com algum predador maior e sigam os mergulhadores procurando algum resto de alimento.

Ainda assim, é preciso tomar cuidado na hora de lidar com a barracuda depois de pesca-la, especialmente na hora de tirar o anzol da boca do animal, pois seus dentes são afiados, e essa situação de estresse pode deixa-lo agressivo.

A barracuda é comestível?

A barracuda é um peixe comestível, mas poucas pessoas o consomem. Ela não é um peixe muito apetitoso e tem um odor muito forte que pode ser desagradável.

Além disso, as toxinas presentes em animais herbívoros por conta de sua alimentação ficam acumuladas em maior quantidade nas espécies carnívoras, como é o caso da barracuda. Por isso, o consumo desse animal, principalmente em grandes quantidades, é desaconselhado e pouco comum.

Comportamento da barracuda

Quando adulta, a barracuda tende a ser um peixe solitário, especialmente durante a noite, mas costuma nadar em pequenos grupos enquanto ainda é jovem. É possível também encontrar a barracuda na fase adulta nadando em grupos durante o dia, buscando comida ou protegendo-se de possíveis predadores.

Essa espécie alcança uma velocidade de até 55 quilômetros por horas, mas não consegue manter essa velocidade por muito tempo. Geralmente o predador nada mais devagar enquanto busca por presas e acelera na hora de atacar.

Toxicidade da barracuda

Uma preocupação com relação ao consumo da barracuda é a possibilidade de intoxicação por ciguatoxina. A ciguatoxina são produzidas por algumas algas consumidas por peixes herbívoros e onívoros, que por sua vez são predados pela barracuda.

Isso faz com que a toxina fique acumulada nesse predador. Caso haja interesse no consumo do animal, é recomendado que opte por espécimes de até 70 centímetros, pois as toxinas se acumulam em doses mais perigosas nos peixes maiores.

Tenha cuidado e muita habilidade na pesca da barracuda!

Close-up de uma barracuda no próximo aos corais marinhos.

Mesmo que a barracuda seja um animal agressivo, sua pesca pode ser bastante satisfatória para aqueles que apreciam a pesca esportiva ou mesmo a pesca para consumo, contanto que tudo seja feito com cautela e atenção. Quando for pescar a barracuda, lembre-se das informações expostas nesse artigo para ter uma experiência não só segura como proveitosa.

Não se esqueça de levar todos os equipamentos adequados para capturar o peixe, como vara, linha de tamanho e libragem apropriados, alicates e luvas de proteção para manusear o animal com segurança depois de pesca-lo. Agora que você já sabe tudo sobre a barracuda e aprendeu as melhores técnicas para pesca-la, é hora de colocar tudo isso prática, sem medo e com segurança.

Autor deste artigo

Sou estudante de letras, gosto de ler e escrever. Sempre que posso passo meu tempo cozinhando, cuidando das minhas plantas e andando de bicicleta.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Está à procura de um smartphone para jogar muito gastando pouco? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores celulares gamers baratos e dicas de como escolher!


Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Tem um bebê a caminho? Neste artigo, confira muitas dicas para escolher um bom carrinho guarda-chuva e informações sobre os 10 melhores carrinhos do mercado!


Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Suplementos Cuidados automotivos