Como plantar batata doce: opções de plantio e mais!
A batata doce é uma planta de cultivo simples e resistente a climas subtropicais. Assim, tem preferência por temperaturas que variam entre 10°C e 20°C e é resistente à luz solar, de forma que pode ser plantada em qualquer ambiente desde que a irrigação do solo seja observada em períodos de seca.
Embora o seu uso mais conhecido no Brasil seja o culinário, devido à beleza das suas ramas, a batata doce passou a ser utilizada na decoração de ambientes, especialmente internos. Nesse caso, ela precisa ser cultivada em vasos, uma prática que também não é particularmente exigente e pode ser feita de forma sustentável.
Ao longo do artigo mais detalhes sobre a batata doce serão explorados considerando o plantio e também as espécies mais comuns da planta. Também serão destacadas algumas curiosidades a seu respeito. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
Variedades de batata doces para cultivo
Existem algumas variedades de batata doce disponíveis para cultivo. Mais do que modificar o formato e a coloração, elas trazem benefícios diferenciados para a saúde, podendo ser boas fontes de energia e proteínas. Além disso, ajudam a prevenir problemas de visão devido à presença dos carotenoides. Saiba mais a seguir:
■Beauregard
A batata doce Beauregard possui coloração alaranjada na polpa, algo que serve como indicativo do seu alto teor de betacaroteno. Devido a isso, ao consumir entre 25 e 50g da raiz, uma pessoa consegue obter as suas necessidades diárias de vitamina A, antioxidante importante.
Assim, a Beuregard ajuda a prevenir doenças oculares e de pele, além de ajudar no crescimento e no sistema imunológico. Trata-se de uma planta de raízes alongadas, uniformes e elípticas que possui técnicas de cultivo similares às da batata doce tradicional e pode ser plantada em qualquer época do ano, visto que não é muito exigente.
■BRS Amélia
Em termos de aparência, a batata doce BRS Amélia é bastante similar à tradicional. De formato alongado e elíptico, a sua casca possui coloração rosa clara com pigmentações mais escuras. A polpa, por sua vez, se assemelha à da Beuregard devido à coloração alaranjada e à presença da vitamina A dos carotenoides.
Essa variação possui uma boa aceitação dos consumidores devido ao seu sabor. Quando consumida cozida ou assada, torna-se úmida e macia e o adocicado é ressaltado. Além disso, a casca se solta com facilidade. Também possui um cultivo fácil.
■BRS Rubissol
A BRS Rubissol possui casca na cor púrpura e polpa na cor creme, mais amarelada do que a versão tradicional. Em termos de produtividade, é possível destacar que ela supera as médias das demais no âmbito brasileiro e é mais comum no Rio Grande do Sul.
Em termos de consumo, as suas características são excelentes. É doce e possui uma textura mais “farinhenta” do que as demais versões. Quando se fala sobre valor nutricional, possui uma boa quantidade de proteína e é uma excelente fonte de energia devido aos índices de glicose e amido.
■BRS Cuia
A produtividade é o grande destaque da batata doce BRS Cuia. Nesse sentido, ela pode chegar a 60 toneladas por hectare. Em termos de formato, é alongada e redonda, atingindo até 20cm. Possui casca e polpa na cor creme e o seu prazo de colheita é de 140 dias após o plantio.
Se adequa bem aos processos industriais. Além disso, é uma ótima opção para consumo doméstico devido aos benefícios que traz para o organismo. Possui alto teor de glicose e amido, o que a torna um excelente fonte de energia e conta com proteínas e antocianinas.
Como plantar batata doce em vaso
A batata doce pode ser cultivada em vasos e tem um uso ornamental. Entretanto, o maior objetivo de quem planta a raiz é o consumo. O processo é simples e pode ser feito a partir de materiais que o jardineiro já tem. A seguir, o processo será explicado em detalhes.
■Quais os tipos de vasos para a batata doce?
Os vasos adequados para plantar batata doce devem ter pelo menos 30cm de profundidade. Ele pode ser tanto comprado quanto preparado por você a partir de coisas que já estão disponíveis na sua residência.
O que é bom para o meio ambiente e promove a reciclagem. Caso você opte por fazer os vasos, recorte a lateral dos vasos. Os buracos vão facilitar para a colheita da batata doce, visto que se trata de uma raiz.
■Como trocar a batata doce do vaso
Existem algumas situações nas quais pode ser necessário transferir a batata doce de vaso, especialmente quando a planta cresce mais do que o previsto. Portanto, esse processo é feito através dos seus brotos e o mais indicado é que se espere a colheita para fazer a transferência.
Na época de colheita, corte o broto 2cm acima do substrato. Então, prepare outro vaso com terra de jardim úmida e coloque o broto. Dê preferência para substratos porosos e areados, visto que as batatas doces gostam de solos com baixa drenagem.
Como plantar batata doce
A batata doce é pouco exigente. Não existe um período do ano mais adequado para planta-la e ela não demanda muitos esforços em termos de cultivo. Dessa forma, mesmo alguém que está começando a se aventurar pela jardinagem consegue manter uma boa cultura sem grandes dificuldades. Saiba mais!
■Quando plantar a batata doce?
A época ideal para plantar a batata doce varia de acordo com as condições do local, como a temperatura, os índices de chuva e a luminosidade. Em regiões nas quais a temperatura se mantém elevada durante o todo o ano, a planta pode ser cultivada em qualquer época desde que os períodos de seca sejam observados com cuidado.
Isso acontece uma vez que a batata doce é uma planta que precisa de bastante irrigação, bem como de climas mais quentes para ter um bom cultivo. Portanto, desde que estes aspectos sejam observados, não existem restrições de período.
■Clima ideal para batata doce
A batata doce tem preferência por climas temperados e quentes. Assim, as temperaturas devem ser acima de 10°C e o local deve manter a média de 20ºC por pelo menos quatro meses no ano para o cultivo ideal. Além disso, vale ressaltar que essa cultura se dá bem com chuvas de 750mm a 1000mm anuais.
Em termos de luminosidade, a planta não precisa de cuidados especiais porque não tem qualquer problema com a incidência de raios solares. Logo, pode ser mantida em locais nos quais eles sejam intensos sem sofrer danos.
■Solo para batata doce
Em termos de solo, a batata doce é uma planta pouco exigente e se reproduz bem em vários tipos. Porém, vale destacar que a produção é mais fácil em solos leves. Os mais estruturados favorecem a questão da oxigenação e da penetração das raízes, o que também pode ser interessante para a cultura.
Entretanto, os solos muito úmidos são desaconselháveis porque a planta não responde bem a locais encharcados. É indicado fazer uma análise antes de iniciar o plantio para verificar o pHh, que deve ser mantido entre 5,6 e 6,5.
■Irrigação da batata doce
Caso o cultivo seja feito em locais com bons índices de chuva, não é necessário ter muita atenção à irrigação da batata doce. Entretanto, durante os períodos de seca essa questão precisa ser observada com mais cuidado, visto que a planta precisa de umidade para continuar prosperando.
Portanto, nesses momentos do ano a irrigação deve ser realizada sempre que o solo apresentar secura. Mas é importante ter atenção para que ele nunca fique encharcado, algo que prejudica as raízes da planta.
■Como fertlizar a batata doce
Para escolher a forma de adubar a batata doce é preciso fazer uma análise de solo. Somente através disso será possível obter a formulação correta do fertilizante. Mas é possível destacar que, em geral, o cultivo dessa planta exige nutrientes minerais como o potássio, o nitrogênio, o fósforo, o cálcio e o magnésio.
Vale ressaltar ainda que a batata doce costuma responder muito bem à matéria orgânica e pode ser adubada com este tipo de substrato. Porém, geralmente ele possui uma concentração mais baixa de nutrientes e deve ser considerado um complemento.
■Poda da batata doce
É possível destacar que a batata doce não exige nenhum tipo de poda específica por parte do jardineiro. Nesse sentido, basta realizar a colheita no momento indicado e, caso seja do interesse de quem cultiva, recolher os brotos para fazer o replantio da batata doce seguindo as indicações necessárias para tal.
■Como fazer a colheita da batata doce
Para que a batata doce esteja pronta para a colheita, é necessário esperar entre 4 e 6 meses após o seu plantio. Quanto mais se espera, maior ela fica, de modo que cabe ao jardineiro determinar qual cenário se adequa melhor às suas expectativas e às suas necessidades com a colheita.
Ao plantar a batata doce, ela cria as suas raízes exatamente no ponto em que foi depositada na terra e é ali que você encontrará o legume. As ramas se espalham pelo solo e podem se enraizar com facilidade, de forma que a batata doce também pode estar espalhada por toda a sua extensão.
■Doenças e pestes comuns da batata doce
Nas regiões tropicais e subtropicais, a sarna é a doença mais comum e destrutiva do cultivo da batata doce. Ela é causada por um patógeno que provoca lesões circulares no caule da planta. Além disso, quando ele encontra as condições favoráveis para se reproduzir, pode atingir também as folhas e os brotos, causando ressecamento.
Para realizar um controle efetivo de pragas e doenças, procure adotar medidas como o uso de material resistente. Além disso, uma boa dica é optar sempre por mudas que estejam livres de vírus ou de rotação de cultura, algo que elimina os defensivos agrícolas.
■A propagação da batata doce
A propagação da batata doce não é um processo que encontra muitas dificuldades. Ela pode ser feita através de ramas, de brotos ou mesmo de batatas já brotadas. O mais indicado é que se faça uso das ramas, especialmente se forem novas e obtidas em locais com batatas selecionadas e livres de problemas.
O mais comum é que se use as que foram obtidas a parti da colheita anterior. Mas é recomendado optar por ramas de batata doce que foram cultivadas em viveiros, ou seja, que são voltadas para produzir mudas.
■Como fazer mudas de batata doce
Em geral, para evitar que estejam contaminadas por patógenos, as mudas de batata doce são compradas diretamente de pessoas especializadas. Entretanto, existe a possibilidade de conseguir obter uma muda em casa.
Para tal, é necessário comprar uma batata doce e cortar as suas pontas em uma altura de 3 a 5cm. Então, coloque o legume dentro de um recipiente com água, mas sem deixar que fique submerso porque isso pode causar o apodrecimento. Após 15 dias as primeiras raízes começarão a surgir e existe a possibilidade de que alguns brotos também surjam. Isso indica que ela está pronta para ser plantada.
■Conheça o ciclo de vida da batata doce
A batata doce possui um ciclo de vida muito curto. Isso acontece uma vez que ela está pronta para ser colhida após, em média, 150 dias do seu plantio e após a colheita o mais indicado é que se faça novas mudas ao invés de tentar obter novamente a planta através da cultura que já se tem.
Entretanto, vale citar que o prazo citado depende de uma série de fatores, como as condições climáticas, e pode se tornar um pouco menor quando elas são favoráveis à batata doce, chegando a no máximo 100 dias.
Curiosidades sobre batata doce
Muitas pessoas associam a batata doce ao seu uso culinário, que é bastante variado e traz uma série de benefícios para o organismo, além de possuir aplicações terapêuticas. Entretanto, a planta também pode servir como decoração, inclusive seguindo as dicas de feng-shui. Para saber mais sobre isso, continue a leitura.
■Cores da batata doce
Atualmente, a batata doce possui diversas colorações diferentes devido aos vários tipos presentes no Brasil. Se em momentos anteriores encontrava-se apenas a versão tradicional, com polpa creme e casca cor de rosa, atualmente é possível encontrar batatas doces de polpa alaranjada ou roxa e com as mais variadas cores de casca, como branco, cobre, vermelho e roxo.
Essas alterações estão diretamente ligadas às propriedades nutricionais de cada planta. Enquanto as alaranjadas possuem bastante vitamina A, as de coloração roxa são ricas em antocianinas, um antioxidante que evita a ação de radicais livres.
■Aplicações terapêuticas
Em termos de aplicações terapêuticas, é possível destacar que a batata doce ajuda a prevenir uma série de doenças, como a diabetes, visto que proporciona o controle de açúcar no sangue. A raiz também traz benefícios para o coração e para o cérebro, visto que a vitamina B6 combate doenças degenerativas vasculares.
Vale citar também o impacto positivo que o consumo deste alimento possui no combate ao câncer. Isso acontece devido à presença do betacaroteno e da vitamina A. Por fim, merece destaque também o impacto positivo que a batata doce tem para manter a visão saudável.
■Benefícios da batata doce
A batata doce possui uma série de benefícios para a saúde. Além de fornecer energia para a prática esportiva devido à presença da glicose e do amido, ela ainda é capaz de ajudar no emagrecimento por provocar a sensação de saciedade e no ganho de massa pela presença das fibras e do potássio.
Além disso, vale citar que a batata doce possui potencial antiinflamatório devido à presença do betacaroteno, da vitamina C e da vitamina B6, podendo ajudar nos casos de artrite reumatóide e outras doenças dessa natureza.
■Batata doce e o Feng Shui
Segundo o Feng Shui, as plantas podem ser usadas para trazer mais harmonia para o ambiente doméstico e com a batata doce cultivada em vasos isso não seria diferente. De encontro a isso, é possível destacar que o mais recomendado é que as suas folhagens sejam conservadas e estejam sempre com uma aparência saudável.
Em casos de folhas que apresentem uma aparência murcha ou seca, procure elimina-las porque podem trazer azar. Por fim, dentro do vaso, coloque uma pedra ametista, que é capaz de transmitir energias positivas e vai ajudar a tornar o ambiente mais positivo.
■Batata doce na decoração
A decoração sustentável está cada vez mais em alta e, portanto, o cultivo de plantas tem ganhado muito espaço. Assim, a batata doce se mostra com uma alternativa interessante devido às suas ramas, que podem trazer um aspecto diferenciado para qualquer ambiente e torna-lo único.
Primeiramente, é preciso usar a técnica de brotamento na água para posteriormente transplantar a batata doce para um vaso. Então, basta usar a criatividade para escolher em qual espaço da sua casa ela se adequa melhor. Geralmente elas são usadas em salas de estar ou em áreas externas.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da batata doce
Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar da batata doce, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Como plantar batata doce: cultive em casa e tenha sempre batatas frescas!
A batata doce é uma planta pouco exigente em termos de cultivo. Basta um local com temperaturas altas, luz solar e um solo constantemente úmido e elas se desenvolvem com facilidade. Portanto, quem deseja investir em uma horta e quer ter sempre alimentos orgânicos à disposição está diante de uma excelente opção.
Apesar do uso culinário da batata doce ser o mais comum, essa não é a sua única possibilidade no espaço de uma casa. Atualmente, devido à popularização da decoração sustentável, muitas pessoas têm feito uso de plantas para ornamentas as mais variadas áreas das suas casas e a batata doce é uma opção interessante devido às suas belas ramas, capazes de tornar qualquer espaço diferenciado.
Portanto, independente do seu motivo para estar pensando em cultivar a batata doce, as dicas fornecidas no artigo podem te ajudar bastante a se guiar e a começar o plantio dessa raiz versátil.