Revestimento para cozinha: de parede, 3D, dicas e muito mais!

Revestimento para cozinha: de parede, 3D, dicas e muito mais!

Procurando um revestimento para sua cozinha? Confira neste artigo várias opções interessantes, diferentes estilos, como escolher e dicas de instalação.


Não sabe qual revestimento de parede usar na cozinha? Confira aqui!

Indivíduos escolhendo na loja de construção alguns ladrilhos de cerâmica.

Quando o assunto é revestimento, as opções são praticamente intermináveis. Por isso, a indecisão na hora de escolher o melhor tipo para a cozinha ou para qualquer outro dormitório de sua residência é compreensível.

Dentre as opções para a cozinha, diversos tipos de revestimento se destacam: azulejo, pastilhas, porcelanato, tintas e até adesivo fazem parte da lista de opções a serem consideradas na hora de construir ou reformar a sua casa. Além disso, existem revestimentos 3D que, além de úteis, podem ser bastante práticos.

Para escolher o melhor tipo de revestimento para a sua cozinha, vale considerar fatores como a beleza, a durabilidade e a praticidade no momento da aplicação. Usando o modelo correto, o cômodo pode ficar muito mais bonito e ter um acabamento bem satisfatório. A seguir, veja algumas dicas interessantes de modelos de revestimento.

Tipos de revestimento de parede para cozinha

Existem diversos tipos diferentes de revestimento de parede para a sua cozinha. O mais usado deles é o azulejo, já que é também um dos mais baratos e práticos na hora de construir ou reformar. No entanto, existem modelos que podem ser tão interessantes quanto e garantir um bom resultado ao fim da reforma ou construção. Veja quais são eles a seguir:

Azulejo

Close-up do forno de cozinha e azulejos na cor clara.

O azulejo é o revestimento mais utilizado para a parede da cozinha. Ele consiste em peças quadradas de cerâmica que espessura fina, que podem ser maiores ou menores, a depender do estilo em que eles são vendidos.

Os azulejos podem ser monocromáticos ou estampados. Uma boa dica de decoração consiste em usar modelos coloridos ou estampados para decorar ao menos uma das paredes, as demais podem ser simplesmente pintadas com uma tinta que seja resistente.

O preço dos azulejos varia bastante. Eles podem ser encontrados tanto na internet quanto em lojas de materiais de construção. É importante fazer uma boa pesquisa antes de comprar o seu.

Pastilha

Cozinha revestida de pastilhas multicoloridas.

As pastilhas são um tipo de revestimento que costuma ser usado tanto na cozinha quanto nos banheiros, geralmente em uma parede só, mas nada impede que elas sejam usadas em todas. Elas são usadas para substituir os azulejos e podem ser encontradas em vários modelos e cores diferentes.

As pastilhas são bem menores que os azulejos visualmente: seus quadrados pequenos integram quadrados maiores, que facilitam a aplicação para formar o revestimento das paredes. Assim como os demais tipos de revestimento, elas podem ser encontradas na internet ou em lojas de materiais de construção.

Ladrilho hidráulico

Uma mulher pensando no menu do jantar na cozinha.

O ladrilho hidráulico também é conhecido como mosaico hidráulico ou piso hidráulico. Ele é feito artesanalmente a partir de cimento e costumava ser muito usado no século passado. Desde então, ele foi substituído pelo azulejo e pelas pastilhas. Se você gosta de uma aparência mais retrô, pode usar o ladrilho como revestimento para uma ou mais paredes de sua cozinha.

As estampas do ladrilho são bem trabalhadas e vendidas em cores e estilos bem diferentes, o que pode lhe permitir brincar com o design ao decorar a sua cozinha. Os ladrilhos podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais de construção, embora o seu uso seja menor do que o dos demais revestimentos.

Porcelanato

Cozinha revestida de porcelanato vermelho.

O porcelanato é um revestimento que também pode ser encontrado em várias cores e modelos diferentes, que se dividem entre o porcelanato fosco e o polido. Esse revestimento é ideal para quem quer dar um toque moderno à sua cozinha, já que costuma ser usado em construções novas.

Além disso, o porcelanato é muito bonito e pode ser combinado com as mais diversas decorações. Embora ele seja usado no chão, alguns modelos também podem ser usados para revestir paredes. Para uma decoração mais "clean", prefira cores mais claras.

Já, se você quer ousar com tons mais escuros, vale escolher porcelanatos na cor preta ou marrom. Esse tipo de revestimento pode custar mais caro em comparação com os demais, mas possui boa durabilidade.

Tinta epóxi ou o esmalte

Revestimento de tijolo com tinta epóxi  em uma cozinha.

Você sabia que a tinta epóxi e a tinta esmalte também podem ser boas opções para o revestimento da parede de sua cozinha? Você pode optar por elas caso queira algo mais prático, mais barato e, mesmo assim, duradouro. A tinta epóxi é uma boa opção para as paredes da cozinha devido à sua alta resistência à umidade.

Além disso, bastam poucas demãos para que ela cubra manchas indesejadas nas paredes. Ela pode ser encontrada na internet e em lojas de materiais de construção nas mais diversas cores. Já a tinta esmalte também é bastante resistente e costuma ser uma opção mais barata do que as demais disponíveis. Por isso, também vale a pena considerar o seu uso.

Tijolinho

Revestimento de tijolo na cor marrom em uma cozinha com móveis brancos.

Que tal obter um efeito mais rústico para o revestimento de sua cozinha usando tijolinhos? Eles têm tudo a ver com o ambiente no qual as refeições são feitas e podem ser usados em uma única parede, para um efeito decorativo, caso a cor escolhida seja marrom.

Já, se você quiser um revestimento de tijolinhos brancos - que também são mais discretos, vale utiliza-los em todas as paredes da cozinha. Lembrando que, caso queira, você também pode pintar uma parede deles de outra cor, deixando a decoração de sua cozinha mais original.

Pedras

Interior da cozinha com detalhes em pedra em uma casa.

Um revestimento de pedras ou de pedra madeira pode ser um bom jeito de economizar e, mesmo assim, obter um bom design como resultado. Além disso, esse tipo de revestimento costuma ser encontrado com muita facilidade em lojas de materiais de construção.

As pedras podem ser escolhidas em um formato mais rústico em de modo que a superfície fique mais lisa. O que contribui para uma decoração mais discreta. Uma boa opção de pedra para o seu revestimento é o granito, que tem excelente custo-benefício.

Vidro ou espelho

Cozinha branca com paredes de espelho.

Revestimentos de vidro ou espelho podem ser uma boa opção para quem quer ousar na decoração de sua cozinha e não se incomoda em gastar um pouco mais de dinheiro. No entanto, esse tipo de material não é o mais indicado para quem tem crianças em casa, já que é um pouco mais frágil do que os demais.

Além disso, o ideal é evitar colocar esse revestimento em todas as paredes da sua cozinha até porque ele tende a sujar mais fácil e pode ser menos resistente do que azulejos, pastilhas ou pedras. Por outro lado, ele pode ser uma boa alternativa caso usado corretamente.

Cimento queimado

Cozinha com design industrial e móveis azuis.

Quando o assunto é resistência, o cimento queimado sem dúvida é um revestimento que deve ser considerado para as paredes de sua cozinha. Além disso, seu preço mais baixo pode proporcionar uma boa economia na hora da reforma ou da construção.

No entanto, se você é uma pessoa que costuma reparar bastante no design dos cômodos, talvez não goste muito do visual proporcionado por esse tipo de revestimento, já que ele não difere muito de uma parede que simplesmente não foi pintada. Considere bem os prós e os contras antes de optar por ele em sua casa.

Revestimento à base de cimento

Cozinha com design industrial e com revestimento de cimento.

Para além do cimento queimado, o mesmo material pode ser usado para formar revestimentos modernos e bem resistentes à umidade. Você pode, por exemplo, usar o cimento para formar blocos tridimensionais na parede, o que pode resultar em um design bem interessante.

Existem diversas texturas que podem ser feitas usando o cimento. Por isso, vale a pena consultar um profissional na hora de optar pelo estilo escolhido e avaliar aspectos como a sua praticidade, a beleza e o tempo que ele leva para ficar pronto.

Granilite

Homem usando o tablet na cozinha moderna.

O granilite é um material feito de concreto, mármore e granito, o que dá a ele a aparência de um revestimento feito de pedras. Ele é bem resistente e possui boa duração, além de estar disponível em várias cores diferentes. Esse tipo de revestimento também resiste bem à umidade, o que o torna ideal para a cozinha e o banheiro.

Por outro lado, o granilite tende a ser um material um pouco mais caro. Por isso, considere o seu orçamento na hora de optar por ele. Além disso, ele pode exibir algumas fissuras que requerem manutenção. É importante considerar esses prós e contras antes de tomar a sua decisão.

Adesivo

Cozinha com bancada, pia e parede estampada.

O revestimento adesivo consiste em um papel de parede que tem uma cola de alta fixação em seu verso. Ele é uma alternativa econômica e prática para quem quer mudar o revestimento de sua parede, mas não dispõe de muito tempo ou dinheiro para isso.

Além disso, o revestimento adesivo pode ser interessante para quem costuma realizar mudanças em sua casa com certa frequência. Esses revestimentos estão disponíveis com desenhos em 3D e nos mais diversos estilos e cores. Por isso, vale a pena pesquisar por eles antes de optar por qualquer outra alternativa.

Dicas para uso de revestimento 3D na cozinha

Revestimento feito 3D na cor marrom em uma cozinha com prateleira.

Existem algumas dicas que podem ser seguidas na hora de aplicar um revestimento 3D nas paredes de sua cozinha. Ao considerar determinados aspectos, você garante que a aplicação seja bem sucedida e que o resultado esteja de acordo com as suas expectativas. A seguir, saiba como fazer a escolha corretamente.

Os materiais

Antes de optar por um revestimento 3D, avalie bem o tipo de material que será utilizado. É importante avaliar aspectos como a funcionalidade, a praticidade, a resistência e, é claro, o preço de cada material nas lojas e também na internet.

Sempre que possível escolha materiais mais fáceis de serem aplicados, como é o caso dos adesivos de parede. No entanto, caso você queira algo mais duradouro, vale a pena investir em materiais como o cimento ou as pastilhas para garantir um bom resultado. A escolha vai depender unicamente de suas necessidades e preferências.

Os melhores ambientes

Existem materiais que combinam mais com um ambiente do que outros. No caso da cozinha, combinar um adesivo ou um revestimento feito de pastilhas costuma ser bem mais fácil do que um feito de cimento, por exemplo.

Considerar esse tipo de combinação é essencial para um bom planejamento, já que garante uma decoração mais harmônica e que atende melhor às suas preferências. Caso surja alguma dúvida, sempre é possível consultar um profissional, como o vendedor da loja de materiais de construção.

Como combinar o revestimento 3D?

A combinação do revestimento 3D vai depender de uma série de fatores. Para ambientes mais harmônicos, por exemplo, escolha materiais mais discretos. Ao escolher um determinado tipo de revestimento, tenha em mente a cor do piso, dos móveis e também dos demais enfeites do cômodo.

Considere combinar o revestimento 3D com paredes lisas caso ele seja mais chamativo. Isso ajuda a harmonizar o ambiente e contrastar as partes certas, evitando que ele fique poluído visualmente. Para dicas de combinações, você pode visitar lojas de decoração ou pesquisar por imagens na internet.

Os principais cuidados

Os cuidados com o seu revestimento vão depender do tipo de material escolhido. Caso ele seja feito de cerâmica, vale usar um pano seco após lavar a parede, evitando manchas causadas pela limpeza. Além disso, evite usar ceras ou materiais abrasivos para fazer a limpeza.

Já, caso o seu revestimento seja feito de porcelanato, jamais use produtos de limpeza muito agressivos ou materiais abrasivos para a limpeza. Prefira uma flanela macia e o uso de água em temperatura ambiente com detergente neutro. Finalize com um pano seco. O mesmo tipo de limpeza pode ser feito nos azulejos ou nas pastilhas.

A instalação

A instalação de seu revestimento pode ser feito por você caso o material seja mais simples de ser aplicado à parede. Já, caso o revestimento exija uma técnica um pouco mais elaborada, vale contratar os serviços de um profissional.

Além de garantir que o resultado seja mais preciso e duradouro, a contratação de um profissional pode fazer com que o processo seja bem mais rápido do que caso ele fosse feito por alguém que não tem muita prática. O nível de dificuldade vai depender do material escolhido.

Sobre a iluminação

Um revestimento 3D bem iluminado pode fazer toda a diferença na sua cozinha e garantir um design bem moderno. O ideal é fazer a iluminação em uma só parede, usando uma luz mais fraca, que pode ser acesa durante a noite para um efeito mais acolhedor e intimista.

Existem dois tipos de iluminação para revestimentos 3D: a dirigida e a refletida. A primeira consiste no uso de lâmpadas LED ou dicroicas, que são colocadas na parte de cima do revestimento, de modo que a luz incide diretamente sobre ele. Já a iluminação indireta é feita através do reflexo da luz pela superfície.

Uma boa dica é combinar os dois tipos de iluminação para destacar os relevos do revestimento 3D. Assim, você garante um efeito muito interessante, além de convidativo e confortável para a visão.

Estilos de decoração e o revestimento para cozinha

Existem vários estilos de decoração para a sua cozinha e o revestimento pode participar deles. A escolha vai depender se você quer um ar mais moderno, simples ou funcional para o ambiente. Confira detalhes dessas opções a seguir.

Moderno

Interior da cozinha moderna com armários de parede e mesa.

O uso de papeis de parede e revestimentos 3D feitos de pedras ou de cimento pode resultar em um design bastante moderno para a sua cozinha, especialmente se eles forem acompanhados de uma iluminação diferenciada.

A complementação do estilo moderno pode ser acompanhada pelos demais itens da decoração e também pelos eletrodomésticos: você pode adquirir uma geladeira, um fogão e demais itens feitos de aço escovado ou investir em um bom piso de porcelanato para complementar o visual.

Funcional

Cozinha moderna com azulejos na cor preta e amarela.

A funcionalidade é mais que um estilo: ela garante que você use o ambiente com muito mais praticidade no seu dia a dia. Por isso, se a sua rotina é bastante corrida, vale investir em um revestimento que seja fácil de limpar, como o azulejo. Uma boa dica é escolher uma opção que seja decorada em tons mais claros, como o areia ou o bege, que disfarçam a sujeira sem deixar o ambiente carregado.

Além disso, para garantir a praticidade na limpeza, evite o uso de porcelanato ou de pisos e eletrodomésticos muito claros. Prefira uma decoração mais minimalista, que traz charme ao ambiente e mantém sua praticidade ao mesmo tempo.

Duradouro

Cozinha com eletrodomésticos embutidos na cor preta e parede branca.

A durabilidade é um aspecto importante a ser considerado na hora de decidir o estilo de sua cozinha. Revestimentos como o azulejo, as pastilhas, o cimento e o tijolinho são boas opções para quem não pretende mudar a aparência do cômodo tão cedo e precisa que ele dure.

O mesmo vale para o chão: evite pisos que podem quebrar ou manchar com facilidade. Sempre que possível, opte por versões antiderrapantes e que tenham cores um pouco mais escuras ou estampas que disfarcem a sujeira. O porcelanato, por exemplo, deve ser evitado caso você não queira fazer uma limpeza mais complexa no chão todos os dias, já que ele mancha muito fácil e não é muito resistente.

Simples

Cozinha simples com móveis brancos e parede verde.

Uma cozinha simples não significa uma cozinha pior. O ditado "menos é mais" é válido para evitar o exagero na decoração e garantir um ambiente muito bonito sem que ele fique poluído visualmente.

Se você quer uma cozinha mais simples, vale optar por revestimentos mais discretos, como o azulejo ou as pastilhas, que podem ser uma ótima opção para a parede que fica localizada atrás da pia. Para as demais paredes, prefira uma pintura sem texturas e com cores neutras.

Você pode complementar a decoração com um chão em tons neutros e um bar pequeno no centro ou em um dos cantos do cômodo. O importante é que tudo esteja bem arrumadinho.

Use estas dicas e saiba o melhor revestimento para sua cozinha!

A mão de um ladrilho está segurando uma espátula dentada.

Agora que você já conhece diferentes tipos de revestimentos e de decorações para a sua cozinha, que tal iniciar aquela reforma tão esperada ou até mesmo usar as dicas para a construção de sua nova casa?

Ao optar por determinado revestimento, é importante considerar aspectos como o seu gosto e estilo pessoal, o preço do material e da instalação, a praticidade na hora da limpeza, a harmonia com o restante da decoração da cozinha e a durabilidade da opção escolhida. Todos esses itens devem ser incluídos em seu planejamento.

O mesmo vale para os demais cômodos da casa: pense nos revestimentos que mais combinam com cada um deles, vale escolher opções diferentes para o quarto e para a sala, por exemplo. Não se esqueça de considerar a sua combinação com o piso usado no chão e com os móveis.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos