Flor íris: conheça a beleza dela!
As flores íris são belas, coloridas e muito delicadas. Devido a estas várias qualidades, são muito procuradas pelos amantes desse tipo de planta, visto que podem ser utilizadas para decorações internas e também para tonar o seu jardim mais vívido e atraente.
Mas para que o seu plantio seja feito da forma correta, visto que trata-se de uma planta muito delicada e que tem suas próprias exigências, é preciso ficar atento aos detalhes. A flor íris conta com diversas variações, são cerca de 200 espécies diferentes que encantam pelas suas belezas, cores vivas e particularidades. Por isso, continue lendo e aprenda um pouco mais!
Tipos de flor Íris
São diversas espécies de flor íris que podem ser encontradas na natureza, e cada uma delas conta com um detalhe específico, como suas cores, formato das pétalas e outros. Seus tons variam muito desde cores claras até vibrantes, e se adaptam facilmente ao clima no Brasil. Veja mais a seguir!
■Flor íris
As variações de íris são incríveis e cada uma possui uma cor mais impressionante que a outra. Entre as mais de 200 espécies que foram catalogadas até o momento, esta flor pode contar com tons mais claros, como branco, mas também são encontradas em tons mais vivos, como um azul vibrante que se destaca em qualquer ambiente.
O mais comum é que se encontre esta flor em tons de roxo ou azulados, mas existem diversas outras cores que podem ser vistas destas espécies. Outro detalhe importante, é que as mais comuns contam apenas com três pétalas.
■Íris sibirica
A íris sibirica, ou flor-de-lis-da-sibéria é uma espécie que conta com folhas finas e lineares de cor verde muito intensa. Chegam a atingir entre 50 a 120 cm de altura. Suas flores nascem ao longo do verão, e são em tons de azul intenso. Por ser muito versátil, pode ser plantada em diversos ambientes, como jardins e até mesmo em vasos para decoração.
A indicação, entretanto, é que esta planta seja cultivada em locais com grande incidência de luz solar, pois precisam de sol para se desenvolver, além de um solo fértil e que seja rico em matéria orgânica.
■Íris Louisiana
A Íris Louisiana recebe este nome pois sua origem é do estado de Louisiana, nos Estados Unidos. Nesta localidade ela aparece de forma selvagem e em grandes quantidades. Esta espécie conta com diversas cores distintas, podendo ser vista em amarelo, azul, roxo, rosa e até mesmo branco.
A floração desta espécie ocorre no início da primavera, e ao longo de toda a estação ela é vista de forma abundante e viçosa. A Íris Louisiana em seu habitat natural pode atingir até 91 cm de altura. Seu desenvolvimento maior acontece em locais onde esta planta pode receber mais calor e incidência de raios solares.
■Versicolor
A íris Versicolor é uma planta originária dos Estados Unidos, que se adapta facilmente a diversos ambientes, desde que estes forneçam para ela pelo menos momentos parciais de sol direto ao longo do dia. O solo onde ela deve ser plantada deve ser rico em nutrientes, pois somente assim ela terá o seu desenvolvimento completo.
Estas espécies atraem muitos insetos, como borboletas, abelhas e outros. Por serem de uma cor muito chamativa e viva, é comum que estas plantas sejam vistas em jardins, pois possuem uma tolerância muito grande a diversos ambientes, solos e condições climáticas.
Como cuidar da flor Íris
Para que a flor íris possa florescer e crescer de forma saudável, apesar de possuir uma tolerância a algumas condições climáticas, de solo e outros, ela precisa de alguns cuidados específicos para que suas flores fiquem mais bonitas. Portanto, aprenda logo a seguir como cuidar desta espécie de forma correta!
■Melhor época para plantio da flor Íris
Com o intuito de garantir que a íris irá florescer e crescer da forma correta e saudável, é preciso que esta seja plantada em momentos favoráveis para o seu bom desenvolvimento. Ao longo do ano, existem épocas que são muito mais positivas para isso.
A melhor época para que seja feito o plantio desta espécie é o final do verão, pois neste momento a temperatura está mais amena, mas ainda sim terá o calor necessário para que esta planta possa crescer e se desenvolver, visto que a íris prefere locais mais quentes, pois isso favorece o crescimento de seu rizoma.
■Solo ideal para flor Íris
O preparo do solo é muito importante para a íris se desenvolver saudável, pois esta é uma planta muito delicada e precisa de alguns cuidados específicos para que você veja suas flores vivas e viçosas como elas normalmente são.
Por mais que possam resistir a condições um pouco desfavoráveis, isso não dura por muito tempo e logo elas podem perder todo o viço e acabam morrendo. O importante em relação ao solo é garantir que este terá uma boa drenagem. Para isso, o mais indicado é que se use, especialmente em vasos, argila expandida ou brita no fundo do recipiente
.
■Distanciamento da flor Íris com outras plantas
Um cuidado essencial para o bom desenvolvendo da íris é em relação a proximidade das flores umas com as outras. Para que não haja problemas, é preciso que elas tenham pelo menos 30 centímetros de distância entre si, por isso, caso o vaso seja pequeno o indicado é apenas o plantio de uma muda.
A proximidade e o excesso de plantas em um espaço pequeno faz com elas não se desenvolvam de forma adequada, e prejudica a saúde da planta. Desta forma, este passo é de grande importância para que sua flor cresça com muita saúde e bonita.
■Luminosidade ideal para flor Íris
Em períodos com menor incidência solar ou locais onde a planta não está recebendo luminosidade suficiente é possível notar que esta passa por algumas dificuldades para o seu crescimento. Suas flores, que geralmente são cheias de vida e cor, começam a perder o viço. Além de suas folhas, que ficam em tons amarronzados.
Isso acontece, pois a íris precisa de luminosidade e até mesmo um pouco de incidência solar direta em suas flores e folhas para que se desenvolva completamente e se mostre saudável. Por isso é ideal que se plante esta flor em locais que podem fornecer isso à ela.
■Temperatura para flor Íris
Como a íris conta com diversas variações dentro da espécie, é preciso que se conheça um pouco mais em detalhes da planta escolhida para se ter em seu jardim ou em casa. Isso, pois a maioria delas conta com especificações muito semelhantes, mas algumas podem se diferenciar em questões como o clima e temperatura do ambiente.
Em geral, as plantas desta espécie gostam muito do calor e vivem muito bem em regiões como o Brasil e locais que tenham um clima tropical. Pois nestas regiões elas podem receber a luminosidade e o calor necessário para seu desenvolvimento.
■Rega da flor Íris
A rega para o crescimento da íris é muito importante, pois estas plantas precisam de água constantemente para crescer. Este processo deve ser feito com frequência para evitar que o solo fique seco, visto que ela deve ser colocada em um ambiente quente e com incidência solar.
O cuidado é para que não se utilize muita água para não encharcar o solo e acabar prejudicando a planta. A princípio, a íris pode ser regada a cada 5 ou 7 dias, mas com o passar do tempo e do desenvolvimento de suas flores é preciso mais constância neste processo.
■Adubos e substratos para flor Íris
A grande maioria das espécies de íris precisam de adubação para que permaneçam saudáveis e crescendo. Isso deve ser feito para garantir que a planta estará recebendo todos os nutrientes e suplementação necessária, para se desenvolver de forma plena.
Mas para que se obtenha resultados positivos, é preciso que os adubos usados sejam os corretos. Neste caso, não se deve utilizar de fertilizantes ricos com nitrogênio, pois podem causar apodrecimento do rizoma. Os mais recomendados são os de uso geral, evitando sempre aplicar direto no rizoma. Logo após o processo é necessário uma rega para evitar que o fertilizante queime a planta.
Assim, se você busca conhecer mais tipos de fertilizantes e adubos para aplicar em suas flores, não deixe de também dar uma verificada em nosso artigo sobre Os Melhores Adubos para Flores, para cuidar ainda mais delas.
■Floração da flor Íris
A maioria das espécies de íris floresce em períodos do ano como verão e primavera. Isso, pois as condições climáticas destas duas estações são extremamente favoráveis para esta planta que sempre está em busca de luminosidade e calor.
É notável que as flores da íris nestes períodos são mais viçosas e se mostram com muito mais vida pela parte da manhã, quando o sol está mais forte e quente. Estes períodos favorecem a floração, porém a íris pode gerar flores ao longo do ano todo, principalmente em locais que contam com calor a maior parte do tempo, como o Brasil.
■Manutenção da flor Íris
A manutenção da íris deve ser feita constantemente, mas o principal é que se note os aspectos da flor para avaliar se é necessário que ela passe por alguns procedimentos. No inverno, por exemplo, é comum que as flores se tornem menos viçosas e também que suas folhas assumam tons na cor marrom.
Neste caso, para que a planta não venha a morrer e se prejudicar de forma irreversível, uma forma de evitar problemas maiores é retirando as folhas que não estão mais saudáveis para que elas não gastem a energia da planta, que nestes períodos inevitavelmente estará mais fraca.
■Melhor local para plantar flor Íris
Encontrar o local ideal para se plantar as flores íris é fácil, basta avaliar se este conta com a iluminação de acordo com as necessidades desta planta e também se é possível garantir um solo com boa drenagem.
A escolha dependerá destes primeiros passos, visto que as íris podem ser plantadas tanto em vasos como também diretamente em jardins no chão. A escolha do local, independente de vaso ou jardim, precisa comportar a raiz da planta sem que seu rizoma fique muito profundamente no solo, pois isso prejudica o crescimento da planta.
■Poda da flor Íris
A poda da íris é necessária, mas exige alguns cuidados. Este processo deve ser feito somente caso sejam notadas folhas amareladas na planta, caso contrário, nunca corte as folhas verdes desta flor. Isso, pois estas folhas que ainda estão verdes são as principais fornecedoras de nutrientes para a planta de um modo geral.
Elas que irão garantir que as flores e outras estruturas da planta estão de fato recebendo todos os nutrientes contidos no solo. Enquanto isso, as amarelas que já estão prejudicadas sugam os nutrientes em excesso para que possam se recuperar, portanto, é necessário que sejam podadas para evitar maiores problemas.
■Pragas e doenças comuns da flor Íris
As pragas e doenças podem atacar qualquer espécie de planta, e não seria diferente com as íris. Esta flor também este suscetível a ser afetada por várias doenças e também por invasores que poderão prejudicar o seu crescimento. Em canteiros, é comum que estas plantas sejam afetadas por fungos e bactérias.
Alguns dos principais problemas que podem surgir nas folhas destas plantas são: mancha foliar, heterosporium, mosaico, ferrugem e outros. Em geral, estes problemas podem ser notados como manchas nas folhas da planta, alguns podem ser reparados com medicamentos e soluções próprias para a espécie, mas outros acabam sendo fatais.
■Propagação da flor Íris
A propagação das flores íris pode ser feita de duas formas: através de sementes ou de mudas que serão retiradas da planta principal. Para que esta propagação seja feita da forma correta, é importante que se siga os passos citados, como solo ideal, condições climáticas e também o período do ano que facilitará o desenvolvimento.
Para garantir que a planta irá nascer através das sementes, os primeiros momentos após o plantio precisam levar em consideração a fragilidade desta espécie e respeitar as condições e exigências da mesma. Neste início é necessário que haja sol moderado por pelo menos 6h diárias.
■Como fazer mudas da flor Íris
O preparo das mudas pode ser feito se utilizando de alguns métodos comuns para outras flores, como a divisão das touceiras. Este processo também pode se utilizar das plântulas enraizadas que brotam nas hastes florais da íris, que são plantas bem pequenas que serão retiradas com cuidado da planta principal e colocadas em um outro vaso, com o solo adequado e todos os cuidados necessários.
O mesmo também é feito com as mudas comuns. É importante destacar que ao remover as mudas ou plântulas da íris é necessário cuidado, pois a planta é bastante frágil, para evitar machucados em suas hastes, folhas e flores.
Curiosidades e características da flor Íris
A íris além de ser uma planta com uma beleza muito grande, possuir cores vivas e incríveis que encantam, também conta com algumas curiosidades a seu respeito e histórias que dão embasamento para seu nome, por exemplo. Veja algumas curiosidades sobre a íris!
■Significado espiritual da flor Íris
Além de ser uma bela planta, a íris também possui significados e histórias incríveis ao seu respeito. Esta espécie em outros momentos da humanidade recebeu uma atribuição espiritual muito curiosa devido a forma como suas pétalas aparecem. Em culturas como Índia e Egito, a íris era vista como um símbolo da vida.
Para os egípcios, as três pétalas que são vistas nas flores das íris poderiam ser divididas em três pontos muito importantes, que para esta cultura representavam sabedoria, coragem e fé. Com tanta importância, a planta para estes povos era vista também como a preservação de poder das pessoas após a morte.
■Flor Íris e o Feng Shui
O feng shui é uma técnica que visa trazer boas energias para os ambientes, e por isso, algumas flores que possuem uma energia muito positiva podem ser usadas para a decoração destes locais, sejam ambientes internos ou externos.
A íris, por ser uma flor muito bonita e com energias positivas devido a sua história e ligação espiritual, como alguns povos reforçavam, é uma das plantas que pode ser usada para estas finalidades, para garantir um ambiente mais energizado, tranquilo e harmonioso, como é buscado pelo feng shui. Neste caso, a íris traz boas energias e prosperidade para o campo profissional.
■A flor Íris é uma ótima opção para o paisagismo
Algumas espécies de íris são altamente usadas pelo paisagismo para criar jardins e locais harmoniosos pela beleza desta planta. Uma das espécies mais usadas para esta finalidade é a íris-da-praia, pois ela possui uma aparência mais rústica do que algumas outras de sua espécie e precisa de uma manutenção muito mais espada também.
Quando esta planta está sem floração, as suas folhas podem suprir a sua qualidade ornamental, pois são brilhantes e com uma textura única, portanto, permanecem embelezando os jardins onde estão inseridas.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua flor íris
Neste artigo apresentamos informações gerais sobre a flor íris, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Decore seu lar com a flor Íris!
Com uma variedade tão grande flores e cores, a íris se torna uma opção muito válida para os que desejam criar um ambiente mais harmônico seja no jardim ou na área interna de casa. As cores trazem uma energia positiva para o ambiente e garantem alegria onde quer que sejam inseridas.
Por contarem um plantio simplificado, e cuidados muito básicos, as íris são ideais também para os que não possuem muito tempo para cuidar das plantas no dia a dia, de forma mais aprofundada. Por isso vale muito a pena investir nesta espécie incrível e cheia de atributos positivos!