Panceta suína: o que é, receitas, diferença do bacon e mais!

Panceta suína: o que é, receitas, diferença do bacon e mais!

Você sabe a diferença entre panceta e bacon? Confira aqui algumas curiosidades, preparos, receitas e informações sobre essa carne suína tão saborosa.


Panceta suína: o que é?

Peça de panceta

A panceta suína é um tipo de corte da carne do porco, sendo considerada uma das mais saborosas e suculentas. Originada na Itália, é muito versátil e macia, existindo uma porção de variedades produzidas de um modo diferente em cada região do país e do mundo.

No Brasil, essa carne normalmente é usada sem muitos ingredientes, por isso, é muito comum que ela seja preparada assada em um forno ou na churrasqueira, apenas utilizando sal e limão. O sabor é bem distinto e excêntrico, conciliando com várias preparações complementares.

As raças de porcos mais usadas na hora de fabricar a panceta são a Pietran, a Large White, a Landrace e a Duroc. Em geral, os suínos precisam pesar no mínimo 160kg e ter em torno de 9 meses de idade no momento do abate. Então, nesse artigo vamos conhecer todas as curiosidades e receitas da deliciosa panceta.

Sobre a panceta

Panceta curada espanhola

Em razão da aparência da panceta, muitas pessoas acabam confundindo com o bacon, no entanto, há muitas diferenças tanto no preparo quanto no gosto dessas duas carnes. Confira a seguir algumas informações dessa carne tão saborosa.

Local da panceta no porco

A panceta é fabricada a partir da barriga do porco, para isso é utilizada a parte central da gordura de cobertura da meia carcaça desse animal, usando ou não o couro.

A receita tradicional italiana contém uma parte da costela, além de só a barriga. Depois do corte, a carne é enrolada e temperada com pimenta, cravo, sal de cura, canela, vinho branco e entre outros ingredientes. Em seguida, a carne é deixada maturando por cerca de 4 meses.

Diferença entre panceta e bacon

Apesar das duas carnes serem fabricadas através da barriga do porco, há muitas diferenças entre a panceta e o bacon. Para começar, a panceta tem origem na Itália, enquanto que o bacon é originário da Inglaterra.

A panceta é conservada com sal e outros ingredientes, já o bacon é salgado e defumado, portanto, possuem sabores bem diferentes. Em uma visão geral, a panceta é bem mais carnuda e possui um sabor mais leve, além de ser geralmente cozinhada como prato principal ou com acompanhamento.

O bacon contém um sabor mais forte e é mais gorduroso, sendo um ótimo acompanhamento para outras carnes e pratos, como ensopados, grelhados, assados e tortas. O sabor defumado do bacon fica bem predominante na receita.

Preço médio da panceta

O preço da panceta pode variar muito dependendo do local ou da região em que for comprada, porém, a média de preço de 1kg de panceta é em torno de R$ 20,00.

Receitas com panceta

Não faltam cenários para que a panceta seja incluída em suas refeições, seja para um churrasco em casa, petiscos ou no jantar, há diversos pratos possíveis para cozinhar essa carne tão deliciosa. Portanto, veja abaixo algumas receitas populares com a panceta.

Torresmo de panceta

Torresmo de panceta

Para fazer torresmo de panceta bem crocante e sem gordura, vai precisar desses ingredientes: 1,5kg de barriga de porco, 1/2 colher de sal e 3 colheres de banha de porco ou 2/3 de xícara de óleo (160ml).

Para preparar, comece limpando e cortando a barriga do porco em cubos ou em tiras, em seguida, coloque tudo em uma tigela e tempere com o sal. A banha de porco deve ser colocada na panela de pressão e depois ao fogo médio para deixá-la derreter um pouco.

Para que o torresmo não grude, deixe durante 20 minutos em um fogo alto e mexa a panela de vez em quando, sacudindo-a. É importante retirar a borracha da panela de pressão e tampá-la durante todo o processo. Depois de um tempo, o torresmo vai estourar semelhante a pipoca.

Quando os 20 minutos passar, desligue o fogo e transporte o torresmo frito em uma peneira de alumínio para escorrer o excesso de óleo. Caso não possuir uma peneira de alumínio, é possível colocar em um prato com papel toalha.

Panceta com Orecchiette

Tigela de Orecchiette

A panceta com orecchiette, uma massa do sul da Itália, é um prato bem elegante e especial. Para fazer essa refeição, vai precisar de 1 embalagem de panceta em tiras, pimenta do reino, sal, suco de laranja, raspas de laranja e 2 colheres de óleo de canola.

Para a massa, é necessário 500g de orecchiette cozida, 1/4 de xícaras de creme de leite, suco de 2 limões sicilianos, raspas de 2 limões sicilianos, 1 xícara de ervilha, 4 colheres de queijo de cabra esfarelados e folhas de manjericão.

Para preparar, comece temperando a panceta em tiras com sal, pimenta do reino, raspas e o suco de laranja, então leve para à geladeira por cerca de 2h. Depois desse tempo, retire a panceta e deixe-a ficar em uma temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno em 200ºC e coloque a panceta por 1h, quando for retira-la, regue uma a uma com óleo quente na mesma assadeira para pururucar.

Em relação a massa, ferva em uma panela com fogo alto o creme de leite e as raspas de limão. Depois, abaixe o fogo no mínimo e deixe fervendo por 3 minutos, em seguida, coloque o orecchiette, a ervilha e o suco de limão. Por enfim, sirva a massa com as folhas de manjericão e o queijo de cabra esfarelado com as fatias de panceta.

Bruschetta de Panceta Apimentada

Bruschetta com panceta curada

Para aqueles que amam a culinária italiana, a bruschetta é uma opção incrível para servir junto com a carne suína. Os ingredientes são: 1 embalagem de panceta, 1 pão ciabatta em grossas fatias, 1 dente de alho cortado ao meio, azeite, 100g de queijo parmesão ralado e 1 colher de pimenta picada.

Algumas opções mais simples já vêm com a panceta temperada e embalada em um saco assa fácil, podendo ir do freezer direto para o forno. Se caso optar pela simplicidade, retire a pancetta do forno, aguarde amornar e, em seguida, fatie e reserve.

Em cima do pão, é indicado usar fatias bem finas da carne, pois o corte é bem macio e desmancha a cada mordida. Para completar o prato, coloque por cima da panceta um pedaço de tomate regado no azeite e salpique com queijo parmesão. Também é possível adicionar pimenta biquinho ou pimenta do reino para dar uma apimentada.

Salame de panceta

Tábua de salames

Para fazer a panceta artesanal em casa, é preciso adicionar a carne em cubos em um prato onde colocará uma calda extra de sabor. O famoso prato romano espaguete à carbonara é fabricado com panceta e ovos salteados. Os pedaços dessa carne costumam ser adicionados em sopas, feijões e ensopados.

Todo o processo de curar e secar a panceta leva em torno de 3 semanas, mas é possível fazer variações de acordo com o gosto de cada um. Essa carne não é apenas para o consumo direto, sendo usada para preparar todo o tipo de prato, por essa razão, não é preciso deixar secar como uma copa ou salame, podendo ficar ainda mais mole.

Os ingredientes utilizados para o salame de panceta são: 1,2kg de barriga suína, 25g de sal, 3g de sal de cura, 3g de antioxidante ou fixador, 12g de açúcar mascavo, 2g de pimenta do reino, 1 ramo de tomilho picado, 1 ramo de manjerona picado, 2 dentes de alho amassados e 1g de noz moscada.

Panceta arrotolata

Panceta arrotolata

Para fazer a panceta arrotolata piacentina, é necessário manter o couro e preserva-lo conforme a tradição. É muito importante dar atenção à manutenção do couro, pois ele faz parte do processo adequado de maturação, protegendo a carne da oxidação causada pela exposição direta ao oxigênio do ar.

O corte deve permanecer sem ser processado por um período de até 72 horas, sempre sob uma refrigeração estável entre 0ºC e 2ºC. A panceta precisa estar refrigerada regularmente antes de todo o processo de temperar.

É necessário salga-lo a seco e manualmente, ou seja, colocar a carne em contato com uma mistura de sal, sais de cura e outros ingredientes. Em seguida, são colocadas as peças de carne abertas em câmaras frigoríficas com uma temperatura de 3ºC a 5ºC, por cerca de 10 dias no mínimo.

Panceta cozida

Panceta cozida

O mais ideal para preparar a panceta cozida é em uma panela de pressão, adicionando um caldo saboroso antes de grelhar. Depois finalize na frigideira para garantir uma camada mais crocante, sem a necessidade de colocar óleo ou azeite, pois a carne já libera a própria gordura.

Os ingredientes utilizados são: 3 colheres de azeite, 1 cebola pequena, 1 cenoura, 1 talo de alho-poró, 1 ramo de tomilho, 1 colher de sal, pimenta do reino e 500g de panceta em cubos.

Para começar, é preciso refogar, portanto, adicione na panela de pressão o azeite, a cebola picada, a cenoura picada e o talo de alho-poró picado. Refogue todos os ingredientes até que comece a dourar, em seguida, adicione outras especiarias como ervas, sal e pimenta do reino.

Por fim, coloque a panceta em cubos, cubra com água e deixe na panela em um fogo baixo por cerca de 35 minutos. Para finalizar, remova a carne do caldo, seque com papel toalha e grelhe os lados em uma frigideira antiaderente. Além disso, esse prato pode possuir muitos acompanhamentos, como algum molho especial ou até mesmo um purê de batatas.

Panceta frita

Panceta sendo frita

A panceta frita é um prato bem crocante, saboroso e típico dos brasileiros, ótima opção para acompanhar uma feijoada. Os ingredientes usados são: 1kg de panceta, 1 cebola em cubos, 2 dentes de alho em cubos, suco de limão, sal, pimenta do reino e óleo para fritar.

Para iniciar, é necessário temperar a carne com alho, cebola, limões, sal e pimenta, deixando-a marinando por no mínimo uma noite. O mais recomendado é deixa-la por 24h, assim a carne suína fica muito bem temperada.

Depois corte a panceta em cubos e coloque no óleo quente para fritar, em uma frigideira ou em uma panela mais alta. Quando notar que a carne já está bem corada, retire do óleo e deixe esfriar por alguns minutos. Em seguida, sirva como um delicioso acompanhamento.

Panceta na brasa com gengibre e shoyu

Panceta com gengibre e shoyu

Os ingredientes necessários para preparar a panceta na brasa com gengibre e shoyu são: 1kg de panceta sem couro, 1/2 suco de limão, 1/2 colher de tomilho, 1/2 colher de páprica picante, sal a gosto, 1/2 xícara de shoyu, pimenta do reino a gosto e 2 colheres de gengibre picado.

Para começar, é preciso fazer cortes horizontais na panceta, desse modo, ela vai absorver o tempero. Em seguida, reviste uma forma com gengibre picado e cubra certa parte com o shoyu, depois coloque a carne para descansar por cerca de meia hora.

Depois desse tempo, enrole a panceta em um papel alumínio e mova para a brasa até que cozinhe bem. Por fim, deixe a carne dourar sem o papel alumínio até ficar pronto.

Panceta agridoce

Panceta com molho agridoce

Os amantes de pratos agridoces precisam conhecer essa receita de panceta com um molho feito a partir de mostarda, suco de limão, pimenta do reino e mel. Em algumas outras receitas, é possível fazer com ketchup, gengibre, açúcar mascavo, molho de soja e lemon pepper. Para fazer uma combinação perfeita, prepare também uma batata rústica junto à carne na brasa.

Para a pancetta, tempere com lemon pepper e sal, depois coloque um fio de azeite em uma chapa quente e deixe a carne dourar por inteira. Para o molho, refogue em uma panela o gengibre no óleo, em seguida, adicione água, molho de soja, açúcar e ketchup. Abaixe o fogo no momento que começar a ferver e deixe por cerca de 2 minutos. Por último, sirva o molho agridoce junto com a panceta.

Panceta fatiada à pururuca

Panceta fatiada à pururuca

O mais importante na hora de fazer a pururuca é deixar a carne bem crocante e optar por temperos mais secos, sem usar suco de limão antes de assar, por exemplo. O sabor especial pode ser adquirido através do lemon pepper, o sal e a pimenta do reino.

Os ingredientes usados para fazer a panceta fatiada à pururuca são: 1 peça de panceta fatiada, sal grosso, lemon pepper, 4 folhas de louro, pimenta do reino e 1/2 litro de água.

Assim que temperar ao seu gosto, deixe marinando por cerca de 2 horas. No momento em que for assar, coloque mais um pouco de sal grosso ao lado da carne, acomode em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido e deixe por 1 hora e meia, em seguida, retire o papel e asse por mais 30 minutos até que fique bem dourada e pururuca.

Panceta recheada à pururuca

A panceta recheada à pururuca é feita em duas etapas e tem um sabor bem surpreendente. Para temperar a carne é usado alho, pimenta, sal rosa, colorau e pinga, em algumas outras variedades da receita também pode ser utilizado suco de limão e vinho branco, dependendo do gosto de cada um.

Para fazer o recheio, é comum o uso de ingredientes como bacon, linguiça calabresa, colchão mole picado e azeite, mas também é possível incrementar com cebola, tomate, cenoura e cheiro verde. Além disso, é um prato que fica delicioso acompanhado de polenta e vinagrete.

Panceta na cerveja preta

Copo de cerveja preta

A panceta na cerveja preta é uma combinação deliciosa e muito popular entre os bares e churrascos por todo o país, principalmente se usar uma cerveja de qualidade. Os ingredientes utilizados para o preparo são: 600g de panceta, 350ml de cerveja preta, limão, pimenta do reino e sal.

Para começar, deixe a carne em um recipiente com cerveja marinando por 20 minutos, depois retire a panceta para temperar com sal e pimenta. Leve os bifes à churrasqueira em um fogo médio, em torno de 40 centímetros de altura do braseiro, por 20 minutos. Quando a carne ficar dourada e crocante, pode tirar da churrasqueira e servir com o limão.

Panceta com saquê

Copos de saquê

A panceta com saquê é uma ótima opção para quem quer dar um sabor mais oriental no churrasco, os ingredientes utilizados geralmente são: 1kg de panceta, 20ml de vinagre de arroz, 1 dose de saquê, 30g de farinha de trigo, sal, 10g de cominho, 5 dentes de alho e 50g de pasta de amendoim.

Para iniciar, espalhe a farinha de trigo sobre a carne e reserve, depois combine em uma tigela alho picado, cominho, vinagre de arroz, pasta de amendoim e o saquê. Misture bem e deixe-a bem cremosa, em seguida, coloque sal fino e a mistura anterior por toda a extensão da carne. Por fim, leve-a para a brasa em um fogo médio até pururucar.

Panceta com tempero dry rub

Carne suína com dry rub

A tradução literal para o tempero dry rub nada mais é do que uma variedade de temperos sortidos. Para prepaáa-lo, misture cominho, páprica, sal, cebola desidratada, alho desidratado, açúcar mascavo, pimenta caiena e pimenta do reino. Depois disso, tempere a carne com o dry rub e azeite, deixando marinar por 2 horas.

Em seguida, enrole e amarre a panceta com um barbante. Por fim, coloque para assar por cerca de meia hora ou até ela ficar bem dourada. Uma dica é regar o fundo da forma com um pouco de vinho branco ou vinagre. Além disso, pode servir esse prato com algum tipo de acompanhamento, como purê, por exemplo.

Panceta é uma carne suína muito prática de preparar!

Prato de panceta em restaurante

A panceta, conhecida também como barriga de porco, é um corte suíno muito versátil e saboroso, podendo conter diversas variedades de preparo para diferentes ocasiões. Além de ser uma carne macia, também é rica em gorduras boas, ou seja, insaturadas, que possuem bem menos colesterol do que a carne de vaca e também faz bem para o coração.

Diferente do bacon e da costela, que são bem mais gordurosos, a panceta é uma ótima opção para manter uma dieta equilibrada. Portanto, siga algumas dessas receitas práticas e prepare pratos deliciosos com panceta no churrasco ou em um jantar para a família e amigos!

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos