Conheça o rabo de gato: uma planta exótica e decorativa!
Você com certeza já viu a rabo de gato em algum momento da vida, pois ela está em muitos jardins. Suas flores com textura de plumagem avermelhada são tão únicas e delicadas que é impossível não a reconhecer.
A rabo de gato fica bem tanto em jardins espaçosos quanto no interior das residências e apartamentos. Ela costuma crescer em largura sendo bastante densa, ficando ótima em espaços aberto ao compor lindos tapetes plumados, fazendo jus a seu nome popular. Já no interior da sua casa as cores quentes das flores se destacam, alegrando o ambiente.
Aqui vamos te apresentar as dicas de cultivo mais conhecidas e utilizadas entre os especialistas em jardinagem. Seguindo nossas recomendações vai ficar ainda mais fácil ter um jardim colorido. Se ficou interessado na rabo de gato acompanhe nosso artigo para conhecer os principais macetes para criar essa linda planta.
Informações básicas sobre a planta rabo de gato
Nome Científico | Acalypha Reptans |
Outros Nomes | Rabo de Gato, Acalifa-rasteira e Acalifa |
Origem | Índia e Ásia |
Porte | 0,1~0,3 metros |
Ciclo de Vida | Perene |
Floração | Primavera e verão |
Clima | Tropical e subtropical |
Seu nome científico é Acalypha Reptans, mas você pode encontra-la com o nome popular de Rabo de Gato. Tem origem nas florestas úmidas e tropicais da Índia e Ásia, formando lindos forros na mata. As cores de suas flores variam entre o avermelhado, amarelo e o verde claro.
Florescem praticamente o ano todo, especialmente na primavera e verão. Sua baixa necessidade de manutenção a torna a escolha certa para iniciantes em jardinagem. Continue lendo nosso artigo com dicas que selecionamos para descobrir como essa planta se desenvolve facilmente e com certeza seu jardim vai ficar mais colorido.
Como cuidar da planta rabo de gato
A rabo de gato apesar de não exigir muita experiencia em jardinagem tem características muito particulares que você precisa conhecer antes de começar a cultivá-la, como a frequência de regas, sua adubação, principais pragas e muito mais. Acompanhe o restante do artigo, para conhecer mais sobre essa planta plumada maravilhosa e cheia de charme.
■A rega da planta rabo de gato
A irrigação é um ponto fundamental na vida de um vegetal. Por isso, mantenha o solo bem irrigado, especialmente quando a planta começar a crescer. A Rabo de Gato tem origem em zonas tropicais e equatoriais da Ásia onde chove bastante, ou seja, ela está acostumada a receber água diariamente, portanto exige rega com frequência média.
Mas cuidado para não encharcar o vaso. O excesso favorece o desenvolvimento de fungos e parasitas que podem adoecer ou matar sua planta. Lembre-se que a rega diária é tão importante quanto uma boa drenagem. Para ter certeza de que a rega está sendo suficiente espere o solo secar ligeiramente. No inverno você pode diminuir a frequência de rega.
■Floração da planta rabo de gato
O processo de floração é considerado livre, ou seja, você pode aprecia-las ao longo do ano de forma esporádica e de forma mais intensa no verão. Se quiser estimular sua planta a florescer mais vezes e com mais saúde, retire os ramos de flores logo antes de secarem e caírem. Assim, a planta pode fazer nascer novos brotos.
Uma dica bacana é sempre evitar molhar as suas flores da rabo de gato durante a rega diária, pois isso pode causar a proliferação de fungos na raiz. O excesso de umidade também favorece o surgimento das doenças provenientes de bactérias.
■Manutenção da planta rabo de gato
É uma planta resistente e perene que exige pouco esforço dos cultivadores, além dos cuidados básicos que estamos apresentando. Escolha locais onde a planta receba uma boa quantidade de luz solar, mas a exponha durante o inverno, já que a rabo de gato não tolera geadas. Por ter origem em locais de clima tropical, quentes e úmidos ela se adapta bem a temperaturas exteriores.
Sempre fique atento a rega, pois é preciso que o solo fique úmido, mas nunca enxarcado. A iluminação é também um ponto importante, a rabo de gato gosta de locais com sombra. Então, escolha bem o local onde vai plantá-la para que ela cresça saudável.
■Pragas e doenças da planta rabo de gato
Cuidados básicos como regar com frequência e checar a umidade da planta basta para manter a sua Rabo de Gato saudável. Porém, independente disso fique atento as tradicionais pragas que infestam os jardins, como a mosca-braca, ácaro-vermelho e conchonilhas. São pestes que, se não há um cuidado preventivo, podem destruir com as plantas.
Há diversos métodos de prevenção e eliminação das ameaças ao rabo de gato. As mais comuns são insetos, bactérias e fungos. Você pode usar receitas de inseticidas naturais, aqueles que levam em suas receitas ingredientes simples e baratos. São pouco agressivos ao meio ambiente e possuem o mesmo efeito que os inseticidas tradicionais do mercado.
■Adubação da planta rabo de gato
Fertilize sua planta no período de maior crescimento, no caso a primavera, para vê-la se desenvolver com mais vitalidade e evite adubar o verão, estação do ano com maior incidência solar.
Mas use com precaução pois o excesso de adubo faz queimar as folhas, especialmente nos períodos do dia com mais intensidade solar. Então, dê preferencia ao final da tarde e começo da manhã para adubar, assim não haverá riscos sérios e sua plantinha irá agradecer ao crescer feliz e saudável.
■Como fazer uma muda da planta rabo de gato
As mudinhas de rabo de gato são delicadas. Você pode cortar os ramos na base da planta e plantar as estacas dos pequenos galhos em um recipiente com areia comum. Essa areia pode ser aquela encontrada em lojas de construção, sem problema algum.
Mantenha a muda úmida e protegida até começar a enraizar. Então a retire e coloque-a no vaso, com um substrato de terra, adubo e areia na proporção de 5:1:1. Agora rege e acompanhe o desenvolvimento de sua nova rabo de gato.
Como plantar a planta rabo de gato
Além de sua beleza, a facilidade em questão de cuidado é uma das vantagens do cuidado com a sua rabo de gato. Saiba agora, quais vasos escolher, a iluminação adequada e outras das melhores dicas de cultivo.
■Vasos para planta rabo de gato
A rabo de gato é uma planta versátil e super resistente em regiões de clima tropical. Ela cresce bem facilmente em locais que atendam suas necessidades de temperatura, umidade e rega. Por isso a escolha do vaso é muito importante.
Pode ser plantada tanto em vasos simples e espaçosos, como jardineiras de plástico ou de cerâmica, quanto na própria terra de seu jardim. Via de regra, prefira vasos de qualidade que permitam uma a drenagem da água.
■Solo ideal para planta rabo de gato
O solo da sua planta deve ser bastante fértil e cuidado. É sempre importante escolher um solo fértil rico em matéria orgânica, por isso é recomendado aplicar farinha de osso antes de plantar sua rabo de gato. Escolhendo o tipo adequado de terra a planta cresce com facilidade e saudável.
Um solo bem drenado também é importante então dê preferência a solos argilosos, mas cuide para que não seja em excesso, já que o solo muito argiloso pode dificultar a hidratação da planta. Faça uma mistura com areia de jardim para torná-lo mais poroso.
■Iluminação para planta rabo de gato
Procure cultivá-la em áreas com meia sombra ou sol peneirado, onde haja luz suficiente durante o início da manhã e final da tarde. Lembre-se de tomar cuidado com o sol direto, pois isso causar queimaduras nas folhas e desidrata-las rapidamente, especialmente após aplicar inseticidas e adubos.
Os nutrientes dos produtos químicos de jardins quando expostos a muita luz solar prejudicam seu crescimento e saúde, então o cuidado com o local escolhido para plantá-la é sempre recomendado.
■Temperatura para planta rabo de gato
A rabo de gato tem origens em regiões de climas tropicais, subtropicais e equatoriais, o que significa que não resiste a geadas pois está acostumada a temperaturas elevadas, entre 15 e 23º C. Mas o excesso de luminosidade também é prejudicial a essa planta, por isso estude bem o local que irá plantá-la.
Para ter certeza que escolheu o local adequado verifique a temperatura do ambiente frequentemente com um termômetro simples. A umidade do solo e a firmeza das folhas são bons indicativos da saúde da planta. Então fique de olho.
■Umidade para planta rabo de gato
Espaços com alguma umidade são mais adequados para plantar a rabo de gato. Evite espaços muito abertos para sua planta, onde haja muita incidência de luz solar. Ela não exige muita umidade, mas sempre cuide para que não desidrate.
Um método muito comum e simples de verificar se a planta está absorvendo a quantidade de água necessária é colocar metade de um dedo no solo, se estiver seca é preciso regar com mais frequência ou escolher outro local para plantá-la.
■Como replantar a planta rabo de gato
Comece preparando o canteiro ou vaso retirando as plantas mortas e doentes para que a rabo de gato cresça absorvendo bem a água e os nutrientes do solo. Em seguida revolva a terra adicionando o esterco curtido, cerca de 3 kg/m².
É importante que haja um espaço entre cada planta. Então, prefira replantar em canteiros deixando cerca de 15 cm entre cada uma das mudas para que todas se desenvolvam com mais saúde, assim garantindo maiores chances de sucesso no processo.
Características e utilização da planta rabo de gato
Com o cuidado adequado você poderá criar lindas e saldáveis rabos de gato. Saiba como e onde plantá-la para deixar seu jardim muito mais alegre, chamativo e colorido. Confira agora!
■Forma da flor do rabo de gato
A rabo de gato possui flores com ramagem densas e resistentes que costumam crescer para os lados do vaso. São bem pequenas, reunidas de forma oval nas pontas da planta. Mas a característica que mais chama atenção, sem dúvida, é a sua textura de pelúcia pontiaguda o que justifica seu nome popular, pois se assemelha ao rabo dos amados felinos domésticos.
Em relação as suas vibrantes cores ela é mais encontrada com tons de vermelho, mas se quiser você pode procurar outras variantes. Em lojas especializadas ela é vendida com uma outra gama de cores variadas, como o verde e o amarelado.
■Uso do rabo de gato como decoração
Por conta de suas flores peculiares são muito utilizadas em jardins para preencher espaços vazios. Pode ser cultivada ao redor de plantas altas criando maciços ou margeando caminhos, canteiros ou apenas para forrar o solo de forma a destacar o ambiente. Uma característica vantajosa da rabo de gato é o sentido de seu crescimento.
Ela cresce em largura, não chegando a ter mais que 20 cm de altura. Por isso, os especialistas recomendam não plantá-las em linhas retas, pois assim ela cresce criando um verdadeiro tapete de lindas flores avermelhadas que podem fazer contraste com o verde de árvores, arbustos e outras flores.
Decore seu jardim com rabo de gato e tenha tufinhos vermelhos exóticos!
A jardinagem é um dos hobbies mais divertidos que existem. Proporcionam aprendizados que levamos para a vida toda e por isso cultivar essas plantinhas, sem dúvida, vale a pena. É um hábito, inclusive, recomendado entre médicos para tratamento de ansiedade.
No caso da rabo de gato o interessante sobre suas características é sua resistência ao calor. Por isso é ótima para quem acaba de começar a vida de jardineiro. Não é à toa que é a planta mais conhecida em canteiros residenciais, suas plumagens chamam muita atenção.
Além de enfeitar sua casa, apartamento ou jardim essa plantinha vai te trazer muito prazer em vê-las crescer. E com as nossas dicas não tem como dar errado! Para aprender mais continue acompanhando nossos artigos e volte sempre que precisar.
Estudante e professor de história, sou um verdadeiro apaixonado pelo conhecimento. Amo compartilhar tudo o que aprendo.