Como plantar cenoura: em casa, em vaso e dicas para um bom cultivo!

Como plantar cenoura: em casa, em vaso e dicas para um bom cultivo!

Pensando em plantar cenoura? Confira neste artigo, as principais informações sobre esse legume, dicas de cultivo e diferentes tipos.


Saiba mais sobre a cenoura

Indivíduo com camisa xadrez, segurando algumas cenouras no campo.

Que a cenoura é um legume frequentemente consumido e que está na mesa da maioria dos brasileiros praticamente todos os dias, disso não há nenhuma dúvida. Poucas pessoas sabem, no entanto, como plantar a cenoura, quais os tipos existentes e os seus inúmeros benefícios para a saúde. Já que ela é fonte de carotenoides, antioxidantes, fibras, vitaminas (com destaque para a E) e até potássio.

A cenoura é um item que deve, com toda certeza, ser incluído em sua dieta. Seus benefícios para a pele, cabelo, unhas e até para a visão são apenas algumas das vantagens que esse alimento traz para a sua saúde a longo prazo.

Com as dicas certas, você saberá como plantar cenoura em jardins, em vasos, quais os tipos existentes e diversas outras curiosidades. Confira a seguir e não tenha mais dúvidas a respeito desse legume tão saudável e tão consumido pelas pessoas diariamente.

Informações básicas da cenoura

Cenouras orgânicas em uma caixa de madeira.


Nome científicoDaucus carota subsp. sativus
Outros nomesCenoura-selvagem
OrigemÁsia Central
PorteMédio
Ciclo de vidaAnual
FloraçãoMarço a setembro
ClimaÁrido, semiárido, entre 8ºC e 22ºC


Como um dos legumes mais plantados e consumidos do mundo, a cenoura tem um cultivo bastante simples e um ciclo de vida anual, com a floração geralmente nos meses entre março e setembro, e uma época de colheita de 80 a 120 dias após a semeadura.

Por ser um legume de desenvolvimento bastante adaptável e resistente, a cenoura pode ser cultivada em praticamente qualquer clima e temperatura, desde que tenha uma dose de iluminação diária adequada quando estiver sendo plantada em um local muito frio, e regas constantes em ambientes muito quentes.

Como plantar cenoura em casa

Ferramentas de jardim coloridas com flor sobre a madeira.

Os primeiros registros do nascimento da cenoura estão localizados na Ásia Central, região do Afeganistão. A planta se desenvolve muito bem no Brasil, já que se adapta bem ao clima do país. Existem diversas variantes da cenoura ao redor do mundo, não é por acaso, que ela é um legume muito consumido. Saiba como plantar cenoura em casa seguindo apenas algumas dicas.

Quando plantar a cenoura

A época de plantio vai depender da variante escolhida da cenoura. Cenouras do tipo Nantes devem ser plantadas na época que se estende entre o outono e o inverno. Já as cenouras do tipo Brasília devem ter seu plantio no final do inverno, primavera e verão.

Esses dois tipos do legume são os mais plantados e consumidos no país. Quando plantado em sua respectiva época, cada um deles pode se desenvolver de maneira muito mais satisfatória. Além da época de plantio, é claro, existem outros fatores que interferem no crescimento da cenoura, como a terra, o substrato, a frequência de rega, entre outros.

Como plantar a cenoura em vaso

Não existem grandes segredos quando o assunto é plantar cenoura em vasos na sua casa. A primeira maneira de começar o plantio é através de sementes: para isso, basta adquirir as sementes e verificar a melhor época de plantio. Depois, é só preparar o solo usando terra solta e rica em matéria orgânica. Deixe os espaço de 10 a 12 cm entre as sementes e não se esqueça de verificar o prazo de validade das sementes.

Outra maneira de plantar cenoura consiste em usar partes do próprio vegetal, como as folhas, que podem ser cortadas e deixadas na água por 15 dias, até serem replantadas no solo. Para um plantio correto, o vaso deve receber bastante luz do Sol e também precisa ser adubado a cada 15 dias, principalmente durante o crescimento das cenouras.

Espaçamento, profundidade e suporte para cenoura

As mudas da cenoura devem ser plantadas com um espaço que varia entre 10 e 12 cm uma da outra, já que isso é vital para que o seu crescimento ocorra de maneira correta. Além disso, as cenouras nunca devem ter partes expostas para fora da terra ao crescerem. Certifique-se sempre de que elas estão bem cobertas.

Além disso, a profundidade para o plantio da cenoura é de aproximadamente 25 centímetros. O suporte deve ser colocado para auxiliar no crescimento da cenoura somente caso a necessidade de seu uso tenha sido percebida. No geral, a planta se desenvolve bem sem ele.

Luminosidade ideal para cenoura

A cenoura se desenvolve melhor em ambientes onde a incidência de luminosidade é maior e preferencialmente, sob o Sol pleno. No entanto, a planta também tolera a meia sombra e pode se desenvolver sob ela sem grandes problemas, desde que o ambiente continue iluminado.

Uma boa dica para posicionar o vaso com a sua cenoura é o quintal ou a porta de entrada de sua casa, especialmente se essa parte não for coberta por um telhado. Você também pode manter o vaso próximo das janelas.

Qual o melhor solo para cenoura

A cenoura deve ser cultivada em um solo que não tenha pedras. Além disso, ele deve ser rico em matéria orgânica (e consequentemente fértil), profundo e bem drenado. O pH ideal para um solo no qual as cenouras serão plantadas varia entre 6,0 e 7,5.

Para que a planta cresça bem, é imprescindível que o solo nunca fique encharcado. Por isso, mesmo se ele não for muito arenoso, evite regar excessivamente e certifique-se que a água irá escoar bem.

Quando regar a cenoura

O solo para a plantação da cenoura deve ser sempre mantido levemente úmido. A terra nunca deve ser molhada demais, já que isso pode levar ao aparecimento de doenças não só na cenoura, mas também em outras plantas.

Caso surja alguma dúvida sobre a rega adequada da cenoura, verifique o estado das folhas ou até mesmo o próprio solo. Se ele estiver muito seco, não hesite em regar um pouco, já que a cenoura não tolera crescer sem a quantidade certa de água.

Temperatura e umidade para cenoura

Em média, a temperatura ideal para o crescimento da cenoura varia entre 8ºC e 22ºC. No entanto, algumas variantes sobretudo os tipos de cenoura que costumam crescer no Brasil, podem requerer temperaturas um pouco mais altas.

Por isso, a maioria dos tipos de cenoura se desenvolve bem em uma temperatura entre 10ºC e 25ºC (algumas podem passar dos 30ºC). As temperaturas mais baixas favorecem cenouras maiores e mais coloridas, enquanto as mais altas são propícias para raízes mais curtas.

A cenoura é uma planta que se desenvolveu originalmente em um clima árido e semiárido. Por isso, ela tende a suportar melhor estações um pouco mais secas. Em caso de dúvida, o ideal é sempre verificar o aspecto das folhas, já que elas podem indicar se a adaptação da cenoura está ocorrendo adequadamente ou não.

Quando adubar a cenoura

Durante o período de crescimento da cenoura, o ideal é aplicar adubo orgânico na terra a cada 15 dias. Isso permite que o solo continue fértil, rico em matéria orgânica e, consequentemente, leva a cenoura a se desenvolver melhor.

Além disso, o ideal é adubar a cenoura com esterco curtido ou composto orgânico logo após o primeiro plantio e aplicar boro quando o desbaste for feito. Caso necessário, também vale aplicar esterco líquido na plantação.

Como é a colheita da cenoura

A colheita da cenoura costuma ocorrer no período que varia entre 3 e 4 meses a partir do primeiro plantio. O ideal, porém, é observar bem o estado das folhas para saber qual é a hora certa de fazer a colheita: se elas exibirem um aspecto amarelado, quase marrom, com folhas novas já nascendo, significa que está na hora de colher.

A melhor maneira de colher as cenouras consiste em usar um garfo para soltar toda a terra ao redor delas. Depois, puxe a parte das folhas que está exposta até que a cenoura saia inteira.

E em seguida, apare a parte verde em cima de cada uma delas. Enxague e seque bem as raízes antes de guardar as cenouras. O ideal é manter cada uma delas na geladeira após o plantio, por pelo menos duas semanas.

Poda da cenoura

O ideal é fazer não a poda da cenoura, mas sim o seu desbaste, que consiste na retirada das plantas que nasceram em excesso. Isso porque as raízes da cenoura precisam de um espaço que varia entre 15 e 50 cm nas entrelinhas e 5 cm entre as plantas, já que costumam crescer bem.

O desbaste da cenoura deve ser feito com bastante cuidado. Ao final do processo, é recomendado ter cuidado extra com as cenouras plantadas e aplicar boro nelas. Colocar mais um pouco de adubo na terra também pode ajudar.

Seja delicado na hora de cortar e retirar as plantas extras, já que um desbaste mal feito pode prejudicar muito a sua plantação e impedir que as cenouras continuem se desenvolvendo adequadamente.

Como plantar cenoura com sementes

O plantio da cenoura com sementes deve ser feito respeitando o seu espaçamento entre as mudas, com um mínimo de 10 cm. A terra deve ter sido preparada previamente e deve contar com uma boa quantidade de adubo orgânico, além de estar fértil e bem drenada.

Depois do plantio, basta manter o solo úmido com o auxílio de regas periódicas e certificar-se de que a planta recebe boa quantidade de luz e Sol. Para que a distância correta entre as mudas seja mantida, evite usar vasos pequenos. É interessante que eles também tenham furos através dos quais a água poderá ser drenada.

Como cuidar da cenoura no inverno

Durante o inverno é necessário certificar-se de que as cenouras continuam recebendo a quantidade adequada de luminosidade. Essa planta resiste bem a climas mais frios e, por isso, os cuidados não precisam ser excessivamente intensificados.

O inverno, inclusive, é a época na qual as cenouras podem se desenvolver de maneira ainda mais satisfatória, já que temperaturas mais baixas levam a um crescimento maior das raízes e resultam em cenouras mais coloridas.

Pestes e doenças comuns na cenoura

Existem ao todo mais de quinze doenças conhecidas que podem acometer a cenoura. Entre elas, podemos citar a podridão pré e pós-emergência, a queima das folhas e a podridão das raízes.

As falhas no estande das cenouras são responsáveis pela podridão na pré-emergência. Já a de pós-emergência pode ocorrer devido ao excesso de água na região da cenoura que fica rente ao solo (por isso é tão importante controlar a quantidade de água).

A queima das folhas ocorre devido a alguns patógenos, dentre os quais se destaca o Alternaria dauci. Já a podridão das raízes é causada por alguns fungos e por uma bactéria - e também é causada pelo acúmulo de água no solo.

Tipos de cenoura

Ao contrário do que muitas pessoas poderiam pensar, existem diversos tipos de cenoura que podem ser plantados tanto nos jardins quanto em vasos na sua casa. Além da diferença notável das cores, cada um dos tipos traz uma combinação diferente de vitaminas e minerais e consequentemente benefícios diferentes para a saúde. Confira, cada um desses tipos logo a seguir.

Cenoura roxa

Cacho de cenouras roxas , sobre fundo branco e de madeira.

A cenoura roxa é a mais antiga de todos os tipos. Ela possui antocianina, uma substância antioxidante que é responsável por seu pigmento roxo e que traz benefícios para o sistema cardiovascular.

Além do coração, a cenoura roxa também pode beneficiar outros aspectos da saúde: ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, o açúcar no sangue e é indicada também para quem quer fazer refeições mais equilibradas e sem muitas calorias.

A cenoura roxa pode ser comprada em varejistas, atacadistas, feiras e também pela internet. Seu preço é um pouco mais alto do que o da cenoura laranja (que é mais fácil de encontrar), mas pode compensar devido aos benefícios do legume.

Cenoura vermelha

Cacho de cenouras vermelhas, sobre uma tábua de madeira.

Você pode nunca tê-la visto antes ou somente poucas vezes, mas a cenoura vermelha pode ser um ótimo alimento para a sua saúde. Os componentes que resultam em sua coloração vermelha consistem em dois antioxidantes: o primeiro é a antocianina, também presente na cenoura roxa, que é combinada com os carotenoides.

A cenoura vermelha pode ajudar a prevenir doenças que são causadas por radicais livres e, além disso, ela também pode ser uma forte aliada para melhorar o sistema imunológico (aqui, vale misturar a cenoura vermelha com o tipo mais comum e com um pouco de laranja para um suco riquíssimo em vitaminas).

Cenoura branca

Cenouras brancas em uma barraca de venda ao ar livre.

A cenoura branca é a mais rara entre todas as variantes da planta. Assim como diversos outros alimentos da mesma cor, ela conta com a presença de flavonoides em sua composição, o que quer dizer que ela pode ser uma grande aliada da saúde.

Isso porque os flavonoides são responsáveis por agir sobre os radicais livres do corpo - e conta também com ação anti-inflamatória. Esses flavonoides impedem o envelhecimento precoce das células e também podem ajudar a prevenir o câncer. Além disso, o alimento pode melhorar a saúde das artérias e combater inflamações que levam a um mau estado de saúde.

Cenoura amarela

Suculentas cenouras amarelas frescas em um prato, sobre a madeira rústica.

A cenoura amarela é ideal para fazer doces, já que conta com um sabor levemente diferente do das demais. Os seus benefícios são os mais próximos dos da cenoura comum (de cor alaranjada) que costumamos encontrar nos supermercados: melhora da saúde das vistas e da pele, por exemplo, são os principais deles.

Isso ocorre porque a cenoura amarela é rica em luteína e zeaxantina, antioxidantes que podem ajudar a manter o bom estado da mácula ocular. A dica é juntá-la em um prato com os demais tipos de cenoura para garantir os mais diversos benefícios sem precisar gastar tanto para isso – ou, caso prefira, revezar o consumo de cada um desses tipos em dias alternados da semana.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de cenouras

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da cenoura, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Faça o cultivo de cenoura em sua casa com estas dicas!

Indivíduo colhendo cenouras em uma horta.

Agora que você já sabe como plantar cenoura e já pôde ter acesso às mais diversas informações sobre o seu cultivo, como a frequência de adubação, a iluminação necessária e outros fatores muito importantes, que tal começar a plantar as suas mudas em casa?

Você pode adquirir as sementes dos mais diversos tipos de cenoura pela internet ou em qualquer loja dedicada à venda de materiais de jardinagem. Além disso, sempre é possível pedir uma muda para um familiar, parente ou conhecido que costume plantar o legume em casa, começando a sua plantação sem ter que gastar dinheiro.

Plantar legumes e frutas em casa é garantia de uma alimentação saudável, livre do excesso de produtos químicos e também, de um jardim ou quintal muito mais bonito. Seguindo as recomendações corretas, você garante que as suas plantas cresçam rápido e se desenvolvam de maneira bastante saudável. Que tal ter a sua própria horta?

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Interessado em comprar o iPad Mini 6? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, avaliações, design, indicações de uso e comparação com outros iPads!


Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Interessado em conhecer o Moto Tab G70? Confira neste artigo as especificações técnicas do aparelho, suas vantagens, desvantagens e para quem é mais indicado!


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

Está precisando adquirir uma geladeira que caiba numa cozinha pequena e no seu bolso? Veja neste artigo, os melhores modelo desse item imprescindível!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Pneus e rodas