Viburno: como cuidar desta planta, suas variedades e mais!

Viburno: como cuidar desta planta, suas variedades e mais!

Conheça os tipos de Viburno, arbusto que conta com flores de forte fragrância e é muito usado na decoração de jardins, e veja como cultivá-lo!


Planta Viburno e seu significado

Galho de Viburno vermelho contra a luz solar no parque

O Viburno é uma planta de origem asiática, e uma das suas espécies mais comuns é a Viburnum suspensum. Ela faz parte da família Adoxaceae e chega a medir 3 metros de altura. Quanto a sua aparência, esta espécie conta com folhas bem pesadas, e devido ao aspecto destas, pode ser usado para ornamentação de jardins e outros espaços.

Em seu desenvolvimento, o Viburno em alguns momentos do ano pode contar com pequenos frutos, que quando aparecem chegam a atrair os insetos e pássaros próximos que se alimentam destes. Estas também são plantas muito comuns de serem vistas em muros e cercas.

Como cuidar do Viburno

Ferramentas de jardinagem no jardim

Os cuidados para o crescimento pleno do Viburno são essenciais, pois esta é uma planta que conta com algumas exigências para o seu desenvolvimento, quanto ao solo usado para o seu plantio, regas constantes, o ambiente onde será inserido, iluminação solar e outros pontos que você pode acompanhar a seguir!

Luz solar para Viburno

Para que a Viburno tenha o seu desenvolvimento de forma correta e cresça saudável, é necessário que esta esteja em um ambiente onde receberá luz solar necessária para isso. Esta é uma planta que necessita que haja incidência solar, portanto, não há problema em estar em um local onde o sol será direto.

Caso a Viburno permaneça em um local com incidência solar constante, é preciso que se avalie se suas folhas estão verdes ou se o sol está muito forte para ela. Desta forma, o indicado é que o cultivo seja feito a meia sombra, para que a planta possa se recuperar.

Rega para Viburno

Quanto às regas, é necessário que se tenha este cuidado com o Viburno de forma constante, pois esta é uma planta que para se desenvolver precisa de água. Mas assim como outras espécies, o excesso de água pode ser prejudicial e pode até mesmo causar o apodrecimento de raízes, por isso é preciso cuidado com a quantidade de água usada.

Assim, as regas precisam ser regulares, se possível todos os dias, para que o solo se mantenha úmido. Mas cabe avaliar se o solo em questão não está absorvendo a água de forma adequada para diminuir as regas para não encharcar.

Em qual tipo de solo colocar o Viburno?

O solo ideal para ser usado no plantio da Viburno é o fértil, com muitos nutrientes, matéria orgânica e tudo que pode fornecer um bom crescimento para a planta neste sentido. Vale destacar que esta planta se dá bem com um solo levemente ácido, e até mesmo precisa desta acidez para crescer melhor.

Portanto, na hora de realizar o plantio de Viburno, busque por um solo que conte com estas qualidades e também que tenha um potencial positivo para drenar a água que será inserida na planta ao longo das regas, para evitar maiores problemas de raízes encharcadas e apodrecidas.

Temperatura e umidade para Viburno

As condições climáticas são de grande importância para o desenvolvimento das plantas, e para o Viburno não seria diferente. Esta planta vive de uma forma muito melhor em locais com climas tropicais ou subtropicais, e isso faz com que suas folhas estejam sempre viçosas e bem verdes.

Portanto, o melhor clima para se cultivar esta espécie é em locais que haja calor na maior parte do ano, por exemplo. Apesar de preferir locais que tenham temperaturas mais altas, o Viburno é altamente resistente a locais frios, e consegue sobreviver nestes períodos, por mais que não fique tão bonito quanto em climas quentes.

Quando e como fertilizar o Viburno

A fertilização do Viburno deve ocorrer ao final do inverno. O indicado é que neste momento seja feita uma adubação com esterco de gado. Também pode ser utilizado composto orgânico caso não haja a possibilidade do uso de esterco, pois terá um efeito bastante semelhante.

Já no verão, a fertilização pode ser feita utilizando de um adubo mineral, como o NPK 10-10-10. Neste caso, a orientação do fabricante que vem escrita na embalagem do produto deverá ser seguida à risca. Uma dica importante é que antes de fertilizar a planta, ela deverá ser regada, pois este processo evita queimaduras nas raízes.

Como podar o Viburno

A poda do Viburno não é algo de grande necessidade para que ele possa permanecer crescendo, mas com certeza de alguma forma beneficiará a planta. Como ela conta com um crescimento muito extenso, é indicado que haja esta poda para controlar um pouco o tamanho que a planta atingirá.

A grande vantagem do Viburno é que esta planta aceita as podas com frequência de uma forma muito positiva. Isso, pois como conta com uma folhagem densa, não é tão sensível a este tipo de ação. Por isso que até mesmo ele é utilizado para fins ornamentais e de paisagismo.

Como propagar o Viburno

A propagação do Viburno pode ser feita de diversas formas, uma das mais comuns é pela utilização de sementes. Mas também podem ser feitos outros processos, como estaquia e estacas semilenhosas. Apesar de um pouco trabalhosa, há uma grande eficiência nos processos.

No caso das sementes, uma espécie muito comum de ser propagada desta forma é a Viburnum opulus, pois este processo para ela é muito mais eficiente. A propagação por sementes é feita geralmente no outono ou primavera. Já a que é feita através de mudas, que são cortadas da planta mãe, em geral é realizada ao longo do verão.

Como plantar o Viburno com sementes

O plantio das sementes de Viburno deve considerar o espaço em que a planta será colocada. Caso ele vá ser inserido em um jardim, é importante que sejam colocadas as sementes no local em questão com um certo espaçamento, pois esta é uma planta que cresce muito e pode acabar sendo prejudicada pela falta de espaço para isso.

Desta forma, prepare primeiro o solo, garantindo que este seja de boa qualidade e tenha muitos nutrientes e matéria orgânica. Em seguida, as sementes devem ser colocadas neste local, mas não é necessário que sejam inseridas muito profundamente.

Replantio do Viburno

O replantio é feito através das chamadas estaquias. Desta forma, são retiradas algumas mudas da planta-mãe, que devem ter entre 8 a 12 cm de comprimento. Estas hastes que são retiradas da planta original, são inseridas novamente em um espaço onde a planta possa crescer, com o mesmo tipo de solo da planta-mãe.

O ambiente onde a planta será inserida já precisa estar umedecido. Desta forma, após preparar o solo com os devidos nutrientes e matérias orgânicas necessárias para a planta, também aproveite para poder umedecer um pouco, sempre tendo cuidado com a quantidade de água, antes de colocar a muda no local.

Pestes e doenças comuns do Viburno

As plantas que costumam ser expostas em jardins e para fins de paisagismo estão muito mais em risco de contrair doenças ou serem alvos de pragas. No caso da Viburno, ao ser afetada por qualquer um destes potenciais patógenos, elas apresentam manchas em suas folhas, que normalmente são muito verdes e passam a assumir tons amarelados.

Estas manchas nas folhas são fungos, que atacam à planta e podem prejudicar o seu desenvolvimento e se não forem combatidos podem levar à perda irreversível da planta. Algumas misturas caseiras ou fungicidas orgânicos, entretanto, são capazes de combater estes problemas antes que agravem.

Variedades de Viburno

A Viburno possui características gerais que são vistas em todas suas espécies, como suas folhas grossas e muito verdes. Mas podem variar muito de uma espécie para a outra quanto sua aparência, com o aparecimento até mesmo de pequenas flores durante o ano e outros detalhes. Conheça mais a seguir!

Burkwood Viburnum

Burkwood Viburnum com algumas flores já desabrochadas e outras ainda para desabrochar

A espécie Burkwood viburnum também é conhecida como bola de neve, devido ao seu formato e também em decorrência da sua cor mais comum. Esta espécie surgiu devido ao cruzamento entre outras duas, o Viburnum carlessi e o Viburnum utile.

Além de suas folhas grossas, típicas destas espécies, o Burkwood viburnum também conta com flores que formam vários cachos em formato de bola, por isso apelido que recebeu. Esta é uma planta que tem uma fragrância muito agradável, que pode tornar o seu jardim muito mais perfumado e florido. Para seu crescimento, precisam de incidência parcial do sol ao longo do dia.

Viburnum cinnamomifolium

Uma viburnum cinnamomifolium de galhos vermelhos

O Viburnum cinnamomifolium tem uma especificidade a seu respeito muito curiosa, pois suas folhas são comparadas com a especiaria canela, por isso até mesmo pode ser chamado de folhas de canela. Este é um arbusto perene, que conta com folhas verdes muito grossas e pode gerar flores nas cores azuis, que também crescem em cachos com formatos ovais.

Esta é uma planta bem grande, atinge até 6 metros de altura, caso não passe por uma poda. Originária da China ocidental, esta planta precisa de locais que contém com incidência total ou parcial de sol para que possam ter um crescimento saudável.

Viburnum davidii

Viburnum davidii com pequenos frutos na cor azul-turquesa

A Viburnum davidii é originária da China ocidental, e é um arbusto perene um pouco menor do que as demais da mesma família que ela. Recebeu este nome em homenagem ao missionário jesuíta Jean Pierre Armand David, que foi o responsável por ter visto esta espécie pela primeira vez.

Suas folhas são em tons escuros de verde e muito brilhantes, em dados momentos do ano esta planta também chega a florescer e aparecem pequenas flores na cor branca, e delas aparecem pequenos frutos na cor azul-turquesa. Esta espécie não gosta de sol pleno, desta forma é melhor que seja colocada a meia sombra.

Viburnum henryi

A Viburnum henryi é um arbusto de estatura média, comparado a outros da mesma família, e por isso pode até mesmo atingir um porte considerado de uma pequena árvore. O crescimento desta espécie é considerado moderado, apesar de atingir por volta de 3 a 4 metros de altura, sem poda.

A descoberta desta espécie foi feita pelo botânico Augustine Henry, por isso ele recebeu este nome. As folhas desta espécie possuem um tom diferente das demais, são grossas como geralmente estas espécies se apresentam, mas assumem um tom avermelhado. Devido a suas flores perfumadas, elas costumam atrair muitos pássaros e borboletas.

Viburnum carlesii

Vista superior das lindas flores de Viburnum Carlesii

A origem da Viburnum carrlessi é a Coreia, mas também é encontrada de forma comum no Japão. Devido a isso, ela é considerada até mesmo como uma especiaria coreana. Além de suas folhas verdes e grossas, ela possui também flores brancas ou rosas, que exalam uma fragrância incrível.

Esta inclusive é uma espécie muito escolhida para ser plantada em locais como jardins devido a esta fragrância que possui. Esta espécie não cresce muito, chega a cerca de 2 metros de altura no máximo. Para que se desenvolvam positivamente é necessário a incidência parcial de sol ao longo dos dias.

Viburnum tinus

Viburnum tinus com flores brancas e rosas

As folhas da Viburnum tinus são muito parecidas com as folhas do louro, conhecido condimento usado em vários pratos. Por isso ela também recebe o nome de laurustinus, devido a esta semelhança. Este é um arbusto perene, que pode atingir cerca de 3 metros de altura sem que seja podado.

Sua folhagem exibe tons de verde escuro e muito brilhante. Além disso, também é uma espécie que tem uma fragrância que se destaca e é muito inesquecível. Suas flores geralmente aparecem nas cores rosa e branca. Em áreas mais quentes, onde não há uma definição muito certa de estações, podem florescer no inverno.

Viburnum rhytidophyllum

Várias viburnum rhytidophyllum

O Viburnum rhytidophyllum é uma espécie muito peculiar, pois possui folhas diferentes das demais, visto que estas não são tão lisas como de outras pertencentes à mesma família e possuem alguns vincos. As folhas podem ser um pouco mais claras também que as demais.

A adaptação desta planta dependerá muito do solo em que é inserida, mas em geral cresce mais facilmente em solos que tenham um pH mais ácido ou alcalinos. Suas flores são brancas e aparecem ao longo da primavera. A preferência desta planta é por locais que forneçam incidência de sol parcial mas conseguem suportar o sol pleno.

Viburnum lentago

A espécie Viburnum lentago ou também conhecida como nannyberry recebe este nome pelo fato de que possui algumas pequenas frutas que são semelhantes a amoras, e podem ser consumidas. Em geral são usadas até mesmo para produção de geleias.

O cultivo desta espécie é muito facilitado, pois elas conseguem suportar até mesmo períodos de seca, apesar de necessitarem de água para o seu bom desenvolvimento. Porém, nestes períodos elas conseguem se manter caso o solo conte com nutrientes necessários para seu crescimento. Podem chegar a cerca de 4 a 5 metros de altura e são comuns na América do Norte.

Viburnum opulus

Viburnum opulus com flores brancas formando um cacho

Conhecido também como arbusto bola de neve, a espécie Viburnum opulus é uma das mais bonitas desta família. Este nome se dá pelo fato de que quando suas flores aparecem elas formam um cacho bem fechado de flores na cor branca, que se assemelha de fato à uma bola de neve.

Além das flores, esta espécie também gera um fruto bem vermelho, que se parece bastante com o cranberry. Esta espécie inclusive pode ser considerada como invasora de algumas áreas, e por isso o plantio dela é desencorajado em locais como Estados Unidos. É comum na Europa, África, Ásia Central e Ásia Menor.

Viburnum dentatum

Viburnum dentatum com frutos de tons azuis

A espécie Viburnum dentatum é ideal para se plantar em jardins, em especial se você conta com uma área de sombra parcial, pois esta espécie prefere estes locais para se desenvolver de forma plena. Ela pode crescer bastante, para um arbusto perene, chegando a cerca de 3 metros de altura.

Estas espécies formam vários cachos de flores brancas, e sua folhagem ao longo do outono passa por uma mudança quanto a sua cor, que geralmente é um verde muito brilhante, e acaba assumindo um tom menos esverdeado. Seus frutos são em tons de azul muito vívidos. É comum ver esta espécie em regiões do Leste da América do Norte.

Viburnum cylindricum

Esta espécie de Viburno, a Viburnum cylindricum se destaca devido a forma como suas folhas aparecem, pois elas contam com uma cobertura cerosa que garante ainda mais brilho do que é comum ver na maioria das espécies desta família. Esta é uma espécie perene, e que conta com folhas longas e que aparentam ser caídas.

Suas flores logo quando aparecem exalam um perfume muito forte. É comum encontrar esta espécie em locais como a China e Malásia. Chegam a cerca de 4 metros de altura e preferem locais onde há incidência parcial de sol.

Viburnum lantana

Uma viburnum lantana com flores brancas

A Viburnum lantana é uma espécie que se adapta muito facilmente a vários ambientes distintos e consegue crescer de forma plena. Por isso, ela é encontrada de forma comum em locais como Europa, Ásia Ocidental e Norte da África, com climas bem diferentes.

Contanto que esteja em um local onde há incidência solar, parcial ou plena, esta planta irá se desenvolver positivamente. Além de suas flores brancas, que aparecem ao longo da primavera, ela também conta com alguns frutos, que aparecem ao longo do ano e possuem uma cor avermelhada. Por mais que não seja o ideal, conseguem suportar períodos de secas.

Aproveite as dicas e decore a casa com o Viburno!

Viburno com flores brancas

A grande variedade de espécies de Viburno garante que esta planta possa ser utilizada de diversas formas. As que formam somente arbustos folhosos de cor verde brilhosa são muito comuns em aplicações como paisagismo, para muros e canteiros fora das residências.

Outras que formam cachos com flores de branco a rosa são mais indicadas para enfeitar jardins, além de garantir um ambiente alegre também fornecem uma fragrância incrível proveniente de suas belas flores. Por isso, vale muito a pena investir nestas plantas para decorar as áreas externas, visto que são plantas que acabam crescendo bastante e não são adequadas para vasos.

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos