Vidro temperado: para janela, porta, seu preço, composição e mais!

Vidro temperado: para janela, porta, seu preço, composição e mais!

Neste artigo, confira o que é vidro temperado, os locais mais recomendados para utilizá-lo, as vantagens, desvantagens e o preço desse material.


Está pensando em usar o vidro temperado em casa?

Parapeito de proteção em vidro temperado com corrimão em shopping

O vidro temperado é o tipo de vidro ideal para quem deseja oferecer segurança no uso e sofisticação ao ambiente. Desde janelas, portas e divisórias até pequenos artigos ornamentais, o material é extremamente versátil e fácil de ser encontrado em lojas de decoração, casa e construção.

Muito mais do que o belo acabamento que o vidro oferece, este material possui muitas vantagens durante o uso, como proteção contra estilhaçamento, redução de ruídos e passagem de luz. Assim, como consequência, ele mantém o espaço com uma boa claridade e amplitude.

Caso você deseje fazer o uso desse resistente material, veja neste artigo mais informações sobre onde é possível utilizar o vidro temperado, preço médio, características e diferença dele contra os outros tipos de vidro encontrados no mercado.

Locais para usar vidro temperado em casa

Com uma composição resistente e muito seguro de ser utilizado, o vidro temperado é adotado em diversas construções residenciais e comerciais. Ademais, devido à sua tonalidade transparente e clara, ele oferece elegância à qualquer estrutura. Veja a seguir as possibilidades no uso do vidro temperado, preços e quais as variações em que ele é encontrado no mercado.

Janela

Dois trabalhadores instalando janela em vidro temperado

O uso do vidro temperado em janelas é uma ótima forma de proporcionar segurança e favorecer a entrada de luz natural para o ambiente. Caso você deseje mais privacidade, existem diversas cores e tonalidades do vidro. Desse modo, por conta da coloração, será dificultado a visão de quem está observando do lado externo do ambiente.

Além da tonalidade, as janelas podem variar de acordo com o tipo de abertura. Você encontrará no mercado as opções de correr, pivotantes, basculantes e de giro. Dentre as modalidades, as janelas de correr são as mais indicadas para quem deseja economizar espaço, podendo ser encontradas a partir de 200 reais em mercados de casa e construção.

Porta

Porta de correr em vidro temperado em cozinha residencial

A porta feita de vidro oferece uma maior suavidade na transição de cômodos que outros materiais, como a madeira. Além disso, ela traz uma maior amplitude e luminosidade ao ambiente, podendo até auxiliar na economia energética. Por isso, ela é ideal para áreas de socialização da casa e escritório, como salas, sacadas e corredores.

Desde modelos mais tradicionais até portas de correr, duplas e pivotantes, você encontrará diversas opções no mercado, para diferentes tamanhos de estruturas. Dessa forma, o preço médio fica em torno de 900 até 2.500 reais, a depender da complexidade da porta e do material complementar na estrutura.

Paredes

Sala de reuniões comerciais com paredes e portas de vidro temperado

Com diferentes espessuras, grau de transparência e decoração, você encontrará belas paredes de vidro temperado para usar em ambientes internos de residências e principalmente de escritórios. Útil para dividir espaços, a parede de vidro é ideal para lugares em que a privacidade não é necessária.

Muito presente em salas de reunião, escritórios e ambientes de estudos, as paredes de vidro temperado permitem uma boa amplitude e passagem de luz. Para encontrar o modelo ideal, você encontrará diversas opções em lojas de casas e construção ou locais especializados, com o valor médio de 900 reais o metro quadrado.

Divisórias

Mesas de trabalho e estudo em frente uma da outra com divisória de vidro temperado

Por conta da transparência do vidro temperado, a divisória desse material é a forma perfeita de separar ambientes de modo sutil e eficiente. Além disso, para quem deseja oferecer um efeito diferenciado e até mais privativo, há variações com aspecto embaçado ou partes estampadas, os quais também proporcionam segurança e beleza.

Você poderá usar o vidro temperado em diferentes divisões de espaços, como: cozinhas, banheiros, escritórios ou salas. Por fim, o preço médio dele varia entre 400 a 500 reais o metro quadrado, em lojas de casa e construção ou locais especializados.

Sacada

Sacada com parapeito em vidro temperado

Devido à resistência e garantia de que, em caso de quebra, os riscos são reduzidos, o vidro temperado é altamente recomendado para quem deseja utilizar vidros na sacada. Para tanto, escolha aqueles com boa procedência e em local de confiança.

Além de proporcionar segurança quanto ao uso, a sacada de vidro temperado irá oferecer a redução de ruídos, conforto térmico e proteção de chuvas e ventos. Assim, na escolha do tipo de sacada, você encontrará diversos modelos partindo de 500 reais o metro quadrado.

Na decoração

Mesa redonda com tampo de vidro temperado

Em relação ao uso do vidro temperado na decoração, por conta da facilidade em moldar o material, há uma grande variedade de objetos e peças feitas dele. Como exemplo, é possível encontrar mesas, prateleiras, vitrines, pias, vasos e travessas.

Dos mais tradicionais até aqueles com efeitos e cores diferentes, você possui uma gama de opções para decorar seu ambiente de forma sofisticada e com segurança. Dessa forma, em lojas de decoração, casa e construção há diversos produtos a partir de 50 reais, como um bowl, chegando em até 1.000 reais as mesas de vidro temperado.

Na construção

Chapas de vidro temperado em paletes

Amplamente adotado em diferentes projetos de construção civil, os vidros temperados oferecem beleza, sofisticação, funcionalidade e segurança ao ambiente. E, devido à sua resistência, torna-se fundamental seu uso para diferentes aplicações, seja em edificações ou obras residenciais.

O vidro é usado de forma segura em fachadas, portas amplas, cobertura, box de vidro e janelas com grandes dimensões. Por conta da grande variedade em que o material pode ser empregado, o valor dele tende a variar a depender da complexidade da obra e sua finalidade. Desse modo, você encontrará ele por um valor médio de 500 reais, o metro quadrado.

Sobre o vidro temperado

Close up no acabamento de escadas com vidro temperado como proteção lateral

Por ser versátil e elegante, o vidro temperado pode ser usado em diversas estruturas diferentes, tanto em casas quanto prédios. Ademais, ele se diferencia dos demais tipos de materiais devido à sua resistência e segurança. Adiante você encontrará mais informações sobre as características, composição, preço médio, vantagens e desvantagens do uso do vidro temperado.

O que é vidro temperado?

O vidro temperado é um tipo de vidro, cujo processo de fabricação é diferenciado pelo tratamento térmico, também chamado de têmpera, pelo qual ele passa. Nesse procedimento, suas características sofrem alterações, resultando em um produto com maior dureza e resistência mecânica que os demais tipos feitos de vidraça.

Além da maior resistência desse tipo de vidro, ao se estilhaçar ele se separa em pequenos fragmentos, dificultando acidentes. Por conta disso, ele é considerado como um material de segurança e é muito adotado em construções e decorações para ambientes.

Composição do vidro temperado

O vidro temperado possui a mesma composição que o vidro comum. Dessa forma, ele é composto principalmente por areia bem fina, carbonato de sódio (barrilha), calcário e óxido de minerais (como óxido de ferro).

Embora tenham a mesma composição química, devido ao tratamento a que os materiais são submetidos, o vidro temperado passa por um alto aquecimento e resfriamento em seguida. Dessa forma, seu aspecto se torna bem mais resistente que o vidro comum.

Vantagem do vidro temperado

Além de garantir um ambiente com maior elegância e beleza, o vidro temperado possui como vantagens: maior resistência a impactos, grande rigidez, redução de ruídos, passagem de luz, boa resistência à variação de temperatura em até 200 graus celsius e estilhaçamento em pequenos fragmentos pouco cortantes.

Com uma variedade na forma, cores e aparência do vidro temperado, ele também é extremamente versátil. Em construções, residências e escritórios, esse tipo de material é usado tanto em cômodos, quanto para divisões de ambientes.

Desvantagem do vidro temperado

Devido à rigidez e segurança conferida ao vidro temperado, ele tende a ser mais caro que o vidro comum. Além disso, para a instalação em obras e construções, o mais recomendável é realizar a contratação de mão de obra especializada para o posicionamento do material, fato que, por sua vez, acaba encarecendo ainda mais o valor do vidro.

Outra desvantagem do material é que ele não pode ser cortado ou partido. Assim, caso o vidro necessite de alguma forma específica ou orifícios para hastes e parafusos, ele deve ser moldado e projetado antes mesmo de passar pelo processo de têmpera.

Como é feito o vidro temperado

O tratamento térmico de têmpera do vidro é baseado em um aquecimento gradual e constante até atingir as temperaturas de 650 a 700 graus celsius. Logo após esquentar o produto, ele é submetido a um resfriamento o que provoca um choque térmico na superfície do material.

O choque térmico pelo qual o vidro temperado passa faz com que ele se diferencie dos outros tipos de vidros do mercado. Dessa forma, confere a ele as características de maior resistência, rigidez e segurança durante o uso.

Preço médio do vidro temperado

O preço do vidro temperado irá depender dos seguintes fatores: espessura do vidro, acabamento e região da compra do produto. Na primeira condição, o material pode variar entre 4mm, 6mm, 8mm ou até 10mm. Assim, quanto maior a largura, mais caro tende a ser o vidro.

Para fins comparativos, quando analisado um vidro temperado de 10mm de espessura, com acabamento básico e incolor, ele custa em torno de 95 reais o metro quadrado. Nas mesmas condições, se for um vidro comum, ele possui um valor inferior ao preço de 15 a 20 reais.

Vidro temperado pode ser cortado?

O vidro temperado não deve ser cortado, pois ao passo que ele ganha resistência após o processo de têmpera, acaba perdendo sua flexibilidade. Por conta disso, caso ele seja cortado, partido ou perfurado, o material perde a firmeza e fica mais propenso a se romper.

Devido a desvantagem do vidro em não poder ser cortado, é altamente recomendado que a manipulação e ajustes do produto sejam feitos antes de passar pelo processo de aquecimento e resfriamento. Assim, você garantirá a integridade e qualidade da peça, sem causar danos futuros.

Diferenças entre vidro temperado, laminado e o comum

Além do vidro temperado, também é muito utilizado nas construções os tipos: laminado e comum. Esses três tipos possuem características de resistência diferentes e são funcionais conforme a necessidade de cada obra.

O tipo comum possui uma superfície transparente e também é conhecido pelo nome de vidro cristal. Esse material possui um valor mais acessível, é mais comum e básico no mercado do que os outros dois tipos. No entanto, ele possui uma baixa resistência e, quando quebrado, ele gera diversos pedaços cortantes e pontiagudos.

Por sua vez, o vidro laminado possui uma resistência intermediária entre o vidro comum e o temperado. Assim como o temperado, ele também é considerado como um material seguro, pois entre as lâminas de vidro há uma película de plástico de polivinil butiral (ou PVB). Dessa forma, ao sofrer impacto frontal, essa camada de proteção retém os estilhaços.

O vidro temperado é muito presente no nosso cotidiano!

Prédio todo em vidro temperado

Como vimos, embora o vidro temperado seja pouco flexível, com um preço elevado e não possa ser cortado após seu estado final, ele é um dos mais vantajosos tipos de materiais para se usar dentro de casa. Devido à sua segurança, ele dificulta acidentes domésticos por meio de sua resistência e estilhaçamento em pequenos pedaços e pouco cortantes.

Além de oferecer beleza e charme em espaços corporativos ou residenciais, esse tipo de vidro oferece muitos benefícios para o ambiente onde será posicionado, desde conforto térmico, claridade até economia de energia. Assim, você pode encontrá-lo nas mais diferentes formas, como portas, coberturas, paredes e janelas.

Como você viu, dado as características e aplicações do vidro temperado, esse é um excelente material para ser utilizado em residências. Agora é só aproveitar essas informações e escolher o modelo ideal de vidro para seu ambiente e estilo, seja para as janelas e portas da sua casa ou apenas para decoração.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto