Casa na árvore: o que é, como construir, empresas e muito mais!

Casa na árvore: o que é, como construir, empresas e muito mais!

O sonho de ter uma casa na árvore está bem mais acessível do que você imagina! Confira neste artigo dicas para construir a sua e inspirações.


Está pensando em construir uma casa na árvore? Saiba mais!

Crianças na casa da árvore

Muitas pessoas já sonharam em ter uma casa na árvore, sendo para um esconderijo, um forte, um espaço totalmente mágico e divertido para as crianças, além de um ótimo refúgio em meio a natureza e com uma vista privilegiada. Com certeza, é uma ideia que pode agradar todas as idades.

Hoje em dia, esse tipo de construção esta se tornando cada vez mais tendência nas redes sociais, podendo ser rústicas, modernas, gigantes ou minimalistas. Há casas nas árvores de todos os tamanhos e complexidades, até mesmo com instalações elétricas e hidráulicas.

Toda construção necessita de planejamentos e cuidados, portanto, se esforçar e se dedicar para realizar esse sonho pode valer muito a pena e ainda durar por vários anos, proporcionando momentos incríveis e divertidos. Nesse artigo vamos mostrar tudo sobre como construir uma casa na árvore com muito cuidado e segurança.

Como construir uma casa na árvore?

Casa na árvore

Apesar de ainda não existir regras rígidas ou leis para a construção de uma casa na árvore, é preciso levar em consideração pontos relevantes como a árvore ideal ou a sustentação, por exemplo. Veja a seguir o que precisa saber antes de começar a construir a sua própria casa na árvore.

Tenha um bom planejamento

Ao buscar por inspirações e referências, você pode desenhar o modelo da sua casa na árvore ou até mesmo uma versão do projeto em 3D com alguns softwares específicos, como o Sketchup, por exemplo.

Certifique-se com o departamento de planejamento local para aprender sobre a legislação que possa ser importante para a construção, como limites quanto à altura. Talvez seja necessária uma licença para construir, se caso a sua propriedade possuir árvores protegidas, o uso delas para esse tipo de projeto podem ter algumas restrições.

É recomendável também conversar com uma companhia de seguros para saber se a casa na árvore pode ser coberta pelo contrato atual da sua casa. Se não for o caso, nenhum dano causado nela será coberto pela seguradora.

Verifique a árvore

Na hora de escolher a árvore ideal, sempre prefira a que tem uma aparência mais saudável e uma vida longa para aguentar uma construção. Os galhos precisam possuir no mínimo 20 cm de diâmetro para serem considerados fortes e resistentes.

Evite árvores jovens e que ainda não se desenvolveram muito, o mais indicado é optar por uma árvore centenária e em ótimo estado. Alguns sinais revelam se a árvore contém algum problema de saúde, como descoloração das folhas ou galhos mortos.

As árvores mais utilizadas para a construção de uma casa na árvore são a mangueira, figueira, flamboiã, carvalho, nogueira, acácia, freixo e a cerejeira. Em relação as árvores mais esponjosas, como coqueiros e palmeiras, elas não têm uma sustentação adequada e precisam ser descartadas.

Tome cuidado com os furos e manipulação da árvore

É preciso saber como manipular a árvore durante a construção, principalmente em relação aos galhos, se vai construir a casa ao redor deles, podar ou incorporar a natureza dentro do projeto. Dependendo do que preferir, é importante que a casinha seja construída em um ângulo em que não alcança muitos galhos, para que não seja necessário retira-los.

Toda vez que furar ou descascar os troncos e galhos, é uma agressão que pode causar bastante estresse para a árvore, portanto, tente diminuir isso ao mínimo. É recomendado fazer furos mais grossos em vez de inúmeros furos menores, sempre furando a uma distância maior de 30 cm entre eles.

Para fixar a árvore, use apenas parafusos em torno de 20 cm de comprimento para permitir uma aderência melhor, mas nunca utilize pregos. Parafusos de retenção são os mais indicados para evitar estragos do lado oposto do tronco.

Conheça sobre o processo de cura da árvore

Todas as árvores possuem um processo próprio de cura, cujo nome técnico é compartimentalização da deterioração ou CODIT. As árvores não são eficientes em cicatrizar ou substituir, ao contrário disso, elas tentam selar o tecido prejudicado por fora do tecido saudável.

Quando são danificadas, as células da madeira são isoladas das adjacentes por certas substâncias químicas que resistem ao apodrecimento, como terebentina e fenóis. Essas substâncias são retiradas e usadas como matérias-primas de produtos para o acabamento e a proteção de peças de madeira.

A sustentação da casa

Para aumentar a resistência de sua casa na árvore, construa uma plataforma de madeira próxima do tronco e acrescente um reforço diagonal. Diante disso, a sustentação é feita através de pilares de madeira, podendo ser camufladas entre os galhos ou uma cobertura de vegetação.

Os pilares só são dispensados se a casa for bem pequena, nesse caso, uma árvore que possui um tronco com no mínimo 80 cm de diâmetro consegue suportar o peso do projeto. Uma boa dica para esconder esses pilares, é cultivar trepadeiras nas vigas para criar um ambiente mais natural.

Altura e acesso a casa

Se a casa na árvore também for utilizada pelas crianças, é necessário ficar até 2,2 metros de distância do chão. Desse modo, uma possível queda não se torna muito arriscada ou grave. Essa altura possibilita usar o espaço embaixo da árvore para um outro propósito, como a instalação de balanços, por exemplo.

O acesso precisa de uma estrutura específica, geralmente uma escada. A casa na árvore pode utilizar um modelo mais tradicional, com corrimãos ou uma escada marinheiro. Em relação a descida, há opções divertidas como um escorregador ou um tubo de bombeiro.

Conheça as limitações

Se deseja construir uma casa na árvore, é preciso saber que existem algumas limitações físicas que são muito importantes para tornar o projeto duradouro e seguro. Construir uma plataforma de madeira próxima do tronco e colocar um reforço diagonal é ótimo para amplificar a resistência.

A carga do projeto deve ser distribuída com igualdade, não apenas de um lado. Além disso, é possível usar mais de uma árvore para a construção. Crie um piso nivelado usando vigas de madeira nos galhos e lembre-se de montar as estruturas primeiro no solo para depois prender na árvore.

Para reduzir o peso que sobrecarrega as raízes, é recomendado utilizar suportes na terra e não exagerar nas perfurações. As cordas de aço são ótimas para sustentar a casa e impedir que o projeto seja danificado. Por fim, não fique dentro da casinha em dias de chuva forte, ventos e raios.

Esteja atento ao crescimento da árvore

É muito importante deixar espaços em torno da árvore para não prejudicar o seu desenvolvimento, nunca use arames ou cordas para reprimir os galhos. A saúde do vegetal é fundamental para sustentar a casa por um tempo mais longo.

Alguns governos mundiais possuem regras bem rígidas em relação às construções sobre as árvores, já que respeitar a natureza e adaptar o projeto é um ponto extremamente necessário para esse tipo de construção.

Sobre a casa na árvore

Casa na árvore

Em algumas propriedades particulares, as casas nas árvores possuem a finalidade de divertir as crianças ou apenas relaxar. No entanto, esse tipo de construção também é usada para hotéis e restaurantes. Confira abaixo um pouco sobre a história da famosa casa na árvore.

O que é?

Uma casa na árvore é construída em cima de troncos e galhos de apenas uma ou mais árvores, feitas através de madeira ou outros materiais leves. Diferente das crianças que ocupam o espaço unicamente para se divertir, os adultos também podem aproveitar da casa para produzir programas profissionais ou atividades de lazer.

Afinal, muitas crianças que cresceram nos anos 50, 60 e 70 se recordam desse sonho mais infantil. No entanto, naquela época tudo era feito de um modo mais rústico e improvisado, com nenhuma técnica e pouco planejamento, prejudicando a durabilidade da construção.

Hoje em dia, uma casa na árvore possui muitas finalidades para adultos também, como relaxar nos feriados e fins de semana, confraternizar com os amigos, trabalhar em projetos pessoais e até mesmo morar, sendo sozinho ou com a família.

História da casa na árvore

As primeiras casas nas árvores possuem registros de sua construção a mais de 40 mil anos atrás. Naquela época, não eram uma alternativa para diversão e lazer, mas uma moradia permanente, utilizada de abrigo para garantir a proteção das famílias de animais selvagens e inundações.

Na Idade Média, os monges franciscanos tinham o costume de construir essas casas para meditar e viver com mais tranquilidade. Durante o período da Renascença, a casa na árvore começou a ser usada para decorar os jardins residenciais.

Atualmente, além de projetos para hotéis e restaurantes, algumas pessoas ainda constroem casas em cima das árvores para sobreviver. Na Indonésia, por exemplo, as tribos Papua e Korowai ainda usam esse tipo de moradia.

Empresas que fazem casa na árvore no Brasil

Há muitos profissionais hoje no mercado que executam diversos tipos de serviços, como projetos completos, expansões e reformas em todo o tipo de casa na árvore. Conheça algumas das empresas mais populares no Brasil.

Tora Adventure

A Tora Adventure foi fundada pelo Jeferson Coelho, com a intenção de proporcionar para crianças e adultos a completa experiência que uma casa na árvore pode oferecer. A empresa está no mercado há mais de 10 anos, sempre inovando com projetos bem únicos e complexos que priorizam a segurança e o melhor aproveitamento de espaço.

Para construir a casa na árvore, é necessário agendar uma visita para que eles possam desenvolver um projeto personalizado conforme a topografia do local e o tipo de árvore, considerando o desejo e as expectativas de cada cliente.

Ricardo Brunelli

Ricardo Brunelli construiu a sua primeira casa na árvore em 1976, a estrutura era feita apenas de bambu e coberta por folhas de bananeira. Ele se formou em Nova Jersey, nos EUA, na Universidade de Glassboro, e atualmente é o líder das equipes construtoras da empresa Casa na Árvore.

A primeira casa construída profissionalmente está em uma figueira centenária, localizada na cidade de Porecatu, interior do Paraná. Hoje em dia, a empresa especializada nesse tipo de construção possui muitos clientes famosos, como Galvão Bueno, Faustão e a escritora Fernanda Young.

Os projetos são montados conforme o tipo da árvore e o tamanho do quintal, sendo bem comum a construção em sítios e fazendas, com iluminação elétrica e até mesmo encanamento disponível.

Casas da árvore para se inspirar

Se busca por boas referências, é possível conseguir ótimas ideias para diferentes tipos de projetos, desde uma cabana simples até uma casa na árvore de luxo. Portanto, veja algumas obras bem conhecidas e famosas ao redor do mundo.

Árvore Mãe, Espírito do Parque de Música Suwannee

Essa casa na árvore possui 3 andares, construída em um carvalho com mais de 175 anos de idade, além de uma vista linda para o rio Suwannee, na Geórgia. O musgo espanhol único que percorre por toda a sala até o teto deixa o ambiente ainda bonito e natural.

Dossel da casa na árvore na fazenda de permacultura, Miami

A casa na árvore localizada em Miami, na Flórida, possui 3 andares e é perfeita para quem quer alugar um local bem rústico, possuindo um contato incrível com a natureza. O projeto foi construído acima de uma fazenda, com uma variedade de porcos, cabras, emas e galinhas. Um lugar ideal para os amantes de animais.

Disney Saratoga Springs Treehouse Villas, Orlando

Não é muito comum conseguir reclusão e privacidade na Disney, em Orlando, já que é o maior parque de diversão do mundo. No entanto, o Saratoga Springs Treehouse Villas propõe exatamente o contrário. A intenção é aproveitar todas as vantagens e benefícios do parque, com tudo o que um resort tem a oferecer, enquanto se hospeda em um ambiente bem tranquilo entre as árvores.

Ponto da casa na árvore, Green Cove Springs

Essa cabana em cima da árvore está localizada em Green Cove Springs, na Flórida, perfeita para se aventurar com os amigos na natureza e com o conforto necessário. O lugar pode acomodar 4 pessoas de cada vez, possuindo dois anéis de fogo e churrasqueiras ao ar livre, uma boa opção para viagens de verão.

Aproveite as dicas e tenha uma casa na árvore!

Casa na árvore

Experimentar e observar as possibilidades das árvores são pontos fundamentais na hora de projetar e desenvolver esse tipo de estrutura. No entanto, é muito importante que a casa na árvore seja construída privilegiando a segurança e o cuidado, só assim para ter uma experiência bem completa e divertida.

Felizmente, há muitas empresas e profissionais de arquitetura especializados em construir projetos de casas nas árvores. Portanto, o sonho de criança de possuir o seu próprio refúgio na natureza é bem mais possível de se realizar nos dias de hoje, com muitas opções para receber a ajuda necessária.

Então, não se esqueça de manter a estrutura bem leve, teste antes de deixar as crianças brincarem e siga todas essas dicas para construir um ambiente bem seguro para toda a família e amigos.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Artigos relacionados


Como organizar o guarda-roupa: dicas para arrumar e muito mais!

Como organizar o guarda-roupa: dicas para arrumar e muito mais!

Pensando em deixar seu guarda-roupa organizado? Confira neste artigo, várias dicas de como arrumar aproveitando cada espaço, com cabides, ganchos e divisórias.


Tipos de paredes: para construção, texturas, acabamentos e mais!

Tipos de paredes: para construção, texturas, acabamentos e mais!

Pensando em uma reforma? Veja neste artigo os principais métodos de construir paredes e as principais texturas e acabamentos para deixá-las lindas!


Piscina verde: o que fazer, como limpar a água, pH, filtro e muito mais!

Piscina verde: o que fazer, como limpar a água, pH, filtro e muito mais!

Procura dicas e maneiras de manter a sua piscina limpa, sem esse aspecto esverdeado? Confira aqui as melhores dicas, os motivos da sujeira e como limpar!


Parede com umidade: como pintar, resolver, prevenir e muito mais!

Parede com umidade: como pintar, resolver, prevenir e muito mais!

Você tem uma parede em casa que está com umidade precisando de reparo e pintura? Veja aqui as melhores dicas para retirar a umidade e pintar a sua parede!


Como deixar o ambiente cheiroso sempre: dicas, receitas e muito mais!

Como deixar o ambiente cheiroso sempre: dicas, receitas e muito mais!

Que tal deixar o seu ambiente com aquele cheirinho delicioso? Veja aqui uma série de dicas, receitas e curiosidades sobre aromatizadores para perfumar sua casa!


Últimos posts


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Veja aqui os melhores binóculos de 2021, como escolher o mais adequado para você, principais marcas, vantagens e desvantagens e mais curiosidades.


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!