Coleus: como cuidar, características, paisagismo e mais sobre esta planta!

Coleus: como cuidar, características, paisagismo e mais sobre esta planta!

Que tal trazer cor para o seu jardim com folhagens exuberantes? Confira aqui dicas para o cultivo da Coleus, características desta planta e principais espécies.


Saiba como cuidar das folhas ornamentais do Coleus!

Coleus com centro vermelho e bordas amarelas

Os Coleus, conhecidas popularmente como coração-magoado, são plantas amplamente cultivadas em razão da sua beleza. A melhor parte é que o seu plantio é prático e não exige tantas manutenções. Há inúmeras espécies disponíveis e ampla diversidade das suas características que variam de acordo com cada espécie.

Neste artigo, te apresentamos os cuidados necessários para cultivar essas lindas e coloridas plantas em sua casa. Além disso, você encontrará informações sobre as características básicas e as principais espécies de Coleus, podendo avaliar se é o cultivo é viável para você e, se viável, qual espécie escolher para plantar. Confira o artigo e deixe o seu ambiente muito mais alegre e vivo!

Como cuidar da planta coleus

Jardineira mexendo em coleus em estufa

Neste tópico, você encontra todos os cuidados necessários para cultivar essa planta em sua casa. É só seguir o passo a passo e dedicar atenção a elas, que você terá sucesso no fim do plantio. Veja mais abaixo:

Como plantar o coleus no solo e em vaso

Você pode optar por plantar o seu Coleus no solo ou no vaso. Em ambos os casos, você também têm duas possibilidades: pode fazer o plantio direto no local ou então preferir produzir mudas, que serão transplantadas nos primeiros sinais de germinação da planta. Ou seja, quando ela tiver em média 10 cm.

Se a escolha for o plantio direto, você deve abrir uma pequena "cova" no solo já preparado. Esse buraco deve ter de 3 a 5 cm. Aí, é só colocar de 2 a 3 sementes. Porém, se você optar pelo plantio por meio de mudas, deve colocar 12 cm de solo já preparado e umedecido no vaso. Depois, pegue a muda e acomode a raiz a aproximadamente 3 cm desse solo.

Solo para coleus

O solo para o plantio do coleus não apresenta tamanhas restrições. Em resumo, é necessário que ele seja drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Ou seja, segue o padrão da maioria das plantas. Quanto ao pH, o ideal é que seja de 6 a 7. Assim, se necessário, você pode fazer a correção do solo através do método da calagem , que consiste na adição de calcário para neutralizar solos muito ácidos.

Como regar o coleus

A rega do Coleus deve ser constante, assim, o solo deve estar sempre úmido. Mas, tenha cuidado: ele não deve ficar encharcado, pois isso pode acarretar no apodrecimento da planta. Preste sempre atenção na necessidade da sua planta e no estado de secura do solo, pois, dependendo das condições do tempo, tem dias que você precisará regar apenas uma vez enquanto em outros dias talvez seja necessário duas vezes.

Além disso, é preferível que a rega seja feita em direção ao solo, e não às folhas, uma vez que isso também pode causar o apodrecimento da planta.

Adubo e substrato para coleus

Há diversas opções para adubo e substrato. Recomendamos que você privilegie primeiro a forma orgânica, pois elas são mais saudáveis para o solo. Algumas variedades de adubo muito indicadas para Coleus, e para outros plantios em geral, são: húmus de minhoca, o método da compostagem e esterco animal. Caso você queira um método químico de adubação, pode utilizar o NPK ou o Fertilizante 10.10.10.

Quanto ao substrato, que é o solo que utilizamos na hora do plantio, você pode utilizar mais uma vez as minhocas, só que combinadas com terra vegetal e argila expandida, que será responsável pela drenagem do solo. Outra opção é uma combinação é utilizar composto orgânico ou estercos no lugar das minhocas.

Iluminação ideal para coleus

A iluminação ideal para coleus consiste em um lugar que seja bem iluminado diariamente, pois elas precisam do calor para sobreviver, sendo essa uma das poucas exigências dessas plantas. Inclusive, caso você more em regiões do país em que o inverno é mais severo, recomenda-se que essas plantas sejam colocados em ambientes fechados nessa época do ano, se elas estiveram plantadas em vasos. Se não, providencie uma tela sombrite, própria para jardim.

Contudo, se você perceber que a coloração da planta se apresenta extremamente desbotada, coloque-a em um local que tenha um pouco mais de sombra. No caso do jardim, use o sombrite, objetos similares ou a sombra de alguma outra planta.

Temperatura e umidade ideais para coleus

Um fato sobre os coleus é que eles não toleram temperaturas extremamente baixas, como já vimos no tópico anterior. Assim, o ideal é uma temperatura de aproximadamente 22 a 30 graus. Contudo, essas plantas não apresentam resistência caso haja temperaturas mais altas.

Quanto à umidade, o ideal é que ela esteja sempre úmida, nunca seca. Porém, reforçamos o cuidado para que o solo não fique encharcado, se não, a planta morrerá. Por isso, há a necessidade de um solo bem drenado.

Propagação do coleus

Uma forma de propagar o coleus no seu jardim de uma maneira mais rápida é cortando um galho de um coleus que já esteja bem desenvolvido, o que consiste no método da estaquia. Escolha o que estiver com a aparência mais nova e que tenha em média 15 cm.

Então, você deve realizar o plantio de maneira padrão com o solo preparado e úmido. Quando ocorrer o surgimento das raízes, essa planta está pronta para ser transplantada no local definitivo.

Como fazer muda do coleus

A forma mais comum de produzir mudas do coleus também é por meio do método da estaquia, só que esse processo difere um pouco do tópico anterior. Primeiro retire o caule de uma planta adulta, que já tenha se desenvolvido totalmente. Depois do corte, que deve ser realizado com uma tesoura própria de jardinagem, você deve deixar apenas as folhas da parte superior da planta, pois a parte inferior deverá estar livre para o crescimento das raízes.

Coloque esse ramo em um recipiente com água, pode ser até um copo. Certifique-se de trocar essa água a cada dois dias e de deixar o copo em um lugar iluminado, mas que não tenha luz solar direta. Por fim, aproximadamente depois de um mês, você perceberá o crescimento das raízes. Elas terão cerca de 3 cm de comprimento. É essa a hora de plantar a sua muda no local definitivo.

Doenças e pestes comuns do coleus

É importante sempre prestar atenção ao estado da planta, pois o coleus pode ser alvo de doenças e pestes, trazendo sérios danos ao seu desenvolvimento e até mesmo a sua morte. Os pulgões, as moscas brancas, os ácaros e as cochonilhas são os principais riscos que podem atingi-la.

Dessa forma, sempre que aparecerem algumas características estranhas na planta, examine-a com atenção. Pontinhos pretos ou esbranquiçados e insetos grudados nas folhagens são alguns exemplos. Na dúvida, desconfie. Caso a planta esteja realmente atingida, você deverá optar por algum método para tentar salvá-la.

Como não se trata de um alimento seria menos problemático o uso de inseticidas, desde que se respeite às orientações do fabricante. Contudo, é interessante investir em alternativas naturais que são mais saudáveis para o solo. Há diversas receitas disponíveis, como a misturinha clássica de água com sabão neutro ou então vinagre, mas você também pode escolher outras possibilidades, como o óleo de neem.

Como replantar o coleus

Quanto ao replante do Coleus, ele deve ser realizado sempre que a planta sinalizar muitos problemas e aparentar extrema fraqueza. Isso costuma ser comum depois do período de floração, e se essa necessidade for ignorada, a planta morrerá. Assim, para não perder todo o seu plantio, você vai reaproveitar os galhos que ainda tiverem saúde. Se não houver nenhum galho saudável, é recomendado iniciar o plantio do zero.

No caso de você conseguir encontrar galhos saudáveis e aproveitá-los, é só seguir o método da estaquia, do qual já falamos mais acima. Ou seja, esse galho será colocado na água até criar novas raízes e depois é só realizar o plantio da forma padrão que já foi ensinada.

Poda do coleus

A poda do Coleus pode ser realizada sempre que você observar um excesso da planta e o surgimento de sementes no caule. É um processo extremamente necessário para que ela continue a crescer e se desenvolver de maneira saudável.

Dessa forma, retire essas sementes e o excesso com uma tesoura própria de jardinagem. Uma dica é retirar também as folhagens que estiveram com uma aparência já desgastada, pois além da planta ficar mais bonita, haverá mais energia para os galhos que estão completamente saudáveis.

Manutenção do coleus

Por fim, um ponto positivo no cultivo do coleus é que sua manutenção é simples, não exigindo muitos esforços. A única preocupação é com a poda, que nem é tão recorrente, devendo ser realizada apenas quando surgirem sementes nos caules, para que as folhas não adoeçam.

Além disso, quanto ao clima, essa planta é bem resistente, não apresentando problemas em períodos secos, desde que a rega seja constante. Talvez, se você morar em regiões mais frias, deverá ter um pouquinho mais de cuidado no inverno.

Características do coleus

Coleus vermelho amarronzada com bordas verde

Agora que você já sabe os principais cuidados que deve tomar no plantio do coleus, conheça a seguir as principais características dessas plantas ornamentais!

Origem do coleus

O coleus são plantas herbáceas, com inúmeras espécies, que fazem parte da família Lamiaceae. Elas se originaram no sudeste asiático a partir da hibridização de diferentes espécies de plantas, como por exemplo a Solenostemon laciniatus e a Solenostemon bicolor.

Atualmente é amplamente cultivada em diversas partes do mundo devido ao seu alto valor comercial e seu amplo uso no paisagismo. Não encontramos os Coleus apenas em regiões com temperaturas muito baixas, pois nessas condições se torna muito trabalhoso e pouco eficiente o seu desenvolvimento.

Características físicas do coleus

Os coleus variam bastante em suas características, o que vai depender da espécie cultivada. No geral, elas podem atingir de 50cm a 2m de altura. Quanto às suas folhagens, os aspectos também variam bastante em forma, tamanho e cor.

Mais abaixo, vamos conhecer as espécies mais famosas dessas plantas e suas características específicas. Assim, você poderá escolher as suas preferidas na hora do cultivo.

Coleus no paisagismo

Essas plantas são muito desejadas para a decoração de jardins e diferentes ambientes em razão do colorido exuberante das suas folhagens. Além disso, devido à grande variedade de espécies, as cores são variadas, podendo ser em estilo de uma única cor, de cores misturadas ou em degrade. Assim, na hora do plantio podem ser escolhidas diferentes espécies que tragam uma harmonia visual para o espaço.

A vantagem do uso dessa planta no paisagismo é que ela é relativamente prática e não exige cuidados tão específicos. Outro ponto é que os Coleus costumam ser ótimos para compor combinações com outros tipos de flores e folhagens.

Ciclo de vida do coleus

Essa é uma planta perene, ou seja, seu ciclo de vida é longo, durando mais de dois anos. Contudo, depois desse período de tempo é normal que o coleus perda um pouco da sua exuberância, havendo a necessidade de ajustes ou de um novo plantio.

Assim, você pode optar por fazer o replantio, aproveitando partes da planta que ainda estejam vigorosas. Contudo, caso a planta esteja extremamente desgastada, é recomendado iniciar o plantio do zero, com um muda nova ou através de sementes.

Preço médio e onde comprar coleus

O preço de um pacotinho com sementes de Coleus varia de 2 a 5 reais, o que depende muito da espécie escolhida para o plantio. Há a possibilidade de comprar mudas prontas de produtores independentes. Nesse último caso, não há como estipular um valor, pois depende muito do critério do vendedor e da qualidade garantida por ele. Porém, fique atento para não ser enganado e pagar um valor muito alto. Em média, a muda não deve passar de 15 reais.

Quanto às sementes, você as encontra facilmente em lojas que vendem utensílios de jardinagem e lavoura. Caso você não encontre alguma espécie específica que deseja plantar, pode procurar na internet, é provável achar com facilidade algum site que venda.

O coleus é levemente venenoso

O coleus pode ser considerada levemente venenoso, apesar de não possuir a seiva tóxica. Contudo, todo cuidado é pouco. Assim, preste atenção ao local em que ele será plantado, deixando-o sempre longe dos animais de estimação e também das crianças. Caso, por algum descuido, ele seja ingerido, tanto por humanos quanto por animais, é necessário se atentar a qualquer sintoma recorrente e procurar um hospital ou veterinário.

As principais espécies de coleus

Por fim, te mostramos aqui as principais espécies de Coleus que podem ser cultivadas no seu jardim. Apresentamos as suas características e diferenciais para que, assim, você possa escolher as que mais te interessarem e iniciar o seu plantio. Confira!

Plectranthus scutellarioides, 'Wizard'

Coleus Plectranthus scutellarioides Wizard

Essa espécie é uma das mais famosas e utilizadas no plantio. Ela é importada e apresenta diversas variedades. Assim, você pode encontrar a Coleus Wizard com cores e folhagens diferentes. O interessante é que as cores geralmente não são uniformes, mas sim combinadas, resultando em um colorido divino para o seu jardim.

Algumas das principais cores que você encontrará na variedade Wizard é: roxo, rosa, verde, coral, vermelho, amarelo. Um detalhe importante, caso você decida cultivar essa espécie, é que ela difere das demais, preferindo a sombra do que o sol, pois a luz direta desbota a sua cor, diminuindo o seu encanto.

Plectranthus scutellarioides, 'Inky Fingers', 'Inky Toes'

Coleus Plectranthus scutellarioides Inky Fingers

Essas duas variedades são bem parecidas e caracterizam-se por possuir uma borda verde e o interior ser arroxeado. O que pode diferenciar um pouco entre elas é que o Inky Fingers geralmente cresce bem mais que o Inky Toes. Já no quesito coloração, o Inky Toes é bem mais "alegre" que o Inky Fingers. Então, apesar da similaridade, esses são dois pontos significantes na hora de fazer sua escolha. Sobretudo no quesito de espaço, se ele for mais limitado para você, opte pela Inky Toes.

Plectranthus scutellarioides, 'Peter Wonder'

Coleus Plectranthus scutellarioides Peter Wonder

Essa variedade é muito popular devido a sua aparência que difere das demais espécies, sobretudo no aspecto físico. O formato da sua folhagem é repicado e as suas cores se misturam em roxo, verde e um branco amarelado. Quanto ao crescimento da Coleus Peter Wonder, ele se dá de maneira reta. Assim, é uma boa opção para ser cultivada em vasos.

Plectranthus scutellarioides, 'Kong'

Coleus Plectranthus scutellarioides Kong Red

Essa espécie também apresenta variedades diferentes. No entanto, a mais comum e conhecida é a Kong Rose, que também pode ser encontrada como Kong Red. As cores dessas folhas geralmente são puxadas mais para o rosa e vermelho, tendo a borda na cor verde.

A Coleus Kong se caracteriza pelo seu desenvolvimento que se dá de maneira rápida. Contudo, ela é mais sensível ao sol do que as outras espécies. Então escolha um local que tenha iluminação, pois é necessário para o seu crescimento, mas em que a luz solar não seja tão intensa.

Plectranthus scutellarioides, 'Vulcão'

Coleus Plectranthus scutellarioides Vulcão

Se o seu objetivo é dar um destaque ao jardim com uma planta de cor forte e chamativa, a Coleus Vulcão é a opção ideal para você. Como o nome indica, as folhas dessa variedade possuem tons puxados para o vinho e o vermelho. Podem apresentar uma borda em um tom de verde ou amarelo, mas se caracteriza por ser menor e mais discreta que nas outras variedades

Plectranthus scutellarioides, 'Florida Sun Rose'

Coleus Plectranthus scutellarioides Florida Sun Rose

A Florida Sun Rose apresenta cores mais diferentes e excêntricas do que as outras variedades mais comuns. Os tons variam do rosa a um roxo bem forte que chega a beirar o preto. Podem também se misturar com tons puxando para o verde. Um ponto importante a se destacar é que essa variedade costuma crescer de maneira vertical. Então, você deve levar isso em conta na hora de escolher o local de plantio, se deseja cultivar essa variedade.

Plectranthus scutellarioides, 'Black Dragon'

Coleus Plectranthus scutellarioides Black Dragon

Que tal dar aquele contraste no seu jardim? Essa variedade se destaca pela vivacidade das cores das suas folhagens, que geralmente vão de um tom roxo bem escuro para quase um preto. Assim, elas são ótimas para combinar com plantas de tons mais claros que você tenha no seu jardim. Outro diferencial da Black Dragon é a textura da folhagem, que apresenta relevos e tem um toque aveludado.

Plectranthus scutellarioides, 'Wasabi'

Coleus Plectranthus scutellarioides  Wasabi

A variedade Wasabi possui a coloração puxada para tons de verde claro. Dependendo das condições de cultivo, sua cor pode ser mais ou menos intensa. O seu diferencial é o crescimento elevado, e vertical, que a deixa em destaque se comparada com as outras plantas do jardim.

Assim, se você optar por cultivar a Coleus Wasabi é ideal que privilegie o plantio direto no solo, pois, dependendo das condições, ela pode chegar a virar um arbusto. Se você deseja combinar diferentes espécies de Coleus, essa é uma variedade interessante para ser escolhida pois, como seu tom é mais uniforme, ela fica harmônica com a maioria das outras variedades.

Plectranthus scutellarioides, 'Campfire'

Coleus Plectranthus scutellarioides Campfire

A Campfire é uma variedade de tons mais voltados para o cobre e o avermelhado. Algumas das suas folhagens pode lembrar o formato de um coração. Devido à sua coloração, a Campfire lembra muito as flores do outono. Um ponto positivo é que ela não apresenta problemas se plantada em um local com luz solar intensa ao mesmo tempo que também se desenvolve perfeitamente em locais que possuam meia sombra durante o dia.

Plectranthus scutellarioides, 'Henna'

Coleus Plectranthus scutellarioides Henna

Assim como a Campfire, essa variedade também recorda as flores e folhas do outono. Se você gosta de um efeito mais outonal para o seu jardim, é uma ótima ideia combinar essas duas variedades. Quanto à coloração das folhagens da Henna, ela geralmente se mistura entre tons de cobre e verde. O formato das suas folhagens tem um efeito repicado.

A Henna se desenvolve bem diante da intensidade de luz solar, mas, caso haja sombra no local, também não há problema, desde que em alguns momentos do dia a planta tenha contato com um pouco de iluminação,

Plectranthus scutellarioides, 'Melancia'

Coleus Plectranthus scutellarioides Melancia

Como o próprio nome indica, a coloração dessa variedade nos lembra a da fruta Melancia, tendo a borda verde e o centro em tons rosados e avermelhados. Assim como a Coleus Kong, a Melancia também é mais sensível aos raios solares, então prefira um local que tenha uma iluminação menos intensa e que possua sombra parcial durante o dia. Uma solução é utilizar as telas de sombrite, caso o local ideal não seja encontrado.

Decore sua casa com o coleus!

Coleus rosa, branco e verde

Neste artigo nós te apresentamos todas as informações necessárias para iniciar o cultivo do Coleus em sua casa. Além do passo a passo para o plantio, você pôde conhecer as principais características e espécies diferentes dessa planta. Assim, poderá escolher quais variedades combinam mais com o restante dos seus cultivos e também as mais práticas.

Use a criatividade e decore o seu lar com essas folhagens exuberantes. Combine espécies diferentes e traga alegria para o seu jardim. Além disso, o cultivo dessas plantas é uma excelente distração que ajuda a relaxar do estresse diário. Mexer na terra é muito relaxante e ver os resultados do seu trabalho é extremamente prazeroso!

Depois de iniciar o cultivo, você ainda pode desenvolver técnicas próprias e experiência, podendo comercializar mudinhas das suas Coleus favoritas e fazer uma renda extra. Está esperando o que? Mão na massa, é a sua vez!

Autor deste artigo

Sou estudante de Letras e, quando estava no Ensino Médio, fiz o curso técnico de meio ambiente. Assim, é um prazer poder relacionar essas duas áreas nesse projeto incrível. Além disso, eu me interesso por assuntos de decoração e estilo de vida. Obrigada por dedicar o seu precioso tempo lendo minhas descobertas.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos