Como fazer furo em cinto: com prego, furadeira, furador de papel e mais!

Como fazer furo em cinto: com prego, furadeira, furador de papel e mais!

Confira aqui, as diversas formas, o passo a passo e os materiais necessários para fazer furo em cinto de forma simples!


Como fazer furo em cinto?

Mão segurando prego de perfurar couro sobre cinto

Seja emagrecendo ou ganhando alguns quilos, o corpo pode tomar algumas formas diferentes ao longo da vida e as roupas devem acompanhar estas mudanças. No caso dos cintos, eles já vêm com os furos predefinidos, no entanto, é possível fazer alguns ajustes nele, basta adicionar um ou outro furo para ajustá-lo perfeitamente ao corpo.

Assim, para fazer um furo é preciso prestar atenção em alguns detalhes e medidas, de forma a manter a aparência do cinto proporcional, alinhado e, sobretudo, com um bom acabamento para poder utilizá-lo. Apesar disso, o procedimento é bem simples e pode ser realizado com ferramentas facilmente encontradas dentro de casa.

Seja com prego, furadeira, perfurador de couro ou até mesmo um furador de papel, você conseguirá obter ótimos resultados. Veja a seguir as quatro alternativas diferentes para fazer um furo em seu cinto e o passo a passo de cada uma.

Como fazer furo em cinto com prego:

Pregos ao lado de um martelo

A forma mais simples para fazer um furo no cinto é utilizando um prego. Se você tiver uma caixa de equipamentos em sua casa, provavelmente você irá encontrá-lo junto de um martelo. Confira, adiante, mais detalhes dos materiais necessários e instruções de como fazer um furo usando tais ferramentas.

Materiais

Os materiais que serão utilizados para fazer um furo no seu cinto serão: um prego, um martelo e um suporte de apoio. Neste caso, pode ser um pedaço de madeira, papel ou couro. Caso não tenha algum destes itens, você poderá encontrá-los em qualquer loja de material de construção ou no setor de casa e construção dos supermercados e de marketplaces.

Faça medida e marque

O primeiro e mais importante passo antes de iniciar o furo é tirar a medida de onde será perfurado o cinto. Para tanto, veja a distância entre os furos já existentes para escolher um local razoável e alinhe o ponto com os demais orifícios. Em seguida, faça a marcação.

De forma a manter um melhor acabamento no cinto, marque na parte frontal do couro onde você deseja realizar a perfuração. Ela pode ser feita com o próprio prego, pressionando-o sobre o local. Se preferir, ao invés do prego, você pode fazer a marcação com o uso de uma caneta ou lápis. Evite utilizar fita crepe ou qualquer outro material colante para auxiliar na marcação, pois a própria fita pode danificar o couro.

Fazendo o furo

Por fim, o último passo é realizar o furo. Para isso, coloque o suporte de apoio sobre a mesa e acima dele coloque o cinto. Não se esqueça de virar a parte da frente do couro para cima, onde será feita a perfuração.

Sobre a marcação, posicione bem a parte pontiaguda do prego no couro para evitar que eles se movam. Em seguida, dê golpes firmes no martelo para que o prego perfure o cinto. Desta forma você conseguirá obter ótimos resultados.

Como fazer furo em cinto com furadeira:

Pessoa segurando furadeira

Caso você tenha uma furadeira elétrica disponível em sua casa, também é possível utilizá-la como ferramenta para fazer o furo em seu cinto. Neste caso, se o fizer de forma consistente desde o início da perfuração, conseguirá fazer o buraco de forma fácil e rápida no couro.

A seguir você encontrará mais detalhes sobre este procedimento.

Materiais

Para fazer um furo usando uma furadeira, você precisará de: uma furadeira elétrica, uma broca e um suporte grosso de apoio, que pode ser um pedaço de madeira ou couro. Mais uma vez, se você não tiver algum dos itens acima, você os encontrará em qualquer loja de material de construção ou no setor de casa e construção de supermercados e de marketplaces.

Faça medida e marque

O ponto chave para este método é fazer o furo na medida certa, usando o tamanho de broca ideal para a dimensão do furo. Em um cinto com tamanho regular, você conseguirá fazer um orifício de tamanho ideal usando uma broca de 3/16 polegadas.

Depois de separar os objetos a serem utilizados, meça onde será feito o buraco. Neste caso, lembre-se de verificar o distanciamento e alinhamento com os demais furos. Em seguida, manualmente, utilize o lado mais pontiagudo da broca para pressionar contra o couro, no local onde será realizado o procedimento. Desta forma, faça um sulco suficiente para facilitar no momento da perfuração.

Fazendo o furo

Por fim, coloque o cinto sobre o suporte de apoio para iniciar a perfuração. Neste momento, certifique-se de segurar firmemente o cinto antes de iniciar o furo. Se preferir, coloque objetos pesados sobre cada extremidade do cinto como, por exemplo, blocos de madeira. Caso contrário, o couro pode se prender na broca e girar no lugar.

Em seguida, posicione a broca sobre a marcação feita e a mantenha pressionada contra o cinto. Acione a furadeira e lembre-se de iniciar o procedimento com muito cuidado e de forma firme. Assim você obterá um furo limpo e impecável para seu cinto.

Como fazer furo em cinto com furador de papel:

Furador de papel duplo na cor verde

A terceira alternativa para fazer um furo em seu cinto é utilizando um furador de papel. Mesmo não sendo tão comum utilizar esta ferramenta para perfurar o couro, desta forma você utilizará menos materiais e terá maior praticidade para fazer o ajuste no cinto.

Veja a seguir mais detalhes sobre como utilizar o furador de papel.

Materiais

O material a ser utilizado é apenas um furador de papel ou um alicate perfurador de papel. Para tanto, dê preferência a esta ferramenta feita de metal por ser mais resistente e eficiente para fazer o furo. Caso você deseje adquirir um, é possível encontrá-lo em qualquer papelaria ou na parte de material de escritório dos supermercados, marketplaces e lojas de departamento.

Faça medida e marque

Um ponto importante para fazer o furo com um furador de papel é escolher a medida da perfuração de sua ferramenta. Neste caso, opte por modelos com perfuração igual ou superior a 6mm ou 20 folhas.

Em seguida, escolha o local onde será feito o buraco no cinto e faça uma marcação. Para tanto, você pode pressionar levemente o furador no cinto ou, se preferir, pode optar por fazer uma marca com o auxílio de uma caneta ou lápis. Certifique-se que o ponto está alinhado e possui uma distância adequada com os demais furos, para garantir que o cinto fique ajustado com seu corpo.

Fazendo o furo

Depois de fazer a marcação, encaixe o cinto entre as bocas do furador. Caso sua ferramenta possua dois ou mais pontos de perfuração, lembre-se de posicionar os objetos de tal forma que o furador atravesse apenas no ponto desejado.

Feito isso, aperte firmemente o furador para realizar o furo. Se necessário, aperte mais algumas vezes até que consiga perfurar o cinto por completo. Enquanto estiver perfurando, tome cuidado para pressionar o furador de forma concisa e não danificar o couro. Ao final, abra a boca do furador e retire o cinto com cuidado. Desta forma você conseguirá obter mais um orifício no seu cinto.

Como fazer furo em cinto com perfurador de couro:

Perfurador de couro com cinto ao fundo

Embora não seja tão comum ter um perfurador de couro em casa, esta ferramenta é a forma mais sugerida para se fazer um furo no cinto. Simples e prática de se manusear, utilizando esta ferramenta você obterá um acabamento perfeito.

Aprenda abaixo como utilizar o perfurador de couro.

Materiais

Para você fazer um furo será necessário apenas um perfurador de couro. Também chamado de alicate perfurador ou vazador de couro, este objeto possui uma roda giratória com vários tamanhos para perfurar superfícies grossas. Além disso, ele tem molas de pressão que facilitam no momento do manuseio.

Você pode encontrar facilmente um destes em lojas especializadas em materiais de couro ou no setor de casa e construção de supermercados e de marketplaces.

Faça medida e marque

Primeiro, com o perfurador de couro, você precisará ver qual o tamanho da extremidade presente na roda giratória que irá se adequar ao tamanho do furo. Para escolher a dimensão compatível com o buraco de seu cinto, basta encaixar a ponta em qualquer um dos furos já existentes em seu cinto. Desta forma, a ponta deve se encaixar corretamente nele.

Depois disso, escolha o ponto onde será realizado o furo. Faça a marcação pressionando levemente o furador no couro. Se preferir, ao invés do furador, utilize uma caneta ou um lápis para marcar o local. Além disso, lembre-se de alinhar o ponto com os demais furos de seu cinto e deixe uma distância razoável entre eles.

Fazendo o furo

Antes de fazer o furo, verifique se você selecionou a ponta correta do perfurador de couro para fazer o orifício no cinto. Para isto, veja se a ponta desejada está alinhada com o outro lado da outra boca do perfurador. Caso não esteja, gire a roda até deixar ambas as partes alinhadas.

Para um melhor acabamento, coloque o lado externo do cinto contra a extremidade pontiaguda. Feito isso, encaixe o cinto entre as bocas do alicate, centralizando-o sobre a marcação. Segure bem o cinto e, em seguida, aperte a alça firmemente até perfurar todo o couro. Desta forma, você obterá um furo perfeito.

Conheça também ferramentas para ajudar no dia a dia

Neste artigo te ensinamos a fazer furo em cinto, e agora que entramos nesse assunto de facilidades no dia a dia, que tal conhecer algumas ferramentas para te ajudar? Se tiver algum tempo sobrando, confira abaixo!

Os 10 melhores kits de ferramentas de 2022: da Stanley, Tramontina e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/981

Em busca de um kit de ferramentas? Veja aqui quais os melhores disponíveis no mercado, dicas para escolher o ideal para você, preços e onde encontrar.

As 10 melhores furadeiras de 2022: de impacto, portáteis, sensitivas e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1082

Está em busca de uma furadeira que possa atender as suas necessidades? Confira neste artigo quais os tipos de furadeiras, os preços e algumas dicas de compra!

Os 10 Melhores Marteletes de 2022: Bosch, Makita e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2379

Os marteletes são ferramentas bem úteis no dia-a-dia. Neste artigo falaremos sobre as melhores opções disponíveis no mercado atualmente e como escolher a ideal!

Faça furos no cinto e deixe na sua medida!

Mão furando cinto com perfurador de couro

Agora que você chegou até aqui, você viu como é fácil fazer furos no seu cinto em casa! Adapte suas roupas e também o tamanho de seus cintos conforme sua necessidade, deixando-o mais ajustável e confortável possível.

Conforme vimos, existem diferentes formas e ferramentas de fácil acesso que possibilitam fazer um furo no cinto. Dependendo dos materiais que você tiver disponível, escolha a forma mais conveniente para você. Você acabou de aprender a fazer um furo de forma prática e sem precisar sair de casa, então coloque esse conhecimento em prática: aproveite essas dicas e faça você mesmo o ajuste em seu cinto!

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos