Praias de Ilhéus: conheça as melhores praias da região da Bahia e mais!

Praias de Ilhéus: conheça as melhores praias da região da Bahia e mais!

Já ouviu falar das praias de Ilhéus na Bahia? Veja tudo sobre esse destino de viagem barato, seus pontos turísticos e se encante com esta beleza do nosso país!


Venha para Bahia conhecer as praias de Ilhéus

Uma praia de dia com coqueiros e água cristalina

Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia. É o sétimo município baiano mais populoso, e cada vez mais está recebendo atenção como centro turístico da região nordeste. Possui um extenso litoral, e é famosa por ser a cidade natal do escritor Jorge Amado. O centro da cidade é voltado para a arquitetura colonial, proveniente da cultura de produção do cacau especialmente nos anos 1800.

Ilhéus é cercada por uma faixa verde nativa e possui - de norte a sul - várias praias de areia branca que valem a pena explorar. Apesar da infraestrutura das praias (e até do centro da cidade) não ser tão desenvolvida quanto Salvador, por exemplo, isso não diminui em nada a experiência do viajante. Muito pelo contrário, dá a oportunidade de explorar além das praias em si a gastronomia em seu aspecto mais rústico e tradicional, que é bastante elogiada inclusive.

Já pensou em conhecer as praias de Ilhéus na Bahia? Este artigo é para as pessoas que procuram lugares incríveis para viajar. Então conheça aqui as praias de Ilhéus: simplesmente as melhores praias da região da Bahia!

Como chegar e localização de Ilhéus

Em primeiro lugar, é importante saber que Ilhéus se situa a 405 km de Salvador. Portanto, pode ser uma excelente alternativa para quem quiser fugir dos passeios tradicionais na Bahia. É a cidade natal de Jorge Amado, o famoso compositor, e possui atrações para todos os gostos e bolsos.

Em Ilhéus, especialmente nos 84 km de praias e seus arredores, o turista pode conhecer a riquíssima variedade natural paradisíaca da região, bem como ter infraestrutura de barracas, quadras, ciclovias e calçadões. As praias de Ilhéus oferecem locais perfeitos para esportistas, quem gosta de natureza, caminhadas, banhos em locais tranquilos e paisagens de tirar o fôlego. Fica até difícil escolher qual visitar, porém visite o máximo de praias que sua viagem lhe permita.

Além disso, a gastronomia das praias de Ilhéus é conhecida por sua tradição. O turista pode conhecer diversas opções de moquecas, bobós, pratos com frutos-do-mar e acarajé. A influência exterior pode ser vista tanto nos restaurantes italianos bem como franceses, e as churrascarias permitem que o cliente tenha uma experiência eclética com a mistura entre pratos tradicionais e de outras regiões do país. Da mesma forma, as lojinhas oferecem produtos elaborados com matéria-prima da própria região, como chocolate artesanal em vários formatos e recheios.

Por tudo isso, se quiser sair dos passeios tradicionais e quiser conhecer esse pedaço pouco explorado do Brasil, vai adorar este artigo! Selecionamos todas as informações que você precisa para planejar sua viagem. Veja agora como chegar nas praias de Ilhéus!

Localização das praias de Ilhéus na Bahia

Vista de cima de uma das praias de Ilhéus

Em primeiro lugar, já que as praias de Ilhéus não são distantes da capital, é necessário saber como chegar de carro e avião. Ambos são boas opções, tendo em vista os valores acessíveis e o pouco tempo de deslocamento. Além disso, tendo em vista que economia de tempo e dinheiro em transportes são fatores essenciais no planejamento de uma viagem, Ilhéus se torna uma opção perfeita para conhecer. Veja a seguir como acessar Ilhéus tanto de carro como de avião.

Viagem de carro

Grupo de amigos em um carro

Saindo de Salvador, o viajante pode chegar a Ilhéus acessando a BR-101 e continuando pela BR-415 por aproximadamente 30km. A BR-101 é o principal acesso para Itabuna, continuando pela BR-415 até Ilhéus. O trajeto total fica em torno de 460 km. Atravessando a baía de Todos os Santos pelo ferry boat, a distância até Ilhéus cai para 310 km.

Se você não tiver carro, pode alugar sem problema. A partir de 7 dias, é calculada a tarifa semanal e se o período se estender por 30 dias ou mais, saiba que a tarifa mensal compensa mais do que a manutenção de um carro particular.

Viagem de avião

Mulher com bilhetes de avião e bagagem

O turista também tem a opção de ir até a cidade de Ilhéus de avião, o aeroporto da cidade leva o nome Aeroporto Jorge Amado e só opera voos nacionais. Os voos partem das principais capitais do Brasil: Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Porto Alegre, bem como Brasília e Curitiba.

Chegando no aeroporto, tudo é próximo e o turista tem várias opções como táxi ou vans que farão o translado até o hotel. O Serviço pode ser contratado diretamente no aeroporto ou pode ser previamente combinado com o hotel (opção mais recomendada).

As melhores praias de Ilhéus no norte

Se animou para conhecer essa região incrível? Então confira agora as praias mais famosas de Ilhéus e comece já seu planejamento de viagem!

Praia do Pé de Serra

A Praia do Pé de Serra, localizada a 35km de Ilhéus, é um excelente local para quem procura paz. É uma das mais belas e calmas praias da região, excelente para caminhada com sua extensão de areia branquinha e águas calmas. Porém, possui apenas duas barracas, sendo considerada de infraestrutura precária. Mas não se deixe enganar – as barracas são excelentes, os valores são acessíveis e o povo é conhecido por ser hospitaleiro e gentil. Vale a pena conhecer.

Praia dos Coqueiros

Antes de mais nada, como o próprio nome já indica, esta praia de Ilhéus é composta por uma paisagem repleta de coqueiros. Tal qual sua vizinha também é mais calma e possui águas de correnteza mais fraca. Porém, a infraestrutura é um pouco mais ampla, tendo várias barracas e até opções de alimentação fora delas. Na Praia dos Coqueiros o turista também encontra aluguel de cavalos e opções de diversão para crianças.

Praia Ponta do Ramo

A Praia Ponta do Ramo é tranquila, sendo perfeita para quem busca sossego. Apesar da pouca infraestrutura, essa extensa faixa de areia próxima da cidade de Ilhéus é uma ótima opção tanto para caminhadas como para a prática de esportes. Além disso, o turista ainda pode aproveitar a chegada de pescadores com peixes, camarões, caranguejos e frutos-do-mar frescos da região, preparados pelas pequenas barracas em toda a praia.

Praia Barra do Sargi

Esta praia de Ilhéus também entra na categoria tranquilidade. A Barra do Sargi é uma praia de quase 5km de coqueirais, areia branquinha e sem pedras. O encontro do rio com o mar oferece uma vista surreal, além de piscinas naturais excelentes para banho. Nesta Praia de Ilhéus existe uma variedade de barracas, restaurantes e hospedagens, reunindo tudo que o turista precisa para dias de sossego e paz.

Praia do Norte em Ilhéus

A Praia do Norte está situada a apenas 8km da cidade de Ilhéus. É considerada um lugar paradisíaco, com águas mornas e tranquilas. Além disso, o mar não tem pedras e a proximidade com a floresta forma várias piscinas naturais na região, sendo excelente para crianças. E a praia possui uma ciclovia extensa e dois mirantes. Muitos turistas dizem que o pôr-do-sol é um dos mais inesquecíveis das praias de Ilhéus, além da paisagem lindíssima em si.

Praia Mar e Sol

Praia com ondas pequenas

É considerada uma das melhores praias de Ilhéus. Assim como sua vizinha, possui águas mornas e tranquilas, se tornando uma das favoritas para banho. Além de diversas opções de barracas, o turista encontra lojas com produtos artesanais como pinturas, camisetas e lembrancinhas personalizadas da região.

Nas proximidades existem também comidas típicas como caranguejos, moquecas e opções de peixe frito. E, para os mais aventureiros, existe uma trilha que pode ser explorada.

Praia da Vila Paraíso do Atlântico

Esta é reconhecida, entre todas as praias, como a mais isolada ao norte de Ilhéus. Apesar do acesso mais difícil ser uma das mais distantes da cidade, a natureza praticamente intocada oferece uma região belíssima que encanta qualquer turista que queira conhecer o local. Ao contrário das praias anteriores mencionadas, a Praia de Vila Paraíso do Atlântico não possui nenhuma infraestrutura.

Também, a água do mar é mais escura e a vegetação do mangue se mistura com a maré. É um excelente local para quem aprecia parar sua rotina e recarregar as energias observando a natureza.

As melhores praias de Ilhéus no sul

Gostou de conhecer as praias mais conhecidas ao norte de Ilhéus? E que tal ampliar o circuito e conhecer as praias ao sul da cidade? Estas praias são mais procuradas pelos turistas e oferecem excelentes opções de infraestrutura e entretenimento. Continue lendo este artigo e veja o que o sul da Bahia oferece de melhor.

Praia dos Milionários

Esta praia de Ilhéus é um local onde antigas mansões de barões do café ficavam; daí deriva seu nome. É uma das praias mais procuradas em todo o estado. A praia dos Milionários é limpa, possui águas mornas, transparentes e uma extensão de areia fina perfeita para caminhada.

Quando a maré baixa, assim como as mencionadas acima, formam piscinas naturais. Tem diversos quiosques em toda a faixa de areia que oferecem comidas típicas da região, com porções generosas e valores acessíveis.

Praia Cururupe

O nome desta praia de Ilhéus deriva do rio que deságua no mar desta região (rio Cururupe), e é de fácil acesso a partir de Ilhéus. As águas são limpas e, apesar da infraestrutura baixa, as barracas disponíveis da praia são aconchegantes e não deixam nada a desejar em termos de opções ou valores.

Os coqueiros espalhados pela praia oferecem uma excelente opção para passeios e caminhadas. A correnteza forte é muito procurada para a prática de surf, e a vista da lua cheia na Praia Cururupe é de tirar o fôlego!

Praia Cai n’Água ou Praia dos Milagres

É considerada o “Caribe” das praias de Ilhéus. As águas calmas, cristalinas, quentes e esverdeadas fazem da Praia dos Milagres uma das mais disputadas da Bahia. Apesar da baixa infraestrutura de barracas e transporte, as cabanas existentes na região fornecem uma variedade excelente de pratos típicos tradicionais da Bahia, bem como música ambiente. A Praia Cai n’Água oferece também opções de passeios de jangada na costa. Não deixe de conhecer!

Praia do Canabrava

Vista da praia com um coqueiro e o mar cristalino

Fica a quase 25 km do centro de Ilhéus, portanto, uma das praias mais distantes ao sul. Porém, fornece algumas das melhores pousadas e hotéis de todas as praias de Ilhéus. A praia em si tem uma paisagem deslumbrante, com coqueiros gigantes, recifes de coral coloridos na beira e ondas fracas. É excelente para quem viaja em família ou com crianças. No período de maré baixa, o recuo do mar forma piscininhas naturais em toda região.

As melhores praias urbanas de Ilhéus

Só de falar nestas praias dá vontade de conhecer, não é verdade? O melhor é que são mais acessíveis e baratas que outras regiões do país, portanto, excelentes opções de viagem. E que tal fechar o circuito e conhecer agora as praias urbanas de Ilhéus? Veja agora as melhores e comece a sonhar com esse destino incrível.

Praia de São Miguel

Fica bem pertinho da Praia dos Milagres. Em outras palavras, é a continuação do “Caribe” baiano. Tem esse nome por estar localizada perto da vila de pescadores São Miguel, e é conhecida por ser uma das praias mais movimentadas de Ilhéus. Possui como atrativo um calçadão em pedra que separa o mar da rua, portanto, ótimo para caminhadas e andar de bicicleta.

A faixa de areia da praia de São Miguel é menor em comparação com as outras, e as águas têm tonalidade verde escuro. A região é conhecida por ter ótimas casas que são alugadas por temporada.

Praia do Cristo

Localizada quase no centro de Ilhéus, é das praias a mais icônica por ter uma estátua do Cristo Redentor bem na orla. Muitos residentes amam passear no calçadão da praia, bem como apreciar a vista da região especialmente no pôr-do-sol. Pertinho fica a ponte de acesso à cidade, a ponte Jorge Amado.

O encontro do rio com o mar faz a orla ter áreas de correnteza mais forte e mais fraca, então, é bom ter cautela. O perímetro é cheio de barraquinhas e vendas de petiscos e produtos artesanais.

Praia do Pontal

Fica bem próxima da entrada da cidade de Arraial (não confundir com Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, apesar de ser tão bonita quanto) e da Praia do Cristo, e o curto acesso se dá através de uma estrada de terra batida. Apesar de estar na categoria das praias urbanas de Ilhéus, é menos frequentada por turistas. Portanto a natureza do local, com poucos impactos ambientais, é encantadora. É ponto de encontro para quem gosta de caiaque, velejar e de stand-up paddle.

Outros locais para visitar em Ilhéus

As praias de Ilhéus certamente são uma atração digna de ser visitada. Mas que tal estender a visita baiana e conhecer a cidade histórica de Ilhéus, que é ponto de partida para todas elas? Veja agora os melhores pontos turísticos da cidade de Ilhéus!

Centro histórico

A cidade de Ilhéus é quase tão antiga quanto a história do próprio país. Foi fundada em 1534, e como o artigo mostrado acima, possui uma grande extensão de praias em todos seu território, bem como uma grande faixa de mata atlântica. São pelo menos 100 km de orla, segundo algumas estimativas. O centro histórico de Ilhéus pode ser conhecido em um dia, a pé, e está repleto de locais que remontam ao período do Brasil colônia.

Casa de cultura Jorge Amado

Sem dúvida alguma, é o ponto turístico mais visitado da cidade. Aliás, Jorge Amado é o nome de um setor inteiro de Ilhéus dedicado ao escritor. O pai de Gabriela amava sua cidade, e a citou em diversas de suas obras. A casa na realidade é enorme, considerada um palacete, e foi construída quando o pai de Jorge Amado tirou a sorte grande na loteria.

Foi inaugurada em 1926, e ainda possui itens originais nos seus 600m² como piso, cortinas de madeira, o vidro das janelas e até o mármore encontrado por toda a edificação. A casa possui um acervo que contém todas as obras de Jorge Amado e de dona Zélia Gattai, inclusive em outros idiomas, e muitos itens doados pela própria família do escritor. Também se encontram no local algumas de suas coleções particulares originais, como de sapos e a máquina de costura de sua mãe.


Horário de Funcionamento

Aberta de terça à domingo, das 10h às 18h

Valor

O ingresso custa R$ 20 e há meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes. Às quartas, a entrada é gratuita. 54 26215755

Telefone

(54) 26215755

Endereço

Largo de Santana, 59-69 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-010. 

Link

https://www.instagram.com/casajorgeamadoofc/

Fazendas de cacau

A fruta de cacau na planta

Em primeiro lugar, é importante saber que não existiria Ilhéus tal qual se conhece hoje se não fosse a produção de cacau. A própria história de Ilhéus se funde com a do Brasil, especialmente durante a grande produção de cacau para exportação e declínio dela. Portanto, não é de surpreender que a cultura do cacau, inclusive na arquitetura, esteja presente em toda extensão de Ilhéus, mesmo próximo das praias.

Existe um circuito para turistas que é específico para as fazendas de cacau. Em todas elas, o roteiro é basicamente o mesmo, passando pelo cultivo, colheita e produção. Não raro ao final da visita, o turista pode se deliciar com diversos chocolates produzidos na região, tornando o circuito um passeio inesquecível.

  • Fazenda Yrerê

Horário de Funcionamento

De 2ª a sábado das 9h às 16h e aos domingos até às 12h 

Valor

R$ 30 por pessoa (crianças não pagam)

Telefone

(73) 3656-5054 / (73) 9 9151-0871 / (73) 9 9997-7175

Endereço

Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), km 11 

Link

https://www.instagram.com/fazendayrere/

  • Fazenda Provisão

Horário de Funcionamento

De segunda a sábado, das 8h às 17h 

Valor

R$ 30 (crianças até 12 anos não pagam)

Telefone

(71) 9 9624-4647 

Endereço

Rodovia Ilhéus-Uruçuca, km 27 

Link 

http://fazendaprovisao.com.br/

  • Mendoá Chocolate

Horário de Funcionamento

Visitas somente com agendamento prévio – ligue alguns dias antes de sua viagem

Valor

Varia de acordo com a temporada

Telefone

(71) 3022-4807 

Endereço

Rodovia Ilhéus-Uruçuca, km 20 

Link

https://www.mendoachocolates.com.br/

  • Estação Rio do Braço

Horário de Funcionamento

Sábados e domingos, das 11h às 18h – horários diferenciados em eventos especiais

Valor

De acordo com a temporada

Telefone

(73) 9 9926-6175 

Endereço

Rodovia Ilhéus-Uruçuca, km 25 – Estrada do Rio do Braço 

Link

https://www.vemprafabrica.com.br/empresa/estacao-rio-do-braco/

Bar Vesúvio

Não pode deixar de ser visitado. O Bar Ilhéus é ponto turístico da cidade, inclusive para quem está de passagem para as praias, e apesar da alta demanda sempre tem lugar para mais um. Fica perto da Casa de Jorge Amado e da Catedral de Ilhéus, portanto, pode ser conhecido no próprio circuito a pé pela região.

Oferece um cardápio variado, que vai desde quibe frito, medalhão de filé mignon, moqueca e escondidinho de charque com salada de rúcula, entre outros, até o tradicionalíssimo drink de mel de cacau com morango e a sobremesa coco tropical. Os valores são acessíveis e os pratos bem generosos.


Horário de Funcionamento

Segunda a Sábado entre 11h e 22h

Valor

R$ 25,00 - R$240,00

Telefone

(73) 3634-2164

Endereço

Praça D. Eduardo, 190

Link

https://www.instagram.com/barvesuvio/

Catedral de São Sebastião

Localiza-se próxima ao bar Vesúvio. A Catedral de São Sebastião teve sua inauguração em 1967 e é vista como uma das igrejas mais bonitas da Bahia. É considerada uma obra-prima arquitetônica. Na sua fachada foram inseridos detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Horário de Funcionamento

Missas: Terça ás 18h / Quinta a Missa da Misericórdia 12h / Domingo às 8:30 e às 19h

Valor

Gratuito

Telefone

(73) 3231-0402

Endereço

São Sebastião, Ilhéus - BA, 45653-040

Link

https://www.tripadvisor.com.br/

Não deixe de conhecer as praias de Ilhéus na sua próxima viagem!

Uma mulher de vestido branco e no mar

A riqueza da biodiversidade de Ilhéus, com suas praias, centro histórico e produção de cacau, certamente a colocam no mapa de melhores rotas turísticas da região nordeste do Brasil. Ilhéus atrai visitantes de todos os lugares do país, além de turistas do exterior, e concentra uma das melhores e mais acessíveis regiões para viagem.

Se animou para conhecer Ilhéus? Então aproveite todas as dicas desse artigo e curta tudo que Ilhéus e suas praias possuem para lhe oferecer!

Autor deste artigo

Existindo, sonhando, explorando, descobrindo - vivendo!

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos