Altura da pia de cozinha: padrão, materiais, localização, ilha e mais!

Altura da pia de cozinha: padrão, materiais, localização, ilha e mais!

Pretende planejar sua cozinha? Veja neste artigo dicas sobre pias de cozinha, os materiais que são feitas, alturas e as melhores localizações na cozinha!


Saiba o melhor lugar para a altura da pia para sua cozinha!

Pia de cozinha

Você também considera a cozinha como um dos cômodos mais importantes da casa? É na cozinha onde os alimentos são preparados, se recebe amigos e muitas memórias afetivas são criadas nela. Cada vez mais o mercado investe em produtos e acessórios para facilitar a vida de quem utiliza este cômodo tão importante do lar. Portanto a cozinha, junto com tudo mais que a compõe, não pode ser negligenciada na casa.

Existem pelo menos três itens indispensáveis na cozinha: pia, geladeira e fogão. Falando especificamente sobre a pia, é indispensável tanto na hora de cozinhar como de efetuar outras tarefas domésticas essenciais, como lavar a louça ou alguns alimentos.

Assim, a ergonomia e a altura de sua pia de cozinha são essenciais para uma rotina saudável. A altura da pia de sua cozinha interfere diretamente em seu conforto e
sua qualidade de vida.

Este artigo é para quem procura saber como planejar a altura de sua pia de cozinha. Ficou interessado? Então veja agora algumas dicas, a começar pela altura ideal para as pias de cozinha!

Alturas recomendadas para as pias de cozinha

Pia de cozinha vista de cima

Qual a altura ideal para uma pia de cozinha? Por mais que existam várias respostas a esta pergunta, existe sim um padrão de engenharia considerado o ideal em cada caso. Veja agora o que os especialistas no assunto recomendam.

Altura padrão

A altura padrão considerada ideal, geralmente, é de 90 centímetros. Este cálculo foi feito relacionando o porte médio dos brasileiros, especialmente as mulheres por serem as que mais utilizam a pia, e a frequência de uso que se faz de uma pia de cozinha.

80 centímetros ou menos

Esta altura de pia de cozinha é recomendada para pessoas que tem ou convivem com alguém que tenha uma necessidade específica. Por exemplo, os especialistas recomendam essa altura quando uma pessoa possui estatura muito baixa ou quando há crianças ou pessoa com necessidade específica na casa.

1 metro

Entre a altura ideal e esta existe uma diferença de apenas 10cm. Apesar de parecer pouco, faz uma tremenda diferença para quem está acostumado com uma pia de cozinha mais baixa. Porém, com esta altura se ganha mais espaço para armários embaixo da pia.

Mais de 1 metro

Esta altura de pia de cozinha é considerada apenas em casos especiais. Também pode ser uma opção para quem tem ou convive com quem tenha alguma necessidade específica. Porém, pode desvalorizar o imóvel, tendo em vista que compradores estão cada vez mais exigentes em relação à praticidade dos itens do lar.

Problemas que podem causar se a altura estiver errada

Em primeiro lugar, o problema mais comum causado pela altura incorreta de uma pia é a dor nas costas. Quando alguém se curva para lavar a louça ou preparar algum alimento, e isso repetidas vezes todos os dias, é gerada uma sobrecarga na coluna vertebral; daí a dor e todo o desconforto que vem em consequência da má postura.

Além disso, se a altura da pia estiver errada, o sifão também será instalado de forma errada e isso vai gerar retorno de gases ao ambiente. E até a estética da cozinha pode ficar comprometida, bem como a higiene, já que a altura incorreta da pia de cozinha é uma das causas mais comuns de entupimento tanto do ralo como da tubulação.

Em caso de acessibilidade

Atualmente, há um grande público interessado em lares mais acessíveis. Muitos convivem com idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais ou alguma outra circunstância que exige instalações diferenciadas. Muitas empresas estão projetando edificações para que sejam cada vez mais acessíveis.

E todo mundo concorda que, para quem convive com alguém de necessidades especiais, quanto mais prático melhor. Portanto, a altura de pia de cozinha para um caso especial não deve ser desconsiderada em hipótese alguma. Pequenas alterações podem ser a solução ou se tornar desconfortos enormes em termos práticos.

Onde a pia pode estar localizada

Acima de tudo, a cozinha é uma área de trabalho, de descanso e de lazer. Portanto, alguns detalhes sobre a localização de uma pia de cozinha devem ser levados em conta. Os quesitos básicos são: funcionalidade, segurança, conforto, circulação e iluminação. O ideal é que ela esteja próxima tanto da área social (jantar) como da área externa (facilitando a chegada de compras, por exemplo).

Levando em conta estes itens, existem alguns locais básicos onde a pia da cozinha pode ser instalada. Veja agora quais são.

Bancadas

Pia em bancada

Cozinhas novas estão sendo projetadas de modo cada vez mais prático e funcional. Os novos lares estão com tamanho cada vez menor, levando em consideração que uma pessoa geralmente passa a maior parte do tempo fora de casa. O conceito aberto, como a unificação de ambientes cozinha-sala ou cozinha-área social, está se tornando cada vez mais comum.

Pensando nisso, a instalação da pia da cozinha na bancada é muito procurada, justamente por ser versátil e possibilitar a realização de várias atividades facilmente ao mesmo tempo.

Ilha

Pia em ilha

Este é um caso a ser pensado com cuidado, pois a ilha de cozinha ocupa um bom espaço que poderia ser de circulação. Para algumas pessoas, um móvel a mais na cozinha que possa agregar vários itens como armário e fogão é uma vantagem maior do que a área de circulação em si.

Por outro lado, alguns preferem ter menos móveis neste cômodo da casa. Mais uma vez, adeque o seu gosto de acordo com sua necessidade na hora da escolha e planejamento de uma ilha.

Centro da cozinha

Pia no centro da cozinha

É um conceito parecido com a ilha. Também pode ser posicionada no meio do ambiente, ao invés de colado na parede como o usual. A única diferença é que a ilha geralmente é composta por um móvel planejado; já a pia no centro da cozinha pode ser composta por diversos materiais.

Sobre as pias

Pia de cozinha branca

Desde a Revolução Industrial, as pias mudaram de “local sujo” para “local de produção” da casa. Quem trabalha com design de interiores afirma que é cada vez maior a quantidade de pessoas interessada em ter uma cozinha planejada, personalizada.

E o mercado está cada vez mais cheio de produtores com opções mais modernas de pias de cozinha e os acessórios dela. Não é à toa que é considerado o local mais visitado pelos ocupantes de uma residência.

Por isso, uma pia de cozinha bem planejada é peça essencial para o bem-estar do lar. Ela pode conferir tanto a beleza do local como a simplificação de tarefas dele. Confira agora dicas adicionais para que a pia de sua cozinha seja prática e funcional.

Profundidade da pia

Engenheiros e designers de interiores afirmam que a profundidade ideal para uma pia de cozinha é de 65cm (ou algo em torno desta medida, a depender da necessidade). No mercado, existem opções a partir de 50cm. Como escolher?

A melhor sugestão é pensar no que será melhor para você. Não pense apenas na questão estética, porque no dia a dia o que conta mesmo é a otimização da rotina dos moradores do lar. Algumas pessoas não veem problema em uma bancada de pia mais estreita, assim, deixando mais espaço livre de circulação na cozinha.

Outras preferem uma pia mais profunda, para ter mais espaço de trabalho bem como disposição maior para a louça. Avalie o que vale mais a pena em sua rotina antes de tomar esta decisão.

O estilo de torneira

A pia de cozinha sem dúvida alguma chama a atenção. Portanto, se você considera este item fundamental, saiba que a questão estética pode ser explorada de forma prática sem alterar a funcionalidade da pia.

Um bom exemplo disso são os diversos tipos de torneiras disponíveis no mercado: tanto convencional como monocomando (controla temperatura e vazão da água ao mesmo tempo com o mesmo dispositivo), com misturador (comandos separados para temperatura e vazão da água), de bancada, com ou sem arejador, gourmet, bem como fixas ou móveis. Escolha a que mais se adequa ao seu estilo e à sua necessidade.

Pia de duas cubas

Este é um modelo de pia cada vez mais procurado principalmente por aquelas pessoas que utilizam bastante a cozinha no dia a dia. Ela facilita a lavagem da louça, possibilita tanto a utilização da pia por duas pessoas ao mesmo tempo bem como o trabalho em dupla, e facilita por exemplo lavar os legumes em um lado e a louça do outro.

Existem cubas de embutir, de sobrepor, dupla e tripla. Existe até quem separe uma das cubas para lavar rapidamente alguma roupa (principalmente pessoas solteiras). Ou seja, só vantagens!

Localização de drenagem

Este é um dos itens mais importantes da pia de cozinha. Instalações hidráulicas não podem ser trocadas a todo instante e tanto os materiais em si são caros como a própria manutenção requer mão-de-obra especializada. Portanto, precisam ser bem planejadas. Isso fora que não existe coisa pior para a cozinha do que uma pia entupida, tanto na questão visual como especialmente na questão da higiene doméstica.

Portanto, fique atento à altura da instalação, bem como a produtos que podem obstruir a tubulação como pó de café, gorduras de todo tipo ou amido. E invista em acessórios que podem filtrar os produtos que entram na pia, como telas para o ralo ou cestos escorredores.

Materiais que a pia da cozinha pode ter

Em primeiro lugar, apesar deste item parecer menos importante, interfere diretamente no seu conforto e no seu bolso. Consequentemente, é importante pensar na durabilidade, higiene, resistência, impermeabilidade e praticidade da pia.

Você tem essa dúvida? Não sabe o que levar em consideração ao escolher o material para sua pia de cozinha? Não tem problema: você achou o artigo correto. Continue lendo para saber algumas dicas básicas dos materiais mais comuns encontrados atualmente no mercado.

Mármore

Pia de cozinha de mármore

Certamente um dos mais procurados. O mármore tanto é um material durável como bonito, o que contribui muito para a estética da cozinha. Mas tenha em mente que o mármore além de mais caro é uma pedra porosa, ou seja, absorve água.

Mesmo passando por um tratamento diferenciado no processo de produção, ainda é mais suscetível a manchas. Existem profissionais especializados na limpeza de manchas de mármore, mas a mão-de-obra é cara e mais difícil de ser encontrada.

Além das manchas causadas pela absorção de água, o mármore também não resiste a produtos como ácidos (laranja, limão, vinagre, abacaxi) ou produtos de limpeza, especialmente os abrasivos (água sanitária, por exemplo). É justamente por isso que muitos preferem avaliar o custo-benefício (não apenas a questão estética) antes de se decidir pelo mármore na pia de cozinha.

Inox

Pia de cozinha de inox

Este é o material mais procurado para pia de cozinha. O inox demora bastante tempo para enferrujar, é mais barato e é reciclável. Com uma boa manutenção, também pode ser um dos destaques da cozinha. E possui uma vantagem que faz a diferença no dia a dia: é muito prático de limpar.

Granito

Pia de cozinha de granito

O granito também é comum para pia de cozinha. Apesar de ser bastante confundido com o mármore, é mais barato em relação a este. Porém, o granito é uma pedra menos porosa (absorve menos água), então, não mancha facilmente. Também possui durabilidade bem maior, fazendo o granito ser bem mais procurado do que o mármore no mercado.

Pedra sintética

Pia de cozinha de de pedra sintética

Já tinha ouvido falar neste material? Dito de forma simples, é uma rocha produzida artificialmente com a mistura de diversos materiais, sendo o mais comum o quartzo. Considerada por muitos o mais bonito dos materiais, a pedra sintética pode ser polida ou brilhante e, sem dúvida, dá um destaque incrível ao ambiente. É encontrada em diversas cores, e a resistência deste material é muito superior ao mármore ou granito.

Possui altíssima durabilidade, opções de cores e formatos, resistência a impactos e manchas de todo tipo, quase não absorve água e a higiene fica impecável, considerando que tem proteção antibacteriana.

Concreto

Pia de cozinha de concreto

Apesar de ser menos comum em cozinhas, o concreto também é um material que pode ser utilizado em pias de cozinha. Pode ser moldado do jeito que o cliente quiser, além de poder ser combinado com outros materiais. Pode até ganhar cores. O concreto tanto possibilita uma personalização mais fácil do ambiente como um custo-benefício melhor.

É necessária uma preparação especial do concreto neste caso, para garantir sua durabilidade e resistência. Mas pode ser utilizado em qualquer lugar da cozinha, garantindo sofisticação e praticidade na rotina diária.

Porcelanato

Pia de cozinha de porcelanato

Ao contrário do que muitos pensam, o porcelanato é muito versátil e pode ser utilizado tanto no chão como em pias de cozinha. Inclusive, pode substituir com eficiência o mármore, o granito e o concreto. É tanto resistente como durável e impermeável.

E se você revestir a ilha ou a instalação central com porcelanato, pode ser combinado com o fogão, os armários e até a geladeira tornando a cozinha de estilo único. O porcelanato também resiste a diversos materiais da cozinha, e é de fácil manutenção e limpeza.

Trabalhe em uma pia recomendada para sua altura!

Pia de cozinha preta

Conforme mostrado neste artigo, a pia de cozinha é item indispensável tanto para o conforto como para a beleza e o bem-estar do lar. Portanto, deve ser pensada com cautela. E a ergonometria deve ser visto como um dos itens principais, tendo em vista que a má instalação da pia ou a falta de atenção na altura dela pode causar sérios problemas de saúde e desconforto.

Portanto, faça bom uso das dicas mostradas neste artigo. Combine as opções de pias de cozinha disponíveis no mercado com suas necessidades, e veja na prática como este item aparentemente irrelevante faz uma diferença enorme na vida de quem o utiliza!

Autor deste artigo

Existindo, sonhando, explorando, descobrindo - vivendo!

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos