Churrasco de filé mignon: como fazer, acompanhamentos e mais!

Churrasco de filé mignon: como fazer, acompanhamentos e mais!

O filé mignon é uma das carnes mais chiques do açougue. Aprenda neste artigo como preparar a peça, seus principais acompanhamentos e cortes. Confira abaixo!


Saiba a melhor maneira de se fazer um churrasco de filé mignon!

Peças de filé mignon em um prato e ao lado um molho em um pote

O filé mignon é uma das carnes mais caras e suculentas que possuímos e, por isso, seu preparo deve ser meticuloso para garantir um bom resultado. Quem for grelhar esse corte bovino deve se ater quanto a escolha da peça, a limpeza, o corte e os diferentes temperos que podem acompanhar a carne, dando mais sabor a receita.

Vindo do francês, o nome filé vem de filet, cujo significado remete a rede, e mignon vem da palavra adorável, portanto, a grafia de filé mignon refere-se a um corte fino, caro e suculento da parte traseira do boi, região que quase não tem gordura.

Este artigo vai explorar melhor as possibilidades que temos quando grelhamos ou fazemos churrasco de filé mignon, detalhando os cuidados que o cozinheiro deve ter ao escolher e cuidar da carne, além de dar dicas sobre a receita e sobre acompanhamentos em geral. Confira mais abaixo!

Como fazer um churrasco de filé mignon

Esta seção do texto vai explicar detalhadamente como se preparar um filé mignon na grelha que fique perfeito. Vamos abordar, inicialmente, quais peças escolher no açougue, como limpá-la corretamente, como cortá-la e como temperá-la das mais diversas formas, para que o leitor escolha a que mais lhe agrade.

Escolhendo a carne

Três pedaços de filé mignon cru em uma tábua e ao redor temperos

Escolher a melhor peça pode ser confuso para alguns consumidores, principalmente os de primeira viagem, entretanto, no caso do filé mignon, essa escolha é mais fácil do que parece. Os bifes dessa carne têm pouca gordura, entretanto, priorize os pedaços com mais veias, que sairão mais caros e mais saborosos.

As carnes mais gordurosas foram, durante muito tempo, mais apreciadas pelas pessoas nobres, em detrimento de carnes mais magras. Entretanto, a preocupação com dietas e níveis de colesterol vieram preocupando a população, que pode preferir carnes menos gorduras. Se for o caso, opte por uma peça mais magra.

Limpando a carne

Um pedaço cru de filé mignon e uma faca

Para limpar o filé mignon, deve-se primeiro tirar a cabeça da peça com uma faca de corte, pois uma faca de desossar pode machucar a carne. Após isso, deve-se retirar a fibra da lateral que envolve as proteínas da carne, com uma faca bem afiada ligeiramente para cima, pois para baixo pode-se perder muita carne.

O cozinheiro deve retirar a gordura que desejar da carne, entretanto, muitos profissionais optam por deixar a pouca gordura que o filé mignon tem, para garantir uma receita suculenta. Pode-se tirar as gorduras caso queira uma receita mais magra.

O corte da carne

Três pedaços crus de filé mignon e ao lado temperos

O filé mignon é divido em 3 partes, a cabeça, o corpo e o rabo, a parte do final, mais afinada. Essas 3 divisões recebem diferentes cortes com diferentes propósitos. A cabeça, parte superior da carne, é mais indicada para o Paillard, receita francesa onde o bife é batido até ficar com uma textura bem fina, e depois grelhado em altas temperaturas.

O corpo, ou miolo, deve ser usado para fazer corte de medalhão, Chateaubriand ou Tournedor, sendo indicados para grelha em fogo médio sob bastante tempero. Já no final da carne, o rabo pode ser cortado em pequenos pedaços, que podem ser usados para fazer strogonoff ou receitas de iscas ou tiras.

Como temperar um filé mignon ao alho

Um pedaço de filé mignon com alho

O alho é o tempero mais famoso para carnes, e no caso do filé mignon, ele deve ser aplicado em bifes grossos, principalmente da cabeça, após fazer furos na superfície da peça. É interessante deixar o filé pegando gosto na geladeira, guardado coberto durante 4 horas, retirando apenas na hora de grelhar os bifes.

Recomenda-se colocar na grelha a carne com o alho virado para cima, para que este escorra tempere mais a carne, e após 5 minutos deve-se virar a peça e temperar com sal e pimenta. Pode-se deixar a carne mal passada ou bem passada, indo de preferência do cozinheiro.

Como temperar filé mignon ao molho laranja

Molho de laranja em um recipiente branco e uma colher

Para este tempero, reserve uma porção de suco de laranja natural, alho, vinho tinto seco, sal e cebola, ingredientes que devem ser misturados em um refratário, e que serão utilizados para dar gosto à carne durante 12h marinando na geladeira. Um fato importante aqui é que o corte utilizado deve ser de medalhões, portanto, do meio da peça.

Retire os pedaços de carne do tempero e ponha em uma grelha ao fogo médio, junto de manteiga e azeite, até que se dourem os 2 lados da peça, e depois, esquente o tempero que sobrou em uma panela menor até formar um caldo encorpado que deve ser jogado por cima da carne.

Como fazer um filé mignon a bife de montreal

Um pedaço de filé mignon a bife de montreal em um prato

Essa deliciosa receita leva um tempero muito gostoso, que é composto de pimenta do reino, páprica doce, alho em pó, coentro, açafrão e azeite de oliva, que devem ser misturados em um refratário e deixados marinando a carne durante alguns minutos na geladeira. O legal da receita é que ela vai bem com todos os cortes de filé mignon, desde o menor até o maior.

Deve-se grelhar em fogo médio e o cozinheiro acaba decidindo se prefere um bife bem passado ou mal passado. Entretanto, especialistas apontam que o filé mignon a bife de montreal vai bem com carnes levemente mal passadas ou ao ponto.

Melhores acompanhamentos do filé mignon no churrasco

Por ser uma carne deliciosa, diversos acompanhamentos caem bem com o filé mignon, e esta seção do texto trará mais informações sobre eles, principalmente sobre como cozinhá-los. Confira abaixo os tópicos para mais detalhes!

Batatas assadas

Uma pequena batata assada em um garfo

Para esse acompanhamento, dê preferência para o corte de medalhão do filé mignon, pois esse vai melhor em receitas ao forno. Corte as batatas em rodelas sobre a carne, e ponha no forno a 270°C, durante 45 minutos, com bastante azeite para que fique bem dourado e saboroso, porém sem encharcar a forma.

Retire e sirva, essa receita dá muito certo pois pode ser feita em casa, sem a necessidade de uma grelha, e ainda faz sucesso com o sabor da carne aliado a textura macia das batatas assadas, famosas em nossa culinária.

Salada de batata com maionese

Salada de batata com maionese em um prato branco

Essa salada é um dos acompanhamentos mais icônicos para um churrasco, pois é fácil de se preparar e seu sabor casa perfeitamente com as carnes, também servindo de aperitivo quando o carvão está assando as peças. Para preparar, é muito simples, basta não expor ao calor durante muito tempo, pois ela deve ser consumida gelada.

Corte pedações de batata e misture com ovos de codorna, uma cebola, sal, pimenta, salsinha e maionese, e os 2 primeiros devem ser adicionados em panelas diferentes com água e sal em temperatura alta. Quando estiverem macios, misture os ingredientes e deixe na geladeira por 3 horas antes de servir.

Batata frita

Várias batatas fritas em um prato branco

Para essa receita, deve-se utilizar o rabo do filé mignon, ou seja, usar iscas para juntar com as batatas fritas. É interessante não exagerar no azeite, na manteiga ou no sal, caso a carne seja feita em frigideira, pois esses componentes já vêm em excesso nas batatas fritas e grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde.

Em uma panela média, frite as batatas cortadas em estacas em óleo quente, durante 3 minutos ou até dourarem, após isso, retire e coloque sal e após resfriar, já pode servir, acompanhado com as tiras de filé bem temperadas.

Arroz à Piamontese

Um prato com arroz e alguns vegetais e ao lado uma farofa

Para essa deliciosa receita, use medalhões de filé mignon e bacon para dar um gosto a mais. O arroz à piamontese é feito com o douramento de cebolas e cozimento do arroz, e após esses processos deve adicionar champignons fatiados para dar mais textura a receita, e temperar bem com sal e pimenta do reino a gosto.

O filé mignon deve ser temperado com sal e pimenta do reino, e lembre-se de envolver os medalhões em fatias de bacon. Após isso, é só levar à churrasqueira e grelhar até que fique no ponto desejado para consumir.

Macarrão na manteiga saboroso

Macarrão em um prato

O macarrão é uma comida muito simples de se fazer, e que com os toques certos fica saborosa demais, ainda mais acompanhado de uma carne tão suculenta. Para essa receita, cozinhe a massa em água com um fio de azeite e sal até que fique al dente, após isso, ferva brócolis para dar mais textura ao prato, e tempere e frite a carne como preferir.

No final, tudo deve ser misturado com bastante manteiga, e após a carne atingir o ponto desejado, reserve a comida, decore com cebolinha e sirva!

Abobrinha com alho espanhol

Duas abobrinhas, uma fatiada e outra inteira e ambas na mesa

Para aquelas pessoas que desejam uma receita menos gordurosa, mais saudável e mais nutritiva, a abobrinha com alho espanhol cai muito bem como acompanhamento do filé mignon. Para essa receita, deixe o vegetal descansando em água gelada e empane-as depois de temperar com sal, adicione manjericão.

Prepare o alho espanhol com azeite e misture aos poucos os pedaços de abobrinha conforme o alho for dourando. Sobre a carne, o ideal é comer em medalhões, de preferência ao ponto, para realçar o sabor da carne e dos vegetais.

Brócolis ao alho e óleo

Brócolis temperado em uma panela e garfos e colher ao lado

Uma mistura sem igual e muito fácil de fazer. Brócolis cai muito bem com carnes por sua textura macia e seu sabor agradável e sutil, e esses fatores, aliados com a facilidade de fazer a receita, deixam tudo muito melhor. Separe os pedaços do vegetal e deixe eles cozinhar em vapor d’água com sal durante alguns minutos, até que fiquem macios.

Após isso, corte ou moa 3 dentes de alho em uma panela ou frigideira com azeite ou óleo para dourar, e quando os alhos estiverem quase no ponto, adicione os pedaços de brócolis cortados em pedaços menores, até que peguem o gosto dos temperos. Para essa receita, o corte de Paillard do filé mignon cai muito bem.

Vegetais na manteiga

Vários vegetais diferentes cortados em um recipiente branco

Essa mistura vai fazer todo mundo se apaixonar, pois a junção dos temperos postos nos vegetais é perfeita. Primeiramente, cozinhe cenouras e vagens em água fervente, até que estas fiquem al dente, e após isso, reserve. Depois, em uma panela ou frigideira, doure alho levemente com manteiga, para receber os vegetais.

Coloque na panela ou frigideira abobrinha e tomates cereja e refogue na mistura, mexendo bastante para não queimar durante 3 minutos. Após isso, adicione os vegetais que foram cozidos e alguns temperos, sendo os mais indicados o cominho e o coentro. Refogue por mais três minutos e sirva quente com medalhões de filé mignon.

Salada de chuchu em palitos

Salada de chuchu bem de perto com outros vegetais

As saladas são ótimos acompanhamentos para carnes em geral, pois seu teor de gordura é baixíssimo, enquanto possuem bastante água, e nenhum vegetal é melhor para representar isso do que o chuchu. Para essa receita, corte o vegetal em palitos e cozinhe com água e sal na panela de pressão, desligando quando ela fizer barulho.

Após isso, escorra o chuchu, deixando-o bem sequinho, e tempere com azeite, pimenta do reino e sal, caso seja necessário, e finalize a receita com cebolinha por cima, lembrando que a cenoura também pode acompanhar a salada e ela pode ser servida quente ou fria, acompanhada de pedacinhos de filé mignon.

Salada de pepino com creme de leite

Salada de pepino com creme de leite e ao lado pedaços de pepino e alho

Para essa receita, reserve 2 pepinos japoneses grandes, lavando-os e fatiando-os, e não é preciso descascá-los. Deixe o vegetal marinando em uma mistura de sal, açúcar e limão durante 30 minutos e após isso escorra o caldo, e deixe bem seco para continuar a receita. Corte o filé mignon em medalhões, para comer com a salada.

Após o pepino estar seco, misture em creme de leite, e adicione dill bem picadinho, para não sentir a textura do tempero, somente seu sabor. Essa receita deve ser servida gelada, pois a carne já está bem quente.

Salada de tomate

Salada de tomate, alface e cebola em uma mesa

Muito simples, essa receita de tomate vai impressionar todo mundo. Para fazer é muito fácil, basta selecionar tomates grandes e bem vermelhos, separar meia cebola roxa, folhas de manjericão, cebolinha, azeite, vinagre de vinho branco, sal, pimenta do reino e açúcar para tirar um pouco da acidez da salada.

Basta cortar os tomates e dissolver os ingredientes em uma tigela grande, podendo colocar na geladeira durante algumas horas para que o tomate solte mais de seu suco, porém é importante retirar 30 minutos antes de servir, acompanhando de um Paillard de filé mignon.

Salada de repolho simples e rápida

Salada de repolho  em um pote de madeira e um garfo ao lado

Essa salada é clássica nos Estados Unidos, e lá tem o nome popular de coleslaw. Para fazer esse acompanhamento do filé mignon, prefira fazer um dia antes do churrasco, pois ela fica a salada fica ainda mais saborosa. Separe um repolho verde pequeno e corte-o ao meio e depois em finas fatias, para depois lavá-lo em água corrente.

Tempere com sal e açúcar e misture bem, deixando descansar. Descasque e rale uma cenoura e junte ao repolho seco, acrescente maionese, vinagre e uvas passas. Após misturar bem, certifique-se de que o nível de sal está adequado e guarde na geladeira para servir no dia seguinte, com um bom churrasco de filé mignon.

Salada americana

Salada americana em um prato na mesa

A salada americana é muito gostosa, e vai muito bem como acompanhamento do filé mignon em medalhões. Para fazê-la, basta bater no liquidificador alface americana picada, parmesão ralado e croutons, aqueles pedacinhos de pão bem crocantes, e o molho, feito de óleo, azeite, 1 gema de ovo, 2 dentes de alho, maionese, mostarda e suco de limão.

Tenha em mente que não pode se bater muito a salada, pois ela pode virar uma espécie de maionese, o que não queremos. Após todo esse processo, sirva a salada em um refratário e salpique com cebolinha e pedacinhos de bacon.

Aproveite as dicas e faça um churrasco de filé mignon perfeito!

Jovens desfrutando de um churrasco

O filé mignon não possui toda essa fama à toa, pois é uma carne verdadeiramente de primeira classe, que mesmo com pouquíssima gordura possui um sabor extremamente suculento e apreciado, desde os tempos antigos até os mais modernos. O melhor é a versatilidade da peça, que pode ser utilizada para fazer strogonoff, Paillard, medalhões e tiras como aperitivos.

E cada um desses cortes vai bem com um acompanhamento diferente, então, fique atento quanto a limpeza da carne para escolher qual receita irá acompanhar o seu delicioso churrasco de filé mignon, lembrando sempre de deixar a carne no ponto que preferir!

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo