Flor da fortuna: como cuidar, cores, significados e mais!

Flor da fortuna: como cuidar, cores, significados e mais!

Você sabia que a flor da fortuna tem vários significados? Veja aqui a sua simbologia, como cuidar da planta e criar suas mudas.


Já ouviu falar sobre a Flor da Fortuna?

Flores da fortuna coloridas

A Flor da Fortuna é muito popular na decoração de interiores, canteiros e jardins, e pode ser facilmente encontrada em floriculturas, lojas especializadas e até em mercados. De manejo simples e super resistentes, essas flores são uma ótima alternativa para quem está começando a se aventurar no mundo da jardinagem.

Como o seu nome indica, a planta indica boa sorte e fartura, e é conhecida pela simbologia da cor de suas flores, sendo as mais comuns as brancas, vermelhas, rosas e amarelas. Ela também é uma opção para presentes únicos, que transmitem boas energias e purificam o ambiente onde estão.

Informações básicas da flor da fortuna

Flor da fortuna rosa com botões


Nome Científico Kalanchoe blossfeldiana
Outros nomesFlor da Fortuna, Calanchoe, Calandiva 
OrigemMadagascar (África) 
Porteaté 30 cm
Ciclo de vidaPerene
Floração Ano todo
ClimaTropical, subtropical, equatorial


As Flores da Fortuna se adaptam bem em vasos de diferentes tamanhos e podem chegar até cerca de 30 centímetros, se tornando pequenas árvores com troncos rígidos. Ainda assim, ela é maleável, respondendo bem a podas para adaptar seu tamanho e estrutura ao gosto do jardineiro.

De origem tropical, estas plantas são espécies de suculentas, portanto suas folhas são duras e de cor verde-escura. As flores, que duram meses, tem dezenas de pétalas, organizadas em camadas que brotam de dentro para fora. Seu tempo de vida é longo, podendo durar anos se bem cuidadas.

Flor da fortuna: conheça mais sobre ela!

Arbusto de Flores da fortuna rosas

As Kalanchoes são plantas tropicais adoradas ao redor do globo. Com alguns cuidados essenciais, ela se mantém saudável e florida, trazendo diversos benefícios físicos e espirituais, para o ambiente no qual é plantada. Veja mais sobre os aspectos positivos da Flor da Fortuna aqui.

Origem

As Flores da Fortuna são suculentas nativas da ilha de Madagascar, no sudeste do continente africano, mas existem algumas espécies do gênero Kalanchoe que são originárias da América do Sul e da Ásia. Na China, por exemplo, é uma planta tradicional na celebração do ano novo, por simbolizar riqueza e prosperidade.

Esta planta pertence ao gênero Kalanchoe, palavra derivada do mandariam que significa “aquela que cai e renasce”, em referência a forma de propagação de suas mudas. Apesar de serem plantas tropicais, suas flores pequenas e de cores variadas conquistaram o mundo todo, seja pela facilidade de sua criação, manutenção e reprodução, seja pela sua beleza e simbologia.

Pontos positivos de ter a Flor da Fortuna no seu ambiente

Além de linda, a Flor da Fortuna é conhecida por trazer boas energias e sorte, daí o seu nome. Com uma grande variedade de cores e de longa floração, as plantas do gênero Kalanchoe podem compor arranjos em vasos, floreiras ou canteiros, garantindo uma decoração duradoura.

Elas ajudam a purificar ambientes internos, e trazem prosperidade e afeição para aqueles que as têm. Outra característica positiva da Flor da Fortuna é a facilidade de se criar mudas, bastando colocar ramos ou até folhas da planta no solo, onde criarão raízes. As novas plantas são excelentes opções de baixo custo para presentes e lembrancinhas.

Cuidados essenciais

A popularidade da Flor da Fortuna se deve tanto ao seu significado e beleza quanto à facilidade de seu manejo. Para ter plantas saudáveis e floridas não é necessário ser um grande expert em jardinagem ou usar produtos caros e específicos, basta boa-vontade e atenção.

As Kalanchoes gostam de ambientes iluminados, e não precisam de muita água para se desenvolver. Se adaptam bem a diferentes espaços, podendo se tornar pequenas árvores se estiverem em vasos grandes ou canteiros. Procure sempre observar o aspecto geral da planta e do solo, se atentando à presença de parasitas em suas folhas, especialmente de pulgões.

Principais cores e significados

O próprio nome da Flor da Fortuna indica a simbologia por trás da planta, relacionada à boa sorte e fortuna de quem a recebe. Confira abaixo os significados das suas principais cores:

Flor da Fortuna branca

Flor da fortuna branca

As Flores da Fortuna brancas sinalizam a paz e a tranquilidade, por isso são boas opções para presentear aqueles que buscam uma renovação espiritual e bem-estar geral. Elas também estão relacionadas a questões ligadas à saúde, transmitindo melhoras e energia aos doentes.

Em casas, escritórios ou outros ambientes internos, posicione as flores brancas próximas à porta, em um lugar visível. Isso trará uma sensação de conforto e serenidade para quem entrar nesse espaço.

Flor da Fortuna rosa

Flor da fortuna rosa

As flores rosas, em um geral, estão relacionadas à infância e juventude, e à inocência, vivacidade e energia típicas deste período da vida. Com as Kalanchoes não é diferente: suas pequenas pétalas rosadas dão graça e leveza a salas, quartos, jardins e canteiros. Para uma decoração divertida, coloque a planta em vasos de cores vibrantes.

As flores da fortuna variam do rosa pink a tons mais claros, o que permite a criação de arranjos em vasos em degradê.

Flor da Fortuna vermelha

Flor da fortuna vermelha

O vermelho traz elegância e sedução para os ambientes. As Flores da Fortuna desta cor simbolizam sentimentos intensos, como o amor, a luxúria e o afeto. É um presente romântico e uma decoração especial que, em vasos ou cachepôs escuros, ganham um destaque único.

Na cultura Iorubá, a flor da fortuna vermelha carrega tanto o significado da paixão que ela é usada em rituais religiosos para atrair ou manter o amor.

Flor da Fortuna amarela ou laranja

Flor da fortuna amarela

As flores da fortuna amarelas ou laranjas simbolizam resiliência e perseverança e, por isso, são ótimas opções para presentear aqueles que passam por momentos turbulentos. Ela também transmite votos de saúde e melhoria a pessoas enfermas, e levanta o astral dos ambientes onde está.

As Kalanchoes amareladas são as mais resistentes ao frio, mantendo seu vigor e sua floração até durante o inverno. Daí o seu significado de força e firmeza contra as adversidades externas.

Como cuidar de Flor da fortuna

Mulher regando flores

As plantas do gênero Kalanchoes são conhecidas por serem resistentes e de fácil manejo. Com condições básicas de luz, água e solo, as Flores da Fortuna exibem suas pétalas coloridas e duradouras.

Plantio da Flor da Fortuna

As Kalanchoes podem ser plantadas em vasos, canteiros ou jardins, garantindo cores e boas energias para o ambiente no qual se encontra. O plantio é comumente feito por mudas, graças à sua facilidade em produzi-las. As Flores da Fortuna são conhecidas por sua resistência, portanto criá-las é simples e gratificante.

Estas plantas não precisam de muito espaço para crescer - têm raízes finas e superficiais. Vale lembrar, porém, que elas se tornam pequenas árvores de até 30 centímetros, se estiverem em um vaso adequado ou diretamente na terra.

Irrigação e ventilação

As plantas do gênero Kalanchoe preferem ambientes ventilados, porém longe de correntes de ar, especialmente nos meses frios. Elas têm a capacidade de armazenar água em suas folhas, não necessitando de irrigação constante. Regue uma vez a cada duas ou três semanas, checando se o solo está seco por pelo menos dois centímetros.

Umedeça sempre a terra em torno da planta, não suas folhas e flores, e garanta que o vaso esteja bem drenado. Nos períodos de chuva, tire as Flores da Fortuna de ambientes descobertos, já que o excesso de água causa o apodrecimento de suas raízes e caules.

Iluminação ideal

As Flores da Fortunas são plantas tropicais, que gostam de longos períodos sob luz direta. São opções para jardins que recebem sol e, em ambientes internos, recomenda-se que fiquem perto de janelas e em espaços claros, que rebatem a luz natural.

Atente-se que as folhas das plantas expostas a muita luz ficam avermelhadas nas bordas. Este não é um sinal de que ela esteja doente ou insatisfeita, é apenas uma resposta natural à iluminação do ambiente. Da mesma maneira, as kalanchoes que recebem menos luz se tornam de um verde mais claro e vivo.

Substratos, adubos e cuidados com a terra

Como as outras espécies de suculentas, as Flores da Fortuna preferem solos bem drenados, que evitam o apodrecimento se suas raízes e caules. Por isso, se optar pelo plantio em vaso, lembre-se de forrá-lo com bolinhas de argila expandida, e misture areia com a terra. A areia impede a compactação do solo e permite a passagem de ar e líquidos por todo o recipiente.

Apesar de serem resistentes, as Kalanchoes são beneficiadas com um reforço de nutrientes no solo onde está. Pode-se usar fertilizantes com dosagens iguais de nitrogênio, fósforo e potássio.

Confira os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022 se tiver interesse em aprender mais sobre esses tipos de produtos e também caso busque o melhor tipo de adubação para suas Flores da Fortuna

Dicas de rega e cuidados com a folhagem

As folhas da Flor da Fortuna podem ter diversos tamanhos, dependendo da subespécie em questão. São a parte da planta que mais lembra suculentas, emoldurando as pequenas flores típicas do gênero.
Não se recomenda regar diretamente as folhas, mas sim o solo ao redor da planta.

Caso a folhagem acumule poeira, uma opção é passar nelas um pano umedecido, o que evita o acúmulo de líquido na planta. As folhas são também a parte mais suscetível ao ataque de pulgões. Se isto ocorrer, lave a planta com sabão neutro e água corrente.

Floração da Flor da fortuna

Duradouras, delicadas e coloridas, as flores das plantas do gênero Kalanchoe fazem sucesso como presentes, lembrancinhas e decorações. Elas brotam em pequenos buquês, acima da folhagem, e duram, por vezes, meses.

Apesar de florir o ano inteiro, a Flor da Fortuna tem seu ápice no fim do inverno e no começo da primavera. As de cor amarela são mais resistentes, e, por isso, podem ser encontradas facilmente em qualquer estação.

Poda

Pela adaptabilidade das flores da fortuna, a poda pode ser feita ao gosto do jardineiro, de acordo com a forma desejada para a planta. Caso o objetivo seja a folhagem mais baixa, lembrando um arbusto, os ramos mais compridos devem ser podados. Por outro lado, caso se almeje uma pequena árvore, corte as folhas mais próximas da base.

Flores, folhas, ramos e botões secos devem ser podados, para garantir espaço para o crescimento de nova folhagem e floração.

Informações essenciais para deixar a sua flor da fortuna feliz

Para ter flores da fortuna saudáveis e felizes, não é necessário cuidados específicos ou produtos caros. Tal como as suculentas, elas conseguem armazenar água em suas folhas, não necessitando de regas diárias e em grande quantidade. O acúmulo de líquido no solo é prejudicial à planta, portanto utilize solos arenosos, que beneficiam a drenagem.

Como boas plantas tropicais, as Kalanchoes adoram ficar longos períodos sob luz direta. No entanto, é importante para a sua floração que elas passem pelo menos oito horas por dia no escuro.

Como criar mudas da flor da fortuna

Florista com vasos de flores da fortuna

Kalanchoe, o nome científico da Flor da Fortuna, vem de uma palavra em mandarim que significa “aquela que cai e renasce”, pois novas plantas são criadas a partir de folhas e ramos caídos. Essa característica torna a criação de novas mudas incrivelmente fácil.

Tipo do Corte

Para que o processo de enraizamento seja eficiente, escolha um ramo forte e desenvolvido, sem flores, com pelo menos duas folhas, para garantir que a muda consiga armazenar água e fazer fotossíntese uma vez separada da planta mãe. No entanto, se o ramo estiver com muitas folhas, retire algumas, para não sobrecarregar as raízes das novas plantas.

Faça um corte seco e transversal, com uma faca ou tesoura. É importante que as ferramentas estejam limpas, evitando a propagação de fungos e bactérias nas Flores da Fortuna.

O segredo para um corte limpo e preciso, sem danificar a sua planta é o uso de ferramentas adequadas por parte do jardineiro. Para evitar possíveis acidentes enquanto você está manuseando a sua flor da fortuna, utilize materiais de boa qualidade para criar mudas da sua planta.


Caso estiver em dúvidas sobre qual o alicate adequado para esta atividade, confira o nosso artigo dos 10 melhores kits de jardinagem de 2021!

Processo após o corte

Após cortar os ramos ideias, é necessário deixá-los secar até que suas pontas tenham endurecido, formando um pequeno calo. O tempo para isto acontecer varia de um dia a uma semana, dependendo do tamanho da muda. Embrulhar as plantas em um papel toalha acelera o processo de cicatrização.

Com o ramo calejado, aos poucos novas raízes irão aparecer. O uso de um enraizador a base de nitrogênio antecipa e potencializa o nascimento das raízes, mas não é indispensável para as mudas das Kalanchoes.

Plantando sua muda

Uma vez que as raízes tenham se desenvolvido, é possível plantar a muda. Durante seu crescimento, as Flores da Fortuna preferem o solo ligeiramente umidificado, ainda que bem drenados. Por isso, opte por primeiro colocar as novas plantas em pequenos vasos para, depois, transpô-la para jardins ou vasos maiores.

Espete com cuidado os ramos na terra, garantindo que dois centímetros do caule estejam sob o solo. Ajuste as plantas para que elas fiquem em pé.

Cuidados para sua muda crescer saudável

O melhor momento para cortar a Flor da Fortuna a fim de se produzir novas mudas é quando elas não estão floridas. Isto porque a planta está armazenando energia para os novos botões, que pode ser usada para o desenvolvimento de raízes das mudas.

Escolher bem os ramos que produzirão as novas plantas, assim como respeitar seu tempo de cicatrização e de enraizamento, e fornecer um solo úmido, ainda que não encharcado, é o suficiente para criar Flores da Fortuna bonitas e saudáveis.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas flores da fortuna

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de flores de verão, e muitas outras mais, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Flor da Fortuna: aqui você encontra as melhores dicas!

Flores da fortuna e suas várias cores

Como este artigo mostra, as Flores da Fortuna são plantas de cuidado e plantio simples. Com um solo bem drenado, bastante luz e regas semanais, as plantas se desenvolvem de maneira saudável, exibindo suas pequenas flores coloridas. Além disso, um pouco de paciência e cuidado é suficiente para produzir suas próprias mudas de Kalanchoes.

Essas plantas são conhecidas por atrair boas energias e prosperidade para quem as recebe e para o ambiente no qual são colocadas. Suas diferentes cores trazem consigo diversas simbologias, sendo um presente único e especial para pessoas queridas. Todos esses benefícios justificam a popularidade desta flor. Cultive também esta planta e encha sua casa, seu jardim e sua vida de fortuna!

Autor deste artigo

Historiadora, pesquisadora e educadora apaixonada por seu quintal e suas plantinhas.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos