Melhores tecidos para um sofá resistente: couro, lona, suede e mais!

Melhores tecidos para um sofá resistente: couro, lona, suede e mais!

Confira aqui as melhores opções de tecido resistentes para sofá, desde opções mais elegantes até as mais despojadas, e quais os cuidados necessários.


Tecido para um sofá resistente: por que ter um?

Um homem deitado no sofá

A escolha do melhor tecido para o seu sofá depende de vários fatores. Algumas coisas a serem consideradas são a quantidade de uso e se você tem ou não animais de estimação e filhos pequenos. Certos tecidos, como couro e microfibra, podem ser limpos facilmente, enquanto o algodão texturizado possui pode ter a aparência mais bonita.

Saber as características de cada um deles antes de ir às compras para o seu próximo sofá pode ajudá-lo a se preparar para a manutenção, limpeza e realizar os cuidados necessários conforme a sua necessidade. Descubra neste artigo as diversas opções de tecidos, as especificações de cada um deles e qual é o mais apropriado para o seu sofá!

Quais são os melhores tecidos resistentes para sofá

Saiba aqui as informações mais importantes sobre os cuidados e características dos tecidos de couro (orgânico e sintético), acquablock, waterblock, lona, linho, suede, jacquard, tweed, veludo, poliéster e muito mais!

Couro

Sofá de couro em uma sala

O couro, na maioria dos casos, é o tipo de tecido mais caro para um sofá. A razão disso é que o couro tem certa durabilidade e nível de qualidade. O couro pode ser limpo com facilidade e raramente cheira mal. Com o tempo, o couro fica mais macio e ainda mais confortável.

O couro é recomendado para lares com crianças pequenas e animais de estimação, pois são resistentes a manchas ou sujeiras. Os respingos causados por líquidos podem ser facilmente removidos com um pano. A única desvantagem do couro é que ele pode ficar pegajoso em climas quentes e ser cortado por objetos pontiagudos como navalhas, chaves ou canivetes, mas podem ser polidos.

Os sofás de couro estão aqui para aliviar todas as manchas e problemas de derramamento do seu animal de estimação. Os sofás de couro são extremamente duráveis e só ficam melhores com o tempo.

Couro Sintético

Sofá de couro sintético em um fundo branco

O tecido imita as características do couro original, mas não é de origem animal. Na verdade, o couro sintético é uma excelente opção para quem busca ter o sofá com a aparência de couro. O tecido apresenta custo mais acessível além de garantir uma maior proteção para o seu sofá.

As fibras do couro sintético incluem olefina, acrílico, náilon, poliéster e rayon e são boas opções quando você precisa se proteger contra manchas e cortes de seus animais de estimação. Muitos tecidos sintéticos também resistem bem quando expostos à luz solar e são fáceis de limpar. Se você quer um sofá acessível, fácil de limpar e ainda estiloso, opte por um sintético.

Acquablock (impermeável)

O tecido acquablock proporciona muita resistência e durabilidade. O tecido, como bem o nome diz, bloqueia líquidos e outros produtos, trazendo grande facilidade na hora da limpeza e muita proteção. A mistura das fibras de algodão e poliéster garantem a impermeabilidade. É considerado uma excelente opção para quem busca um sofá duradouro. Além disso, o tecido acquablock é uma escolha econômica.

O elemento poliéster garante a rigidez do tecido, evitando o aspecto enrugado. Esse tecido pode ser utilizado em móveis que ficam até mesmo perto de ambientes úmidos, como piscinas, e é ideal para quem possui animais de estimação ou crianças.

Waterblock (impermeável)

O tecido waterblock é um tecido impermeável de alta qualidade. É indicado para móveis de área externa e para quem possui crianças e animais de estimação, pois suas fibras apresentam rigidez. O tecido também é indicado para locais úmidos e como papel de parede, pois evita o mofo e manchas.

A diferença entre o tecido waterblock e acquablock é resultado dos diferentes fornecedores desses tecidos, mas ambos possuem a mesma função e características de proteção.

Lona

A capa de tecido de lona para sofá é feita de poliéster e mistura de outros materiais de alta qualidade, que é respirável, confortável e ecologicamente correto. A lona é um tecido bastante resistente e simples. O tecido pode ser feito também da mistura de algodão com outras fibras naturais ou misturas de fibras sintéticas. A lona é uma capa versátil e de longa duração, sendo uma opção bastante econômica.

Dentre suas cores, pode ser oferecido em natural, branco e em diversas opções mais vibrantes. O tecido após ser lavado assume uma aparência relaxada e descontraída, apresentando enrugamento e até mesmo desbotamento de cor, um dos pontos negativos desse tecido.

Linho

Embora o linho seja um tipo de material muito elegante, é melhor usá-lo apenas em áreas sem crianças ou animais de estimação, pois é suscetível ao enrugamento e manchas. No entanto, se você está procurando um tecido de estofamento clássico, não há nada melhor do que linho. Feito com as fibras da planta do linho, o linho existe há milhares de anos e até hoje é amado por sua beleza, toque e durabilidade.

É considerado um tecido ecologicamente correto. O linho é fácil de crescer sem fertilizante ou irrigação e é naturalmente resistente a doenças e insetos, exigindo pouco uso de produtos químicos (como comparação, o algodão usa sete vezes mais produtos químicos do que o linho).

O linho também usa um quarto da água que o algodão gasta durante o processamento e produz pouco desperdício, uma vez que todos os subprodutos são aproveitados. Melhor ainda, o linho possui uma resistência natural a bactérias, microflora e mofo, sendo uma ótima opção para quem tem alergia.

Suede

O tecido suede dispõe de preços mais acessíveis, muito parecido com o tecido camurça, apesar de apresentar um aspecto mais leve e maleável. O tecido suede é de material sintético que imita muito bem a camurça natural. A camurça é produzida a partir da parte inferior da pele do animal, especialmente de cordeiros, mas pode ser feita de qualquer tipo de pele de animal.

Já o suede confere uma superfície bastante macia e muito mais fina do que o camurça tradicional integral, pois é feito de poliéster, apresentando um tecido aveludado e por um preço acessível. O suede pode ser do tipo liso, amassado ou texturizados (laser, embossed, e muito mais). O suede, no entanto, apresenta uma infraestrutura ruim para o arejamento, e deve ser limpado uma vez por semana com um aspirador de pó e detergente neutro.

Chenille

O tecido chenille é uma escolha perfeita para quem busca um tecido durável e macio para o sofá. Embora às vezes tecido em um pano que lembra o aspecto de veludo, chenille, na verdade, é muito diferente. Ao contrário do veludo, o tecido de estofamento de chenille pode ser tecido para dar uma superfície lisa e uniforme ou uma aparência de textura mais robusta.

O tecido de chenille é fabricado através de fios curtos de algodão, mas também pode ser feito com acrílico, rayon e olefina, dando ao chenille sua maciez e sua aparência característica. A chenille terá uma aparência diferente em uma direção em comparação com a outra, pois as fibras captam a luz de maneira diferente.

Tecido Sustentável

Há diversas opções de tecidos sustentáveis que apresentam excelentes preços e muita qualidade. O tecido de poliéster reciclado, frequentemente denominado rPet, é feito de garrafas de plástico recicladas. A produção de poliéster reciclado requer muito menos recursos do que a de novas fibras e gera menos emissões de CO2, apesar de não ser biodegradável.

O nylon reciclado tem os mesmos benefícios do poliéster reciclado: ele desvia os resíduos dos aterros e sua produção usa muito menos recursos do que o nylon virgem (incluindo água, energia e combustível fóssil). O algodão reciclado evita o desperdício adicional de têxteis e requer muito menos recursos do que o algodão convencional ou orgânico.

O tecido de lã reciclada também é uma opção muito sustentável, pois economiza uma quantidade considerável de água e evita o uso de produtos químicos para tingimento.

100% Poliéster

Os sofás de mistura de algodão e poliéster são geralmente escolhas econômicas. O elemento de poliéster na mistura adiciona mais durabilidade ao sofá e diminui a chance de enrugamento. Isso aumenta a qualidade geral e a aparência do sofá.

Já os sofás feitos com tecidos 100% poliéster são excelentes para quem busca uma estampa mais vibrante, maior praticidade e preços mais econômicos. Além disso, possuem uma superfície mais lisa, sendo bastante higiênicos pois oferecem uma maior eficiência durante a limpeza.

Jacquard

Sofá com o tecido de Jacquard em uma sala

A tecelagem jacquard tem suas origens no brocado italiano do século VI e continua sendo um dos tipos de tecido mais populares até hoje. O tecido Jacquard apresenta um padrão em relevo no tecido. Os designs para o tecido do jacquard populares incluem florais ou geométricos. Este tecido texturizado tem capacidade de drapejamento e durabilidade variáveis, dependendo das fibras utilizadas.

É possível criar centenas de opções de decoração para móveis e sofás com o tecido jacquard, sendo possível compor estilos diferentes devido à capacidade de criar ondulações com o tecido. Além disso, é considerado uma opção bem resistente. É um tecido caro que pode envolver a mistura de outros tipos de fios, como chinille ou seda, sendo uma ótima opção para quem busca uma decoração mais luxuosa.

Veludo

Um sofá de veludo roxo com uma almofada

Este veludo de poliéster de peso médio é uma excelente opção para quem busca uma decoração mais luxuosa e sofisticada, mas o brilho e as cores ricas e opulentas tornam-no perfeito para qualquer estilo de decoração. Suas características de estilo estrutural e durabilidade são ótimas para estofamento de sofás, capas, travesseiros ou até mesmo para criar bolsas e sacolas.

O veludo pode ser feito de diversos tipos de materiais, especialmente o poliéster. Antigamente, eram fabricados com fibras de algodão, encarecendo os preços. No entanto, atualmente, os tecidos de veludo são considerados econômicos e resistentes.

Sarja

A sarja é uma opção de tecido versátil, muito utilizada também para produção de calças jeans. A sarja possui linhas diagonais, que são criadas por um deslocamento nos fios da urdidura. A sarja é popular porque é muito durável e esconde bem as manchas, podendo ser utilizada em qualquer revestimento de móveis, bolsas e muito mais. A sarja é um dos três principais tipos de tecidos têxteis.

A característica distintiva da sarja é dada pela sua maneabilidade e conforto. A sarja tem alta densidade de fios, o que significa que o tecido é opaco, grosso e durável. Os tecidos de sarja raramente são impressos, embora vários fios coloridos possam ser usados para obter designs como tweed e houndstooth.

Microfibra

A microfibra é um tipo de tecido que tem um apelo crescente entre os decoradores de casa. Este tecido tem um toque macio e aveludado, semelhante à camurça. É composto por uma fibra de poliéster e poliamida ultrafina que lhe confere essa sensação de conforto. Por ser de poliéster, o tecido tende a ser durável, mas macio, com preço econômico e fácil de limpar.

As fibras do tecido são divididas em fios muito finos que são porosos e secam rapidamente, garantindo uma limpeza adequada.

Tweed

Um sofá com tecido Tweed da cor marrom claro

O tecido feito de tweed é considerado um dos mais caros, mas um dos melhores. A maioria dos tweeds é feita inteiramente de lã, mas um número crescente consiste em misturas de lã e algodão, lã e rayon, ou lã e fibras artificiais. Cada uma dessas misturas confere uma propriedade especial. Os tecidos de tweed são duráveis e robustos, resistentes à umidade e geralmente fáceis de costurar.

O tweed para o sofá pode ser caro porque é um tecido de pura lã de alta qualidade, sendo considerado um clássico. Felizmente, se você quiser gastar um pouco menos, agora você pode comprar materiais mistos que são muito mais econômicos do que a versão tradicional.

Sobre os tecidos resistentes

Um homem com vários tecidos na mesa

Saiba nesta seção como efetuar a limpeza do tecido, sobre qual tecido é mais indicado para cada caso e saiba escolher entre o tecido sintético ou natural, conferindo as suas vantagens e desvantagens.

Limpeza dos tecidos

Para remover a sujeira rapidamente do sofá, use o método do vinagre: adicione algumas gotas de vinagre a meia xícara de água. De um borrifador, aplique a solução na área de sujeira. Seque a área, sem esfregar, com uma toalha de papel seca para ajudar a remover a mancha. Você pode ainda usar uma mistura de detergente, vinagre branco, bicarbonato de sódio e água morna, misturando até formar uma espuma.

Em seguida, aplique diretamente em todas as manchas ou manchas que você encontrar no sofá de tecido. Deixe secar por cerca de 10 minutos. Para poliéster (e a maioria dos outros tecidos sintéticos), a limpeza de um sofá deve ser simples (usar muitos ingredientes ou penetrar profundamente no tecido com água pode danificar a aparência do sofá.

A melhor maneira de limpar um sofá de poliéster é para colar com uma esponja levemente umedecida, escovando levemente sobre a área da mancha. Se for uma mancha de graxa ou que não saia apenas com água, será preciso diluir uma pequena quantidade de sabão em pó para cortar a mancha, tomando cuidado para não danificar o tecido.

Para quem são indicados

Os sofás para uso diário precisam ser de tecido durável. Os tecidos de algodão e linho são os mais recomendados para quem busca conforto com o maior custo benefício, mas necessitam de cuidados. No entanto, o tecido de microfibra sintética é uma excelente alternativa, pois pode imitar a maioria dos tecidos oferecendo resistência e permeabilidade.

A durabilidade do tecido é um aspecto importante para quem possui crianças ou animais de estimação. Se você está trabalhando com um orçamento limitado (buscando ainda um tecido resistente), o acquablock, waterblock, lona, poliéster e as novas versões de veludo são as melhores opções.

Para quem busca uma decoração mais sofisticada e elegante, aposte no tecido de jacquard, veludo, tweed e sarja. Se você gosta de mudar sua decoração a cada poucos anos, vai custar muito mais trocar o estofamento de couro do que o tecido. O couro também vem em uma gama mais limitada de cores.

O que é melhor: couro, tecido orgânico ou sintético?

O couro sintético é um material amplamente utilizado no setor de estofados atualmente, graças ao seu alto desempenho e performance ideal para estofar sofás de interior e de exterior. O couro sintético é um material leve que oferece bastante elasticidade e facilidade de manutenção. Além disso, a pele sintética pode durar mais do que a pele genuína, dispondo da mesma aparência elegante.

No entanto, graças aos últimos avanços tecnológicos, os tecidos orgânicos são mais robustos, mas a sua manutenção e limpeza se tornaram mais simples. Durante a fabricação do tecido sintético do couro, são utilizadas fibras de proteção que ajudam a proteger o tecido contra poeira e sujeira.

O couro sintético com acabamento em PVC proporciona maior impermeabilidade, característica ideal para ambientes externos. Esta é uma vantagem importante sobre a pele natural, já que a artificial resiste muito bem ao frio, calor ou umidade, sendo perfeita tanto para o inverno quanto para o verão. Além disso, não podemos esquecer que é um tecido muito mais barato e sua relação custo-benefício é excelente.

Escolha um destes tecidos para ter um sofá resistente e lindo ao mesmo tempo!

Pessoa relaxando no sofá

Ao selecionar os melhores materiais para o seu sofá, é importante levar em consideração cada um dos atributos do material e como eles se adaptam às suas necessidades pessoais e estilo de vida. Existem várias opções de materiais diferentes para o seu sofá. Cada tipo diferente possui suas próprias características únicas, desde resistência a manchas e desbotamento até estilo.

Os tecidos de linho, seda e 100% algodão são lindos e chiques, mas requerem cuidados. O couro sintético, lona e serja oferecem praticidade e o melhor preço. Além disso, o jacquard, veludo e couro natural são refinados e resistentes. Por fim, o chenille, suede e os tecidos sintéticos apresentam o melhor custo benefício para o seu sofá para quem busca beleza e resistência. Utilize nossas dicas para encontrar o tecido ideal para o seu sofá pelo melhor custo benefício!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos