Como plantar alho: em vaso, na horta, dicas e muito mais!

Como plantar alho: em vaso, na horta, dicas e muito mais!

Você sabia que é possível plantar alho em casa? Veja neste artigo como plantar, cuidar e as variedades de alho disponíveis no Brasil!


Saiba como plantar alho em casa!

Dentes de alho sobre mesa

Você sabia que é possível plantar alho no conforto de sua casa e adquirir esse tempero, tão querido e presente na mesa dos brasileiros? Seja em vasos um em um pequeno espaço reservado para a sua horta, o alho é uma planta típica de inverno que não necessita de muitos cuidados, em comparação com outros temperos. Além disso, o seu gosto marcante possibilita que uma pequena quantidade já seja o suficiente para um almoço em família.

Por isso, separamos para você um artigo completo com todos os cuidados necessários, desde o plantio até a colheita, para você desfrutar desse super alimento todos os dias, sem necessidade de se preocupar com a escassez de alho na sua mesa no fim do mês. Acompanhe esse artigo abaixo para saber tudo o que é preciso para plantar alho em casa.

Como plantar alho

Alho plantado em horta

Quando se trata de alho, não é preciso de muita preocupação. Isso porque essa planta se adapta bem nos climas frios, mas também é super possível de ser cultivado também em ambientes onde o clima atinge temperaturas mais altas, típico de um país de tamanho continental como o Brasil.

Seja em horta, vaso ou mesmo garrafas pets, o alho é um alimento prático, rápido e delicioso, além de que seu plantio acompanha todos os benefícios terapêuticos de se cuidar de uma planta em casa.

Quando plantar o alho

A primeira coisa para se pensar ao se interessar pelo cultivo do alho é a época do cultivo. Idealmente, o alho é uma planta de climas frios, muito conhecida e utilizada como base da gastronomia de países de clima temperado. Por isso, Ásia e Europa são grandes exportadores dessa planta. Assim, quando plantado no Brasil, caso seja sua primeira experiência no cultivo de alho, opte pelos meses do inverno, de junho a setembro.

Porém, por se tratar de uma planta com muita resistência, assim que você pegar o hábito na prática desse cultivo, é possível cultivar alho até mesmo nos meses mais quentes de verão, sempre se atentando com o clima, a quantidade de sol e a rega diária que o alho necessita para essas ocasiões. Portanto, não tem nenhum motivo para procrastinar o plantio desse alimento.

Como plantar alho em vaso

O plantio do alho em vaso é muito comum e até mesmo preferível, já que o alho se adapta bem em lugares com pouco espaço, desde que haja altura suficiente para as raízes se desenvolverem. Por isso, procure primeiramente vasos com uma altura de ao menos 8 centímetros. Não é preciso ser um vaso muito largo, mas a altura é imprescindível para o bom desenvolvimento do seu alho.

Além disso, opte por um vaso com uma boa saída de águas pela parte inferior. Procure pelos vasos com ao menos 10 furos e de maior espessura. Isso porque, como o alho desenvolve raízes longas, e a própria parte comestível dessa planta é também parte das suas raízes, o cuidado com essa parte inferior da planta é imprescindível para bom cultivo de alho.

Como plantar alho em horta

Apesar do cultivo em vasos ser plenamente possível e de fácil cuidado, ainda sim o plantio de alho é comumente realizado em hortas, por se tratar de um ingrediente cultivado geralmente em grande escala.

Afinal, para quem tem um apreço especial por este tempero, apenas um não é o suficiente. Assim, a horta tem o benefício de se poder plantar em muitas áreas, sem se preocupar com o sufocamento do alho com as linhas de cultivo seguintes ou paralelas.

Além disso, por ser uma planta em que consumimos a raiz, o plantio do alho em hortas detém o benefício de acumular menos água. Isso porque, diferentemente do vaso, a horta não tem uma base sólida que impede o escoamento.

Como plantar alho em garrafa pet

A garrafa pet é uma ótima aliada quando se trata do plantio de plantas de fácil cuidado. Ainda que o plástico seja um material impermeável e que pode, caso não seja utilizado corretamente, impedir a passagem de água, é possível fazer uma boa quantidade de furos na garrafa pet, não apenas embaixo como na lateral inferior, a fim de garantir que não haja acúmulo de água nas raízes.

Além disso, a garrafa pet é uma ótima alternativa para garantir sustentabilidade, reciclagem e um bom preço quando comparado a compra de vasos, que tem um valor mais alto no mercado. Assim, a garrafa pet é uma ótima alternativa para se plantar uma grande quantidade de alho em pouco espaço.

Como cuidar do alho

Mulher plantando bulbos de alho

O alho é uma planta de fácil cultivo. Assim, ainda que haja uma forma ideal de se plantar o alho em regiões mais frias, existem ponderações e especificidades para adequar essa planta nas diversas regiões e climas em que se deseje cultivá-lo.

Espaço, profundidade e suporte para alho

O alho é uma planta que não necessita de muito espaço entre ele e a próxima muda de alho que você deseje cultivar. Assim, na sua horta, opte por deixar ao menos 10 centímetros entre uma planta e outra, apenas para garantir que o sol incida sobre as folhas de forma igualitária e bem nivelada.

Porém, a profundidade para o seu alho é imprescindível para uma boa colheita. Por isso, quanto maior for o espaço para o fundo, melhor será a sua colheita. A partir de 10 centímetros do vaso já é uma profundidade que é possível plantar o alho sem preocupações.

Além disso, o alho necessita, nos períodos iniciais do cultivo, de um suporta para a sua primeira folhagem, que cresce até 25 centímetros para depois produzir novas folhas. Por isso, utilize uma haste na parte superior de cada alho para que o seu crescimento vertical se dê de forma rápida.

Quando regar o alho

O alho é uma planta que não necessita de muita água, apesar de que um solo muito rígido e seco pode afetar em muito o crescimento dos bulbos, que são justamente os que nós queremos que cresçam. Por isso, quando se vai plantar o alho, opte sempre por regar pouco, mas com muita frequência. Isso garante que o alho esteja sempre bem irrigado.

Uma vez por dia é o suficiente para os primeiros meses de cultivo. Porém, com o passar dos meses, procure diminuir a quantidade de água, já que os bulbos necessitam de absorver uma quantidade maior de nutrientes, que podem ser diluídos com a irrigação excessiva. Em locais mais quentes, é possível regar duas vezes por dia, mas sempre em uma quantidade moderada.

Luminosidade para alho

O alho é uma planta sensível à luz. Isso porque, apesar de não crescer em sua ausência, essa planta é frágil caso a luz solar incida sobre ela de forma muito forte ou por muito tempo. Assim, o sol matinal é perfeito para o alho, já que tem menor intensidade. Por isso, o alho se caracteriza por ser uma planta meia-sombra.

Assim, opte por locais em que o sol incida em apenas um período. Porém, caso você plante em horta e não possa mover as suas mudas de alho, procure absorver a incidência solar com uma tela. Porém, caso seja possível, retire as suas mudas do sol excessivo caso você cultive em vasos.

Qual solo usar para alho

O solo para o alho é uma questão imprescindível pois, devido a sua acidez natural, essa planta necessita de uma numeração um pouco mais elevada, por exemplo, com um pH de 4,6 a 5,8. Com isso, o solo proporcionará a acidez necessária para o seu alho ficar com o gosto marcante tão característico dessa planta.

Além disso, antes do plantio, prepare o solo de modo a deixar a terra de antemão adubada, com muita matéria orgânica e um pouco de calcário, para corrigir justamente esse pH do solo.

Temperatura e umidade para alho

O alho é uma planta típica de climas mais amenos, como as regiões temperadas, mas também pode ser cultivado no Brasil caso sejam tomados os devidos cuidados com a incidência solar, que queima as suas folhas, quando de irrigação, para manter a umidade do solo constante. Por isso, não desanime, a sua plantação de alho tem toda chance de ser bem sucedida se você se atentar às dicas desse artigo.

A temperatura ideal para o alho é de 16ºC até 26ºC. Porém, sabemos que muitas regiões do Brasil, por se tratar de um país tropical, excedem esses números. Assim, em regiões mais quentes, procure controlar o calor excessivo com mais regas. Isso tornará o clima propício para o plantio de alho.

Assim, é importante manter uma umidade do solo muito presente nos primeiros meses de cultivo. As raízes do alho excedem em muito o seu tamanho acima da terra, e necessitam de um solo maleável para se desenvolverem. Caso você possa, utilize o sistema de irrigação constante com mangueiras furadas. Isso tornará o solo bem mais fácil de trabalhar.

A adubação para o alho

O alho necessita de um solo muito bem adubado. Seu cultivo não leva muitos meses para a colheita, o que é uma ótima notícia, porém, por conta disso ele necessita de todos os nutrientes necessários para seu crescimento em menos tempo. Então, mesmo que você esteja acostumado apenas a regar a sua terra, invista em uma adubagem rica para esse ingrediente.

O essencial é a matéria orgânica. Procure guardar os restos de alimentos da sua cozinha, como castas de legumes ou mesmo as cascas de alhos que você utilize diariamente, e despeje com frequência esse material na terra. Além disso, busque no mercado uma terra complementada com humus de minhoca. Isso fará toda a diferença no cultivo de alho em casa.

Como é a colheita do alho

A colheita do alho é super simples e pode ser feita manualmente, sem necessitar de equipamentos elaborados para isso. O tempo desde a semeadura do alho até sua colheita, varia muito de região para região, e ainda tem pequenas diferenciações se for plantado em vaso, garrafa pet ou horta.

No geral, o alho pode ser colhido nos primeiros 3 meses de plantio nas regiões mais frias. Nas de maior calor, ele pode demorar até 5 meses para estar pronto para esse processo.

Uma característica importante é a rega do alho nos momentos finais. Nas últimas duas semanas para a colheita, você deve cessar por completo a irrigação do alho, para que os bulbos se tornem mais rígidos e suportem mais tempo sem apodrecer após colhidos. Depois disso, retire os alhos da terra e deixe-os, ainda com folhas e raízes, à sombra de 20 a 50 dias. Esse processo de secagem é essencial para o consumo do alho como esperamos.

A poda do alho

O alho deve ser podado com cuidado, pois as suas folhas na parte superior são poucas, e são sua única alternativa para realizar a fotossíntese, recebendo a luz do sol e transformando-a em nutriente para o crescimento das raízes.

Porém, quando o sol fica muito forte, principalmente em regiões de calor no verão, essas folhas secam, e toda energia do alho será utilizada para recuperá-las, alongando o processo até o cultivo da planta.

Por isso, opte por podar essas folhas superiores que iniciarem o processo de ressecamento. Isso fará com que seu alho adquira um sabor mais marcante e seja colhido em menor tempo.

Como plantar alho em vaso

Como dissemos acima, o plantio de alho em vaso é super simples e pode ser feito em regiões de meia-sombra. Além disso, procure por vasos altos, mas não é preciso se preocupar tanto com o comprimento. Isso é, caso você vá plantar apenas uma muda de alho por vaso. Caso queira aumentar esse número, será necessário um vaso tanto com uma altura maior, quanto com um comprimento que comporte mais cabeças de alho.

Como propagar o alho

A propagação do alho se dá pelos dentes de alho que compramos. Porém, tome cuidado. Os alhos importados que compramos no mercado são modificados geneticamente e não conseguem gerar cabeças de alho. Isso pode enganar no começo, porque esses dentes enraízam e criam folhas. Porém, na colheita, você verá que não terá uma grande cabeça de alho, como esperado, mas apenas o mesmo alho que você plantou, agora enraizado.

Assim, busque pelo alho nacional, geralmente comercializado em feiras e bancas familiares de venda de legumes e verduras. Esse alho é mais natural e, portanto, enraíza e gera cabeças de alho sem problemas.

Como cuidar de alho no inverno

O cuidado no alho no inverno é o mais fácil possível, já que essa estação é propícia para a planta. Assim, o único cuidado que se deve ter é com geadas muito fortes, que podem também queimar as folhas acima da superfície. Quando algo assim estiver por acontecer, proteja seu alho de ventos fortes e gelados.

Doenças e pestes comuns no alho

A mancha púrpura é uma doença muito conhecida dos agricultores do alho e pode vir sem muito alarde, tomando todas as plantas. Por isso, procure sempre observar se as folhas da sua plantação não estão começando a tomar uma tonalidade diferente.

Caso isso aconteça, borrife uma solução de água, vinagre e detergente. Espere agir por 10 minutos e subitamente enxague bastante a sua plantação, para evitar queimaduras por conta do vinagre.

Variedades de alho

Apesar de conhecermos poucas variedades, o alho é uma planta muito rica em espécies. Por isso, conhecer cada uma dessas variedades vai com certeza te ajudar a escolher o melhor para a sua horta e para a sua dieta e da sua família. Conheça abaixo todos os tipos de alho disponíveis para plantação no país.

Alho-de-espanha

Alho-de-espanha

O alho-de-espanha, também conhecido como alho-espanhol ou alho-grosso-de-espanha, é uma variedade típica dos países mediterrâneos. Ainda que seja um tipo de climas mais frios, o mediterrâneo é também uma região litorânea que alcança temperaturas próximas à brasileira em alguns períodos. Por isso, essa opção é excelente para regiões um pouco mais quentes.

Alho alcachofra

Alho alcachofra

O alho alcachofra é um tipo de alho muito popular no Brasil, mas conhecido no país apenas como alcachofra. Essa espécie é rica em água, fibras e flavonoides, além de ter boas quantidades de vitamina C e minerais, como o potássio e fósforo. Portanto, trata-se de uma variedade excelente para ser utilizada em dietas para favorecer a imunidade. Além disso, essa espécie é muito conhecida por ser resistente ao calor.

Alho pele prateada

Alho pele prateada

O alho de pele prateada é comum no Brasil, e sua acidez e seu sabor é ameno. Por isso, pode ser utilizado tanto em refogados quanto cru, não tendo uma presença tão marcante quanto a de outras variedades, próprias para serem consumidas em refogados ou dourados. O alho de pele prateada é também conhecido como alho branco nos mercados brasileiros.

Alho porcelana

Alho porcelana

O alho porcelana é muito bom para ser plantado em casa, pois seus bulbos são menores e se adequam bem em vasos ou mesmo em garrafas pet. Essa variedade, porém, se adequa melhor em regiões frias, pois é proveniente da Ásia, onde as temperaturas chegam a variar bastante. Caso opte por essa espécie, deixe-o apenas 2 horas por dia em sol direto, e retire o vaso para a sombra rapidamente.

Alho faixa violeta

Alho faixa violeta

O tipo mais comum e querido no Brasil é o alho de faixa violeta, popularmente conhecido como alho roxo. Essa variedade se adequa bem tanto em regiões mais frias como nas mais quentes, e seu consumo é muito comum em refogados. Isso se deve ao seu sabor forte e sua acidez presente. Por isso, é possível economizar na utilização de alho quando se utiliza poucos dentes de alho roxo na sua receita.

Cultive o alho em sua horta ou vaso na sua casa!

Pessoa plantando alho na terra

Por isso, não importa a variedade que você escolha, cultivar alho em casa é sempre uma boa opção para economizar no mercado e ainda aproveitar essa planta na dieta da sua família. Todos os tipos de alho são muito consumidos no país, e ter essa opção sempre à disposição no seu quintal ou na sua horta é uma facilidade indescritível.

Portanto, agora que você já sabe todos os requisitos e dicas para se plantar o alho em sua casa, procure começar ainda hoje a aproveitar desse super ingrediente que vai bem em quase todas as receitas salgadas que a culinária brasileira proporciona!

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos