Cocos nucifera: características, usos no paisagismo, como óleo e mais!

Cocos nucifera: características, usos no paisagismo, como óleo e mais!

Você conhece o Cocos nucifera? Confira neste artigo como cuidar dessa fruta, os benefícios, características, seus tipos e dicas de cuidado!


Você conhece a planta Cocos nucifera?

Coqueiro cheio de frutos

O coco nucifera, é um coqueiro que pertence à família Arecaceae, considerada a única espécie do gênero coco. Comumente conhecido pelos nomes coco, coco-da-bahia, coqueiro-da-bahia e coqueiro-da-praia.

Caracterizada por possuir folhas grandes e largas, que chegam até 4 metros de comprimento, com folíolos de tonalidade verde-amarelada e rígidos. No entanto, quando as folhas envelhecem, elas caem completamente, deixando o tronco liso.

Seus frutos são grandes, fibrosos, de casca lisa e grossa com formato ovalado, de coloração esverdeada, no qual no interior da casca se encontra a polpa, e no centro da cavidade contém o líquido, conhecido como água de coco.

Os coqueiros são frequentemente encontrados em regiões litorâneas, por se adaptarem em solos arenosos e salinos, produzindo frutos de excelente qualidade. Atualmente, o Cocos nucifera possui uma grande importância econômica, para a produção de alimentos e fabricação de vários produtos.

Os tipos de Cocos nucifera

Os coqueiros são cultivados popularmente em regiões tropicais, conhecido mundialmente pela produção dos seus frutos. No entanto, existem três tipos de coqueiros com finalidades distintas. Leia a seguir e conheça os três principais tipos.

Cocos nucifera anão

Cocos nucifera anão

A variedade Cocos nucifera anão, apresenta um desenvolvimento vegetativo lento, iniciando a produção 3 anos após o seu plantio, podendo chegar até 12 metros de altura. Seu ciclo de vida é em torno de 30 a 40 anos, produzindo uma grande quantidade de frutas, cerca de 200 frutas por planta ao ano.

Nos principais países produtores de coco, essa variedade não tem predominância comercial, sendo apenas empregada no uso ornamental. Já aqui no Brasil, o coqueiro é utilizado para produção e comercialização de água de coco.

Cocos nucifera gigante

Cocos nucifera gigante

É uma variedade mais explorada, principalmente pelos pequenos produtores de coco, cerca de 70% da área de cultivo aqui no Brasil é dessa variedade. Possui um rápido crescimento, podendo atingir de 20 a 30 metros de altura, produzindo 80 frutos por planta ao ano. Seu ciclo de vida é em média de 60 a 70 anos.

Aqui no Brasil essa espécie é explorada para fabricação de leite de coco, óleo de coco e suas variedades, como também no uso culinário para fabricação de bolos e doces.

Cocos nucifera híbrido

Cocos nucifera híbrido

O coqueiro híbrido, é o resultado do cruzamento entre a espécie gigante e a anão, porém essa variedade não é encontrada aqui no Brasil. Comumente cultivada no Sri Lanka. Sua estatura é intermediária e de fase vegetativa de 5 a 6 anos. Seu ciclo de vida é de aproximadamente 50 a 60 anos, ou seja, menor que a gigante. Ela possui dupla finalidade, tanto para produzir a polpa para agroindústria, como para o consumo da água de coco.

Cuidados com o Cocos nucifera

Coqueiro gigante visto por baixo

O coco possui propriedades benéficas aos seres humanos, a extração do seu fruto obtém diversas utilidades, principalmente no consumo da água de coco. No entanto, para que o coqueiro possua um bom desenvolvimento, são necessários alguns cuidados. Veja a seguir, tipo de clima, solo ideal, luminosidade e alguns detalhes importantes para preservar um coqueiro cheio de frutos.

Luminosidade para Cocos nucifera

É uma palmeira que exige muita luz, são plantas tipicamente tropicais, que se adaptam em regiões quentes e ensolaradas, pois os raios solares têm uma grande influência no processo da fotossíntese. São plantas que não se desenvolvem em locais sombreados, ocasionando estiolamento e redução na produção dos seus frutos.

Portanto, é recomendado cultivar em locais quentes com bastante luminosidade, para que os coqueiros sejam capazes de crescer, e terem um bom desenvolvimento.

Clima para Cocos nucifera

Um fator muito importante antes de realizar a plantação, é analisar as condições climáticas da região, ela precisa ser favorável para que o coqueiro consiga se desenvolver e gerar bons frutos. O clima deve ser na faixa dos 27° C, sem muita variação de temperatura diurna e noturna. Geralmente, em regiões próximas ao litoral são ideais para o cultivo, pois o oceano estabiliza a temperatura, favorecendo na adaptação da planta.

Rega do Cocos nucifera

Os coqueiros mantêm os estômatos abertos, mesmo em dias quentes, para poder realizar a fotossíntese, isso implica em uma grande transpiração e perda de água na planta, sendo abastecida pelo solo, através do sistema radicular.

Por isso, é necessário a realização de regas constantes, para que o coqueiro não fique desidratado e seja prejudicado na produção dos seus frutos. É possível identificar a falta de água no coqueiro com alguns sintomas, como o atraso na produção, queda prematura de folhas e frutos, queda de flores, frutos com tamanho reduzido e com menor volume de água.

Solo ideal para Cocos nucifera

Preferencialmente, o cultivo deve ser em solo arenoso, que possua uma boa drenagem para o desenvolvimento das raízes. De modo que, o sistema radicular da planta consiga penetrar com facilidade no solo e retirar os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Por isso, são frequentemente encontrados na orla das praias, onde possui solos arenosos e salinos.

Adubos e substratos para Cocos nucifera

A adubação poderá ser realizada duas vezes ao ano, porém sempre observe o desenvolvimento da planta, se a produção dos frutos foram reduzidos, pode ser um sinal da falta de nutrientes no solo, então você poderá utilizar adubo orgânico enriquecidos de nitrogênio, potássio e fósforo ou adubo químico ao redor da planta.

No entanto, mantenha o cuidado para não aplicar doses muito alta, além da exigida pela cultura, pois podem comprometer o seu desenvolvimento, desequilibrado o ph do solo e na absorção dos nutrientes.

Manutenção do Cocos nucifera

A manutenção da palmeira é bem simples, mas são necessários alguns cuidados para que o coqueiro cresça e se desenvolva de forma saudável. Embora seja uma planta que tolera períodos de seca, se trata de uma cultura exigente em termos hídricos, portanto é fundamental conceber uma irrigação adequada para que a planta produza bons frutos.

Como também, o controle de daninhas que podem disputar água, luz e nutrientes com o coqueiro.

Poda do Cocos nucifera

Tratando-se das palmeiras, a poda não deve ser feita regularmente, é importante saber quando e como podar o coqueiro, para mantê-la sempre bonita e saudável. A poda deve ser realizada em casos de folhas mortas, indícios de pragas nas folhas e quando houver flores ou frutos para serem removidos.

É importante ressaltar que a remoção de folhas saudáveis pode influenciar no enfraquecimento da planta, diminuindo a produção de frutos e na propagação de doenças, podendo levar o coqueiro à morte. Por isso, evite podar a palmeira, pois a remoção de folhas saudáveis prejudica no seu desenvolvimento, roubando energia e os nutrientes necessários para o seu crescimento.

Pragas e doenças comuns do Cocos nucifera

O coqueiro pode ser atacado por um grande número de artrópodes, algumas são capazes de trazer grandes danos econômicos para a cultura.

Como por exemplo, o Boca-do-coqueiro, que é um besouro preto de aproximadamente 6 centímetros de comprimento, que é atraído pelos odores da fermentação e se prolifera rapidamente através das fêmeas, que botam seus ovos na base da raque das folhas, gerando larvas brancas, que podem chegar a crescer até 7 centímetros de comprimento. São vetores de doenças, causadores do anel-vermelho, que é letal para a planta.

Outras pragas comuns que podem atacar o coqueiro são: broca-do-estipe, broca-do-bulbo, percevejo, cochonilha-transparente-do-coqueiro, pulgão-preto-do-coqueiro e ácaros-da-necrose. Assim como podem surgir doenças, como a lixa-grande, que promove fungo provocando necrose nas folhas, levando a planta à morte.

Propagação do Cocos nucifera

A propagação dos coqueiros é feita através de cocos-sementes, retirados de coqueiros assim que estiverem no ponto de cair. Os frutos escolhidos devem ser de tamanho médio, com formato arredondado e perfeitamente maduros, em média de 11 a 12 meses de idade. O fruto deve ter 50% a 70% de água, pois o coco precisa da água para germinar.

Após serem colhidos, o fruto deverá ficar em um local sombreado e protegido do sol, cerca de 10 dias.

Alguns produtores recomendam fazer um entalhe na casca, para facilitar a germinação, principalmente em locais com pouca incidência de chuvas. O ponto ideal para que a muda possa ser plantada é quando estiverem apresentando de três a quatro folhas, medindo de 60 a 80 cm de altura.

Como fazer mudas de Cocos nucifera

Seguindo alguns passos você poderá fazer as próprias mudas em casa. Será necessário escolher um coco maduro, em seguida faça ranhuras na casca, mas sem perfurar o endocarpo, para preservar a água que será a fonte de reserva nutritiva da germinação da semente.

Então, prepare um vaso de aproximadamente 10 a 15 litros com uma boa drenagem, espalhando pedra brita ou argila expandida, cobrindo com areia ou uma manta de drenagem. Depois encha o vaso com terra que seja leve e bem descompactada, pois o coqueiro é muito exigente nas condições hídricas, e solos mais pesados tem a capacidade de reter a água, apodrecendo a raiz.

Por fim, plante o coco deixando aproximadamente 3 dedos da semente para fora da terra, e regue constantemente, mantendo a semente sempre hidratada. Após a muda do coqueiro já ter alcançado 80 cm de altura, poderá transplantá-lo para o local definitivo. Importante lembrar que o solo deverá ser rico em matéria orgânica e arenosa, para que a muda consiga se desenvolver.

Replantio do Cocos nucifera

Antes de realizar o plantio, é importante avaliar as condições climáticas, o solo e a qualidade da muda, caso contrário ela não irá prosperar. Os coqueiros em geral gostam de climas quentes, pois são plantas tipicamente tropicais e não suportam temperaturas baixas.

Então, prepare a cova 30 dias antes do plantio, um buraco de aproximadamente 60x60 cm, preencha com terra e 800 gramas de adubo superfosfato simples, em seguida plante a muda no solo sem enterrar o caule. Trinta dias após o plantio, adicione 300 gramas de ureia, mas cuidado, pois, a aplicação direta pode prejudicar as folhas; e acrescente 200 gramas de cloreto de potássio.

Sobre a planta Cocos nucifera

Coqueiros ao sol

A planta oferece grandes benefícios para o consumo humano, possibilitando produzir vários produtos na extração do seu fruto. Confira a seguir as principais características, tipos de produtos produzidos e dicas de aplicação do coqueiro no paisagismo.

Produtos que o Cocos nucifera pode produzir

O coco possui uma grande versatilidade para produção de produtos industrializados, alimentícios, medicinais, cosméticos e na fabricação de muitos outros produtos. A fibra da casca do coco é muito utilizada por artesãos para confecção de vasos e substratos para plantas. Já as indústrias de móveis e têxtil utilizam como matéria prima, para fabricação de cordas, esteiras, capachos, estofados e diversos outros produtos.

A água de coco extraída do interior da fruta é uma bebida refrescante que ajuda no equilíbrio do ph do corpo humano, e são ricos em sais minerais, como potássio e magnésio que auxiliam na reposição desses nutrientes e a desidratação.

A polpa da fruta contém fibra e gordura, no qual a partir dessa gordura é desenvolvido o óleo de coco, considerado um dos melhores óleos naturais para cozinhar, pois não oxidam. Já na cosmética, o coco é utilizado na fabricação de hidratantes para o corpo, rosto, cabelo e sabonetes.

Características físicas do Cocos nucifera

O coqueiro possui um tronco único, podendo chegar até 30 metros de altura, sua casca é lisa de tonalidade acinzentada, com algumas ranhuras. Suas folhas são largas, pinadas, que variam de 3 a 4 metros de comprimento, rígidas de cor verde-amareladas brilhantes.

O sistema radicular é fasciculado, as raízes primárias são grossas e possuem a função de fixar a planta no solo, além da pequena capacidade de absorver água e nutrientes. Das raízes primárias, surgem as raízes secundárias, de onde originam-se as terciárias e destas, desenvolve-se as radicelas, que são as principais raízes de absorção de nutrientes do coqueiro.

Porém, a distribuição das raízes é controlada pelo tipo de solo, umidade, clima e práticas culturais do plantio.

Paisagismo com o Cocos nucifera

Seja no jardim ou na piscina, o coqueiro está presente em diversas decorações para deixar o ambiente ainda mais bonito. Frequentemente encontrados em regiões tropicais, à beira-mar, isolados ou enfileirados, acompanhados de diversos tipos de vegetação, combinando com flores coloridas e gramados. Muito utilizado no paisagismo em casa de praia, no jardim da frente ou ao redor da piscina, deixando um clima tropical bem natural e agradável.

Ciclo de vida do Cocos nucifera

A palmeira possui o ciclo de vida perene, no qual a produção do coqueiro pode durar até 70 anos de idade, dependendo da variedade e dos cuidados culturais durante a sua vida. O coqueiro Gigante por exemplo, é a variedade que possui maior durabilidade, vivendo de 60 a 70 anos, enquanto a espécie anão vive em média 40 anos. Já o coqueiro híbrido é o intermediário entre as duas, vive de 50 a 60 anos de idade.

Deve comprar o Cocos nucifera já adulto?

Para o plantio do Coco nucifera, é recomendado obter mudas jovens que estão na fase de crescimento, pois terá mais chances de sobrevivência. O sistema radicular de uma planta adulta não é o mesmo que uma muda que possui um torrão. Recomenda-se adquirir muda feita através de sementes de coco maduros, que tenham aproximadamente 6 meses de idade, com altura de 1 metro, possuindo seis a sete folhas vivas.

Benefícios da fruta do Cocos nucifera

O consumo do coco traz grandes benefícios para a saúde, reduz o nível do colesterol, auxilia na pressão arterial, ameniza dores de estômago e no funcionamento intestinal. São ricos em gorduras boas e possuem excelente teor de sais minerais, como potássio, fósforo, magnésio e sódio. Além de aumentar o sistema imunológico e atuar como antioxidante.

O óleo de coco, extraído da polpa, também possui vários benefícios. Segundo evidências científicas, auxilia na diminuição da triglicérides, tem ação antibacteriana e ajuda a prevenir doenças. Além disso, o óleo de coco também é muito utilizado na composição de produtos cosméticos, pelo alto potencial de hidratação na pele e cabelo.

O Cocos nucifera tem muitas utilidades!

Cocos verdes em coqueiro

As lindas paisagens tropicais dos coqueiros à beira da praia, além de serem ornamentais, possuem uma grande importância econômica em vários países. A extração da polpa é utilizada como matéria prima para fabricação de alimentos, cosméticos e outros produtos derivados do coco.

Os frutos do coqueiro são altamente nutritivos, podendo ser consumidos in natura, tanto a polpa como a água de coco. Contém sais minerais ricos em potássio, magnésio e sódio que ajudam a repor os nutrientes e a controlar o ph do nosso corpo. O óleo de coco natural também traz muitos benefícios para a saúde, além do uso culinário, auxiliam no emagrecimento e hidratam a pele.

Portanto, se você mora em regiões litorâneas, poderá cultivar o coqueiro e contemplar os frutos da palmeira. Além de serem ornamentais, frutificam em lugares quentes e arenosos, produzindo frutos muito saborosos. Então, aproveite as nossas dicas e aprecie os benefícios do Coco nucifera!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos