Planta dracena: como cuidar, seus tipos como o tricolor, arbórea e mais!

Planta dracena: como cuidar, seus tipos como o tricolor, arbórea e mais!

Você já pensou em ter uma planta capaz de limpar o ar ao seu redor? Conheça a dracena, seus tipos e como cultivá-la em casa.


Dracena: conheça mais sobre a planta ideal para decorar o interior da casa!

Uma dracena com folhas verdes e molhadas

Também conhecida como a planta do milho, a dracena é uma árvore tropical de origem africana. Durante os séculos XIX e XX muitas pessoas passaram a cultivar a planta para decorar suas casas. Afinal, é um arbusto de fácil manutenção e crescimento lento. Os caules formam gomos enquanto crescem e as folhas são estreitas e alongadas, lembrando talos de milho.

A dracena lembra uma espécie de palmeira quando atinge seu pico de amadurecimento. Por isso, muitos cultivadores apelidaram a planta de “palmeira falsa”. Embora seja um arbusto alto e estreito capaz de atingir alguns metros de altura, você pode plantá-la no interior de casa. E com os cuidados adequados você terá uma bela decoração viva na varanda.

Caso você adapte o ambiente para favorecer o crescimento desse arbusto, a planta não precisará de tantos cuidados. Porém, você deve ter cuidado, pois a dracena é uma planta com certo nível de veneno. Continue a leitura para conhecer os tipos de dracena e os cuidados necessários para o cultivo interior.

Principais espécies da planta dracena

A dracena possui diversas espécies que determinam o formato, tamanho e até as cores da planta. Se você quer ter esse arbusto em casa é importante conhecer algumas espécies antes de fazer o cultivo. Sendo assim, confira os tipos mais conhecidos de dracena.

Dracena tricolor

Dracena tricolor com várias folhas

Assim como o nome sugere, a dracena tricolor possui folhas multicoloridas. Também chamada de dracena de Madagascar, esse arbusto possui folhas grandes em tons de verde, rosa e creme. É a preferida de muitos cultivadores, pois a espécie é linda e fácil de cultivar no interior das residências.

Além disso, a dracena tricolor é uma planta resistente às variações do ambiente. Quanto ao crescimento, essa planta cresce devagar e especialistas recomendam o plantio isolado para efeitos decorativos. Apesar das folhas coloridas, essa planta não possui flores tão chamativas quanto outras espécies. Por fim, essa espécie adora solo úmido que não esteja encharcado, iluminação e meia sombra.

Dracena vermelha

Dracena vermelha bem de perto

A dracena vermelha é resistente ao frio e chama a atenção pela cor avermelhada. Suas folhas medem entre 30 e 60 centímetros e possuem pontas pendentes. Quando a planta amadurece apresenta tons esverdeados, carmesim ou bronze. Ademais, possui flores muito perfumadas de cor lilás que formam pequenos cachos.

Essa espécie prospera em climas tropicais, embora também resista aos climas mais frios. Para cultivá-la você precisará de um solo areno-argiloso, drenado e com bastante matéria orgânica misturada. Quanto a rega, você precisa manter o solo umedecido, porém sem excessos. Caso a umidade fique abaixo do necessário as folhas ressecarão.

Dracena aletriformis

Dracena aletriformis com várias folhas verdes

A dracena aletriformis pode atingir até 5 metros de altura e possui um único caule de cor castanha. Suas folhas ficam aglomeradas no topo e podem atingir quase 1 metro de comprimento. Quanto às cores, as folhas possuem um tom de verde brilhante e as flores perfumadas são verde-amareladas. Você perceberá o auge da floração durante o verão.

A dracena aletriformis floresce em diversos habitats, como florestas sombreadas e leitos arborizados próximos às costas. Essa espécie também cresce em solos com bastante húmus e regiões sombreadas das savanas.

Dracena angustifolia

A dracena angustifolia consegue atingir até 6 metros de altura, mas com poda consegue caber em ambiente interior. Talvez o diferencial dessa espécie seja o seu uso como remédio na região das Filipinas. De acordo com os filipinos, mastigar as raízes e engolir a saliva ajuda a tratar picadas de centopeia. Ademais, ferver as raízes e beber a infusão ajuda a tratar problemas no estômago.

Embora muitas plantas tenham um poder natural de cura, é necessário atenção ao uso medicinal da Dracena angustifolia. Afinal, não existem estudos suficientes que confirmem a eficácia desse tratamento natural. Além disso, ingerir a dosagem inadequada do preparo dessa planta pode fazer mal à saúde.

Dracena arbórea

Nativa da África do Sul, a dracena arbórea é um arbusto que cresce bastante. Enquanto a planta cultivada em vaso atinge 2 metros de altura, consegue alcançar 10 metros de altura na natureza. Suas folhas são estreitas, compridas, com nervuras definidas e possuem um tom de verde-claro. Por causa do tamanho e beleza muitos paisagistas utilizam a espécie para decorar muros e cercas vivas.

Embora essa planta não resista ao frio intenso, ela cresce bastante em climas amenos e tropicais. Para tanto, essa espécie precisa de luminosidade filtrada, meia sombra e um solo fofo e nutritivo. As raízes precisam desse tipo de solo para receberem uma boa quantidade de ar. Por fim, as regas moderadas devem acontecer após o solo secar.

Dracena bicolor

O tronco único da dracena bicolor, também conhecida como marginata, ganha forma à medida que a planta amadurece. Como esse arbusto não ocupa muito espaço, é bastante usado para decoração de interiores. Além disso, essa espécie aguenta um período limitado de seca até receber a próxima rega. Ou seja, não há problema se você esquecer de regá-la por alguns dias.

A dracena bicolor gosta de muita luz indireta e meia sombra. Quanto à temperatura, o ideal é deixá-la entre 16° e 24° C, embora ela resista a temperatura de 10° C durante algum tempo. Você regará a planta após o substrato secar, regando com abundância e deixando o excesso escoar. A planta apodrecerá se receber água demais e o excesso não escoa.

Dracena cincta

A dracena cincta é uma planta nativa de Madagascar, sendo uma das maiores espécies de dracena. Tanto que esse arbusto atinge 6 metros de altura em seu ambiente natural. Em ambiente interior a planta pode atingir 5 metros de altura, mas você consegue podá-la para encurtar o tamanho. A propósito, você pode fazer o plantio das mudas cortando e enraizando a espiral superior destas folhas.

O formato das folhas de dracena cincta são tiras espirais crescendo em volta do tronco. Além disso, as folhas inferiores são caídas e deixam marcas no caule semelhantes a um diamante. Quanto às cores, as folhas possuem um tom de verde-escuro com uma borda de cor vermelha.

Dracena concinna

A dracena concinna prefere o clima de florestas e planícies tropicais acima de 600 metros do nível do mar. Essa espécie é monóica, ou seja, possui flores tanto femininas quanto masculinas. Além disso, a dracena concinna resiste à seca e ao ar salgado que vem do mar.

Assim como as suas irmãs, a dracena concinna adora iluminação abundante, porém indireta. Durante o verão a planta deve receber uma rega constante que deve diminuir entre o outono e o inverno. Se cultivada no interior das casas, a planta aguenta temperaturas entre 3° e 10° C durante o inverno. Você deve usar fertilizante apenas quando necessário.

Dracena elliptica

Dracena elliptica com folhas escuras

A dracena elliptica é uma espécie subterrânea com origem nas florestas tropicais da Ásia. Por isso que a planta é comum no sul da China, oeste da Malásia, Indochina, Bangladesh, Assam e Vietnã. A dracena elliptica pode atingir até 2 metros de altura, sendo uma dos menores tipos de dracena. Além disso, as suas folhas em formato de lança alcançam entre 20 e 30 centímetros de comprimento. Por fim, essa espécie possui frutos amarelos com 1 centímetro de circunferência.

Dracena deremensis

A dracena deremensis é uma planta capaz de atingir mais de 2 metros de altura. Uma das características mais marcantes são os troncos lenhosos e cilíndricos onde há marcas brancas da inserção de folhas. Quanto às folhas, elas são grandes e possuem um tom de verde e cinza com listras. Ademais, a planta possui flores brancas e pequenas, mas não possuem um valor ornamental grande.

Para cultivá-la você deve manter a dracena deremensis sob locais sombreados com luzes indiretas. Caso contrário, as folhas dessa planta podem queimar. Entretanto, os cuidados adequados garantirão uma vida longa para esse arbusto decorativo.

Dracena fragrans

Dracena fragrans com folhas verdes e amarelas em um jardim

A dracena fragrans é uma espécie de origem africana capaz de atingir 15 metros no ambiente natural. Mas quando cultivado no interior, este arbusto pode alcançar 6 metros. As suas folhas são grandes, vibrantes e de cores mais lisas e uniformes com listras. Enquanto as folhas adultas são curvadas, as folhas jovens são mais eretas.

Esse arbusto é um dos tipos de dracena que mais florescem na natureza. Suas flores são pequenas, porém exalam um perfume bastante adocicado. Além disso, essa espécie produz pequenos frutos alaranjados e avermelhados.

Dracena goldieana

Apesar de alcançar até 1 metro de altura, a dracena goldieana carrega o título de rainha das dracenas. O cultivador deve ter paciência, pois essa espécie tem um crescimento muito lento. Mas a espera compensa porque a goldieana é um dos tipos de dracena com grande valor ornamental.

Essa espécie de origem africana gosta de clima tropical e pode ser cultivada em vasos ou canteiros. Você ajudará no desenvolvimento da planta enriquecendo o solo úmido com matéria orgânica. Para multiplicar essa planta você deve cortar alguns pedaços do caule em diagonal. Em seguida, você colocará esses caules em vasos com água para que desenvolvam raízes antes do plantio.

Dracena hookeriana

Flores brancas da dracena hookeriana

Essa espécie é apelidada de dragoeiro da África do Sul. A pequena árvore possui apenas um caule e suas folhas têm formato diferenciado com tiras. Além disso, a dracena hookeriana possui pequenas flores brancas que florescem de novembro a fevereiro. Por ser uma árvore frutífera, essa espécie atrai pássaros que procuram por seus frutos alaranjados.

Já que essa espécie tolera a seca por algum tempo, é ideal para quem está aprendendo o cultivo. Entretanto, você precisa evitar a exposição direta à luz do sol e deve plantá-la em solo nutritivo e drenado. Caso a dracena hookeriana receba cuidados adequados ela atingirá 2 metros de altura por 1,5 metro de largura.

Dracena mannii

As folhas de Dracena mannii bem de perto

A dracena mannii é considerada um arbusto de porte pequeno, mas há registros de exemplares com 30 metros de altura. Nativa da África, essa planta prospera em florestas de várzea, margens de rios, montanhas e submontanha. Ela possui um caule único ou bastante ramificado e possui folhas alongadas que medem 40 x 20 centímetros.

A cor das flores varia entre branco, creme e amarelo-esverdeado com um perfume bastante agradável. O seu fruto possui 3 centímetros de diâmetro e ganha uma cor vermelha após amadurecer. Se a casca dessa espécie sofrer algum dano a planta produzirá uma resina no local afetado.

Sobre a planta dracena e suas curiosidades

Dracena com grandes flores da cor verde e rosa

A princípio, a dracena é um dos tipos de arbusto mais utilizados para decorar o interior das casas. Porém, a planta possui informações interessantes que, segundo cultivadores experientes, fazem a diferença na hora da aquisição. Sendo assim, confira a seguir algumas curiosidades a respeito da dracena.

É verdade que a planta dracena elimina o cheiro de tabaco?

Sim, é verdade. A dracena é capaz de absorver poluentes ao redor dela. Por exemplo, monóxido de carbono, tolueno que é utilizado como solvente, tricloroetileno e xileno. Além disso, a planta absorve compostos orgânicos voláteis presentes na fumaça de cigarro, tintas e materiais de construção.

Portanto, você pode deixar um vaso em seu local de trabalho ou na sua sala de estar. A planta será ainda mais útil para locais com presença constante de fumantes, como restaurantes. Ela não só absorverá os poluentes ao redor, como também o cheiro de tabaco.

A planta dracena é uma ótima planta para purificar o ar

Já que a dracena absorve os poluentes ao redor, você respirará um ar de melhor qualidade. Embora muitas pessoas não percebam, algumas doenças e complicações de saúde são provocadas pelo ar contaminado. Tanto que os habitantes das grandes metrópoles sofrem bastante por causa da má qualidade do oxigênio.

Por isso, nós podemos plantar uma dracena em um ambiente com grande circulação de pessoas. Ao passo que a planta absorve as toxinas, você vai respirar um ar menos poluído.

Dracena: sorte e boas vibrações

A dracena sanderiana é uma planta conhecida pela capacidade de trazer sorte para as pessoas. Conhecida como bambu da sorte, essa planta transmite boas vibrações ao cultivador. De acordo com a filosofia Feng-Shui, o bambu da sorte atrai prosperidade para as pessoas próximas.

O melhor é que a dracena sanderiana não ocupa muito espaço em casa e é fácil de cultivar. Você pode mantê-la em vasos com água ou colocá-la em algum local sombreado do jardim. Já que a planta é oferecida como lembrança, você pode presentear algum conhecido em momentos de transição e prosperidade.

Forma da dracena

A dracena possui um tronco mais fino e com anéis ao longo do caule principal. Embora seja uma planta de cultivo doméstico, algumas espécies de dracena podem alcançar 6 metros de altura. Dependendo das condições, ela pode alcançar entre 20 a 30 metros na natureza.

As folhas são grandes e possuem um formato de lança, sendo bastante utilizadas em ornamentações. Dependendo da espécie, a cor da folha pode ser verde, bicolor ou tricolor. As margens são amareladas, assim como o centro que também pode ser verde ou cinza-prateado.

Uso da dracena como decoração

A dracena cresce tanto em ambientes naturais quanto artificiais. Muitas pessoas cultivam essa planta em escritórios, salas de estar e até em consultórios. E a planta não só melhora a aparência de um lugar, como também a qualidade do ar. Ou seja, é perfeita para quem trabalha em ambientes mais poluídos.

Ainda que seja uma planta de cultivo fácil, você deve manter alguns cuidados. Por exemplo, regue a planta quando necessário, forneça nutrientes para a terra e limpe as folhas. A higienização das folhas é feita com um pano umedecido a cada duas semanas.

A planta dracena e o veneno

Muitas pessoas não sabem que a dracena possui uma quantidade considerável de veneno. A substância tóxica é encontrada no caule, nas folhas e seiva da planta. Mesmo que não cause danos fatais, a planta consegue provocar irritação se for ingerida.

Portanto, você precisa evitar que crianças pequenas fiquem muito próximas à dracena. Além disso, não é recomendável cultivar essa planta caso você tenha cães ou gatos. Tudo porque a saponina, a toxina da dracena, provoca vômitos, aumento da salivação, apetite baixo e pupilas dilatadas nos animais.

Como cuidar da planta dracena

Uma mulher molhando sua dracena

A dracena é a prova de que é possível cuidar de plantas sem complicações e mistérios. Entretanto, você deve aprender os cuidados básicos e necessários para a planta crescer forte e bonita. Nesse sentido, veja a seguir como cuidar da dracena em sua casa.

Iluminação para dracena

Você deve cultivar a sua dracena próxima a uma janela que filtre a luz do sol. Saiba que a luz em pouca quantidade prejudicará o desenvolvimento da planta, tornando as suas folhas descoloridas. Além disso, expor a dracena à luz solar direta queimará as folhas da planta. Se você fizer o plantio ao ar livre, coloque a sua muda em local sombreado.

Mantenha a planta em local iluminado e com filtro para luz solar direta. Ademais, evite que correntes de ar frio ou ar quente atinjam o seu arbusto.

Temperatura ideal para dracena

Uma das características da dracena é a preferência da planta por clima tropical. Contanto que o ar esteja úmido, a planta aguentará climas mais quentes sem dificuldade. Entretanto, você deve ter cuidado com a época de inverno, pois a planta só suporta até 10° C por pouco tempo.

De acordo com especialistas, a temperatura ideal para o desenvolvimento da planta é de 16° a 24° C em média. Ou 60° a 75° F. Você precisa evitar que a sua planta fique exposta a temperaturas abaixo de 10° C ou 50° F por muito tempo.

Umidade da dracena

A dracena cresce bastante em seu ambiente natural próximo às florestas e rios. Tudo porque a umidade nestes locais é a ideal para o crescimento da planta. O nível de umidade indicada para esse arbusto fica entre 40% e 50%. Se a planta precisa de mais umidade você pode borrifar água ou usar um umidificador.

Ademais, coloque o vaso sobre uma bandeja com água e pedras, contanto que o fundo não toque a água. Dessa forma, com a umidade regulada, a planta não desenvolve manchas em suas folhas. Além disso, a nebulização ou borrifamento evitarão que as folhas acumulem poeira.

Solo ideal para dracena

Para cultivar a sua dracena você deve utilizar uma mistura de solo argiloso com solo drenado. A drenagem é essencial para que a água não fique acumulada no vaso. Caso contrário, a planta adoece com o excesso de água. Além disso, as raízes da planta precisarão de espaço para respirar.

Já que o arbusto prefere solo rico em matéria orgânica, utilize fertilizante fortificado. Você pode aplicar o produto em sua forma líquida a cada 2 meses durante o período de cultivo. Durante a época de inverno, você aplicará o fertilizante com moderação, se necessário.

A rega da dracena

Embora a dracena goste de solo úmido, você não deve encharcar a terra durante a primavera e outono, época de crescimento. Entre o período de outono até o inverno a rega deve ser diminuída. Ainda que seja difícil no começo, você deve descobrir o ponto de equilíbrio da rega. Ou seja, o solo nunca deve ficar totalmente seco ou encharcado.

Caso você esqueça de regar a planta por alguns dias, não haverá problemas. Segundo cultivadores experientes, a rega deve ser uniforme e a superfície da terra deve secar antes da próxima irrigação. Durante épocas mais quentes e com luz solar razoável você manterá o solo úmido sempre. Porém, a frequência da rega deve diminuir durante o inverno.

Floração da dracena

Nem todos os tipos de dracena dão flores significativas. Porém, as espécies que crescem em ambientes favoráveis florescem após o seu quinto ano de vida. Mesmo as plantas cultivadas no interior das casas podem florescer até três vezes por ano.

As flores lembram bolas espinhosas de cor branca e possuem um cheiro adocicado. E o aroma lembra uma mistura de mel, jasmim e grama aparada. As flores surgem ao pôr do sol e caem pela manhã para uma nova flor surgir. Essa floração acontece durante 1 mês.

Pragas e doenças da dracena

Parte do cuidado com a dracena envolve a procura por doenças e pragas na planta. Você deve procurar sinais de parasitas ou escamas que podem adoecer a planta. As pessoas que cultivam a dracena devem procurar por folhas danificadas que não pareçam saudáveis.

Nesse sentido, use um pano úmido para limpar as folhas. Desse modo, você impede que pragas ou sujeira prejudiquem o desenvolvimento da planta. Ademais, evite manter o solo encharcado para evitar que microorganismos se desenvolvam.

Problemas com as folhas da planta dracena

Alguém cortando as folhas amareladas da dracena

Assim como outras plantas, a dracena pode enfrentar alguns problemas em seu desenvolvimento. Caso você identifique alguma alteração na planta com antecedência é possível salvá-la. Sendo assim, confira a seguir alguns problemas que a sua planta pode enfrentar.

Pontas das folhas castanhas

As pontas das folhas na cor castanha são um sinal de que a umidade está baixa. É provável que a planta precise de mais umidade por causa do ar seco. Sendo assim, você deve regar a planta com mais frequência e borrifar água nas folhas.

Você pode utilizar água destilada a fim de proteger a ponta das folhas contra queimaduras. Esses cuidados são importantes durante a época de verão onde o ar fica mais seco. Contudo, você deve evitar regas exageradas que em vez de salvar a planta, podem matá-la.

Folhas moles e marrons

O excesso de umidade pode afetar a estrutura da dracena e amolecer as folhas. É provável que a planta esteja absorvendo mais água do que deveria. Como resultado, as folhas podem ficar mais pesadas e caídas.

Ademais, o excesso de umidade também compromete a saúde do arbusto. Tanto que as folhas da planta mudarão de verde para marrom em um curto período. Logo, você deve diminuir a umidade por algum tempo até que a planta estabilize. Caso não seja possível salvar a folha, experimente podá-la.

Manchas marrons nas folhas

Manchas marrons nas folhas da dracena são consequência da exposição direta à luz solar. Além das manchas, a sua planta também desenvolve estrias em suas folhas. Por isso, você deve mover a planta para um local mais protegido e sombreado.

Além disso, você precisa manter a planta em um solo umedecido. Mesmo que a dracena aguente um curto período de seca, a falta de água pode danificar a planta. Ademais, a rega excessiva também provoca manchas marrons no seu arbusto. Portanto, mantenha o solo da área de cultivo bem drenado para escoar o excesso de líquido.

Interior das folhas amarelado

A princípio, as folhas da sua dracena amarelam por vários motivos. Por exemplo, correntes de ar frio ou ar muito seco. Uma solução para esse problema específico é manter a planta aquecida e aumentar a umidade. Ademais, as folhas podem amarelar por causa da irrigação inadequada ou solo ressecado.

Em caso de solo com deficiência de nutrientes você deve adicionar matéria orgânica ou fertilizante. Talvez você consiga recuperar a planta se ela não estiver comprometida. Caso contrário, o recomendado é você podar essas folhas amareladas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta dracena

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da planta dracena, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Colecione e decore a casa com os tipos de plantas Dracena!

Dracena bem de perto e com folhas verdes e pontas rosas

Cultivar uma dracena em sua casa mudará a aparência e o clima do ambiente. Tanto que a planta recompensará o seu cuidador com folhas vibrantes e flores perfumadas. Para tanto, você cuidará do seu arbusto de forma regular. Mas não se preocupe, porque em condições ideais, a planta é bastante fácil de cultivar.

Além disso, a dracena removerá as toxinas e poluentes que circulam dentro de um cômodo. Ou seja, a planta ajudará você a respirar um ar mais limpo e evitar problemas respiratórios. Caso algum conhecido fume próximo aos seus móveis, a dracena absorverá o cheiro e a toxina do cigarro.

Ademais, a planta pode trazer sorte e harmonia para a sua vida. De acordo com os chineses, ter uma dracena em casa é como ter um ímã para a prosperidade. Sendo assim, escolha a sua espécie e comece já a cultivar esse arbusto decorativo em casa.

Autor deste artigo

Ilustrador e redator apaixonado pela escrita, dedicado a desvendar os segredos da jardinagem, decoração, atividades outdoor e viagens.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos