A cebolinha é uma ótima opção para começar uma horta!
A cebolinha é um tempero super versátil que está presente na maior parte das cozinhas brasileiras. No entanto, a erva é um tanto delicada, e com frequência acaba estragando na geladeira antes que possa ser utilizada. Por isso, cultivá-las em casa é uma boa alternativa para quem quer ter sempre cebolinha fresca à disposição.
Diferente de algumas outras ervas como o manjericão, a cebolinha é bastante resistente e ideal para quem está começando uma horta em casa.
Confira a seguir algumas informações sobre essa planta e suas variedades e os segredos para plantar e cuidar dos seus pés de cebolinha.
Informações básicas da cebolinha:
Nome científico | Allium fistulosum |
Nomes populares | Cebolinha, Cebolinha-verde, Cebolinho |
Família | Allioideae |
País de origem | China |
Porte | 0.1 a 0.4 metros |
Ciclo de vida | Perene |
Clima | Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical e Temperado |
Floração | Verão e Primavera |
Allium fistulosum, comumente chamada de cebolinha, é uma planta de origem asiática. A cebolinha tem folhas compridas e ocas que podem ter desde 0.1 até 0.4 metros de altura. Seu ciclo de vida é perene, sendo possível cultivá-la em qualquer estação do ano.
Parente do alho, da cebola e do alho-poró, a cebolinha é conhecida principalmente por seu uso na culinária. Tem um sabor semelhante ao da cebola, mas é mais suave. A hortaliça vai bem com todo tipo de comida e é ideal para incrementar sopas, saladas ou um vinagrete, sem contar que faz bem à saúde.
Tipos de cebolinha mais conhecidos:
Existem diversas espécies de cebolinha, cada uma com diferentes sabores e texturas. Confira a seguir as principais características dos tipos mais conhecidos de cebolinha:
■Cebolinha do campo - Comum
Essa é a espécie de cebolinha que se encontra com mais facilidade no Brasil. Tem origem chinesa e é muito utilizada na culinária asiática. Suas folhas são longas, têm formato cilíndrico e são ocas. Na base da planta há um pequeno bulbo de cor branca, cujo sabor é mais intenso do que o sabor do restante das folhas.
Suas flores nascem no topo das folhas em um conjunto de pequenas flores levemente esverdeadas.
■Cebolinha francesa
Allium schoenoprasum, nome científico da cebolinha francesa, é uma variedade da planta nativa das regiões temperadas da Europa. Suas folhas são parecidas com as da cebolinha comum, mas são bem mais finas e podem ter entre 30 e 50 centímetros de altura.
Entre o fim da primavera e o início do verão, a cebolinha francesa dá flores que crescem no topo das folhas, elas são pequenas, arredondadas e têm cor lilás, permitindo que a planta tenha função ornamental além do seu uso na culinária.
■Cebolinha japonesa
A cebolinha japonesa, também conhecida como alho japonês ou nirá, é também originária da Ásia. Diferente das outras duas variedades, o nirá possui folhas achatadas, não cilíndricas, cujo sabor é mais parecido com o do alho do que com o da cebola.
As flores dessa espécie crescem também no topo de suas folhas, mas nascem em conjuntos compostos por várias pequenas flores de cor branca. Além disso, seus bulbos são fibrosos e por isso não são comestíveis.
Como plantar a cebolinha:
Agora que você já conhece as características das diferentes variedades da cebolinha, é hora de aprender a cultivar essa hortaliça tão versátil de forma adequada. Veja a seguir algumas dicas para deixar sua cebolinha bonita e saudável.
■Sementes ou mudas
Para cultivar a cebolinha por meio das suas sementes, você deve plantá-las a 1 centímetro de profundidade, deixando um espaço de, aproximadamente, 5 centímetros entre elas. As sementes demoram entre sete e dez dias para germinarem, e durante esse período é importante manter o solo sempre úmido.
Caso opte por plantar em uma sementeira, espere ao menos 30 dias após a germinação antes mover as mudas para o local definitivo. O plantio a partir de mudas é um método mais rápido e prático: basta inserir a muda no solo de modo que toda a parte branca da base esteja sob a terra. Mantenha o solo úmido até que a muda tenha se fixado completamente.
■Solo para cultivar a cebolinha
Ainda que seja uma planta resistente, é necessário tomar alguns cuidados com o solo em que será plantada a cebolinha. Mantenha o solo úmido, mas certifique-se de escolher um substrato com uma boa capacidade de drenagem. Para que o solo não acumule muita água e encharque as raízes, procure colocar bolas de argila expandida no fundo do vaso, que deve ter furos na base.
Outro fator que influencia no desenvolvimento da planta é o pH do solo. A cebolinha não de desenvolve corretamente em ambientes muito ácidos, o ideal é que o pH esteja entre 6 e 7.
■Substrato ideal para sua cebolinha
Um bom substrato é o elemento fundamental para o cultivo de qualquer planta, especialmente quando se trata de cultivo em vasos. Para a cebolinha, ele deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e sem muita acidez.
Além do uso da argila expandida mencionado anteriormente, acrescentar areia ao substrato ajuda a evitar que o solo acumule água e fique compactado demais.
Para fornecer boa quantidade de matéria orgânica e uma boa concentração de ferro no solo, procure utilizar húmus e uma terra mais avermelhada. Quanto ao pH, a forma mais simples de deixa-lo menos ácido e mais alcalino é com o uso de calcário ou cálcio no substrato.
■Melhor período para o plantio
Por ser uma planta adaptada a climas temperados, o ideal é que a cebolinha seja plantada durante a primavera ou em períodos de temperatura mais amena, entre 13°C e 24°C. Quando cultivada em temperaturas muito baixas, seu desenvolvimento é mais demorado.
Ao realizar o plantio durante a primavera, você garante que sua cebolinha esteja mais apta a sobreviver ao calor do verão.
■Iluminação e temperatura ideais
A cebolinha é uma planta que precisa de bastante Sol. Um bom local para colocar seu vaso é próximo a uma janela ou no quintal se for possível. De todo modo, o importante é que a planta receba entre 4 a 7 horas de luz direta ao longo do dia.
Ainda que ela precise de bastante Sol, a temperatura mais adequada para se plantar a cebolinha é entre 13°C e 24°C. Em temperaturas mais elevadas, a planta é capaz de sobreviver, mas não floresce nem produz sementes.
■Poda da cebolinha
A poda da cebolinha deve ser feita quando as folhas estiverem bastante murchas e a planta estiver debilitada. Nesses casos, a melhor forma de salvá-la é cortando todas as folhas próximas à base, de modo que sobre aproximadamente 5 centímetros da planta para fora da terra.
Esse método de poda deve ser realizado apenas quando a planta já estiver estabilizada, ou seja, 60 dias após ser transplantada, caso o cultivo seja feito usando mudas, ou 75 dias após o plantio das sementes. É possível realizar a poda uma vez a cada três meses, de acordo com a necessidade.
■Colheita da cebolinha
Assim como a poda da cebolinha, para realizar a colheita é necessário esperar ao menos 60 dias depois de plantar a muda ou 75 dias após o plantio das sementes, garantindo que o pé de cebolinha já esteja saudável o suficiente para continuar crescendo depois da colheita.
Durante o primeiro ano, procure colher apenas 3 ou 4 vezes. Depois desse período, você já pode colher uma vez por mês sem medo de danificar a planta.
As folhas devem ser colhidas próximas à base, mas deixando alguns centímetros acima do solo. Procure também escolher as folhas que estiverem na parte mais externa do ramo, assim as plantas que nasceram antes serão consumidas primeiro.
■Como proteger sua cebolinha das pragas
Algumas das principais pragas que atacam a cebolinha são pulgões, cochonilhas e ácaros.
Os pulgões e as cochonilhas sugam a seiva das plantas, tirando delas seus nutrientes, o que pode levar ao adoecimento e a morte da planta. Sua ação também favorece o desenvolvimento de fungos. Para combate-los, você pode usar inseticidas indicados para esse tipo de inseto. Lembre-se de esperar ao menos 10 dias antes de consumir a planta tratada com o inseticida.
Já os ácaros deixam as plantas com aspecto de ferrugem. Lidar com essa praga é bem simples. Como os ácaros não gostam de umidade, é só borrifar as folhas com água até que o problema seja resolvido. Dependendo do nível de infestação, é preciso também afastar o vaso afetado do restante das plantas para que o problema não se espalhe.
Lugares para acomodar sua cebolinha:
Antes de começar a cultivar sua cebolinha, é necessário escolher o local onde era será plantada. Essa escolha dependerá do espaço disponível para o plantio e também do tipo de material que está a sua disposição. Veja a seguir dicas para aprender a adequar diferentes locais de plantio às necessidades da cebolinha.
■Canteiros
Ao cultivar sua cebolinha em um canteiro, é importante ter em mente quais outras plantas estarão sendo cultivadas no mesmo local.
Alguns vegetais como a cenoura, a couve-flor e o brócolis, bem como algumas ervas como a salsinha e a sálvia, se dão bem com a cebolinha e podem até ajudar no desenvolvimento dela. Já algumas leguminosas como o feijão, e vagem e a ervilha prejudicam o crescimento da planta, e não devem ser plantadas no mesmo que local que ela.
■Potes
É possível utilizar recipientes que não são destinados ao plantio para cultivar sua cebolinha, mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes para que isso não prejudique o desenvolvimento da sua planta.
Como a cebolinha não se adequa a solos úmidos demais, é imprescindível que o recipiente escolhido tenha furos que permitam o escoamento da água. Certifique-se também de que o recipiente não é transparente, pois as raízes não devem ficar expostas à luz solar. Vasilhames de vidro, por exemplo, não são adequados para o cultivo da cebolinha. E por reterem bastante calor, recipientes de metal também não são indicados.
■Vasos de plástico
Vasos de plástico têm um preço acessível, e podem ser utilizados no plantio da cebolinha sem problema algum. Duas coisas são importantes na hora de comprar um vaso de plástico para sua cebolinha: o tamanho e a capacidade de drenagem.
O vaso deve ter ao menos 15 centímetros de profundidade e 12 centímetros de diâmetro. Verifique também se há furos na base para que as raízes não fiquem encharcadas.
■Vasos de barro
Os vasos de barro, além de serem um item decorativo, ajudam a manter o solo a uma temperatura amena em períodos mais quentes devido à sua capacidade de absorção de água.
No entanto, quando o interior do vaso não é impermeável, ele pode absorver demais a umidade do solo, deixando a planta desidratada. Para evitar que isso aconteça, é uma boa ideia deixar o vaso submerso em água por algumas horas antes de realizar o plantio.
Assim como nos outros tipos de vasos, é importante que o vaso tenha furos na base para garantir a drenagem da terra.
■Copo com água
O copo com água é útil para acelerar o crescimento das raizes das mudas antes de serem transplantadas para seu local definitivo.
É possível também utilizar esse método para reaproveitar as cebolinhas compradas no mercado ou na feira. É só cortar a folha antes do bulbo próximo à raiz, deixando 2 centímetros da parte verde. Depois disso, coloque as mudas dentro de um recipiente com água, com as raízes submersas e a ponta exposta, e coloque o recipiente em um lugar com luz indireta.
Entre dois ou três dias depois, quando a raiz tiver crescido aproximadamente 2 centímetros, você já pode transferi-lá para um dos locais mencionados acima.
Principais usos da cebolinha:
Depois de aprender tudo sobre as variedades de cebolinhas e os cuidados necessários para plantá-la em casa, confira os benefícios que ela proporciona à sua saúde, e suas utilidades.
■Saúde
A cebolinha é rica em diversas vitaminas e sais minerais. Devido à concentração de antioxidantes, da vitamina C e da alicina, essa erva ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A presença de antioxidantes também auxilia na prevenção do câncer. A luteína e a zeaxantina encontradas na cebolinha ajudam na saúde ocular.
No entanto, como qualquer alimento, a cebolinha sozinha não é o único fator que vai determinar a saúde de um indivíduo. É preciso levar em consideração outros elementos do estilo de vida da pessoa, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.
■Uso culinário - tempero
A aplicação da cebolinha na culinária é bastante ampla. Esse tempero é muito versátil e combina com qualquer comida salgada. Ela é muito usada na finalização de pratos como peixes, vegetais e sopas para dar um toque de frescor à refeição. A cebolinha também vai bem com receitas a base de ovos como omeletes e quiches.
Na culinária asiática, é comum que a cebolinha seja usada como um ingrediente aromático em refogados e para marinar. Também é utilizada para aromatizar óleos vegetais, preparação conhecida como óleo de cebolinha, usada em sopas e saladas.
■Chá de cebolinha
Uma outra forma de consumir a cebolinha é em forma de chá. O chá tem diversos benefícios para a saúde e é muito fácil de fazer. A presença de vitamina K ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose. Já a vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, auxilia na melhora da saúde da pele.
Para fazer esse chá, deixe a água ferver, depois desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Após 10 minutos de descanso, o chá está pronto para ser consumido.
Cultive cebolinha em casa e dê mais sabor a sua comida!
Cultivar uma horta em casa pode parecer uma tarefa um pouco intimidadora. Por ser muito resistente, a cebolinha é perfeita para quem ainda não tem muita experiência no cultivo de plantas. Agora que você já sabe todos os segredos para cultivar a cebolinha em casa, não tem mais desculpa para não providenciar uma muda ou sementes e começar a sua horta.
Ter esse ingrediente sempre à disposição vai ajudar a trazer mais sabor até às refeições mais simples. Além disso, você ainda vai poder desfrutar da satisfação de consumir um alimento saudável e orgânico cultivado por você.
Aproveite essas dicas e comece hoje a sua horta!
Sou estudante de letras, gosto de ler e escrever. Sempre que posso passo meu tempo cozinhando, cuidando das minhas plantas e andando de bicicleta.