Planta jiboia: conheça os tipos, características, como cuidar e mais!

Planta jiboia: conheça os tipos, características, como cuidar e mais!

Você conhece as variedades da planta jiboia? Leia a seguir sobre as características, dicas de cultivo e curiosidades!


Conheça mais sobre a planta jiboia!

Planta jiboia

A jiboia (Epripemum aureum), também popularmente conhecida por hera-do-diabo, é uma planta ornamental da família Araceae. É uma trepadeira perene, com folhas cerosas que emergem comumente em formato de coração e folhagem variegada que podem variar de acordo com as diversas variedades da espécie.

Apesar de ser extremamente fácil de cultivar, a jiboia não é resistente a frios mais intensos e geadas, preferindo ambientes mais quentes e climas tropicais a temperados. No entanto, se adapta bem e é capaz de prosperar dentro de casa em vasos, quando oferecidas as condições adequadas.

Além disso, a jiboia é considerada a planta da vez, pois é excelente para ser cultivada em ambientes fechados como escritório, uma vez que cresce bem sob lâmpadas fluorescentes. Além da sua diversidade de folhas brilhantes e charmosas para adornar o ambiente, a jiboia também funciona como uma planta purificadora de ar, capaz de remover o formaldeído e outras substâncias nocivas presentes em materiais nos ambientes domésticos.

Frente a esses cativantes atributos combinados com a baixa manutenção de cultivo, você não precisa hesitar em escolher uma das belíssimas variedades da jiboia para decorar o seu ambiente. Confira algumas a seguir.

Tipos de planta jiboia

A jiboia é uma das plantas domésticas mais difundidas e populares disponíveis. No entanto, ao contrário do que se propaga na crença popular, não existe apenas uma variedade de jiboia. Na verdade, a jiboia apresenta uma pluralidade de tipos, cores e formatos.

Para tanto, vale a pena conhecer as principais variedades dessa formosa trepadeira tropical que você pode escolher para ser cultivada em casa e em ambientes internos. Continue a leitura e veja algumas!

Epipremnum aureum ‘Marble Queen’

Planta jiboia branca

Também conhecida por jiboia branca, a Marble Queen é uma das variedades de jiboia mais comum de se encontrar no mercado. Possui folhas verdes em forma de coração fortemente desenhadas com listas brancas e cremosas combinadas com o verde escuro, dando um aspecto de manta de tricô.

A marble queen cresce mais lentamente em relação às outras variedades de jiboia, pois há menos clorofila nas folhas. Dessa forma, recomenda-se movê-la para um ambiente mais iluminado para estimular seu crescimento.

Epipremnum aureum

Planta jiboia tradicional

A variedade tradicional das jiboias é também conhecida por Golden pothos. Para além disso, é também uma das plantas ornamentais mais vendidas no mundo. Essa variedade é facilmente identificável, pois apresenta folhagem verde-média salpicada de tons de um ouro cremoso. É bastante resistente e provavelmente a mais fácil de cultivar.

Se você optar por cultivar esta variedade em um totem e oferecê-la muita luz e calor, perceberá que as folhas podem crescer bastante. E quanto maior a luminosidade recebida, maior será a probabilidade de surgirem variegações douradas nas folhas.

Epipremnum aureum ‘Jade’

Planta jiboia Jade

De folhas verde-escuras e limpas, a variedade de jiboia conhecida por Jade, apresenta pouca variegação e, portanto, chama atenção pela beleza de suas cores sólidas e sóbrias. Dessa forma, se você encontrar qualquer forma de variegação, não terá o status de jade.

Além disso, apesar de também exibir folhas em formato de coração, essa variedade de jiboia se diferencia uma vez que é ligeiramente menor e mais estreita do que a jiboia tradicional.

Epipremnum aureum ‘Pearls and Jade’

Planta jiboia Pearls and Jade

De folhas verdes matizadas com branco e cinza prateado, a variedade Pearls and Jade foi produzida pela University of Florida.

Você pode facilmente identificá-la em meio a uma variedade de jiboias, procurando seus padrões de variegação que apresentam as seções brancas da folhagem frequentemente manchadas com tons de verde e prateado. Quanto ao seu crescimento, a Pearls and Jade costuma de desenvolver mais lentamente.

Epipremnum aureum ‘Neon’

Planta jiboia Neon

A variedade de jiboia conhecida por Neon é também mais conhecida por sua singularidade e distinção em relação às outras variedades. Suas folhas lisas em formato de coração são verdes brilhantes ou se apresentam num amarelo-ouro, sem qualquer sinal de variegação.

A folhagem costuma tornar-se mais escura à medida que envelhece. Para obter maior intensidade nas cores da jiboia Neon, procure posicioná-la de maneira a receber luz forte. Caso seja cultivada em um ambiente com pouca luz, a cor será mais opaca e escura.

Epipremnum pinnatum ‘Cebu Blue’

A Cebu Blue, é uma variedade de jiboia que não apresenta variegação em suas folhas verde-azuladas.

De maneira distinta, essa variedade não apresenta as folhas no formato de coração, mas diferencia-se em seu belíssimo formato de flecha. Certifique-se de oferecer luz brilhante à Cebu Blue para que seu formoso formato de seta se acentue.

Além disso, geralmente essas folhas apresentam um ligeiro brilho metálico e azulado, tornando-as exclusivas e muito elegantes.

Como cuidar da planta jiboia

Mulher cuidando de plantas

A jiboia é uma planta de casa ou interior frequentemente recomendada para iniciantes, isso porque é bastante simples de cultivar graças ao fato de que muitas vezes prospera com um pouco de negligência. Continue lendo para se inteirar sobre os principais cuidados ao cultivar uma das belíssimas variedades de jiboia.

Cultivo da planta jiboia na água ou na terra?

Na prática, as plantas jiboia não precisam ser plantadas no solo, pois elas ficam muito bem quando apenas posicionadas em um recipiente com água. Você pode utilizar um recipiente de vidro transparente, pois assim permite que você veja facilmente as raízes. Para isso, tudo o que você precisa para cultivá-la é apenas a água.

No entanto, se for preferível o cultivo em solo, qualquer mistura para envasamento é adequada, mas lembre-se que uma vez que a jiboia for acostumada a estabelecer-se na água, pode não se dar muito bem se transferida para o solo.

Iluminação ideal para a planta jiboia

A jiboia prospera em condições de luz indireta. Dessa forma, certifique-se de evitar expor a planta à luz solar direta e sol intenso, pois isso pode acabar queimando as folhas.

No entanto, a planta pode tolerar a luz indireta baixa, de menor alcance, sendo uma ótima opção posicioná-la em ambientes internos, nos quais outras plantas podem não gostar. Apesar disso, vale ressaltar que se não houver iluminação suficiente, as folhas podem perder sua intensidade na cor e variegação, ou até mesmo perdê-la completamente.

Temperatura ideal para a planta jiboia

Como a maioria das plantas de interior, a temperatura ambiente normal é suficiente para manter um local adequado para a jiboia. Dessa forma, prefira ambientes que variam de 10ºC a 30ºC. Evite temperaturas mais baixas e correntes de ar frio, pois isso pode prejudicar a planta que está habituada a condições mais aquecidas.

Ao cultivar a jiboia, considere também a umidade. A jiboia prospera em condições altas de umidade para manter sua bela aparência. No entanto, se você tiver uma boa quantidade de luz no ambiente e regar de maneira regular, pode ser suficiente.

Rega da planta jiboia

A jiboia é conhecida por perdoar caso você esqueça de regá-la de vez em quando. Isso quer dizer que essa planta é tolerante à seca até certo ponto. Portanto, permita a parte superior do solo secar entre as regas. Evite regar de maneira excessiva, pois isso pode causar o amarelecimento das folhas e o apodrecimento dos caules.

Certifique-se também de descartar o excesso de água no pires embaixo do vaso, para que a planta não fique submersa em água. Apesar disso, você pode regá-la com mais frequência caso a jiboia esteja posicionada num ambiente sob luz forte.

Solo ideal da planta jiboia

A jiboia não é exigente quando se trata de solo, pois prospera em qualquer solo bem drenado, no entanto, é capaz de crescer bem em solo mais denso.

Ao cultivar a jiboia, você pode optar por uma mistura de envasamento bem drenada e aplicar uma mistura com cascalhos para aumentar aeração do solo conforme seja necessário. O pH da terra também não é problema para que a planta se desenvolva e pode variar desde condições mais neutras quanto mais ácidas.

Adubos e substratos para a planta jiboia

O cultivo da jiboia não requer fertilização frequente, sendo esta, portanto, mais uma razão para indicar que manter uma jiboia na composição do ambiente de casa não exige tanta dedicação.

Mas, como normalmente não há muitos nutrientes na maioria dos solos para vasos, você pode aplicar eventualmente um fertilizante balanceado para plantas domésticas a fim de acentuar a nutrição da planta. Certifique-se de que a composição do produto contenha nitrogênio, fósforo e potássio, indicados para a manutenção da jiboia.

Manutenção da planta jiboia

Você pode preservar a sua jiboia aparando a parte superior da planta de maneira a controlar o crescimento, caso seja o desejável. A poda pode proporcionar o crescimento de novos brotos, formando novos caules.

Caso você queira realizar uma poda leve, certifique-se de retirar as pontas das vinhas que são muito longas. Após isso, você pode escolher propagar a sua planta com as mudas retiradas através da poda. Além disso, você pode limpar as folhas regularmente com a ajuda de um pano macio e levemente umedecido a fim de remover a poeira.

Vasos da planta jiboia

A flexibilidade do cultivo da jiboia permite utilizar quase qualquer tipo de vaso para mantê-la. No entanto, de maneira geral, recomenda-se a escolha de um recipiente que possua orifícios de drenagem no fundo, pois assim, permite que o excesso de umidade seja drenado livremente para que o solo não permaneça encharcado.

Os potes de barro absorvem a umidade do solo, fazendo com que seque mais facilmente, o que exigirá regas mais frequentes. Já os vasos de plástico retêm mais umidade e, dessa forma, exigem menos irrigação. No entanto, você deverá monitorar regularmente a umidade do solo para que não fique muito encharcado.

Além disso, a jiboia permite o cultivo em cestos suspensos, de maneira que não requer o estaqueamento e pode fornecer um ótimo visual com suas vinhas pendendo.

Pragas e doenças da planta jiboia

A jiboia é uma planta fácil de manter e raramente é afetada por pragas. No entanto, não é livre de aparecimento de eventuais cochonilhas e ácaros-aranha.

Para tratar a presença de cochonilhas, certifique-se de limpar as áreas afetadas com um cotonete ou bola de algodão embebida numa mistura de água com detergente ou álcool 70%. Você pode se livrar dos ácaros-aranha pulverizando a planta com um pesticida natural, como o óleo de neem.

Ademais, lembre-se de permitir o solo secar entre as regas para deter o surgimento de mosquitos.

Propagação da planta jiboia

A planta jiboia é incrivelmente fácil de propagar, sendo esse um dos motivos mais divertidos de se cultivar uma jiboia em casa.

Você pode propagá-la diretamente na água, ou no solo. Se estiver propagando na água, você terá a opção de movê-la para o solo assim que ela tiver uma quantidade razoável de raízes. Mas você pode apenas mantê-la crescendo na água.

Como fazer muda da planta jiboia

Assim como citado anteriormente, a planta jiboia se espalha facilmente e as mudas podem ser utilizadas para multiplicá-la, ou ser aplicada no próprio solo de uma planta já estabelecida para torná-la mais cheia.

Para isso, corte uma ponta da haste com cerca de 12 a 15 centímetros e que possua uma ou algumas folhas anexadas. Você também pode se certificar de haver botões terminais do crescimento da estação atual. Caso em vez de inseri-la diretamente na água para mantê-la, você preferir plantá-la no solo, espere a muda secar por 24 horas e plante-a. O tempo para começar a enraizar leva pelo menos 4 semanas.

Erros de cultivo e problemas comuns da planta jiboia

Planta jiboia

Alguns erros de cultivo ou mesmo o acometimento de doenças da planta jiboia podem ser evidenciados a partir da aparência da planta. Você poderá observar o perecimento de folhas, mudança nas cores e comportamento da mesma.

Para tanto, atente-se para os sinais de sua jiboia e descubra como revigorá-la de maneira adequada, para que permaneça a prosperar e iluminar o ambiente. Veja a seguir dicas de como resolver os problemas mais comuns da planta jiboia.

Folhas amareladas da planta jiboia

A rega excessiva pode ser um dos principais motivos para fazer com que a sua jiboia venha a perecer. Você pode observar esse problema através do amarelecimento das folhas. Isso pode ser um sintoma da podridão radicular e sua planta pode estar danificada. Para isso, diminua a quantidade de rega e certifique-se de deixar o solo secar entre as regas.

Caso a planta esteja muito danificada, propague novas mudas com hastes que estiverem verdes e saudáveis e descarte as que estiverem morrendo.

Caules apodrecendo

Embora a jiboia seja muito menos exigente do que outras plantas, o sinal de apodrecimento dos caules também pode ser um sinal da rega excessiva. Dessa forma, siga os passos adequados para a rega da planta e certifique-se também de que o solo em que a jiboia está estabelecida é bem drenado.

Para evitar o perecimento da planta, você pode optar por uma mistura de solo e matéria orgânica com boa drenagem e adicionar areia e pedra-pomes.

Folhas amarronzadas nas pontas

O aparecimento de folhas apresentando características de pontas marrons e secas, é sinal de baixa umidade. O ar seco pode causar o perecimento das folhas e o aparecimento de manchas escuras nas bordas e pontas da folha.

Dessa forma, descubra maneiras fáceis de aumentar a umidade do ambiente de sua casa. Isso pode envolver a obtenção de um umidificador, mas você também pode borrifar as folhas com água de maneira regular.

Perda da variegação

A perda da variegação é observada quando as folhas da sua planta apresentam-se quase todas verdes. As folhas da jiboia perdem sua variegação quando não recebem luz solar suficiente. Para tanto, recomenda-se posicionar a planta onde ficará exposta à luz solar indireta e brilhante.

Entretanto, caso sua planta esteja desenvolvendo novas folhas verdes e sólidas, não se preocupe, elas se tornarão variegadas à medida que envelhecem.

Curiosidades e características da planta jiboia

Planta jiboia

Agora que você conhece como cultivar a jiboia e seus principais atributos, se inteire a seguir quanto às suas curiosidades e características que você precisa saber para adquirir esta interessante planta tropical. Você verá que a jiboia pode ser uma ótima opção para adornar ambientes internos, ao mesmo tempo que se destaca como uma importante planta para o feng shui. Continue lendo para saber mais.

A planta jiboia é venenosa?

Apesar de popular, a jiboia infelizmente é considerada levemente tóxica para gatos, cães e humanos. Isso porque, esta planta contém oxalatos de cálcio que, se ingeridos, podem causar queimação intensa na boca, língua e lábio, além de vômitos.

Apesar disso, os sintomas podem ser leves ou graves, no entanto, não devem ser fatais. Se você suspeita que seu animal de estimação ou criança tenha ingerido a planta e está apresentando sintomas, uma visita ao médico ou veterinário deve ser o próximo passo.

Planta jiboia e o feng shui

Também conhecida como planta de dinheiro, no feng shui, a jiboia não é empregada para atrair riqueza, sorte ou mesmo boa fortuna. Na verdade, de acordo com a doutrina, esta planta é capaz de neutralizar ambientes pesados e estimular o pensamento positivo.

Para tanto, recomenda-se posicioná-la nos cantos da casa, exceto aquele voltado para o norte. Ainda de acordo com a prática milenar do feng shui, muitas vezes, as jiboias são sugeridas para varandas com o objetivo de proporcionar um tapume verde e coberto de plantas de modo a atuar como um escudo visual de proteção contra o sha chi, provindos de ordens hostis do ambiente externo.

Saiba como decorar o ambiente com a planta jiboia

A jiboia é uma das espécies preferidas para organizar uma coleção dentro de casa, sobretudo por novatos, devido à sua facilidade de cultivo e por permitir diversas possibilidades no uso da decoração. Você pode aproveitar de suas vinhas pendentes para posicionar uma planta longa pendurada no topo de uma estante alta, dando o aspecto de cortina ou cascata de hera.

Além disso, você também pode optar por mantê-la no vaso ou recipiente para decorar centros de mesas ou outras superfícies. Nesse caso, é interessante moldar o crescimento da planta, de modo a formar desenhos de maneira criativa.

Origem da planta jiboia

Nativa do sudeste da Ásia e das ilhas de Pacífico Ocidental, a jiboia se assemelha ao filodendro comum, sendo inclusive, frequentemente confundida com ele.

Nas florestas tropicais nativas, a jiboia pode crescer incrivelmente grande e até mesmo escalar a paisagem, sendo conhecida por crescer em troncos de árvores, serpenteando ao redor delas ou se espalhando pelo solo. Apesar disso, a que cultivamos dentro de casa são versões mais domesticadas.

Pode plantar junto com outras plantas?

Cultivar um jardim exige um planejamento por trás, isso porque, nem todas as plantas podem coexistir, pois existem relações complicadas entre as plantas, o que requer a devida atenção.

Dessa forma, utiliza-se o termo planta companheira para descrever uma planta que cresce em coabitação com outra. Elas fornecem o tipo certo de suporte e possuem uma relação simbiótica, em que há uma distribuição de nutrientes do solo entre as duas.

Algumas das plantas que podem conviver com a jiboia, são os clorofitos, a espada-de-são-jorge, a areca-bambu e a planta jade. Além de sobreviverem adequadamente em conjunto, trazem um belo aspecto para o jardim.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas plantas

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de uma planta Jiboia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Planta jiboia: aproveite as dicas e cultive os variados tipos da planta em seu lar!

Planta jiboia

Agora que você conhece as principais características e as principais condições de cultivo da jiboia, notará que ela é a opção ideal caso esteja procurando uma planta de interior fácil de cuidar e que além de crescer rapidamente, também impressiona.

A jiboia domesticada é altamente recomendada para ser cultivada dentro de casa, pois se adapta bem quando encontra as condições ideais, as quais não são difíceis de alcançar. Apesar disso, recomenda-se evitar o cultivo ao ar livre, pois por ser uma planta invasora, pode sufocar as plantas nativas.

Não deixe de aproveitar nossas dicas de cultivo e empregue uma jiboia em sua casa através de uma cesta suspensa de modo a deixar a folhagem formar uma cascata para uma exibição elegante. Ou mesmo posicione-a no quarto, sala ou escritório para desfrutar de seus benefícios de purificação do ar.

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos