Planta Mirra: para que serve esta planta sagrada e muito mais!

Planta Mirra: para que serve esta planta sagrada e muito mais!

A planta Mirra é conhecida por suas propriedades medicinais e aroma marcante. Veja aqui mais informações, curiosidades e cuidados para cultivar essa planta!


Você já ouviu falar da planta Mirra?

A planta Mirra com flores brancas

A planta Mirra é uma árvore espinhosa, que costuma crescer em torno de 5 metros de comprimento. Do gênero Commiphora, ela possui uma seiva oleosa que costuma sair de suas cascas, e que é usada popularmente como medicação há anos. A Mirra é famosa por ser um dos presentes levados ao menino Jesus pelos três reis magos.

Por isso, o conhecimento fitoterápico das suas propriedades, e seu uso medicinal é praticado desde os primórdios da humanidade. Seu nome deriva do aramaico e do árabe, que significa “amargo”. O povo egípcio usava a planta Mirra em cultos ao deus Sol, além de ser um dos ingredientes principais no processo de mumificação, devido às suas propriedades embalsamadoras.

Normalmente, a planta Mirra é encontrada diretamente na natureza, e ainda é cultivada por poucos. Saiba mais sobre essa planta tão rica, e como cuidar dela abaixo.

Informações básicas da planta Mirra

Várias plantas mirras em um jardim


Nome CientíficoCommiphora myrrha
Outros Nomes Mirra-arábica, incenso, mirrhenstrauch, myrrhe e myrrh.
OrigemNordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) e também no Médio Oriente: Índia e Tailândia.
Porte5 metros de altura
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera
ClimaTropical

Com o nome científico Commiphora myrrha, pertencente ao gênero Commiphora, a planta Mirra chega a atingir 5 metros de altura, e pode ser encontrada diretamente na natureza. Ela costuma se adaptar melhor ao clima do cerrado ou desértico, pois o tipo de solo ideal para seu desenvolvimento é raso ou sobre calcário.

A propagação da Mirra acontece através do plantio de sementes, ou por estacas retiradas quando a planta está no final de sua fase de crescimento. A planta Mirra costuma ser usada para fins medicinais, por conter inúmeras propriedades fitoterápicas. Ela também pode ser usada na fabricação de cosméticos, repelentes, na culinária, e até mesmo para fins espirituais.

Para que serve a Mirra?

Um frasco de óleo essencial de mirra com resina de mirra em uma colher

A planta Mirra é amplamente utilizada para fins medicinais, através da resina obtida de sua casca. Essa resina é rica em propriedades benéficas para a saúde, e pode ser usada em tratamentos de pele, como acne, furúnculos e inflamações leves; até mesmo no tratamento contra úlceras, gengivite, inflamação nos brônquios e dores de garganta.

A Mirra também é muito utilizada na aromaterapia, por conter um óleo essencial que funciona como um antisséptico natural. Sua resina possui uma leve adstringência e picância, por isso o seu uso também é popular em pratos gastronômicos. O óleo da resina da casca da planta Mirra pode ser usado na composição de medicamentos, ou dissolvido em tinturas. Saiba mais como o uso da planta é indicado para cada finalidade.

Meditação

O óleo da planta Mirra é muito indicado em rituais de meditação, devido às suas propriedades aromáticas e curativas. Esse óleo pode ser obtido através da extração da resina que fica na casca da Mirra, e usado na aromaterapia ou mesmo como óleo essencial durante a meditação. Essa resina também pode ser usada na fabricação de incensos e aromatizantes, ideal para acompanhar o processo relaxante da meditação, bem como de outros rituais espirituais.

Culinária

Na culinária, a planta Mirra se destaca por ter um sabor picante e por ser muito perfumada. Seu óleo é utilizado para aromatizar bebidas, doces e sobremesas em geral, goma de mascar e em produtos assados. A planta Mirra é tradicionalmente usada na forma de chá, como infusão, para poder-se aproveitar melhor suas propriedades.

O chá pode ser feito a partir de suas folhas, colhidas recentemente. Se ingerido diariamente, o chá da planta Mirra pode auxiliar no tratamento de dor de cabeça, problemas respiratórios, tosse, dor de estômago, diarreia, e febre. A fragrância da planta Mirra também pode ser usada como aditivo para vinhos.

Medicina

O uso mais comum da planta Mirra é medicinal, pois ela contém muitas propriedades curativas, antissépticas, anti inflamatórias e estimulantes. Seu óleo é usado para aliviar espasmos, inflamação e desconfortos digestivos, por ser fortemente estimulante, antisséptico e expectorante.

Lembrando que é sempre importante ter a orientação de um médico ou de um profissional de saúde ao fazer o uso da Mirra, para evitar que aconteça algum efeito colateral. A planta Mirra é muito indicada no tratamento de dor de garganta, inflamação de gengiva ou feridas na boca.

Normalmente, ela é encontrada com facilidade em farmácias de manipulação, mas também pode ser usada para preparo caseiro. Além das propriedades antissépticas, a planta Mirra também é antimicrobiana, adstringente, antiinflamatória, cicatrizante, anestésica e rejuvenescedora - nesse último caso, sendo amplamente utilizada para fins cosméticos.

Cosmético

Como cosmético, a planta Mirra é amplamente utilizada em tratamentos contra acne, furúnculos e inflamações leves na pele. O óleo essencial de Mirra ajuda a prevenir rugas e o envelhecimento precoce da pele, ao ser usada diariamente no rosto como parte da rotina de cuidados com a pele. Ele previne linhas de expressão e auxilia no rejuvenescimento da pele.

Porém, é importante sempre consultar um dermatologista e ter cuidado ao usar o óleo da planta Mirra na pele. O ideal é não aplicá-lo puro na pele, mas diluir o óleo da Mirra em algum creme hidratante, por exemplo. A planta Mirra auxilia nos tratamentos cosméticos, e é uma maneira mais natural de cuidados com o corpo.

Repelente

A planta Mirra também tem um uso muito comum como repelente de insetos. Por ter um aroma muito marcante, ela é conhecida historicamente por ser usada para espantar a proliferação de moscas, baratas e formigas. No continente africano, por exemplo, a folha da planta Mirra é muito utilizada no armazenamento de grãos e, dessa forma, impede a contaminação por pragas prejudiciais.

As folhas da planta Mirra também podem ser usadas como repelentes de traças, ácaros e moscas. Aliada às suas propriedades medicinais e antibióticas, a Mirra ajuda no combate de algumas bactérias e fungos.

Propriedades da mirra

A planta Mirra possui diversas propriedades muito úteis para nós, em diversos usos e de várias maneiras. A Mirra é muito curativa, por isso ela acaba sendo usada em ferimentos e inflamações. Seu aroma é muito marcante, levemente defumado e que proporciona sensação de relaxamento, por isso o seu uso em cerimônias, meditação e aromaterapia.

A Mirra também é um antisséptico natural, por conter propriedades bactericidas, e amplamente usada na fabricação de medicamentos. Sua resina também é adstringente, sendo usada como ingrediente de cremes dentais, enxaguantes bucais, e em produtos odontológicos em geral.

A planta Mirra pode ser usada no auxílio de problemas circulatórios e menstruais, por conter propriedades estimulantes. Saindo da área da saúde, a planta Mirra ajuda a proteger o solo onde está plantada, mais especificamente em áreas propensas à erosão eólica.

Quem não deve usar e efeitos colaterais

O uso da planta Mirra é contra indicado para pessoas grávidas, por ter propriedades emenagogas - ou seja, por estimular intensamente o fluxo sanguíneo principalmente na região pélvica e no útero. Plantas desse tipo são indicadas para estimular a descida da menstruação, ou para outros distúrbios hormonais referentes à circulação.

Portanto, é importante ter cuidado e dispensar o uso da Mirra durante a gravidez, ou diluir e usar a Mirra moderadamente em baixa dosagem. A planta Mirra também pode causar reações alérgicas, por isso recomenda-se usar poucas quantidades e testar como o organismo irá reagir às suas ações.

A planta Mirra, além disso, não é indicada para pessoas com problemas cardíacos, diabetes, ou que tomam algum medicamento anticoagulante.

Características e curiosidades da planta Mirra

Mirra de perto com folhas verdes

A planta Mirra possui características únicas, que a diferencia das demais plantas e ervas medicinais. Saiba mais sobre cada uma delas.

A planta mirra é sagrada?

Em algumas culturas, a planta Mirra pode ser considerada sagrada devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas e medicinais, e por ser usada há anos pelos povos egípcios em cerimônias religiosas de embalsamento. A relação com a história católica, por exemplo, também traz o sagrado da planta Mirra, por ela ter sido um dos presentes dos três reis magos ao menino Jesus no dia de seu nascimento - juntamente com ouro e incenso.

Até meados do século XV, a planta Mirra era usada como incenso em funerais e cremações, devido ao seu aroma característico. Atualmente, ela ainda é utilizada em algumas celebrações religiosas, como a missa na igreja católica.

Como utilizar a mirra na decoração

A planta Mirra é uma árvore imponente e bela, conhecida por possuir pequenas flores brancas nas pontas de seus caules. Ela pode ser plantada no quintal da casa, para enfeitar a paisagem e trazer elegância ao jardim durante a sua época de floração. A planta Mirra também pode ser colocada em vasos e usada dentro de casa, crescendo menos e servindo como uma pequena árvore ou bonsai na decoração do ambiente.

O seu aroma também é um aliado dentro de casa, mantendo os ambientes sempre perfumados e agradáveis. Prefira deixar a planta Mirra perto de janelas ou de locais com boa incidência de luz, para mantê-la sempre saudável e florida.

Planta mirra é ótima para ornamentação arbustiva

Como ornamentação arbustiva, a planta Mirra se torna uma opção ideal para enfeitar o quintal, trazendo beleza e também mantendo suas propriedades ainda mais para perto. Os arbustos da planta Mirra, quando em floração, trazem uma beleza singular, com suas flores brancas e seu aroma inigualável.

Com a prática da poda, a planta Mirra pode ficar do formato e tamanho desejados, além de sempre bem cuidada e bonita. Prefira fazer a poda após a sua floração, para não prejudicar seu crescimento e o nascimento de novas flores.

A planta mirra e o Feng Shui

O Feng Shui é uma tradição oriental milenar, que hoje é muito famosa por auxiliar na harmonização da disposição dos móveis e elementos da casa, e também por ajudar a trazer boas energias aos ambientes. A planta Mirra pode ser uma ótima aliada no feng shui, seja ela ficando ao lado exterior plantada diretamente na terra, ou seja purificando os ambientes internos em forma de incenso ou aromaterapia.

A planta Mirra é uma ótima aliada na purificação de energias e na limpeza de ambientes, por isso, muito indicada para quem gosta de manter a casa sempre limpa - tanto literalmente, quanto espiritualmente. Invista na Mirra para ajudar em seu ritual de feng shui e desfrute de uma casa sempre bem alinhada.

Como cuidar da Mirra

Ferramentas de jardinagem em um carrinho de mão

A planta mirra exige alguns cuidados específicos para manter suas propriedades e para crescer sempre saudável. Veja quais são eles.

Iluminação ideal para mirra

A planta Mirra, por ser uma planta típica de vegetação do cerrado, pode ficar exposta diretamente ao sol e ter incidência de luz durante o dia todo. Ela floresce com facilidade no Brasil, devido ao seu clima tropical e à grande luminosidade solar na maioria das regiões.

Caso plante a sua Mirra em local externo, prefira em campo aberto ou onde ela possa receber incidência de luz o dia todo. Caso ela esteja em vasos ou dentro de casa, mantenha a planta Mirra sempre próxima à luz solar.

Temperatura ideal para mirra

A planta Mirra cresce sob altas temperaturas, não se adaptando em locais que façam menos de 10 ºC. Ela pode até crescer em ambientes mais frios, porém se desenvolve com mais facilidade e naturalmente em climas quentes e em locais bem ensolarados. Por ser originária do continente africano, a Mirra prefere temperaturas tropicais, com pouca chuva e em clima seco.

Rega da mirra

Por ser uma planta que se adapta melhor em locais secos e até desérticos, a Mirra não se desenvolve com grandes quantidades de água. Na natureza, a planta Mirra costuma nascer em áreas onde a precipitação média anual está na faixa entre 230 a 300 mm. Por isso, a rega ideal da Mirra é apenas 2 vezes por semana, caso não chova.

Solo ideal para mirra

O solo ideal para o bom crescimento da planta Mirra são solos bem drenados, rasos e preferencialmente, de calcário. Ela precisa de bons fertilizantes durante sua época de crescimento, que ajudem a manter seu substrato seco e promova a nutrição ideal de suas raízes. A Mirra costuma crescer em rochas ou solos secos na natureza, se adaptando bem com pouca umidade.

Adubos e substratos para mirra

A adubação ideal para a planta Mirra é o fertilizante 14-14-14, normalmente de liberação lenta, ou aqueles fertilizantes já indicados para plantas com flores. A época ideal para fazer a adubação são nos meses de outono e primavera, em que a planta não sofre tanto com as mudanças bruscas de temperatura, e pode ter o solo modificado sem grandes problemas.

Após o período de floração, também podem ser aplicados fertilizantes e adubos. A planta Mirra se adapta muito bem em locais com longos períodos de estiagens, tendo em vista que ela não se desenvolve em locais com invernos chuvosos ou solos muito úmidos, e prefere solos mais profundos e arenosos.

Floração da mirra

A floração da planta Mirra costuma acontecer, aqui no Brasil e no hemisfério sul, no final do mês de agosto e início de setembro - logo no começo da primavera. Suas flores costumam ser brancas, lembrando uma plumagem fina nas pontas dos ramos. Elas também podem ser lilás ou cor de rosa, e são suavemente perfumadas, atraindo insetos polinizadores e exalando seu cheiro característico.

Manutenção da mirra

Para manter a planta Mirra sempre bonita e saudável, proporcionando sempre as suas inúmeras propriedades benéficas e exalando seu aroma característico, é fundamental que alguns cuidados sejam seguidos. A poda no tempo adequado, após o período de floração, é ideal para que a Mirra permaneça jovem.

O cuidado com adubos e substratos, também após sua floração, é indicado para manter a planta bem nutrida. O clima adequado e a incidência de luz solar devem ser observados, no caso, temperaturas mais altas e a luz direta do sol na planta durante o dia todo.

Vasos para plantar mirra

Os vasos mais indicados para plantar a Mirra são aqueles que proporcionam boa drenagem durante o dia todo, pois a planta Mirra prefere solos mais secos e arenosos. Podem ser usados vasos de calcário, um dos elementos em que ela consegue se reproduzir autonomamente na natureza.

Os vasos grandes são mais indicados, pois a planta Mirra possui raízes muito profundas e compridas, necessitando de espaço adequado para se desenvolver. Mas ela também pode ser plantada em pequenos vasos, caso deseje que fique em tamanho menor.

Poda da mirra

Após o período de floração da planta Mirra, é ideal que se faça uma poda de toda a planta para que, dessa maneira, se elimine a metade de seus ramos antigos. Com isso, a Mirra poderá se desenvolver rejuvenescida e voltar a florescer na próxima estação com mais facilidade. As extremidades dos ramos podados são indicadas para fazer mudas, pois elas se enraízam com facilidade.

Durante o verão, retire os caules mais fracos, para melhorar a circulação de ar, e retire também as flores gastas, para encorajar o arbusto a produzir mais flores.

Pragas e doenças comuns da mirra

A planta Mirra não costuma ter muita proliferação de pragas e doenças, devido ao seu forte odor repelente, e à sua textura pegajosa. Na jardinagem, inclusive, a planta Mirra costuma ser utilizada como companheira de outras espécies, ao ser plantada próximas a elas e espantando suas pragas. Normalmente, esse uso costuma ser feito na agricultura, próximo a legumes e frutas.

No entanto, é importante que a planta Mirra não receba muita água, nem fique em substratos muito úmidos. A circulação de ar em seu solo é fundamental para desencorajar infecções fúngicas.

Propagação da mirra

A adubação ideal para a planta Mirra é o fertilizante 14-14-14, normalmente o geral completo de liberação lenta, ou aqueles fertilizantes já indicados para plantas com flores. A época ideal para fazer a adubação são nos meses de outono e primavera, em que a planta não sofre tanto com as mudanças bruscas de temperatura.

Pode ter o solo modificado sem grandes problemas. Após o período de floração, também podem ser aplicados fertilizantes e adubos. A planta Mirra se adapta muito bem em locais com longos períodos de estiagens, tendo em vista que ela não se desenvolve em locais com invernos chuvosos ou solos muito úmidos, e prefere solos mais profundos e arenosos.

Como fazer mudas de mirra

Fazer mudas da planta Mirra é muito fácil. Primeiro, você deve cavar a terra onde a planta tenha exposição total ao sol. Remova ervas daninhas e limpe bem o solo, misturando com uma camada de adubo para melhorar a textura e drenagem do solo.

Depois disso, regue a raiz do arbusto e mantenha o solo úmido por um mês após seu plantio, para estimular o crescimento e o estabelecimento das raízes. A partir do segundo mês, regue a planta Mirra apenas duas vezes por semana - caso não chova. Então, pode plantar até o tamanho desejado, de preferência durante a primavera, antes que o novo crescimento comece.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta mirra

Neste artigo apresentamos as funções da planta mirra, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha a planta Mirra em casa e deixe seu lar sempre perfumado!

Mirra com vários galhos com flores brancas em um jardim

Com todas essas dicas, você já pode cuidar da sua própria planta Mirra e deixar a sua casa cada vez mais perfumada. Os cuidados ideais de solo, rega, luminosidade, poda e adubação são fundamentais para que a Mirra se desenvolva cada vez mais saudável.

Além disso, esses cuidados afloram ainda mais as propriedades terapêuticas da planta Mirra, que pode ser uma grande aliada da saúde de toda a família. Seu aroma marcante e suas flores sempre belas são outros atrativos que irão te conquistar na hora de usar a planta Mirra em sua casa, seja para manter o ambiente sempre cheiroso, tanto para enfeitar e decorar qualquer espaço.

Autor deste artigo

Oi, eu sou a Carol! Sou Jornalista de formação, apaixonada por arte, livros, filmes, séries, fotografia e tudo que há de lindo por aí. Adoro estar ao ar livre, admirando a natureza e os animais. Amo escrever e contar histórias que me inspiram, para também poder inspirar as pessoas.

Últimos posts


O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Samsung Galaxy M54? Neste artigo, confira todas suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens para saber se é o ideal!


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos