Você já viu cactos floridos?
Encontrados nas Américas, desde o Canadá até a Patagônia e no Caribe, os cactos são plantas espinhentas pertencentes à família Cactaceae. Podem ter tamanhos e formatos variados, mas são majotariamente cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados e possuem espinhos por toda a sua extensão (que podem ser perigosos ou não).
O que muitos não sabem é que as cactáceas podem produzir flores (e até frutos). Estas são solitárias, muito grandes, simétricas e hermafroditas. Outro dado muito interessante sobre elas é que a sua maioria desabrocha apenas durante a noite e é nesse período que compartilham com o ambiente o seu perfume (o qual pode ser agradável ou mal cheiroso).
Cultivados artificialmente em vasos ou naturalmente nas regiões áridas do mundo inteiro, o cacto é visto aos olhos de muitas pessoas como uma planta estranha e sem graça, mas isso antes de descobrirem a beleza que suas flores abrigam. Para saber sobre as principais espécies de cactos que dão flores, continue lendo o artigo a seguir.
Tipos de cactos que dão flores:
Todos concordamos que flores como as rosas, margaridas, os lírios e girassóis possuem muito espaço no assunto da jardinagem. Mas que tal conhecer mais sobre as flores exóticas dos cactos? Apostamos que você irá se surpreender.
■Cacto orelha de Mickey
Também conhecido como "Cacto orelha de coelho", essa planta de menor porte não ultrapassa a altura de 15 centímetros, sendo ideal para o cultivo doméstico. Ele recebe esses dois nomes pois o seu formato se assemelha com as orelhas do personagem do desenho e também com as de um coelho.
O Opuntia Microdasys não possui espinhos, mas sim tufos (gloquídios) ao longo de sua estrutura que pode penetrar na pele, mas não chega a ser perigoso. Ele gera flores de cor amareladas que podem chegar a ter cerca de 5 centímetros de largura, e posteriormente podem se transformar em frutos roxos.
■Flor de Maio
Pertencente à espécie Schlumbergera truncata, a Flor de Maio faz parte da família dos cactos mas não possui espinhos e são epífitas, podendo habitar em troncos de árvores. Também conhecida como "Flor-de-seda" pela sua delicadeza, essa planta originária da Mata Atlântica pode chegar até aos 60 centímetros de comprimento.
As flores dessa cactácea exibem cores de variam entre vermelho, rosa e branco em um degradê, mas caso sejam cruzadas com outras espécies podem surgir de tons de amarelo laranja, roxo e lilás. Elas brotam nas extremidades do caule e duram de 3 a 5 dias.
■Melocactus Érnestii
O cacto Coroa-de-frade é uma planta de porte pequeno, de formato arredondado e ganha esse nome pois suas flores são formadas no chapéu vermelho e cilíndrico que há no topo do tronco verde. Dessa maneira. sua aparência se assemelha ao chapéu usado pelos clérigos.
Essa planta de longos espinhos pontiagudos que nascem em suas bordas pode ser usada para fins medicinais (chás terapêuticos), alimentares (sobremesa tradicional da região Semiárida) e decorativos, as quais suas flores em tons de rosa e vermelho roubam a cena no meio das demais.
■Cereus Jamacaru
Tradicionalmente chamada de Mandacaru, esse cacto possui uma denominação popular proveniente do tupi "mãdaka’ru" que para o português se traduz para "espinhos agrupados e danosos". Originário do Nordeste do Brasil, pode chegar aos 8 metros de altura e possui caules grossos de tom verde escuro de onde desabrocham as flores nas extremidades.
As suas flores são majotariamente brancas e crescem cerca de 12 centímetros. Elas que têm o costume de abrirem durante a noite e murcharem durante o dia florescem no período da Primavera, e de acordo com moradores do seu entorno é impossível não sentir a sua fragrância a quilômetros de distância.
■Pilosocereus Magnificus
É popularmente conhecido como "Cacto-azul" por ser uma planta um tanto quanto exótica e escultural que, como já diz o seu nome, exibe uma belíssima cor azul ao longo de sua estrutura. Trata-se de uma planta tipicamente brasileira e originária da região nordeste do país.
De acordo com especialistas, as flores do Cacto-azul são difíceis de serem encontradas na natureza. Diferentemente do seu caule chamativo, as flores são brancas, discretas, de pétalas alongadas e pontudas e florescem durante o verão. Estas nascem de uma ramificação logo abaixo do topo da planta.
■Opuntia Violácea
Este cacto de origem do deserto mexicano é mais um vegetal que é capaz de produzir dois tipos de cores em sua estrutura: variações de tons de roxo e o tradicional verde escuro. Além disso, um fato que se deve estar alerto são seus longos e pontudos espinhos que estão dispostos em seu tronco.
Essa planta que também recebe o nome de "Cacto de Santa Rita" pode chegar a ter cerca de 1 metro de altura e é caracterizada por ter a estruturas de vários círculos perfeitos que variam de tamanho. Suas flores são de um tom amarelo limão muito chamativo que posteriormente se transformam em frutos cor magenta.
■Rebutia
Chamado carinhosamente como "Cacto ursinho", trata-se de uma planta diferente das demais: seus espinhos são macios e é possível acariciá-lo sem medo de se machucar. Este cacto de porte pequeno originário da Bolívia normalmente é plantado em vasos para decoração de jardins e o interior de casas.
Suas flores são relativamente grandes em relação ao tamanho do corpo do cacto. Elas tem cerca de 2 a 5 centímetros de diâmetro e dependendo da espécie podem nascer de tons de amarelo, vermelhos, laranja e até de branco. Elas brotam no meio de cada haste, o que faz parecer uma belíssima coroa quando desabrocham.
■Cereus
Originário da América do Sul, o cacto recebe os nomes de Cacto-monstruoso, Mandacu, Urumbeva-do-peru e entre outros. Um dos seus nomes explica perfeitamente as características visuais dessa planta: os seu caules possuem enrugamentos e ondulações muito diferentes que lembram a pele de monstros de desenhos animados.
Em paralelo com o caule de superfície exótica, suas flores são muito bonitas e costumam desabrochar durante as noites do Verão (e curiosamente, as flores abrem uma de cada vez). Estas podem nascer nos tons de branco ou rosa (ou de ambos) e possuem o cheiro semelhante ao da baunilha.
■Mammillaria
A Mammillaria é uma planta originária do México e é considerada uma das mais populares entre os colecionadores dos cactos. Suas estruturas possuem o formato cônico ou cilíndrico, coloração esverdeada e são de pequeno porte, o que faz com que sejam cultivadas em vasos.
Também nomeado de "Cacto-dedal", é coberto de espinhos que são dispostos em formato de estrela, que simulam uma curiosa renda que cobre o corpo do cacto. Afim de harmonizar com o seu porte, produzem discretas e delicadas flores na cor creme que podem ter apenas 12 milímetros de largura.
■Echinopsis
Nativo da Argentina, essa planta pode levar o nome de "Cacto-amendoim' pelo fato de sua estrutura se assemelhar com a casca da leguminosa. Trata-se de um vegetal de pequeno porte, podendo chegar até 1 metro de comprimento e diferentemente dos outros cactos, possui espinhos pouco agressivos ao toque.
São plantas pendentes, ou seja, independentemente do lugar que forem plantadas, os caules cairão em cascata, dando um aspecto muito interessante para o ambiente. Suas flores são de uma coloração muito intenso que varia entre o laranja e o vermelho e além disso, exalam um aroma de flores cítricas (como o da laranjeira).
■Sianinha
Nativa das florestas tropicais e chuvosas, a Sianinha é um cacto epitáfio capaz de viver hospedado nos troncos de árvores. Depois de suas flores exuberantes, são os seus caules que chama muita a atenção de colecionadores das cactáceas: trata-se de lóbulos que se intercalam, possuindo o formato de zig-zag.
Suas flores são grandes e por isso são o primeiro elemento que chama a atenção na planta. Estas que possuem cerca de 10 a 15 centímetros, dispõe as pétalas mais internas variam no tom de creme e a medida que vão exteriorizando ganham um tom rosado muito bonito. O seu perfume característico só é exalado durante a noite, quando as flores desabrocham.
■Ferocactus
Essa planta também recebe o nome de "Cacto-bola" devido ao seu formato arredondado e cilíndrico que lembra muito um barril. Nativo das montanhas do México, trata-se de um cacto de pequeno porte que cresce cerca de 40 centímetros e recomenda-se ter cuidado ao manuseá-lo, pois seus espinhos são muito fortes e perigosos.
O Cacto-bola possui mais de 2.000 espécies e isso é explicado pelo seu alto potencial paisagístico e ornamental. E um fato que contribui para essa popularidade são suas lindas, grandes e solitárias flores de cor amarelada que se localizam na parte de cima do corpo do cacto.
Características e curiosidades sobre a flor de cacto
Os cactos são plantas que possuem origem desde o período da Grécia Antiga. Junto com seu corpo vegetal, alguns significados e simbologias sobre eles perduraram desde então. Para saber mais, continue lendo o artigo.
■Significado espiritual do cacto
O cacto é caracterizado por ser uma planta que vive em situações extremas, mas por outro lado, ele possui em sua estrutura alguns elementos que fazem com ele sobreviva a esses encalços: raízes profundas, espinhos de defesa e para a maioria, aparência nem tanto chamativa.
Diante disso, podemos afirmar que o cacto representa uma "superação', que pode servir de exemplo para nós humanos. Do grego, seu nome simboliza resistência, força, adaptação e persistência e dessa maneira, ele nos mostra que é possível sobreviver em contextos difíceis. E talvez, podemos interpretar as flores que nascem em algumas espécies como um símbolo de esperança.
■Significado do cacto dar flor
A simbologia da flor talvez seja uma das mais antigas da história da humanidade. Beleza, perfeição, amor, glória, alegria e entre muitos outros significados. Além disso, desde a Antiguidade até os tempos modernos, a flor sempre foi um objeto muito admirado para presentear alguém querido e entre elas estão rosas, girassóis e lírios. Mas e as flores dos cactos, não deviam ser também valorizadas?
Nos dias de hoje, a duplicidade entre o belo e o feio é muito discutido. Na botânica, os cactos representam essas plantas perigosas pela presença dos espinhos. Mas quando se menos espera, nasce ali no meio da brutalidade dos ferrões uma figura delicada, que dá leveza para a planta. Para muitos, suas flores representam expressão dos sentimentos, resistência e esperança.
■Idade
Além das tartarugas, você conhece algum ser vivo que seja capaz mais de 100 anos? Pois bem, os cactos são capazes de realizar essa dádiva. Mas não é só isso: algumas espécies de cactos que dão flores podem florescer apenas quando as plantas alcançarem 80 anos de idade ou atingirem mais de 2 metros de altura.
Dessa maneira, caso você adquira alguma espécie de cacto que floresce e perceber que ele está levando muito tempo para desenvolver as flores há duas explicações: ou houve um engano com o produtor e o cacto de fato não floresce ou você deverá aguardar mais um pouco para apreciar a beleza da flor de cacto.
■Dormência
Assim como a maior parte das plantas, os cactos possuem duas fases de crescimento: a de dormência, período o qual a planta cresce menos e a de crescimento ativo, quando ela cresce normalmente. Essas fases são reguladas e modificadas de acordo com as flutuações de temperatura, luminosidade, umidade e entre outros fatores.
Por isso, caso você cultive um cacto e perceba que ele não está evoluindo em seu desenvolvimento não jogue-o fora por achar que ele morreu, apenas aguarde o seu tempo e continue com os cuidados, pois isso trata de um período de dormência.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar de seus cactos
Neste artigo apresentamos informações gerais sobre flores de cacto, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Decore seu ambiente com a flor de cacto!
Em resumo, os cactos já são plantas muito admiradas por terem corpos capazes de sobreviver à situações extremas, como falta de água e solo infértil. Além disso, um dado que pode se explicado pela suas extensas raízes é que eles podem vivem quase 200 anos se viverem em situações favoráveis a seu desenvolvimento.
Outra característica que pode chocar muitos de nós é que se tratando de uma planta muitas vezes robusta, perigosa e de aparência não muito atrativa, ela é capaz de produzir seres muito delicados: flores, e estas de diversos tamanhos, cores e perfumes. E a partir disso, acreditamos que não há metáfora mais bonita do que a do cacto que floresce: no meio da seca, do infértil há beleza e esperança.
Caso você tenha gostado de saber mais sobre as espécies de cactos que dão flores e despertou o interesse de cultivar uma delas, não esqueça das informações compartilhadas nesse artigo que poderá te ajudar a você escolher a planta ideal para você!
Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.